• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

Uma imitação, acho que não...
Mas as idéias dela não surgiram do nada, Tolkien tb teve que consultar várias coisas para escrever seus livros, outras tantas sairam de sua imaginação depois de lidas lendas e estudar mitologia ...
Ela se aproveitou bem dos recursos que tinha em mãos, fez livros bons. São livros que vc se entertre lendo, mas uma segunda leitura nunca revela mais doq que o que está escrito.
 
Vamos lá, sendo assim todas as obras de fantasia seriam plágio do Tolkien?

- Gandalf x Dumbledore
E não tem um Obi-Wan, um Brom, etc? Quero dizer, então o Tolkien copiou o Merlin! Todas as histórias de fantasia têm o mesmo velho sábio e barbudo que guia o herói... É um clássico!


- Sauron x Voldemort
Aqui até acho o Voldemort bem diferente do que o Sauron: e melhor vilão, diria eu. Já expliquei o porquê no tópico SauronxVoldemort ;) Mas não são parecidos, não.

- Nazgûl x Dementadores
Bom, há alguma semelhança, mas só no aspecto físico. De resto :roll:

- Beorn x Hagrid
Tá bom, aqui pode ter sido.

- Um Anel x Horcruxes?
?????????????????????????????????????????????? Qual é a relação?

Concordo totalmente, apesar de amar Harry Potter. Sauron é um vilão mais ativo, mais poderoso e esperto. Voldemort morre em todo filme, ou pelo menos não consegue pegar Harry. Por exemplo no quarto filme (O Cálice de Fogo). Na batalha entre Harry Potter e o Lord Voldemort, Harry é ajudado pelos pais, mas mesmo assim, Voldemort, um bruxo muitíssimo perigoso, da Sonserina e que renasceu "do sangue de seu inimigo" (também), não poderia derrotar um garoto do quarto ano de estudo em Hogwarts???
Sauron derrota, mas com seus Orcs, Uruk-Hais, Nasgûls, Saruman...

:eek:
 
Ahh esqueci de comentar sobre a "imitação"
Sobre que muita coisa é parecida é, mas acho que imitar, a J.K. não imitou.
Como disseram, sempre tem um "superiozão" barbudo, guiando o principal da historia
nos casos:

Harry é "guiado" por Dumbledore
Frodo é "guiado" por Gandalf

E quando eles se forem? O que acontece? Sendo que Gandalf e Dumbledore já se foram. Gandalf nas minas Moria e Dumbledore foi retirado e depois colocado novamente em Hogwarts. Mas pelo visto, vai voltar a ser né?
8-O :kiss:
 
Se o Dumbledor morreu (o que eu não acredito), e vier voltar à vida, notar-se-á uma grande influência de Tolkien (vide Gandalf).
 
Sério que você acha que o Dumbledore não moreu, Edra? o.o
Achei que você tava zuando no outro tópico e tal...
 
Na verdade em toda e qualquer história havera um vilão poderoso e cruel(Voldemort, Sauron) alguém qué ajudara o herói principal a cumprir sua missão(Dumbledore, Gandalf), os "capangas do vilão" (Dementadores, Nazguls) um amigo inseparavel do herói(Rony, Sam), enfim muitas outras caracteristicas que são essenciais em qualquer história e não pode ser atribuida apenas a Tolkien essas idéia.
 
Mas é idiscutivel a capacidade de criação de ambos os autores....... os detalhes em ambas as estorias, como o acaso, os erros, e as coincidencias, realmete culmiam para o sucesso da historia que realmente de outra forma ao seria possivel..... BRILHANTE
 
Axo isso relevante, pois temos, por exemplo, Merlim que seria o "o original" de Dumbledore e Gandalf, sabe, velho, barba grande, sábio, etc. Desde o começo das manifestações literárias existem essas coisas, entaum, não faz sentido dizer que Rowling "copiou" de Tolkien, pois este tbm tirou inspirações de outros lugares, e a literatura é assim msm. Vc é influenciado e recria com sua própria criatividade. Não axo isso um problema dos livros do Potter.
 
A morte de Sirius Black foi muito estranha mesmo, ele deve voltar. J.K. não poderia fazer Sirius "deixar" Harry dessa maneira.... foi até muito triste...

Quem sabe no sexto filme ele volte :osigh: !!!!!!!!!!!!!!!!
Bom.....eu não li o livro e não sei! E quem leu...não conte por favor! Deixamos no suspense mesmo....

:abraco:
 
Sobre as mortes, eu ja li o livro 7,e
realmente Dumbledore acentoou mais a diferença com Gandalf... Vão ter que ler para entender...
E acho que tem influencia sim,mas não tanta...

E achei interessante a compração anelxhorcruxes oO
 
Soma Cruz, vc poderia ter colocado em tag de spoiler isso. Eu por ex, preferia não ter lido seu post. Sei que vc é novo aqui, e não sei se vc já sabe sobre o funcionamento da tag, mas se não, tem um tópico que explica sobre isso.
Orwen Evenstar também poderia dar uma lida. Pq pode tem gente que ainda não leu o 5o livro.

Regra Sobre Spoiler
 
Obrigado Demon Wizard, já editei e coloquei spoiler,(mas na verdade não seria bem um spoiler né^^)......
Ahhh sobre a semelhança do Dumbledor e Gandalf
Ah,apesar de Dumbledore ter mesmo morrido ele volta do além,(ou melhor o harry vai até la pelo que parece) para ajudar ele então///
 
Sim, até que não é spoiler, mas é que eu não gosto de ter nenhuma pista sobre o livro que eu estou lendo!
Bom, falta pouco pro final do livro. Quando eu acabar vai ter muito botãozinho de spoiler pra eu clicar lá no outro tópico...
 
bem, o ultimo livro é muito bom.. bem, o melhor.
nao sei se foi por ter lido em ingles, ou por ser o ultimo, mas ta fantastico:)
 
hahaha ja que td mundo estpa comentando sobre ele, td ADOREI!!!!
nossa, mtt bom mesmo.
fikei variando entre o choro e o riso

mas sim, hehehe eu feikei falando o setimo livro e eskeci de comentar o topico.
bem, eu nao acho que tenha tido imitação nao.
claro que influencia deve ter, até pq eu sou da teoria que quem ler SdAs e gosta, meio que coloca um pouco do livro em td sabe?
como ja disseram, do mesmo jeito que tolkien tb foi influenciado.
 
Última edição por um moderador:
Eu adorei o último de Harry Potter... :joy:
Altamente!!!
Mudava algumas coisas no fim, mas tá muito legal.... :grinlove:

Acho q o SdA tem alguma influencia, quem lê tolkien nao pode ficar indeferente.... mas nao acho q seja uma imitaçao.... :)



*Noyle de Tek*
 
Última edição:
Eu também concordo que rolou uma influência total do Um Anel a respeito das horcruxes :lol:
Mas tá tranquilo, a J.K.Rowling e todos os nossos queridos escritores sempre se basearam em outras obras (não totalmente, lógico) para criar seus próprios universos... Tolkien tirou muita coisa da própria cultura anglo-saxã e tem sempre aquela comparação à história do O Anel dos Nibelungos, quando se fala de O Senhor dos Anéis... Se bem que eu nunca li esse livro :think: (o dos Nibelungos XD)
Por exemplo, o Pó de Flu, que os bruxos usam pra se transportar de uma lareira pra outra, pode ter sido inspirado naquele do Peter Pan, que ele soprava nas crianças pra fazê-las voarem para a Terra do Nunca... É fácil encontrar as conexões, e nem tem nada de errado nisso :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo