• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo de Estudo de Finlandês

Respondendo à pergunta da Anne quanto a matéria da Aula:

Nas línguas germânicca, algumas latinas, e algumas anglo-saxãs, como o Alemão, o Francês e o Inglês têm esse fonograma do AE, que no caso do alemão, segundo o Wikipedia, esse fonograma é subtituído pelo "a" tremado.
O que eu quis dizer com isso é que no finlandês, a trema que vem nessa letra "ä" não é simplesmente um acessório e não substitui nenhum som. Na realidade, ele existe apenas para diferenciar algumas palavras de outras, pois no finlandês existem muitas palavras parecidas, e o som é praticamente o mesmo. (uma ligeira diferença que eu notei foi que o "ä" é mais acentuado, como se pronunciasse "á", enquanto o "a" comum pronuncia-se mais fechadamente) Você pode conferir nesse vídeo aqui que uma nativa finlandesa, suponho, fez para ajudar algumas pessoas que querem aprender finlandês, e logo no começo, ela soletra algumas palavras do "jeito finlandês":
http://www.youtube.com/watch?v=6sKwTUJ6A2Y

-------

Gente, quanto às MP's, é o seguinte: estarei enviando para todas as pessoas que pediram, mas só agora, neste exato momento. A partir da próxima lição, eu só estarei mandando MP's com as "aulas" para quem postar aqui no tópico e fizer perguntas, participar etc. Vou inclusive mostrar um aviso nas MP's e editar o primeiro post, ok? Espero que todos estejam gostando :mrgreen:
Nesse site daqui http://www.cs.tut.fi/~jkorpela/finnish.pronunciation.html ele diz que:

"Ä= (A with two dots above it) is roughly like A in HAT".
E isso é bem parecido com alemão. No alemão, ä é lido como [ɛ]. Que é o mesmo som de "pé" [pɛ].

E estou interessado no tópico. Não é sempre que eu vou poder estar postando, mas pretendo estar sempre acompanhando, portanto, se puder me mandar uma MP quando atualizar eu ficaria agradecido.

Vikingaälva

Samson came to my bed
Nesse site daqui http://www.cs.tut.fi/~jkorpela/finnish.pronunciation.html ele diz que:

"Ä= (A with two dots above it) is roughly like A in HAT".
E isso é bem parecido com alemão. No alemão, ä é lido como [ɛ]. Que é o mesmo som de "pé" [pɛ].

E estou interessado no tópico. Não é sempre que eu vou poder estar postando, mas pretendo estar sempre acompanhando, portanto, se puder me mandar uma MP quando atualizar eu ficaria agradecido.
Interessante, já vi esse site, e o uso para estudar os casos gramaticais, mas confesso que não o usei para escrever sobre a pronúnciação, e sim Wikipedia. Mas há várias maneiras de se pronunciar esse "a". O interessante seria assistir a videos no Youtube.

S

Satyr

Visitante
Olá, Viking (posso te chamar assim?)!

Também estou interessado. Acho o finlandês uma língua maravilhosa. Posso participar, né?

Caso você tenha mandado MPs aos interessados com conteúdos e/ou exercícios, poderia mandá-las para mim também?

Abraços. :abraco:

Ishtar Lillith

Usuário
Olá!
Achei mto interessante a iniciativa,
sempre tive muita vontade de aprender finlandes
mas nao posso sempre estar vindo aki
sera q pode mandar por MP pra mim tb? =)

Vikingaälva

Samson came to my bed
Desculpem-me pela demora em postar esta lição, eu estava envolvida em assuntos curriculares e estava um pouco sem tempo, mas agora com as férias se aproximando estarei de agora em diante muito menos ocupada e com mais tempo para postar as aulas.

Finlandês - Aula I - Lição II
Pronomes Possessivos.

Para que se entenda melhor os pronomes possessivos, introduzirei uma parte da teoria sobre pronomes em geral, do caso Reto e Oblíquo.

O sujeito nunca mudará na sentença, ou seja, no caso Reto (ou Nominatiivi), a palavra sempre será a mesma.

Pronomes do caso reto:

Eu - minä
Tú - sinä
Ele/ Ela - hän *
Nós - me
vós - te
Eles/ Elas - he *

* Não, não existe nenhum outro pronome para diferenciar "Ele" do "Ela", pelo menos não que eu conheça.

O objeto, em substantivos, apenas costuma adicionar um "a" a mais para a palavra, mas como pronome, as coisas mudam um pouco.

Pronomes do caso Oblíquo:
Eu - minua
Tú - sinua
Ele/Ela - hän
Nós - meitä
Vós - teitä
Eles/Elas - heitä

Existe ainda um outro pronome, que é quase a mesma coisa que o "it" da língua Inglesa. Não consigo achar um equivalente correto para ele, e como ainda não estudei muita coisa sobre esse pronome em particular, deixarei para mais tarde, ou para que um de vocês, se souberem, postem a respeito, minhas sinceras desculpas. Porém, em caso de curiosidade, aqui está ele:

"it" - se (sujeito)
"it" - sitä (objeto)

Com os pronomes do caso Reto e Oblíquo introduzidos, espero que possam entender melhor os pronomes pessoais. Segue-se...

No Finlandês, os pronomes possesssivos são os seguintes:

Minun (meu), sinun (seu), hänen (dele, dela), Meidän (nosso), Teidän (vosso), Heidän (deles/delas).

Ao responder algumas perguntas na lição passada, eu havia mencionado que pode-se entender o contexto da frase sem usa os pronomes possessivos, pois usa-se muito os "sufixos possessivos", identificando-os no final da palavra a que o pronome se refere. Porém, esses "finais de palavra" podem mudar de acordo com o caso em que a palavra se encontra, e se ela está ou não no plural.

Exemplo: Minun kuvani* (Caso Genitivo, singular) Minun kuvieni* (caso Genitivo, plural).

*Kuvi: pintura, imagem.

Tenho de estudar mais aprofundadamente, e espero continuar com Pronomes pessoais na próxima Lição.

Indicações

Prometi para algumas pessoas em indicar alguns sites que uso de vez em quando, e aqui estão dois deles, que considero muito bons:

-* Para estudar os casos gramaticais:
http://www.cs.tut.fi/~jkorpela/finnish-cases.html

-* Dicionário muito bom:
http://www.ilmainensanakirja.fi/

Ambos estão em inglês, pois como já foi dito, é um pouco difícil achar coisas em finlandês directamente para o finlandês. No dicionário, se você quiser a tradução do finlandês para o inglês, basta apenas colocar nas opções de tradução Suomi-Englanti, e ao contrário, se você quiser do inglês para o português.

Bibliografia
Aula baseada particamente em meus conhecimentos, porém, alguns exemplos foram tirados do Forum Oficial do Nightwish. O texto foi escrito por mim.

Bom, vou esperar um pouco e mandarei essa Lição por MP. Lembrando que a partir desta lição você só receberá as aulas por MP se participar do tópico.

Aos que gostaram, muito obrigada.
Aos que não gostaram, Alt+F4 (críticas são bem-vindas, desde que sejam feitas com respeito).

E lembrem-se que todos fazem parte do tópico e podem postar aulas se quiserem, ou dividir conhecimento. :yep:

De fato, o latim é uma língua declinativa, completamente amparada nas desinências e declinações, como costumam dizer. Ao que estou observando do finlandês por meio deste ótimo tópico, ele tem algumas características semelhantes as regras latinas, não? Muito curioso.

Jinei

Usuário
"Exemplo: Minun kuvani* (Caso Genitivo, singular) Minun kuvieni* (caso Genitivo, plural).

*Kuvi: pintura, imagem."

Em este caso o plural tambem é Minun kuvani.

Kuva: pintura, imagem.

formalhaut13

Usuário
Bom, devido a alguns acontecimentos anteriores, mudei a parte de estudos de Finlandês para um tópico específico. Bom, eu queria pedir a atenção das pessoas interessadas às seguintes informações (para os desinteressados, Ctrl+Del é a serventia da casa, como diz o Istimo):

-* As informações serão postadas inicialmente por mim, mas sinta-se livre quem souber alguma coisa a respeito da língua, sobre a cultura Finlandesa ou sobre outros aspectos gerais sobre a Finlandia para postá-las e debate-las.

-* Eu não falo fluente, mas estudo há algum tempo. Não sou professora, e eu não gostaria que as pessoas levassem isso como uma aula. O objetivo é ser um passatempo, um anexo à sua inteligência e ao seu conhecimento; não é preciso levar tããão a sério.

-* TODAS as "aulas" serão escritas por mim, e sempre que puder, indicarei alguns endereços bons que me ajudaram a entender a língua; quase nada será feito por Ctrl+C/Ctrl+V, e ser for feito, conterá as fontes de pesquisa.

Para começar, vou reescrever as aulas que eu havia postado no tópico de Filologia, deixando-as com mais conteúdo e mais bem explicadas, e farei um melhor planejamento. Depois de postar estas duas, poderemos seguir em frente com novo conteúdo.

Peço que os interessados deixem seus nomes aqui no tópico, e digam se querem receber as aulas via MP. Depois que algumas pessoas aparecerem, postarei a primeira aula.
Olá, sou nova por aqui e tento aprender um pouco desse idioma maravilhoso que é o Finlandês!
Vi as primeiras postagens , ainda não pude ver o conteúdo inteiro!

Parabéns pelas postagens

Eów Dernhelm

Amigável mesmo sendo um...
Oi eu tenho interesse ^^ Se der pra me aceitar!

Se desse para mandar por MP eu ficaria grata se não der tbm não tem problemas =D

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
Ih cara, nem sei se tu viu, mas a última postagem considerável do tópico foi há quase dois anos... :tsc:

Indily

Balrog de Pantufas Fofas
Usuário Premium
Ih cara, nem sei se tu viu, mas a última postagem considerável do tópico foi há quase dois anos... :tsc:
Gente por favor, olhem o post do Kainof... rss
Vou negritar!

:sacou: XD

Infelizmente, embora eu tbém tivesse afim, non tem mais "Suomi" por aqui!!! :roll:

Valinor 2020

Total arrecadado
R$130,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: