• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

A própria autora admite que uma forte influência dela é o Tolkien.
Acho isso um apecto positivo, ela quis fazer uma história semelhante, mas com um outro ponto de vista, outros personagens. Ela quis se imortalizar que nem Tolkien, até abrevia o nome dela igual nos livros.

Realmente algumas semelhanças são ENORMES, como os dementors e os nazgul ou Dumbledore e Gandalf (só falta o Dumbledore voltar no último livro,rs), mas tem coisas muito diferentes, como a personalidade de Harry e Frodo

O importante é que o Harry Potter se saiu um grande livro e com muitos fãs. Agora resta saber a qualidade das coisas que a autora irá escrever quando acabar a série.

Esse lance de abreviar o nome não é coisa do Tokien nem da J.K,isso é um lance meramente comercial,não tem nada a ver...
 
Concordo plenamente com todos vocês a repeito de Harry Potter comparado a grandiosa obra de Tolkien( O Senhor dos Anéis). Plenamente no decorrer dos livros, harry potter demonstra partes que estão ligadas ao SdA, será que é copia ou pura imaginação da escritora.Os livros de HP são minusciosos quando relemos, não trazebdo aquela sensação de fazer parte de algo na história. Já SdA traz isso tudo comulmente quando lido.
 
Concordo plenamente com o Melkor-Sama . E também acho que já está na hora desta richa entre fãns de Harry Potter e fãns de Senhor dos Anéis. Eu sou grande fã das duas sagas, mas não suporto quando surgem certas intrigas entre os respectivos fãns. Gosto é gosto. E o que um tem a ver com o outro senão o fato de ambas serem obras literárias de grande sucesso e que conquistaram também o cinema?
Bom, e complementando: Senhor doa Anéis, Harry Potter, As Brumas de Avalon e Star Wars são as melhores sagas de todos os tempos xD
 
Última edição:
Concordo plenamente com o Melkor-Sama . E também acho que já está na hora desta richa entre fãns de Harry Potter e fãns de Senhor dos Anéis. Eu sou grande fã das duas sagas, mas não suporto quando surgem certas intrigas entre os respectivos fãns. Gosto é gosto. E o que um tem a ver com o outro senão o fato de ambas serem obras literárias de grande sucesso e que conquistaram também o cinema?
Bom, e complementando: Senhor doa Anéis, Harry Potter, As Brumas de Avalon e Star Wars são as melhores sagas de todos os tempos xD


Falou tudo !!!!!!! Harry Potter e Senhor dos Anéis 4EVER !!!
 
Eu acho que ela quis imitar sim. Li em algum lugar que ela escre J.K.Rowling só para copiar Tolkien e Lewis. Não sei se é verdade mas li isso em algum lugar na net.

Ainda acho precipitado fazer esse tipo de acusação.

Por outro lado, pode até parecer bizarro, mas não ficarei surpreso se um dia inventarem de fazer um grande filme unindo todos os personagens desses autores.

Obviamente se fizerem, farão com muito critério já que a legião de fãs pelo mundo afora é imensa.
 
Oquê o pessoal aqui tem que entender é que esse negócio de abreviar o nome é só um lance comercial,não foi o Tolkien,nem a Rowling nem o Lewis que criaram isso...
 
Bom, a Rowling se baseou em sua própia noção, influências e conhecimentos a respeito do Tolkien e do SdA, assim como o George Lucas fez o mesmo, e declarou isto publicamente, (não é nenhum mistério não), não digo que tentem imitar, mas tendo ambos crescido lendo possivelmente o SdA, ou ao menos conhecendo alguns aspectos mais difundidos do mesmo, não vejo como poderiam escrever ou produzir algo, sem alguma influência nítida do SdA, ou do legendeerium tolkeniano, mas isto é algo esperado, e não vejo rixa séria em tal antagonismo.
 
Bem, como surgiu uma dúvida sobre o personagem no tópico do Desafio, movi as mensagens para cá, para continuarmos a discussão.

Uma das usuárias fez a pergunta:

Que tipo de criatura era Carcharoth?

Interessante a semelhança com o personagem Karkaroff da série Harry Potter.

Até a pronúncia do nome é parecida. :think:
 
Última edição:
Interessante a semelhança com o personagem Karkarof da série Harry Potter.

Até a pronúncia do nome é parecida. :think:

São parecidos, mas não acho que seja propositado, Alanië. :think: Karkaroff parece-se com qualquer outro nome russo, provavelmente a Rowling pensou nele numa ida ao banheiro e não lendo o Silma. IMO.
 
Última edição por um moderador:
São parecidos, mas não acho que seja propositado, Alanië. :think: Karkaroff parece-se com qualquer outro nome russo, provavelmente a Rowling pensou nele numa ida ao banheiro e não lendo o Silma. IMO.
Ah sim, também acho que Rowling não se inspirou nas obras para compor o personagem. Foi uma coincidência. Pq, se vc pensar bem, o Karkaroff de HP e o Carcharof de SdA não deixam de ser "espíritos maus" encarnados.
 
Última edição:
Ah sim, também acho que Rowling não se inspirou nas obras para compor o personagem. Foi uma coincidência. Pq, se vc pensar bem, o Karkaroff de HP e o Carcharof de SdA não deixam de ser "espíritos maus" encarnados.

Num modo de falar, né. Porque o Karkaroff era um cavarde delator
cujo corpo foi jogado no lixo.
Já o Carcharot era o mais forte dos lobisomens e andou por aí de silmarill no estômago (coisa de macho).
 
Última edição por um moderador:
Tem razão, 10º. São personagens com perfils diferentes, acho que fui meio infeliz nas colocações.

Mas não deixa de ser coincidência os nomes, não? :think:
 
Sim, e até acho que os perfis diferentes apoiam esse critério. A Rowling não vai conscientemente buscar referências, ela não tem grandes frescuras ao escrever os livros, como denota a enormidade de lacunas que existem. Tem um cara (sem muito que fazer na vida) que acho uma incoerência por página. E a autora veio confirmar que a maior parte delas eram desatenções. :dente:

De resto os lobisomens nas duas obras são bem diferentes, também não dá para estabelecer uma relação por aí.
 
Mesmo que a Rowling tenha sido influenciada pelas obras do Tolkien (e ela foi), ela soube ser muito bem influenciada, Harry Potter é meu segundo amor depois de O Senhor dos Anéis.

Ermehon,
Apaixonado por livros o_O
 
rony wesley X samwyse

Isso não é tão influência do Tolkien assim... a temática do herói tendo como companheiro um 'escudeiro' geralmente mais desengonçado, mas muitas vezes mais sensível é bastante comum...

Uma coisa que vejo é uma certa semelhança entre o poder de Melkor e o de Voldemort. A cada uma das aberrações a que Melkor dava a luz, ele se enfraquecia, como se estivesse perdendo sua alma... e a cada Horcrux que Voldemort cria, ele se deforma mais...
 
Última edição:
Isso vai dar algumas explicações, algumas contradizendo até mesmo a mim O.O

Uma vez pergutaram pra JK se Tolkien havia influenciado ela de alguma forma na hora de criar Harry Potter...

ela disse isso :

“É difícil dizer. Eu não li O Hobbit até depois do primeiro Harry ter sido escrito, embora tenha lido o primeiro Senhor dos Anéis aos dezenove anos. Apesar do fato óbvio de que ambos usamos mito e lenda, as semelhanças são superficiais. Tolkien criou toda uma nova mitologia, coisa que eu nunca poderia pensar em fazer. Por outro lado, acho que tenho piadas melhores”.

Realmente, eu não sabia de muita coisa que foi dito aí...

e mais uma coisa...

De fato, piadas melhores...

http://conteudo.potterish.com/?p=43
 
Última edição:
Bom, é bem visivel mesmo a influência
Tente imaginar um breve começo de uma história antiga, com magos, bardos, homens, elfos que existem em centenas de obras, o que vem a cabeça primeiro é inegavelmente Senhor dos Anéis
 
Bom, é bem visivel mesmo a influência
Tente imaginar um breve começo de uma história antiga, com magos, bardos, homens, elfos que existem em centenas de obras, o que vem a cabeça primeiro é inegavelmente Senhor dos Anéis


Você leu o meu post ?

Perguntaram pra JK se Tolkien havia influenciado ela de alguma maneira, e ela disse :

“É difícil dizer. Eu não li O Hobbit até depois do primeiro Harry ter sido escrito, embora tenha lido o primeiro Senhor dos Anéis aos dezenove anos. Apesar do fato óbvio de que ambos usamos mito e lenda, as semelhanças são superficiais. Tolkien criou toda uma nova mitologia, coisa que eu nunca poderia pensar em fazer. Por outro lado, acho que tenho piadas melhores”.

Como ela disse, semelhanças superficiais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo