• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter (JK Rowling) [Tópico repleto de Spoilers]

Qual é o Melhor livro da Série?

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal

    Votos: 0 0,0%
  • Harry Potter e a Câmara Secreta

    Votos: 2 8,7%
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

    Votos: 10 43,5%
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo

    Votos: 3 13,0%
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix

    Votos: 1 4,3%
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe

    Votos: 4 17,4%
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte

    Votos: 3 13,0%

  • Total de votantes
    23
Status
Fechado para novas mensagens.
Acho o Engima o melhor até agora. Seguido de perto pelo eletrizante Cálice e pelo sombrio Ordem da Fênix.

Eu gosto desses três também, mas acho que a Ordem foi muito enrolada. O livro se estendeu demais.

Não acompanhou esse no cinema filme no cinema ou não adaptaram essa parte no filme?

essa passagem infelizmente não aparece no filme Turgon. Snape é fodão mesmo.
 
Última edição:
Entendi!

Até que vocês estão bem! Eu não lembro de terem ocultado isso dos filmes. :mrgreen:

Estou pensando ainda em fazer uma super maratona para assistir todos os filmes desde o primeiro!

P.S.: Preciso terminar Harry Potter e as Relíquias da Morte. Estou um pouco mais da metade do livro e parei. Sim, parei porque não quero que acabe!
 
Só eu odeio os filmes?

A adaptação não é tão ruim assim. A merda é terem estragado todo o efeito com os primeiros que ficaram muito Walt Disney. Com o Prisioneiro achei que tinham acertado a mão, mas aí vieram dois blockbusters e uma imitação de Crepúsculo.

Parece que Relíquias pode ser tão bom quanto Prisioneiro, de modo que estou animado.
 
Como assim "tão bom quanto Prisioneiro"?

Eles estragaram a melhor parte do Prisioneiro: o final (a partir da não-morte de Bicuço)

Mas não posso negar que acertaram a mão no sétimo (parte 1), mesmo tendo ignorado a Capa de Invisibilidade...

Filmes 4, 5 e 6 eu não vi.
 
P.S.: Preciso terminar Harry Potter e as Relíquias da Morte. Estou um pouco mais da metade do livro e parei. Sim, parei porque não quero que acabe!

É a 2a pessoa que eu vejo com essa trava de terminar HP.

A outra leu às vésperas da estréia da 1a parte do filme. Foi um saco ficar segurando spoiler perto dela, com todo mundo na pilha comentar por ter acabado de ler o livro.
Aí quando ela leu ninguém nem deveria ter conversado com ela, mas minha família é um bando de viciado. Nem fizemos pôse de mal. A mãe dela até tentou incentivar, mas a língua coçou muito.

A adaptação não é tão ruim assim. A merda é terem estragado todo o efeito com os primeiros que ficaram muito Walt Disney. Com o Prisioneiro achei que tinham acertado a mão, mas aí vieram dois blockbusters e uma imitação de Crepúsculo.

Parece que Relíquias pode ser tão bom quanto Prisioneiro, de modo que estou animado.

Eu sempre saio de filme de HP empolgada. Tanto que, em toda estréia, eu jurei, e quebrei a jura todas as vezes, que só ia comentar quando a empolgação passasse, porque primeiro eu amo os filmes, depois eu revejo e vejo os defeitos.

De forma geral, para mim, A Pedra e A Câmera ficaram com um clima muito mais "fofinho" que os livros, e já aconteciam os primeiros errinhos de adaptação.

Prisioneiro tem o clima certo, o problema é que devia ser um pouco maior para ir um pouco mais devagar e explicar certas coisas melhor. Em especial, fazer um final descente e falar dos marotos. Eu até entendo não rolar a cena do piti do Snape.

O Cálice tem a mega desnecessária cena de vôo no dragão. Um dos livros que eu mais gosto, com uma adaptação boa e aí eles fazem isso. Eu sempre fico na dúvida se a JK amou a cena e por isso escreveu no Relíquias, ou se odiou o filme por colocarem essa cena antes. Aliás, o Harry matou o dragão no Cálice, o que é uma abominação como adaptação.
Vai ser interessante ver outro vôo de dragão, em contexto tão diferente e tão mais a cara dos livros.

A Ordem tem tanto erro que eu até perco a conta.

Quanto ao Príncipe eu só tenho um comentário: Incêndio na Toca e super Gina é o focinho do roteirista, para dizer pouco.
Eu gosto muito da Gina dos livros, acho babaca esse lance de amor adolescente se o único amor, mas mesmo assim é um personagem que começou engraçadinho e de depois mostrou força. A do filme eu detesto. Odeio que tentem me forçar a gostar de um personagem.

A primeira parte de As Relíquias é o melhor dos filmes até agora, na minha opinião. E tem a cena criada especialmente pra filme que eu mais gostei, que é a dancinha do Harry com a Hermione. É lento, mas a 1a parte do livro também é mais lenta. E tem umas alterações do momento que eles entram na casa da velha até a captura que eu não gostei. Mas para mim ainda é o melhor.
 
Fernanda disse:
Prisioneiro tem o clima certo, o problema é que devia ser um pouco maior para ir um pouco mais devagar e explicar certas coisas melhor. Em especial, fazer um final descente e falar dos marotos. Eu até entendo não rolar a cena do piti do Snape.
Essa parte do tempo sempre é um problema. Aconteceu isso com Senhor dos Anéis também, aonde tivemos muitas cenas tendo que ser retiradas justamente por esse fator. Por isso que fica muito difícil um filme ser 100% fiel ao livro. O ruim é quando o diretor procura cortar justamente algumas cenas ou algumas explicações que são importantes nos próximos filmes.

Fernanda disse:
A primeira parte de As Relíquias é o melhor dos filmes até agora, na minha opinião. E tem a cena criada especialmente pra filme que eu mais gostei, que é a dancinha do Harry com a Hermione. É lento, mas a 1a parte do livro também é mais lenta. E tem umas alterações do momento que eles entram na casa da velha até a captura que eu não gostei. Mas para mim ainda é o melhor.
Preciso assistir essa primeira parte. Sim, ainda não conferi. Não sei porque estou esperando eu terminar o livro para assistir, mas sendo que estou enrolando propositadamente o livro para terminar. Complicado, eu sei. :mrgreen:
 
Excelente análise da Fernanda. Foi isso mesmo, as adaptações foram muito fraquinhas no geral mas tendo a defendê-las porque sempre saio empolgado do cinema falando bem do filme, como se fosse um Retorno do Rei. Aí quando assisto de novo, engulo os defeitos, finjo que não existem e vou me torturando psicologicamente...

maldita ansiedade
 
Acredito que ficamos assim muito pela emoção de esperarmos um bom tempo para o filme ser lançado nos cinemas que acabamos nem reparando muito em uma primeira vista nos "erros" de adaptação que acontecem. E isso não ocorre apenas com Harry Potter.

E devo concordar com a maioria. Azkaban foi uma virada nos livros, deixando com um tom mais adulto, por essa razão meu voto vai para esse livro também.
 
Votei no Prisioneiro de Azkaban também.

Para mim, foi o melhor. Esse foi o filme que me cativou e fez com que eu lesse a série. Achei muito fiel ao livro, só faltou os marotos e a explicação do patronum do Harry ser um cervo, que é igual ao do seu pai, o "Pontas".

Esse livro também apresentou ao meu ver o melhor personagem da série, o metamorfo Sirius Black, com suas tatuagens de prisioneiro, seu olhar de louco atormentado, realmente o cachorro encarnado homem. Por um lado temido como um lobo mau, por outro, o melhor amigo que se pode ter, e Sírius é os dois!

Legal também o lance da viagem no tempo. Um tema batido, mas usado de maneira muito inteligente, acrescentou sabor à trama.

Tem também a primeira aparição de Lupin, o professor lobisomem, muito bacana e o combate do Lobisomem com o Sinistro.

Tudo nesse livro é muito bom, os dementadores, a revelação da identidade do rato de Rony, a relação de Snape com os pais de Harry. Essa história ficou MUITO boa.

Em segundo lugar, gostei muito de A Ordem da Fênix, Dumbledore me surpreendeu, mas o que eu gostei mais foi o clima de ditadura imposta pela nova diretora. Muito legal. Levou a série a mais um passo de maturidade e clima sombrio. Ah! Os centauros e a relação deles com as estrelas foi muito legal. Legal compará-los com a professora Sibila, que é uma vidente de chás e borras de café.

Quanto aos filmes... graças a deus que a gente nã perceba as falhas logo de cara. Eu não assisto filmes para procurar as falhas, quero me divertir com a história, entretenimento é o objetivo. Depois, numa segunda ou terceira vezqu eu assistir o filme posso ficar mais atento para isso. Mas esse, nem de longe é meu foco e se eu não perceber falha nenhuma é ainda melhor. Eu quero me divertir com a história e esses magníficos personagens.
 
A Ordem tem tanto erro que eu até perco a conta.

Quanto ao Príncipe eu só tenho um comentário: Incêndio na Toca e super Gina é o focinho do roteirista, para dizer pouco.
Eu gosto muito da Gina dos livros, acho babaca esse lance de amor adolescente se o único amor, mas mesmo assim é um personagem que começou engraçadinho e de depois mostrou força. A do filme eu detesto. Odeio que tentem me forçar a gostar de um personagem.
No último filme tentaram transformar a Gina em um arremedo de Periguete.
 
Quanto aos filmes... graças a deus que a gente nã perceba as falhas logo de cara. Eu não assisto filmes para procurar as falhas, quero me divertir com a história, entretenimento é o objetivo. Depois, numa segunda ou terceira vezqu eu assistir o filme posso ficar mais atento para isso. Mas esse, nem de longe é meu foco e se eu não perceber falha nenhuma é ainda melhor. Eu quero me divertir com a história e esses magníficos personagens.
É bem isso. Deixemos para discutir os erros dos filmes depois, com mais calma e análise. O importante é ir curtí-los no cinema e se divertir junto.

Eu sinceramente não gosto quando alguém fica ao seu lado falando "mas no livro essa parte é diferente" ou coisas do tipo.

Ok. Esse final de semana vou pegar para ler mais um pouco, mas estou com medo de finalizar o livro e sentir aquele gostinho de acabou.
 
O meu livro favorito da série é o prisioneiro de azkaban.

Como ja falaram ai, é o livro no qual as coisas começam a ficar mais adultas. Mas ñ é só isso. Na minha opinião é o livro com o melhor final. Num momento, Harry se encontra com Sirius, e vc pensa "ha, ele vai matar ele na maior cagada como ele fez com o Quirell", quando repentinamente é mostrado q Sirius é do bem e q o vilão é o Perebas:mrgreen:. E pra coroar temos a viagem com o vira-tempo.

Logo em seguida pra mim vem As Reliquias da Morte. É genial o livro. Ferra com a imagem de Dumby bonzinho e mostra ele como um quase estrategista frio manipulando sem escrupulos o Harry. Mas ñ gostei tanto por q Voldemort foi derrotado totalmente na sorte. O cara era mto azarado, pqp. Outro problema foi Harry ter achado todas as horcruxes em um ano. Ai é apelação.

No geral é uma otima serie, mas eu tenho algumas reclamações. Uma das principais é quanto a personalidade de Voldemort. Os primeiros livros dão uma visão mistica e misteriosa dele, mas no final ele se mostra tipicamente cliche: malvado até a alma, um rebelde quase sem razão, q da risadas do mal e q é um tanto covarde. No final, nem tão poderoso ele era.

Outra coisa q eu ñ gostei nos livros foi a falta de explicações sobre os duendes, centauros, etc (to mal acostumado com Tolkien, onde tudo ta explicadinho:obiggraz:). Não há nenhuma explicação sobre o surgimento deles. Cheguei a pensar enquanto lia que, pela existencia dos centauros, podia haver até deuses gregos. Lol, foi uma viagem total.
 
Última edição:
Outra coisa q eu ñ gostei nos livros foi a falta de explicações sobre os duendes, centauros, etc (to mal acostumado com Tolkien, onde tudo ta explicadinho:obiggraz:). Não há nenhuma explicação sobre o surgimento deles. Cheguei a pensar enquanto lia que, pela existencia dos centauros, podia haver até deuses gregos. Lol, foi uma viagem total.

Nesse ponto eu não concordo. Não acho que lendas e mitos milenares precisam ser explicados. A obra do professor é uma exceção pois ele quis contar a origem das lendas e tal, como já discutido em um tópico a parte.
 
Eu não gosto de coisas explicadinhas em excesso.

As origens de centauros e duendes não são explicadas, mas a JK não estava narrando o surgimento de um mundo, apenas um momento deles. Ela também não narra o surgimento de humanos, rsrsrsrsrs

O meu livro favorito da série é o prisioneiro de azkaban.

Como ja falaram ai, é o livro no qual as coisas começam a ficar mais adultas. Mas ñ é só isso. Na minha opinião é o livro com o melhor final. Num momento, Harry se encontra com Sirius, e vc pensa "ha, ele vai matar ele na maior cagada como ele fez com o Quirell", quando repentinamente é mostrado q Sirius é do bem e q o vilão é o Perebas:mrgreen:. E pra coroar temos a viagem com o vira-tempo.

Sim :yep:

É o livro com o final mais surpeendente. Essa é também uma das razões pelas quais eu gosto desse livro.
 
Votei no Prisioneiro de Azkaban também.

Para mim, foi o melhor. Esse foi o filme que me cativou e fez com que eu lesse a série. Achei muito fiel ao livro, só faltou os marotos e a explicação do patronum do Harry ser um cervo, que é igual ao do seu pai, o "Pontas".

Esse livro também apresentou ao meu ver o melhor personagem da série, o metamorfo Sirius Black, com suas tatuagens de prisioneiro, seu olhar de louco atormentado, realmente o cachorro encarnado homem. Por um lado temido como um lobo mau, por outro, o melhor amigo que se pode ter, e Sírius é os dois!

Legal também o lance da viagem no tempo. Um tema batido, mas usado de maneira muito inteligente, acrescentou sabor à trama.

Tem também a primeira aparição de Lupin, o professor lobisomem, muito bacana e o combate do Lobisomem com o Sinistro.

Tudo nesse livro é muito bom, os dementadores, a revelação da identidade do rato de Rony, a relação de Snape com os pais de Harry. Essa história ficou MUITO boa.

Em segundo lugar, gostei muito de A Ordem da Fênix, Dumbledore me surpreendeu, mas o que eu gostei mais foi o clima de ditadura imposta pela nova diretora. Muito legal. Levou a série a mais um passo de maturidade e clima sombrio. Ah! Os centauros e a relação deles com as estrelas foi muito legal. Legal compará-los com a professora Sibila, que é uma vidente de chás e borras de café.

Eu não teria dito melhor. (Teria, mas estou fingindo humildade! :mrgreen: Brinks, Gerbur.)

Ainda não votei. Mas meus livros preferidos são O Prisioneiro de Azkaban e A Ordem da Fênix.

No Prisioneiro de Azkaban eu adoro todo aquele clima de "o padrinho malvado do Harry"; a inserção da professora de adivinhação, Sibila Trelawney- que era uma comédia, mas que acertou umas profecias na vida, o suficiente para que fosse "protegida" por Dumbledore e mantida em Hogwarts (mas é claro, essas revelações não estão todas nesse livro) - na história.

E a importância dela é inegável para a saga. Nesse mesmo livro, P A, ela faz a profecia de que o servo e o mestre se reuniriam, no Cálice de Fogo ela alerta sobre os "tempos difíceis" e no Enigma do Príncipe, ela prevê, de certo modo, através das cartas do baralho, a morte do Dumbledore.

Adoro, também, a referência aos pais de Harry e seus amigos, enquanto estudantes de Hogwarts, a união entre eles, a idéia de que um bruxo ter sido da Grifinória não quer dizer que ele seja "bom" (falta de uma expressão melhor), assim como ser de uma família tradicionalmente sonserina não quer dizer que você tenha de ser dessa casa. Para mim, esse livro confirma (e muito) a história do "não são nossas virtudes que definem quem somos, mas são as nossas escolhas", desse modo, eliminando um pouco daqueles estereótipos ridículos acerca das casas.

E tem todo o lance das viagens no tempo, que eu adoro, também. Etc.

E quanto ao quinto livro, o que irrita muitas pessoas é o que eu mais adoro, a insuportabilidade do Harry!

Esse livro já "me prendeu" no início, quando o Harry enfrenta os dementadores (que são criaturas um tanto quanto interessantes).

Os flasbacks são maravilhosos. A proposta da Ordem da Fênix é interessante; a organização dos alunos perante a ameaça (criação da AD), mostra um certo amadurecimento das personagens; a batalha no ministério... sem comentários, é maravilhosa.


A morte do Sirius ... ela produziu o efeito desejado pela J.K (que EU suponho que ela tenha desejado, ok? Era para ser assim: Hey, estamos ganhando! Oh! não. Sirius morreu. Ponto.) em mim, me deixou muito indignada e é por isso que eu a acho perfeita, embora não tenha ficado clara (isso é melhor ainda).

Enfim, A Ordem é o livro responsável pela oscilação entre momentos muito divertidos (a fuga dos gêmeos foi impagável), e muito tensos, irritantes (parabéns, JK, Umbridge atingiu um nível homérico de capacidade de irritar). Etc.

Voltando ao Sirius Black, ele é minha personagem preferida.

Eu não acho o Sirius apenas bonito (segundo alguns amigos, eu tenho um gosto BIZARRO :lol: ). Eu acho ele O CARA! Apaixonei-me por ele desde a primeira vez em que seu nome foi citado, por Hagrid, na página 18 de A Pedra Filosofal:

- Pedi emprestada Prof. Dumbledore - respondeu o gigante, desmontando cuidadosamente da moto ao falar. - O jovem Sirius me emprestou. Trouxe ele, professor.

O que eu mais gosto no Sirius, fisicamente, são os cabelos longos. Mas a minha paixão maior pelo Sirius se deve à personalidade. Adoro aquele jeito impulsivo, os momentos de irracionalidade, a imprudência, os momentos de "eterno adolescente", o espírito Grifinório (vocês deveriam me deixar ser grifinória. :tsc:), a lealdade...

O Sirius é imperfeitamente perfeito. É isso que faz dele a minha personagem preferida.

Depois do Sirius, vem Harry e o James (tá, pela ordem de nascimento, o James e depois o Harry :roll: E esse 'depois' deu um tom tão ambíguo para o trio citado. E o fato de eles serem três... só piora a situação. :lol: ).

Primeiramente, acho interessante a relação de espelhamento que há entre o James e o Harry: ambos têm talento para confusões, para o Quadribol, entre outros. Mas o que eu acho mais interessante é a questão das escolhas, porque, caso contrário, ficaria uma idéia de 'determinismo genético'. Bem, o James foi definido (pela escritora doida) como um "menino mau que ria do Snape" - não que eu não gostasse das implicâncias dele. Na verdade, EU ADORO o James porque ele era um implicante de primeira. - Mas o Harry, pelo contrário, não adotou a mesma atitude do pai (não no que tange ao ódio pelo Sev - tadinho, tão incompreendido! Eu gosto do Sev, caramba!), etc.


Bem, eu sempre fui uma fã confessa do Harry. Adoro o fato de ele estar entre 'dois mundos': ser um dos bruxos mais famosos no mundo mágico, (seu NOME ser uma lenda nesse mundo) e viver em total anonimato no mundo dos trouxas, ser, ao mesmo tempo, o "rei e o súdito". Adoro o fato de ele ser um tapado (ah! os homens são tapados! Sem ofensas, rapazes, claro. XD), adoro a insuportabilidade dele no quinto livro.

Sério, eu tive momentos de êxtase lendo o quinto livro e vendo o quanto ele estava chato (pô, senti orgulho do guri!), confuso, injusto com os amigos, (não, eu não acho isso lindo ou algo do gênero, mas, pô, ELE É SER HUMANO. Somos injustos, sim. Ele é o bruxo que pode salvar o mundo? [no mundinho da JK, sim!] Sim, mas ele também faz escolhas erradas, julga as pessoas, etc.), puto com o Dumbledore (ah! eu também ficaria.), etc.

Enfim, a dualidade que envolve o Harry, como já citei acima, é o que ele tem de mais intrigante. Os próprios fãs da saga confirmam isso. Por um lado ele é um dos nomes mais respeitados no mundo bruxo, por outro, ele e esculachado, no mundo dos trouxas. Ele é o cerne da história, a personagem-fio-condutor da saga, e que tem o 'maior destaque' nas obras, (teoricamente, é o mais importante), entretanto, no mundo real, para as pessoas não-fictícias, que lêem a obra, ele não passa de um garotinho chato irritante, que fica em segundo plano, e é uma personagem da qual muitos fãs da saga não gostam. Isso é fantástico.
 
Melian disse:
Adoro, também, a referência aos pais de Harry e seus amigos, enquanto estudantes de Hogwarts, a união entre eles, a idéia de que um bruxo ter sido da Grifinória não quer dizer que ele seja "bom" (falta de uma expressão melhor), assim como ser de uma família tradicionalmente sonserina não quer dizer que você tenha de ser dessa casa. Para mim, esse livro confirma (e muito) a história do "não são nossas virtudes que definem quem somos, mas são as nossas escolhas", desse modo, eliminando um pouco daqueles estereótipos ridículos acerca das casas.
Isso é uma grande verdade. Nos dois primeiros livros dá muito a impressão de Grifinória do bem e Sonserina do mal. Ainda mais com um Harry bonzinho e um Malfoy tentando sabotá-lo. Nesse livro ela consegue desmentir bem esse fato, ainda mais quando nos mostram um Sirius Black na Grifinória. Aquele ar de certinho na casa acaba que caindo.

Melian disse:
E tem todo o lance das viagens no tempo, que eu adoro, também. Etc.
Sem contar o fator surpresa. A vontade de saber como tudo aquilo aconteceu e nada se encaixando, até Hermione contar sobre suas viagens! E a parte em que Harry pensa que seu pai quem o salvou, mas sendo na verdade seu primeiro Patrono sendo conjurado!

Melian disse:
Enfim, A Ordem é o livro responsável pela oscilação entre momentos muito divertidos (a fuga dos gêmeos foi impagável), e muito tensos, irritantes (parabéns, JK, Umbridge atingiu um nível homérico de capacidade de irritar). Etc.
Nem me fale! Ela irrita muito! Eu não via a hora de algum aluno desafiá-la ou aprontar algo com ela. Os castigos e o monte de regras dela, as vezes, fazem parecer o trabalho não tão ruim. Mas só as vezes. =P

Melian disse:
O que eu mais gosto no Sirius, fisicamente, são os cabelos longos. Mas a minha paixão maior pelo Sirius se deve à personalidade. Adoro aquele jeito impulsivo, os momentos de irracionalidade, a imprudência, os momentos de "eterno adolescente", o espírito Grifinório (vocês deveriam me deixar ser grifinória.), a lealdade...
Vamos criar um tópico com uma enquete de qual casa você gostaria de ser. Esses comentários sobre as casas estão bem frequentes aqui no tópicos ligados a Harry Potter. :mrgreen:
 
Turgon disse:
Vamos criar um tópico com uma enquete de qual casa você gostaria de ser.

Não. Já temos tópicos suficientes sobre Harry Potter. E não vejo o menor problema em discutirmos sobre as casas neste tópico, já que os comentários sobre a casa preferida de cada um estão, geralmente, bem contextualizados.

Turgon disse:
Esses comentários sobre as casas estão bem frequentes aqui no tópicos ligados a Harry Potter.

As casas sobre as quais estamos falando são ligadas aos livros da Stephanie Meyer, né?
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo