• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

(JK Rowling) Harry Potter

Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

realmente... mas é triste gostar de uma coisa que é IMITAÇÃO de outra "/

Uma coisa não tem nada a ver com a outra...
Meu Deus, e aquela grande frase "hoje em dia não se cria, só se copia..."

Uma boa ideia, mesmo que sendo imitação (por questão de ser fã), ou mesmo que sua temática central tenha vindo de algo já existente não perde em sua qualidade, se realmente foi bem feita! E muitas obras e autores, muitos mesmo, pode-se dar vários exemplos e nem por isso deixam de ser dignos de serem lidos. É quase como gritar para alguém não ler Eragon porque Paolini fez muito cara de Cópia Tolkien, mas o livro tem muitas ideias bem trabalhadas e acabam por dar uma boa leitura. E o que diz de Licia Troisi? Porque novamente tem Dragões e cavaleiros como Paolini soube usar bem, só que Licia Troisi foi ainda mais sublime em desenvolver uma linguagem melhor e os personagens.
Martin fez uma cara nova, mas não quer dizer que tudo nele tenha vindo do nada...
Inspiração ou mesmo a mesma temática não influi em qualidade, se o escritor for bom, acredito que sempre poderá render bons trabalhos, independente de onde tenha iniciado sua inspiração.
 
Última edição:
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

realmente... mas é triste gostar de uma coisa que é IMITAÇÃO de outra "/

Harry Potter é imitação de SdA? Tá lokão de dorgas?

São séries completamente distintas, com perspectivas, abordagens e visões de mundo completamente diferentes.

Não é um videozinho LIXÃO feito por algum fanboy de mentalidade profunda como um pires comparando os dois vilões em aspectos tão superficiais que vai mudar isso.
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Concordo com tudo que a Arringa disse exceto pelo uso da palavra "cópia". Não é cópia! Dizer cópia implica em plágio... nem Harry Potter, nem Eragon, nem nenhum dos demais conhecidos (mesmo aquele :blah: vcs-sabem-qual) é cópia de nada... inspiração e influência não é cópia!
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Não acho que Harry Potter seja plágio... As histórias seguem uma linha de enredo diferente, LOTR é uma jornada, cansativa as vezes. já Harry é mais ou menos uma vida em um mundo de fantasia, Harry Potter deu mais certo? por enquanto, os números provam isso. Mas não são parecidos. se fomos analisar todos os livros desse genero como Harry e SdA, usam os mesmos aspectos. tem referencias iguais claro, mas isso é mitologia, voce pode dizer que Percy Jackson é plágio de por exemplo sei lá. Furia de Titãs (O filme da decada de 1900 e bolinha)? Ou dizer que se um autor for falar de Saci Pererê, e mitos brasileiros está copiando Monteiro Lobato? Não! são coisas da cultura, mesmo tendo alguma influencia de Tolkien que na minha opinião deve existir, mas ela escondeu muito bem. é influencia. Da mesma forma que ela foi influenciada por C.S Lewis, ou Jane Austin.

Eragon, e Cronicas do mundo emerso ja trazem referencias totalmente abertas. que ficam realmente explicitas e batem na sua cara. Mas acho que é o normal. acontece em todos os meios, inclusive música, ou quer dizer que Bandas como Beatles e afins não serviram de base pra outras? Claro. mas ai entra o que o escritor Neil Gaiman falou quando rolou aquele boato da J.K ter plagiado ele

"Alguns idiotas processaram J.K. Rowling (ninguém os contou sobre os Livros da Magia, ou eles me processariam também). Não que eu esteja sugerindo que Tim Hunter [personagem bruxo de Livros da Magia] seja igual a Harry Potter. Eu nunca acreditei que ela [J.K.] os tenha lido. Só estou dizendo que esses idiotas poderiam me processar também." Neil Gaiman em seu twitter, sobre acusação de Plágio dos fãs de sua serie em quadrinhos "Livro de Magia" para com Harry potter.

O legal é que já li comentarios como "Se Tolkien tivesse vivo..." ou "Os herdeiros de Tolkien deviam processar ela" e até "Dumbledore é um muito Gandalf" Me desculpem mas o que é isso além de dor de cotovelo? Acho que se ele estivesse vivo, ficaria feliz por saber que influenciou muita coisa, inclusive um pouco Harry Potter.

Esse lance de plagio é meio sem fundamento, existem influencias algumas nitidas as obras do Tolkien como Eragon, Cronicas, DeD. Outras não como Harry Potter, até mesmo Game of Thrones. enfim essa é minha opinião.
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

(mesmo aquele vcs-sabem-qual)

avatar45939_260.gif
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Concordo com tudo que a Arringa disse exceto pelo uso da palavra "cópia". Não é cópia! Dizer cópia implica em plágio... nem Harry Potter, nem Eragon, nem nenhum dos demais conhecidos (mesmo aquele :blah: vcs-sabem-qual) é cópia de nada... inspiração e influência não é cópia!

Me expressei mal! ^^
Até porque cópia é crime e eu sei disse pra lá de bem!
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?


:tongue:


Dizer que Dumbledore é cópia de Gandalf é O FIM... Primeiro, acho que quem diz isso nunca ouviu falar num cara chamado MERLIM.
Segundo, vamos analisar:

Gandalf: um Istari, um Maia, tem milhares de anos de existência, é chamado de mago mas é um espírito angelical escolhido para ser enviado à TM por Manwë e recebe de Círdan o anel Narya. É sua função - assim como do resto do Conselho Branco - impedir que novamente a escuridão tome conta por completo da TM.

Dumbledore: um bruxo humano 'comum' (como os outros bruxos da trama), exceto por parecer ser um gênio, um bruxo super-dotado e sábio. Tem no máximo 200 anos. Foi Prof. de Transfiguração e se tornou o Diretor mais querido de Hogwarts. Enfrentou e derrotou o bruxo das trevas Grindelwald em 1945 (:sacou:) de quem foi muito próximo. Também ficou famoso por ter descoberto os 12 usos do sangue de dragão e por ter desenvolvido um trabalho em de alquimia com Nicholas Flamel. Ah, e era gay!

realmente... IGUALZINHO, hein! :roll:
A única semelhança entre os 2 é serem chamados de magos e serem altos, magros, velhos e barbudos com chapéu pontudo, o que só significa que seguem o clichê que temos da imagem desse tipo de personagem.




Ignorar todas as outras referências literárias que a JK teve na vida e diminuir a sua obra a uma simples 'cópia' de SdA, além de ignorância é até um desrespeito com a pessoa inteligente e culta que ela é. Pois ela sempre foi, desde criança, do tipo que lê tudo que caia em suas mãos! SdA a influenciou, mas não foi nem de longe o único.
Aqui tem a biografia dela, para quem não conhece: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=100054
Também recomendo o livro O Manual do Bruxo para entender as referências e influências existentes em Harry Potter (mas só vai até o 4º livro).

Se me disser que Voldemort é uma alegoria para Hitler, aí sim eu concordo... isso é totalmente claro e óbvio. Mas, mesmo assim, Hitler é um ser que existiu (infelizmente) na vida real. Não é invenção de autor nenhum...
 
Última edição:
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?


Sabe que de uns dias pra cá venho notando algo, é mostrado de um modo tanto quanto sútil, Siker está com o lado troll no corpo...
Migo do Pantera! E ainda essa prisão sem qualquer livro... :chibata:
Como pode, ao menos seja bom amigo e mande-me livros ou arrume sentença para serviços sociais em bibliotecas!
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Caramba!!! O.õ'
Pessoal, seguinte...
Quis dizer uma coisa e disse outra... sei que soou mal pra caramba e vocês devem estar pensando que sou um idiota e tals (peço desculpas por isso... de verdade)
Deixa eu reorganizar as minhas falas:
Eu hora nenhuma quis ofender vocês, nem criticar HP. Eu só quis mostrar um video que eu particularmente achei engraçado (se alguém me mostrasse o mesmo video criticando o SdA, eu iria chorar de rir...) minha intenção não foi ofender ninguém, e se ofendi peço desculpas por isso.
Eu gosto da historia de HP em si, mas por outro lado, existe forum na internet chamado "plágio ou excesso de referência?" onde você posta as ideias originais e as copias, e as pessoas votam se aquilo foi plagio e tals, mas não vou entrar em detalhes...
Enfim, como eu estava dizendo... Gosto da historia de HP em si, mas penso que sim, em algumas coisas a autora pegou "excesso de referência" em tolkien, assim como varios outros escritores, e nem por isso a historia deixou de ser boa.
entenderam??????? Nunca quis ofender ninguém, e, se ofendi, peço as mais sinceras desculpas...
AGORA POR FAVOR, DÁ PRA PARAR DE ENTUPIR MINHA CAIXA DE ENTRADA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS DE MORTE????
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Quando assisti ao filme O Senhor dos Anéis, fiquei tomado quase que instantaneamente pela mais inacreditável sensação de profundo e penetrante satanismo. Quase imediatamente, fiquei tomado pelo pior pressentimento que já senti e, durante todo o filme, senti um grande poder do mal emanando da tela.
Isso porque apenas viu o filme, imagina se esse cara segura uma palantir com o sauron do outro lado? Viraria expectro do anel sem nem precisar usar um dos aneis :P

Elriowiel Aranel disse:
Tem a ver que o povão que cai nessas lábias geralmente nem se interessa em procurar saber do que realmente se trata. Ele sai falando mal, tacando pedra e pagando altos King Kongs ao falar montes de asneiras a respeito, sem realmente saber do que está falando!!! Ele só repete o que alguns "sacerdotes" (repare nas aspas) lhe disseram e sem se preocupar em averiguar se é verdade ou não.
:rofl: :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:
Por isso outro dia coloquei no meu facebook "prefiro discutir com gente polemica , do que com gente que não pensa nas "opiniões" que tem"...

Elriowiel Aranel disse:
Gandalf: um Istari, um Maia, tem milhares de anos de existência, é chamado de mago mas é um espírito angelical escolhido para ser enviado à TM por Manwë e recebe de Círdan o anel Narya. É sua função - assim como do resto do Conselho Branco - impedir que novamente a escuridão tome conta por completo da TM.

Dumbledore: um bruxo humano 'comum' (como os outros bruxos da trama), exceto por parecer ser um gênio, um bruxo super-dotado e sábio. Tem no máximo 200 anos. Foi Prof. de Transfiguração e se tornou o Diretor mais querido de Hogwarts. Enfrentou e derrotou o bruxo das trevas Grindelwald em 1945 () de quem foi muito próximo. Também ficou famoso por ter descoberto os 12 usos do sangue de dragão e por ter desenvolvido um trabalho em de alquimia com Nicholas Flamel. Ah, e era gay!

realmente... IGUALZINHO, hein!
A única semelhança entre os 2 é serem chamados de magos e serem altos, magros, velhos e barbudos com chapéu pontudo, o que só significa que seguem o clichê que temos da imagem desse tipo de personagem.
*assina embaixo*

Eu não vi o video que o Azphel postou, mas alguem colocar o voldemortezinho no mesmo patamar de sauron é como comparar um chefe de quadrilha qualquer com o coringa...

Se fosse o gandalf no lugar do dumbledore, o nome voldemort nem chegaria a ser conhecido...
E se fosse o dumbldore no lugar do gandalf, não sobraria pelo da barba dele pra contar historia, coitado...

Pra completar, sobre eragon, desenvolvi uma formula para descreve-lo: (SdA + Star wars) + (cronicas do mundo emerso/100) = eragon :P
mas isso não invalida a historia fantastica que é /o/
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Caramba!!! O.õ'
Pessoal, seguinte...
Quis dizer uma coisa e disse outra... sei que soou mal pra caramba e vocês devem estar pensando que sou um idiota e tals (peço desculpas por isso... de verdade)
Deixa eu reorganizar as minhas falas:
Eu hora nenhuma quis ofender vocês, nem criticar HP. Eu só quis mostrar um video que eu particularmente achei engraçado (se alguém me mostrasse o mesmo video criticando o SdA, eu iria chorar de rir...) minha intenção não foi ofender ninguém, e se ofendi peço desculpas por isso.
Eu gosto da historia de HP em si, mas por outro lado, existe forum na internet chamado "plágio ou excesso de referência?" onde você posta as ideias originais e as copias, e as pessoas votam se aquilo foi plagio e tals, mas não vou entrar em detalhes...
Enfim, como eu estava dizendo... Gosto da historia de HP em si, mas penso que sim, em algumas coisas a autora pegou "excesso de referência" em tolkien, assim como varios outros escritores, e nem por isso a historia deixou de ser boa.
entenderam??????? Nunca quis ofender ninguém, e, se ofendi, peço as mais sinceras desculpas...
AGORA POR FAVOR, DÁ PRA PARAR DE ENTUPIR MINHA CAIXA DE ENTRADA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS DE MORTE????

Isso porque apenas viu o filme, imagina se esse cara segura uma palantir com o sauron do outro lado? Viraria expectro do anel sem nem precisar usar um dos aneis :P

:rofl: :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:
Por isso outro dia coloquei no meu facebook "prefiro discutir com gente polemica , do que com gente que não pensa nas "opiniões" que tem"...


*assina embaixo*

Eu não vi o video que o Azphel postou, mas alguem colocar o voldemortezinho no mesmo patamar de sauron é como comparar um chefe de quadrilha qualquer com o coringa...

Se fosse o gandalf no lugar do dumbledore, o nome voldemort nem chegaria a ser conhecido...
E se fosse o dumbldore no lugar do gandalf, não sobraria pelo da barba dele pra contar historia, coitado...

Pra completar, sobre eragon, desenvolvi uma formula para descreve-lo: (SdA + Star wars) + (cronicas do mundo emerso/100) = eragon :P
mas isso não invalida a historia fantastica que é /o/

Na verdade só uma ressalva: não dá mesmo pra comparar Voldemort com Sauron porque são vilões de proporções radicalmente diferentes. Pra mim isso encerra a questão.

E beleza, Azaphel, você só postou o vídeo pra fazer esse paralelo em sentido cômico. Agora entendi.
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Se fosse o gandalf no lugar do dumbledore, o nome voldemort nem chegaria a ser conhecido...
E se fosse o dumbldore no lugar do gandalf, não sobraria pelo da barba dele pra contar historia, coitado...

Isso é meio óbvio pq tanto Gandalf quanto Sauron tem origens divinas... enquanto Voldemort e Dumbledore são apenas humanos (bruxos, mas humanos).
Aliás, o objetivo tanto de Voldemort quando de Dumbledore foi encontrar o caminho para a vida eterna. Coisa que não preocupa nem um pouco, seja Gandalf e Sauron ou até mesmo qualquer elfo da TM.
 
Re: Conhece alguém que não gosta da trilogia?

Sauron = Um ser que tem um poder além do dos humanos, tem "metade" da Terra-Média nas mãos. E AIIINDA tem Saruman, que na minha opinião se não fosse o Gandalf fazia todo mundo de fantoche. (E que na minha opinião até rivalizaria com Voldmort, se tirarmos a parte dele ser um Istari.

Lord Voldmort = Um bruxo como qualquer outro que usou a inteligencia, tinha sede de poder, e fez a sacada mais inteligente da história (os horcrux). E levou muita gente pro darkside. Acho que se você parar pra pensar... coisas totalmente diferentes MESMO.

Acho Voldmort um dos melhores vilões da história... mas uma coisa só, uma arma trouxa faria efeito nele antes dos Horcrux. Ja em Sauron, que era só espectro...

E não venham de "Ah mas não rola arma trouxa nem em LOTR, nem ém HP" por favor... vocês entenderam que foi só pra comparar a diferença.
 
E uma sugestão minha:
- Um Anel x Horcruxes?
Bacana ver que mais alguém enxergou as semelhanças entre esses itens :)

Não creio que seja plagio e nem uma influencia consciente, creio que seja algo incosnciente...

- Um Anel x Horcruxes?
?????????????????????????????????????????????? Qual é a relação?
Extraido do silmarillion: "Sauron made One Ring to rule all the others, and their power was bound up with it, to be subject wholly to it and to last only so long as it too should last. And much of the strength and will of Sauron passed into that One Ring; for the power of the Elven-rings was very great, and that which should govern them must be a thing of surpassing potency"

extraido do senhor dos aneis: " He only needs the One; for he made that Ring himself, it is his,
and he let a great part of his own former power pass into it, so that he could
rule all the others'

extraido do silmarillion: "There now he brooded in the dark, until he had wrought for himself a new shape; and it was terrible, for his fair semblance had departed for ever when he was cast into the abyss at the drowning of Númenor. He took up again the great Ring and clothed himself in power; and the malice of the Eye of Sauron few even of the great among Elves and Men could endure."

Sauron havia perdido seu corpo fisico, porém com o Um Anel ele conseguiu um novo corpo.
Li em algum lugar(agora não lembro onde) que o Gandalf recebeu um novo corpo fisico para retornar a Terra Media como mago branco. Que o normal seria ele ter perdido o corpo fisico para sempre quando caiu nas profundezes com o balrog.
Logo, é de se imaginar que o sauron, sendo da mesma raça, não deveria ter um novo corpo fisico.

Juntando essas informações com o que coloquei em negrito, podemos supor que o sauron dividiu seu espirito em 2, e colocou uma parte no Um Anel, justificando sua eniorme influencia sobre quem o tinha. E que essa ligação de parte do seu espirito com algo fisico possibilitou a criação de um novo corpo para ele.
Vemos o elo entre o novo corpo fisico de sauron e o Um Anel quando o anel é destruido. Ele se desfaz completamente, indicando que só existia em consequencia da existencia do Um Anel.

extraido de harry potter 7: "“Because a Horcrux is the complete opposite of a human being.”
Seeing that Harry and Ron looked thoroughly confused, Hermione hurried on. “Look, if I picked up a sword right now, Ron, and ran you through with it, I wouldn’t damage your soul at all.”
”Which would be a real comfort to me, I’m sure,” said Ron. Harry laughed.
“It should be, actually! But my point is that whatever happens to your body, your soul will survive, untouched,” said Hermione. “But it’s the other way round with a Horcrux. The fragment of soul inside it depends on its container, its enchanted body, for survival. It can’t exist without it.”"

Lembrando de como as horcruxes afetavam a pessoa que estava com elas e juntando todas essas coisas que acabei de citar, podemos fazer um paralelo entre o Um Anel e as horcruxes.

Porém, eu não creio que a J. K. Rawling se inspirou no Um Anel para inventar as Horcruxes, creio que essas semelhanças são acidentais. Mas é assim que pretendo fazer o link entre elas e o Um Anel no fanfic que pretendo escrever inserindo o mundo de harry potter como parte do universo de tolkien /o/
 
Mas as horcrux SÃO claramente inspiradas no Um Anel.

Inclusive se reparar no efeito do medalhão quando carregado no peito. Só que o Frodo - felizmente e apenas nos livros - não é tão CHILIQUENTO quanto o Ron.

A grande diferença é que eles podiam compartilhar o peso. Só que o CHILIQUENTO do Ron, era obviamente o mais suscetível e se apegou a bagaça! Por pouco não vira o Gollum!


P.S.: as horcrux tbm tem uma outra origem que tbm pode ter inspirado Tolkien. Eu achei na wikipedia há MUITO tempo e tem um nome esquisito. Não sei se consigo achar de novo, mas se achar posto aqui!

ACHEI!!! É o nome nem era tão estranho assim!

LICH:

200px-Wesnothlich.png

Um lich, em obras de ficção, é um tipo de morto-vivo que, com uma magia, adquiriu a imortalidade. Geralmente foram, em vida, reis ou magos poderosos. Suas características são meio ósseas e também seus poderes são frios como o gelo. Acredita-se que vários dos Paladinos que acompanhavam Alexandre o Grande em suas guerras se tornaram Lichs também [carece de fontes].

Um lich surge quando um mago que domina técnicas e conhecimentos avançadíssimos em magia e atingem a imortalidade selando sua própria alma em uma espécie de amuleto. Lichs podem usar magias como bem entenderem sem nenhuma restrição fisica ou espiritual, e podem ser feridos por magia ou por armas místicas. Mesmo depois de derrotado, a não ser que o amuleto seja destruído, o Lich volta a vida. O amuleto ou objeto usado para guardar a alma de um lich é chamado de filactéria.

Em um caso especifico de um personagem da literatura atual com caracteristicas de um lich as filactérias ganham um novo nome: "horcruxes". O personagem Voldemort, da série de livros Harry Potter, é uma visão nova do que seria um lich, tendo não apenas uma, mas sete filactérias nas quais depositou os fragmentos de sua alma dividida para sobrepujar a morte.

Poderiamos inferir também que outro lich famoso seria Sauron, o maligno senhor das trevas de Tolkien em "O Senhor dos Aneis" sendo sua filactéria o próprio Um Anel.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lich

Isso me lembrou também os Nazgul.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo