• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

Com certeza Harry Potter e histó´rias tolkenianas têm mto a ver desde os dois serem britânicos até coisas mais banais.Com certeza a autora Rowling ultilizou mto as obras de Tolkien na escrita de Harry Potter!
 
Agora que fala nisso me dou conta de muita coisa que existe de parecido(pois nem mesmo dumblendor e igual a Gandalf nem a aranha igual) mas pode ser so coicidencia nao??
Ou sera que JK Roling queria imitar o mestre??
SAo questoes que so ela pode responder...
MAs que e curioso la isso e...
*yams*


Na verdade, segundo J.K., os dementadores são frutos de um pesadelo que ela teve. Mas as semelhanças são muito grandes. Ela se defende dizendo que Tolkien criou uma mitologia e ela não, mas os elemeetos que ela usa são muito iguais. Os exemplos citados aqui são muito felizes, com certeza. Ela nunca vai dizer, até porque pode ser processada por plágio, mas que é muito parecido, é.:think:
 
Eu gosto de Harry Potter, é bem legal. É notório algumas semelhanças, trolls, aranhas, magos, mas pode ser só coincidência, nao? :think: Pode haver semelhanças e uma certa influencia, mas acho no geral nada tem haver! Harry Potter se baseia num míudo mágico e Tolkien, nao.... Eu gosto dos dois.:mrgreen:
 
Agora que fala nisso me dou conta de muita coisa que existe de parecido(pois nem mesmo dumblendor e igual a Gandalf nem a aranha igual) mas pode ser so coicidencia nao??
Ou sera que JK Roling queria imitar o mestre??
SAo questoes que so ela pode responder...
MAs que e curioso la isso e...
*yams*


Não acho que ela queira imitar Tolkien... Simplesmente deve ter gostado das ideias dele e criado algo parecido...

Sinceramente não leio muito Harry Potter, mas não acho que ela queria ter imitado Tolkien... Acho que não faz sentido
 
Também creio que Rowling não tenha plagiado Tolkien. Semelhanças entre as obras são notórias, mas nada que justifique a idéia do plágio. No mundo atual é impossível criar uma obra que não lembre algo que já foi criado, até porque toda criação é influenciada por determinada obra.
Admiro o trabalho dos dois autores, contudo Tolkien foi muito além ao criar um mundo completamente novo e todos os seus componentes. Rowling fez um excelente trabalho na criação de HP e seu mundo. Acho besteira ficar comparando os dois. São dois excelentes escritores. Portanto, é melhor ler e apreciar suas obras do que compará-las.
 
Acho que Rowling não plagiaria (se essa for a expressão correta) Tolkien. Ela só foi influêncida por ele.
Como o Lew disse...os dois são excelentes autores, os dois criaram ótimos livros. Eu gosto tanto de Harry Potter, quanto do SdA. Apesar de que Tolkien criou um mundo mais intenso e fantástico, mas na minha opnião Rowling está qse empatada com Tolkien.
Admiro os dois autores, então não tenho muito o que comparar!!
 
Não podemos tirar os créditos de J.K, até mesmo porque, grande parte das lendas que ela usou são únicas para toda europa e Tolkien criou muita coisa que também viraram lendas... Rowling só adaptou ao seu mundo. Na verdade, gosto muito de HP e não tiro o crédito da autora, mas como disse, influência é inevitável. Ela nunca disse que não foi influenciada, mas disse que leu Tolkien...
 
Bem concordo também que Rowling foi no máximo influênciada por Tolkien, mas não teve nenhuma intenção de copiar SdA, e falando em Harry Potter o último livro já está aí à venda e eu só li 3 até agora ...:lol: vou esperar mais um tempo pros preços abaixarem e ver se dá pra comprar o restante.
 
Acredito que a Rowling não tenha plagiado,mas a essencia é bem parecida,pois as obras tem muita coisa em comum,desde das criaturas ate pequenos detalhes.Mas o que importa é que nós ganhamos muito com isso,pois quanto mais autores melhor.
 
Bem concordo também que Rowling foi no máximo influênciada por Tolkien, mas não teve nenhuma intenção de copiar SdA

:yep: E se tivesse copiado, não teria feito o livro de bruxos em uma escola, acredito eu. Acho que ela teria feito uma coisa mais livre, e não girando em torno apenas de uma escola, praticamente. Mas a influência é óbvia.

Acredito que a Rowling não tenha plagiado,mas a essencia é bem parecida,pois as obras tem muita coisa em comum,desde das criaturas ate pequenos detalhes.

Com certeza, as criaturas grotescas, gigantes (Bicuço e as águias), "malvados" (Sauron e Voldemort), barbudos do bem, que aconselham o "pequenino" (Gandalf e Dumbledore), amigo atrapalhado (Pippin e Rony) entre outros

Mas o que importa é que nós ganhamos muito com isso,pois quanto mais autores melhor.

Porééém, se alguém quiser copiar SdA e Harry Potter seria muita sacanagem, pois os dois estão ótimos com suas diferenças e semelhanças, se alguém quiser copiar, vai virar gororoba, imagino eu o_O
 
Acho que comparar as obras de JK e Tolkien é um tanto forçado. Há semelhanças, claro. Mas não acredito em plágio da parte dela. Além do que Senhor dos Anéis tem toda uma mitologia por trás. Tolkien criou mais que uma história, criou um mundo fantástico com seus povos, lugares e linguas...Eu gosto dos livros de HP. São divertidos pq Rowling conseguiu juntar dentro deles mta coisa que a gente imagina quando é criança...como escolas de magia, vassouras voadoras e e varinhas mágicas. Acho que por isso ela obteve tanta aceitação do público infantil e juvenil e ate do adulto tb. Mas não se compara a Tolkien...nem de mto..mto mais mto mto longe...
 
Falando de Gandalfx Dumbledore: Bem, eu nunca vi uma história com fantasia envolvida que não tivesse tipo um "mestre", que ajudasse os heróis na trama. Por mais bizarro que fosse.
Ex.: Yoda, Brom(apesar de este ser até mais original, pq morre logo de começo, e não é tão "perfeito" assim), Artemis Fowl(apesar de este ser o principal do livro), Merlin,

Sauron x Voldemort: Mesma coisa, TODA história tem um vilão supremo, ou uma força do mal suprema... certas coisas não tem como evitar, é QUASE sempre igual...
Ex.: Mordred(ele não é exatamente supremo, mas é muito inteligente), Vader, o Rei do livro de Eragon/Eldest (o nome não se encontra em minha mente no momento),

Nazûl x Dementadores: Bem, são bem parecidos, é verdade. Mas tem funções tão diferentes que acho que não fica muito a ver(a não ser que Nasgûl sejam guardas de prisões também...O___O) Mas eles não se parecem com Ra'zacs, Ra'zacs são "insetos"(insetos mesmo, besouros) falam, tem personalidade e também parecem passarinhos :D

Horcruxes x Um anel: naaah... Horcruxes são mais como um artefato que te faz reencarnar... Dava pra matar Voldemort, só que ele ia ir gastando suas horcruxes até não ter mais nenhuma. Fora que o Um anel concede poderes a todos que o usarem, e horcruxes só revivem o dono.
 
Falando de Gandalfx Dumbledore: Bem, eu nunca vi uma história com fantasia envolvida que não tivesse tipo um "mestre", que ajudasse os heróis na trama. Por mais bizarro que fosse.
Ex.: Yoda, Brom(apesar de este ser até mais original, pq morre logo de começo, e não é tão "perfeito" assim), Artemis Fowl(apesar de este ser o principal do livro), Merlin,

Sauron x Voldemort: Mesma coisa, TODA história tem um vilão supremo, ou uma força do mal suprema... certas coisas não tem como evitar, é QUASE sempre igual...
Ex.: Mordred(ele não é exatamente supremo, mas é muito inteligente), Vader, o Rei do livro de Eragon/Eldest (o nome não se encontra em minha mente no momento),

Nazûl x Dementadores: Bem, são bem parecidos, é verdade. Mas tem funções tão diferentes que acho que não fica muito a ver(a não ser que Nasgûl sejam guardas de prisões também...O___O) Mas eles não se parecem com Ra'zacs, Ra'zacs são "insetos"(insetos mesmo, besouros) falam, tem personalidade e também parecem passarinhos :D

Horcruxes x Um anel: naaah... Horcruxes são mais como um artefato que te faz reencarnar... Dava pra matar Voldemort, só que ele ia ir gastando suas horcruxes até não ter mais nenhuma. Fora que o Um anel concede poderes a todos que o usarem, e horcruxes só revivem o dono.


Mas aqui não falamos de cópia ou plágio! E sim de inspirações. E estou certo que essas alusões que você exemplificou demonstram com certeza as inspirações de Rowling oriundas de Tolkien!
 
Beorn e Hagrid concerteza é a imagem que vinha na minha cabeça quando li o Hobbit era smpre mais ou menos do Hagrid.
agora naum concordo com Sauron e Voldemort,
mas Nazgul e Dementadores é quase identicos
 
Eu acho que muitas pessoas comparam o Tolkien com a J. K. Rowling só porque ambas histórias são sobre mundos imaginários habitados por magos.
Ao meu ver não há muita coisa semelhante entre as histórias. Porque o Harry vive em um mudo de varinhas mágicas, vassoras voadoras e poções. Já no mundo de Tolkien, os magos realizam pouca mágica. Por exemplo, Gandalf no primeiro livro. Poderia ter aceitado o Um Anel que Frodo o estava lhe oferecendo. No momento em que ele aceitasse, veriamos um grande poder. Mas ele não aceitou...
E talvez a J. K. Rowling tenha se inspirado no Tolkien, mas não acredito que possamos levar tudo ao pé da letra e comparar os Dementadores com os Nazgûl, ou o Dumbledore com o Gandalf. Talvez isso não passe de uma coincidência... Até porque toda história de bruxo, precisa de um mago "maior", ou supremo. Talvez ela só tenha escolhido o tema da sua história, e os personagens vieram com a necessidade. Não sei... enfim, eu não gosto dos livros do Harry Potter, somente dos filmes. Já o Tolkien... preciso dizer? :D
 
É visível a semelhança de alguns elementos da obra de J.K Rowling com a de Tolkien. De fato, numa carta em que ela expunha seus atores preferidos estava Tolkien, e, dessa forma, crê-se que as semelhanças podem não ser meras coinscidências, e que O Senhor dos Anéis pode ter influenciado fortemente a septuologia Harry Potter.

Só pra citar alguns exemplos clássicos:

- Gandalf x Dumbledore
- Sauron x Voldemort
- Nazgûl x Dementadores
- Beorn x Hagrid

E uma sugestão minha:

- Um Anel x Horcruxes?




Deve ser pq qnd ela era criança ela leu as obras dele..??

Leia a bibliografia dela.
 
Nesse caso, juliano tá certo ^^ mas assim, eu acho que sempre um livro tem que ter influencia de algo, não importa o que...quanto a tolkien, todos os livros depois de SdA tiveram influencia dele, praticamente tudo teve pelo menos um poquinho...Nunca conheci alguém que não conhecesse SdA, por menos que fosse, e Tolkien praticamente "fez" o conceito que temos hoje de um elfo\anão...apesar de ter exceções, como Artemis Fowl
 
Nesse caso, juliano tá certo ^^ mas assim, eu acho que sempre um livro tem que ter influencia de algo, não importa o que...quanto a tolkien, todos os livros depois de SdA tiveram influencia dele, praticamente tudo teve pelo menos um poquinho...Nunca conheci alguém que não conhecesse SdA, por menos que fosse, e Tolkien praticamente "fez" o conceito que temos hoje de um elfo\anão...apesar de ter exceções, como Artemis Fowl


Exatamente. É como eu sempre digo. Qualquer obra de fantasia hoje vai ter um pitaco de Tolkien. Ele foi o pioneiro. Ele mostrou como fazer, logo, ele será a "bússola" para os outros aventureiros que ousam escrever nesse estilo literário.
 
Desde que li HP e depois SdA tive a impressão de que JK foi Influenciada por Tolkien, principalmente depois que os Dementadores apareceram na história...Mas aí a dizer que é plágio, ou que ela não tem imaginação, ou que a história que ela criou é ruim, já é outra história.
Ela pode não ter criado um universo tão extenso e complexo como o de Tolkien, mas ainda assim criou um universo próprio, na minha opinião^^
E não acho que HP seja um livro SÓ para crianças ou que seja superficial, têm muita coisa boa que podemos tirar de lá.
 
Acho besteira ficar comparando os dois. São dois excelentes escritores. Portanto, é melhor ler e apreciar suas obras do que compará-las.

Concordo com o Lew, ambos têm sua genialidade, suas histórias, seus mundos e são passíveis da admiração e do reconhecimento que têm.
Leio tanto Tolkien quanto Rowling, e quando se conhece ambos os autores aprende-se a admirar e respeitar cada um deles e suas obras na sua individualidade, não sendo necessárias comparações ou discussões de quem é melhor ou pior...
Rowling pode sim ter sido influenciada por Tolkien, mas devemos lembrar que influência é uma coisa completamente diferente de plágio certo? Ela mesma já disse que o considera um grande autor, portanto não vejo problema algum em ter como inspiração um mestre e obras a nível do nosso querido Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo