Talvez porque estejamos no tópico a respeito da Rowling e do HP e isso seja relevante, uma vez que ambos são o assunto do tópico (uau!) e o tópico em si esteja num fórum chamado Influências?

Calma! O que eu quero dizer é: eu vejo todo o mundo deste forum a comentar que a JK foi influenciada/plagiou/se inspirou/etc em Tolkien, e acho isso injusto, uma vez que é acusar alguém que nem sequer foi das mais influenciadas!
Não da para comparar.Harry Potter ensina as crianças a aprender a ler. Nunca vi uma criança ler algo como José de Alencar.Já Harry Potter...
Tolkien já é algo mais trabalhado(BEM MAIS),para uma literatura Juvenil,na faixa dos 15 aos 25 anos. Isso vai depender do que você gosta de ler.Eu já prefiro escritores brasileiros.
Ah, não vem! Sim, não dá pra comparar... Sim, Tolkien é bem mais trabalhado. Mas dizer que Harry Potter é infantil já é exagerar. Lá porque é acerca do velho clichè infantil não quer dizer que seja, ele próprio, infantil. É só mais... Simples!
Harry Potter é interessante,tem uma histórinha,luta do bem
No próprio universo, "bem" e "mal" são tratados como fatores relativos: É nos dado a conhecer a opinião do vilão, mostra que ninguém é mau na essência. É uma história mais profunda que parece, apesar de não se comparar a Tolkien, claro.
Cof, cof,cof... Harry Potter pode ser para "ensinar as crianças a ler", mas ao menos ensinou-me a escrever sem "ç" antes de "i" e "e"

lol: não leve a peito, foi só uma piada

)
Mas tem tanta violência como Tolkien: Apesar de, nos seus livros, morrer muito mais gente e de forma mais brutal, é a forma como o livro nos faz encarar a morte desses personagens que define se é violento: Se o personagem principal sente gravemente essa morte e no-la transmite, é mais brutal do que se ele se limita a dizer "sentiremos a sua falta" e depois volta à acção.
O problema de Harry Potter são seus fans
Hey, eu sou um problema???
Tirem suas vendas,parem de comparar
É exatamente isso que eu apoio: são coisas diferentes, pra quê comparar?
Se HP fazer com que 3 a cada 10 crianças começe a gostar de ler,da até para ir distribuir.Pois é uma leitura facil e prende a criança na história.
Lá tá de novo o preconceito. Até parece que só porque uma história é sobre um menino bruxo numa escola é infantil! Ou que só porque uma história é mais desenvolvida, uma criança não saberá compreendê-la e admirá-la! Depende das pessoas e da sua maturidade!
Você deveria conhecer alguns fãs (adultos, lá está) de Harry Potter e alguns fãs (mais novos) de Tolkien antes de vir "contrariando tudo de novo"

Ninguém está discutindo a qualidade do HP como livro, nem se é melhor ou pior que o SdA (isso pode ser feito no tópico do livro no fórum de Literatura ou no específico sobre HP x SdA no De Fã para Fã), e sim as influências tolkienianas que existem (ou não) na obra.
Sobre isto, já dei a minha opinião!

Não dá pra comparar e as influências que tem são poucas e necessárias ao género!