• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

Haran Alkarin? Hm... Rafael? Você não fez parte do fórum do SobreSites? Posso estar enganado mas... Hm...

Bom, os Dementors simplesmente sobrevivem consumindo a felicidade dos outros. Os Nazgûl são escravos de uma força maior que funcionam como força militar. Não vejo semelhanças assim tão grandes!

Tá bom, admito. O Anel tem alguma semelhança.
 
Os Nazgûl são escravos de uma força maior que funcionam como força militar. Não vejo semelhanças assim tão grandes!
Mas vale lembrar que os dementadores também eram como policiais dos bruxos, até, se não me engano, saiam à caça de bruxos malignos e/ou procurados, como Sirius Black. Eram usados de uma forma mais ou menos parecida também.

Bom, os Dementors simplesmente sobrevivem consumindo a felicidade dos outros.
Se não me engano com os nazgûl também há um efeito parecido (ou talvez eu esteja misturando com o filme), há uma sensação de terror que se assemelha um pouco com a "suga" da felicidade. É claro, não é algo totalmente parecido, mas lembra bastante sim.

Haran Alkarin? Hm... Rafael? Você não fez parte do fórum do SobreSites? Posso estar enganado mas... Hm...
Ah, Everaldo, é você? Haha, é muito bom encontrá-lo por aqui. Tinha certeza que já tinha visto esse nick em algum lugar. =]
 
Se não me engano com os nazgûl também há um efeito parecido (ou talvez eu esteja misturando com o filme), há uma sensação de terror que se assemelha um pouco com a "suga" da felicidade. É claro, não é algo totalmente parecido, mas lembra bastante sim.

Os Nazgûl causam medo, não tristeza, e é devido ao seu grito pavoroso e ao seu farejar... Não é? :think:

Ah, Everaldo, é você? Haha, é muito bom encontrá-lo por aqui. Tinha certeza que já tinha visto esse nick em algum lugar.
Errado, mas copiei o nick dele descaradamente XD Sou o Ghenris, lembra-se?
 
BEm, estou vendo que parece ser ponto comum que o um anel e as horcruses são iguais, ou muito parecidos... Não concordo.
Vejam bem, quais os motivos para que foram criados?
O um anel para que sauron pudesse dominar todos os aneis de poder criados pelos elfos...
As horcruxes para tornar valdemort quase "imortal".
No meu ponto de vista eles são diferentes, afinal dar uma sobrevida a sauron e um efeito "colateral" do um anel, tendo em vista que na sua criação isso nem é mencionado!
Isso os torna muito diferentes um do outro...
 
BEm, estou vendo que parece ser ponto comum que o um anel e as horcruses são iguais, ou muito parecidos... Não concordo.
Vejam bem, quais os motivos para que foram criados?
O um anel para que sauron pudesse dominar todos os aneis de poder criados pelos elfos...
As horcruxes para tornar valdemort quase "imortal".
No meu ponto de vista eles são diferentes, afinal dar uma sobrevida a sauron e um efeito "colateral" do um anel, tendo em vista que na sua criação isso nem é mencionado!
Isso os torna muito diferentes um do outro...

Não acho que a sobrevida do Sauron proporcionada pela existência do Um seja colateral. A meu ver, Sauron, ao tencionar botar grande parte de seu poder no Um, estava pensando inclusive na possibilidade do Um funcionar como "guardador de vida" ou algo que o valha. Isso pode não ter sido mencionado na criação, mas é uma interpretação possível e a meu ver válida.

Quanto à primeira diferenciação apontada por você, roger, não tenho como não concordar com vc. Os horcruxes de forma alguma foram pensados para a dominação de outros.
 
A unica ligaçao entre o anel de SDA e as horcruxes[ que é mostrado no livro], é o anel que pertenceu a Slytherin que por sua vez pertenceu a Servolo e acabou caindo nas maos de Voldemort que o transformou em uma horcrux, sendo que Dumbledore destruiu o anel bem antes de morrer.
Podem haver outras ligaçoes, mas até agora essa é mais 'concreta' entre o anel e a horcrux.
 
Última edição:
Não acho que a sobrevida do Sauron proporcionada pela existência do Um seja colateral. A meu ver, Sauron, ao tencionar botar grande parte de seu poder no Um, estava pensando inclusive na possibilidade do Um funcionar como "guardador de vida" ou algo que o valha. Isso pode não ter sido mencionado na criação, mas é uma interpretação possível e a meu ver válida.

Quanto à primeira diferenciação apontada por você, roger, não tenho como não concordar com vc. Os horcruxes de forma alguma foram pensados para a dominação de outros.


É minha querida saitore, porem você deve ter reparado que usei aspas no colateral... Quis dizer que não foi a pricipal intenção de sauron, e no caso do vald foi a única...
 
Também sempre achei que os Trasgos foram fortemente influenciados pelos Trolls. Bom, mas pelo menos Rowling só fez isso com os personagens, criando a estória e os locais de maneira bem diferente.

Na verdade, Trasgos são a tradução para Trolls...
 
Almarë caros amigos do fórum.
Venho discutir e tentarie ser o mais calma e imparcial, pois sou uma fã decepcionada com harry potter e uma grande fã animada de Tolkien.
Primeiro gostaria de dizer que a qualidade das obras de ambos os autores não pode ser comparada, já que elas possuem propostas diferentes e foram escritas em épocas e de maneiras diferentes.
Tolkien foi influenciado pela mitologia de toda a europa. e por muitos autores que vieram antes dele. O que ele fez foi reunir certas características- histórias , personagens, raças- criar em cima delas, uní-las e formar um universo com elas. Tolkien não cria apenas um livro, mas todo um mundo, com passado e presente, separado da realidade em que vivia. como Tolkien foi o primeiro a surgir com essa proposta ( de se criar um universo complexo e detalhado para um livro) pode-se considerar que os escritores pós-Tolkien que utilizarem essa técnica tenham se baseado nele.
JK também foi influenciada por escritores que vieram antes dela, e tolkien foi um deles. A proposta da Jk foi criar um mundo mágico paralelo ao que vivemos hoje. O mundo de HP se passa na Europa, países são citados etc, porém este mundo real convive com o mundo criado por ela, o mundo mágico dos bruxos de Hogwarts.
Portanto não podemos dizer, de nenhuma maneira, que Jk tenha plagiado Tolkien, mas que houve influência sim.
Ambos beberam de fontes semelhantes e JK leu Tolkien, influência por influência, só podemos chegar à conclusão de que o homem apenas recria, porém o que importa é a maneira como ele o faz!
Bom espero, não ter tomado muito de seu tempo com minhas inocentes palavras!
Serë e uma boa noite para vocês!!!
 
Última edição:
Eu concordo, mas n estamos aki para discutir se JK plageou Tolkien pq isso é absurdo, apesar de serem universos semelhantes, n são idênticos, estams aki para discutir q influências diretas ela teve das obras de Tolkien e acho q estamos fazendo isso muito bem! A propósito, as magias em HP tem nomes, nas obras de Tolkien, os magos precisavam dizer algumas palavras para fazer alguma conjuração? Ou seu poder era tão grande q só bastavam ''levantar'' o seu cajado para efetuar a magia, como tem no filme, se vcs perceberam Gandalf diz algumas palavras quando vai conjurar algo contra o Balrog, mas quando ele se torna ''o branco'' ele n necessita falar nada(nem Saruman q também está no maior patamar de um mago), oq eu quero dizer é quanto maior o nível, maior a experiência do mago e menor a necessidade de se dizer palavras para uma conjuração.
 
Ei, tem razão... :think: E no Harry Potter, uma coisa que eu acho muito legal, é que a maioria da magias é conjurada em latim, puxa, esta língua da uma ar inato de sabedoria, eleva o fator realismo da série, e o fato de os países verdadeiros serem mencionados, mas ainda assim existir um mundo paralelo, também é muito legal, (demonstração de grande criatividade), sem falar no fato dos personagens (que amadurecem constantemente), serem ultra-complexos... E criaturas folclóricas-mitológicas de inúmeros lugares e povos da Terra, conviverem em um ambiente em comum, (o mundo dos bruxos), e ocasionalmente passearem no nosso mundo normal, juntamente com criaturas totalmente orginais, criados pela J.K. Rowling, (com base em outras fontes também, não necessariamente Tolkien). Porém, claro que boa parte, como ela mesmo declarou, foi inspirado em SdA, etc, mas isto não é defeito, nem falta de originalidade, é talvez justo o inverso, uma demonstração de bom gosto...
 
Esperem ai, que eu me lembre Gandalf não precisava usar palavras para feitiços de menor porte como contra Saruman e talvez tenha usado contra o balrog feitiços por meio da fala por que o Balrog atacava-o constantemente e ainda precisava proteger seus amigos, seria dificil se concentrar tanto numa cituação dessas tanto que depois da luta o Balrog o matou.
 
Estamos aqui para falar sobre a influência de Tolkien em HP, e não discutir outros assuntos que tem tópico específico.

Na minha visão, Rowling foi influênciada por Tolkien sim. Direta e indiretamente. Como muitos comentaram sobre Dementadores e Nazgûl, digo que eles tem algo parecido, mas não são iguais; assim como os outros personagens.

Influência quer dizer que "pegou a idéia, mas a trasformou", dizer que foi plágio ou cópia, seria uma acusação injusta.
 
Última edição:
Como dizia o sábio: "A arte da originalidade está em saber ocultar as fontes."
Rowling não soube. :roll:
 
Obviamente houve influência, nem vale a pena discutir um assunto tão batido como esse. Porém, acho meio estranho que alguns fãs de HP argumentem com todas as forças que os livros não foram influenciados por Tolkien, como se isso fosse um problema. Até mesmo nos casos em que a coisa parece cópia descarada, ainda assim não vejo por que isso seria uma tragédia.

Não acredito que por isso a Rowling perca mérito no aspecto criativo. Se, por um lado, ela não criou inteiramente tal personagem e tal elemento, pelo menos ela conseguiu com infinito sucesso adaptá-los ao seu mundo. Quem diabos liga para as fontes? Na minha opinião o importante é o uso delas, e nesse sentido Harry Potter merece enorme respeito e consideração.

Eu nem tinha pensado na relação entre o Anel e os Horcruxes, achei interessantíssima a comparação porque para mim faz muito sentido. Ambos guardam uma parte fundamental da força dos donos que os criaram. Supondo que a Rowling tenha adaptado o papel do Anel na história dela, ela fez isso com muita inteligência, perdão. Não é verdade que existem boatos dizendo que Harry também é um Horcrux?? Isso é esplêndido, veja só a carga dramático que a premissa carrega: ele treria que destruir a si mesmo para exterminar o Mal. Fala sério, só de pensar nisso eu fico mais arrepiado do que qualquer definição sobre a função do Anel.

Influência, cópias descaradas... o fato é que os livros continuam tendo seu mérito muito bem merecido.
 
Ristow disse:
Não acredito que por isso a Rowling perca mérito no aspecto criativo. Se, por um lado, ela não criou inteiramente tal personagem e tal elemento, pelo menos ela conseguiu com infinito sucesso adaptá-los ao seu mundo. Quem diabos liga para as fontes? Na minha opinião o importante é o uso delas, e nesse sentido Harry Potter merece enorme respeito e consideração.

É isso ai! Concordo contigo.
 
Antes de mais nada gostaria de afirmar que sou um fã incondicional das duas obras,tanto SdA quanto HP,e quanto a essa semelhança entre Nazgûl e Dementadores,considero simplesmente física(e olha lá,fisíca apenas NOS FILMES.)por que vejam,os Dementadores são criaturas das trevas que sugam a esperança e felicidade das vítimas,sempre foram criaturas malditas e sempre serão,quanto aos Nazgûl,eles foram antigos reis dos homens que foram corrompidos por Sauron e se transformaram em Espectros escravos do Um Anel,tanto que se você reparar na descrição que a JK faz dos Dementadores,verão que eles são BEM mais diferentes dos Nazgûl do que vocês imaginam,pode-se dizer que a J.K.Rowling teve influências de diversas obras,inclusive de Tolkien (tanto que Tolkien também teve de outras obras),mas isso apenas deve ser digno de crédito,e não o contrário,Rowling não plagiou a obra de Tolkien,ela teve inspiração na obra de J.R.R e conseguiu com inspirações de outras obras também que após ela recriar tudo e juntar com suas próprias idéias conseguiu fazer uma obra fantástica que atingiu imediato sucesso.

Obs:Se não se convencenram das diferenças dos Nazgûl e dos Dementadores,os Nazgûl não tem corpo fisíco,já os Dementadores tem...

2ª Obs:Falar que Harry Potter é livro de criança é um tremendo desrespeito na minha opinião,cada um tem seu gosto,e não é por isso que você vai menosprezar o gosto das outras pessoas...
 
A própria autora admite que uma forte influência dela é o Tolkien.
Acho isso um apecto positivo, ela quis fazer uma história semelhante, mas com um outro ponto de vista, outros personagens. Ela quis se imortalizar que nem Tolkien, até abrevia o nome dela igual nos livros.

Realmente algumas semelhanças são ENORMES, como os dementors e os nazgul ou Dumbledore e Gandalf (só falta o Dumbledore voltar no último livro,rs), mas tem coisas muito diferentes, como a personalidade de Harry e Frodo.

O importante é que o Harry Potter se saiu um grande livro e com muitos fãs. Agora resta saber a qualidade das coisas que a autora irá escrever quando acabar a série.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo