1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Grupo de Estudo de Finlandês

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Vikingaälva, 18 Jun 2007.

  1. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Bom, devido a alguns acontecimentos anteriores, mudei a parte de estudos de Finlandês para um tópico específico. Bom, eu queria pedir a atenção das pessoas interessadas às seguintes informações (para os desinteressados, Ctrl+Del é a serventia da casa, como diz o Istimo):

    -* As informações serão postadas inicialmente por mim, mas sinta-se livre quem souber alguma coisa a respeito da língua, sobre a cultura Finlandesa ou sobre outros aspectos gerais sobre a Finlandia para postá-las e debate-las.

    -* Eu não falo fluente, mas estudo há algum tempo. Não sou professora, e eu não gostaria que as pessoas levassem isso como uma aula. O objetivo é ser um passatempo, um anexo à sua inteligência e ao seu conhecimento; não é preciso levar tããão a sério.

    -* TODAS as "aulas" serão escritas por mim, e sempre que puder, indicarei alguns endereços bons que me ajudaram a entender a língua; quase nada será feito por Ctrl+C/Ctrl+V, e ser for feito, conterá as fontes de pesquisa.

    Para começar, vou reescrever as aulas que eu havia postado no tópico de Filologia, deixando-as com mais conteúdo e mais bem explicadas, e farei um melhor planejamento. Depois de postar estas duas, poderemos seguir em frente com novo conteúdo.

    Peço que os interessados deixem seus nomes aqui no tópico, e digam se querem receber as aulas via MP. Depois que algumas pessoas aparecerem, postarei a primeira aula.
     
  2. Carol

    Carol Visitante

    Finlandês é legal! :joinha:

    Mas já estou matriculada [:dente:] no 'curso' de francês... sempre que possível eu apareço por aqui XD
     
  3. Uncle

    Uncle Sou cool

    Eu quero aprender Finlandês! :joy:

    Pode ser aqui ou por MP, tanto faz.
     
  4. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu também quero. =)
     
  5. Dimitra Wormwood

    Dimitra Wormwood Usuário

    acho interessantíssimo, mas já faço italiano e o Lobo Nobre vai lecionar latim (que é minha prioridade no instante)
    mas eu poderia me matricular daqui um tempo?
     
  6. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Eu topo!
    Pode mandar...
    já estudei por um tempo, verbo Ola, coisas beeem básicas... mas já esqueci tudo, praticamente....
    mas atenção, não se desesperem quando as declinações aparecerem XD
     
  7. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Cá estou eu querida :D
    Da França direto pra Finlandia hahahahah :lol:
     
  8. Déor

    Déor Usuário

    a tenho interesse mas vai ter provas? :p
     
  9. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Respondendo à algumas perguntas, e logo em sgeuida serão postadas a primeira aula e sua primeira lição.

    Se quiser você pode me pedir para mandar por MP, e aí você lê quando puder. :mrgreen:

    Na verdade, não precisa se matricular não... Não gostaria que as pessoas levassem isso como uma obrigação devida, mas tudo bem. Se quiser é só me pedir por MP as "aulas" e daqui a um tempo você lê...

    Não não... Não não... Não não... Não não... NÃO NÃO. :lol:

    Poxa, ninguém leu o primeiro post não? :blah:
     
  10. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Finlandês - Aula I



    Introdução


    -* O finlandês é uma língua com palavras grandes e repetitivas. É muito difícil achar um dicionário (principalmente on line) do finlandês diretamente para o português, então, eu recomendaria o finlandês para quem já soubesse mais ou menos inglês, ou em segundo caso, o alemão;

    -* A forma que eu usei para aprender o que eu sei é estudando quase todos os dias, começando por traduções de pequenas palavras e de conjunções. As palvras podem mudar quase totalmente dependendo de seu lugar na frase. Ah, lembrando que também é legal ver as traduções de letras de música em finlandês para o inglês/português. Uma banda que eu recomendo muito é o próprio Nightwish, não só pelo som mas porque é mais fácil achar as letras direto traduzidas para o finlandês, e o Stratovarius também, porque também é fácil de achar algumas letras em finlandês;

    -* Eu conheço 14 casos gramaticais (nominatiivi, genetiivi, esiivi, partitiivi, translatiivi, inessiivi, elatiivi, illatiivi, abessiivi, komitatiivi, instruktiivi). Infelizmente ainda não terminei de estudar todos, mas pretendo iniciar alguns deles aqui enquanto for estudando os outros;

    -* A questão de pronomes pessoais é um tanto simples na teoria. É muito raro usá-los, mas eles existem. Exemplo: Minun (meu), sinun (seu) etc. Mas quando não apresentar nada antes do substantivo, o pronome ligará-se com ele. (essa é uma das razões por algumas palavras serem tão longas, estudaremos isso adiante);

    -* Eis aqui um pouco de contexto histórico: quero citar o nome de Michael Agricola, que foi uma espécie de "inventor" da língua finlandesa (segundo alguns dados, ele teria estabelecido as regras gramaticais) e também traduziu a bíblia para o finlandês.

    -* O Finlandês faz parte da família linguística das "Línguas Urálicas", que também inclui a língua Húngara e o idioma Sami (ou Saami), sendo o último falado por pessoas que vivem no norte da Finlânida, chamados pelo mesmo nome. Você pode conferir as outras línguas que compõe a família linguística do Finlandês aqui: (em ingles)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    -------------------------------------------------------

    Então, esta é a introdução da primeira aula, mandarei agora para quem deixou seu nome aqui no tópico e aos antigos interessados. O conteúdo foi escrito por mim, a partir de meus conhecimentos e qualquer fonte que precisava já foi dita ao longo do texto. Espero que tenham gostado, e lembrem-se que isto aqui NÃO É uma aula, apenas uma troca de conhecimento.

    E se quiser utilizar este texto, peço que por favor, dê-me os créditos, apesar de desacreditar no fato de que alguém queira utilizar isso aqui.
     
    Última edição: 18 Jun 2007
  11. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Lição I - Sobre o Alfabeto Finlandês.

    - Nesta primeira lição, introduzirei o alfabeto finlandês e algumas curiosidades sobre o mesmo.

    Então, eis aqui o alfabeto Finlandês:

    A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z, Å, Ä, Ö.

    Fatos e Curiosidades (lembrando que foi Michael Agricola quem estabeleceu as regras gramaticais finlandesas):

    -* A letra "Å" é pura influência do alfabeto Sueco. Na Finlandia, há uma pequena porcentagem d epessoas que têm o Sueco como sua língua-mãe, portanto, esta letra foi apenas introduzida para a utilização de escrever nomes Suecos, e nada mais;


    -* Nas línguas germânicas, as letras Ä e Ö são relacionadas com os fonogramas AE E OE respectivamente, mas o Finlandês não têm nada relacionado com as línguas germânicas, portanto, o som da pronunciação dessas letras é parecidíssimas com as letras A e O "normais". E confunde-se constantemente que as "tremas" de ambas as letras são apenas anexos para as letras O e A, mas isso não é verdade;


    -* Deve-se tomar cuidado com quando usar as letras tremadas ou não, pois se não, pode mudar o sentido completo da palavra. Exemplo tirado do Wikipedia.org: "Saari" (ilha) e "Sääri" (perna).


    -* Não apenas o "Å" que foi introduzido como uma letra "estrangeira", mas as letras B, F, G e D também foram e são usadas para representar alguns sons em palavras de outras línguas, etc. "Š" e "Ž" também têm sido adotadas, porém, não foram incluídas no Alfabeto Finlandês.

    Respondendo à perguntas:


    Nas línguas germânicca, algumas latinas, e algumas anglo-saxãs, como o Alemão, o Francês e o Inglês têm esse fonograma do AE, que no caso do alemão, segundo o Wikipedia, esse fonograma é subtituído pelo "a" tremado.

    O que eu quis dizer com isso é que no finlandês, a trema que vem nessa letra "ä" não é simplesmente um acessório e não substitui nenhum som. Na realidade, ele existe apenas para diferenciar algumas palavras de outras, pois no finlandês existem muitas palavras parecidas, e o som é praticamente o mesmo do "a" comum. (uma ligeira diferença que eu notei foi que o "ä" é mais acentuado, como se pronunciasse "á", enquanto o "a" comum pronuncia-se mais fechadamente) Você pode conferir nesse vídeo aqui que uma nativa finlandesa, suponho, fez para ajudar algumas pessoas que querem aprender finlandês, e logo no começo, ela soletra algumas palavras do "jeito finlandês":


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    De acordo com o que minha correspondente vem me dizendo há um tempo, e também de acordo com alguns textos que eu li (onde quase não se via pronomes "soltos"), sim, não se usa muito os pronomes independentes, e sim passa a anexá-los às palavras.

    Exemplos que conheço:

    A frase "Minun nimeni on (...)" pode ser traduzida para "Meu nome é (...)", porém, observe os seguintes dados:
    Minun = meu
    nimi = nome

    Então, agora eu te pergunto, se a palavra para "nome" é "nimi", por que na frase está escrito "nimeni"? Simples: independente do uso do pronome "solto", como você está querendo indicar possessão para a 1ª pessoa, você tem de colocar no fim da palavra as seguintes letras "-meni" (elas podem se ajustar conforme a palavra). Logo, se você tem essas letras no final da palavra (que serve já como um pronome de possessão), pode-se compreender a frase sem o "minun", portanto, é mais comum usar a frase como "Nimeni on Luciano Martins", por exemplo. Outro bom exemplo que vi em uma letra de música é o seguinte "Sydämeni". (nota: Sydän = coração) Então, "Sydämeni" = Meu coração.

    Interessante, já vi esse site, e o uso para estudar os casos gramaticais, mas confesso que não o usei para escrever sobre a pronúnciação, e sim Wikipedia. Mas há várias maneiras de se pronunciar esse "a". O interessante seria assistir a videos no Youtube.



    ----

    Texto feito por mim a partir de meus conhecimentos, porém, algumas informações a respeito do Alfabeto - a utilização da letra "Å" e das outras letras tchecas - foram tiradas do Wikipedia.
     
    Última edição: 21 Jun 2007
  12. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Eu quero fazer parte!!

    Viking... mandar MP para kda um não vai te estorvar muito? não é mais facil escrever aki e depois nós lemos? ou debatermos sobre a lingua? (só não sei como quem não conhece debate:mrgreen: )... estou falando de mim mesmo:lol: .

    Qualquer coisa que precisar é só pedir ajuda:yep: . não entendo nada das lionguas, mas quero aprende-las... e não quero ficar atrapalhando e consimindo o tempo dos outros. por isto qualquer coisa eu estou aqui:D .

    Se quiser pde me mandar MP sobre o filandês!! eu gostaria muito, se não for te atrapalhar.
     
  13. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Muito boa a aula Viki!
    Tô só pensando aqui como se pronuncia direito...
    Você mencionou o 'ae', no frances tambem tem isso...
    esse 'ae' vai ser lido como 'a'?
     
  14. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Eu também gostaria de receber suas MPs de finlandês, Vikingaälva!:joinha:
     
  15. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Muito legal, estou aprendendo muito. =)
     
  16. Luciano Martins

    Luciano Martins Usuário

    Eu também estou interessado em participar. Pode mandar através de MP pra mim, tudo bem?
     
  17. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    bem, me enviem as MPs também....
     
  18. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Respondendo à pergunta da Anne quanto a matéria da Aula:

    Nas línguas germânicca, algumas latinas, e algumas anglo-saxãs, como o Alemão, o Francês e o Inglês têm esse fonograma do AE, que no caso do alemão, segundo o Wikipedia, esse fonograma é subtituído pelo "a" tremado.
    O que eu quis dizer com isso é que no finlandês, a trema que vem nessa letra "ä" não é simplesmente um acessório e não substitui nenhum som. Na realidade, ele existe apenas para diferenciar algumas palavras de outras, pois no finlandês existem muitas palavras parecidas, e o som é praticamente o mesmo. (uma ligeira diferença que eu notei foi que o "ä" é mais acentuado, como se pronunciasse "á", enquanto o "a" comum pronuncia-se mais fechadamente) Você pode conferir nesse vídeo aqui que uma nativa finlandesa, suponho, fez para ajudar algumas pessoas que querem aprender finlandês, e logo no começo, ela soletra algumas palavras do "jeito finlandês":
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    -------


    Gente, quanto às MP's, é o seguinte: estarei enviando para todas as pessoas que pediram, mas só agora, neste exato momento. A partir da próxima lição, eu só estarei mandando MP's com as "aulas" para quem postar aqui no tópico e fizer perguntas, participar etc. Vou inclusive mostrar um aviso nas MP's e editar o primeiro post, ok? Espero que todos estejam gostando :mrgreen:
     
  19. Luciano Martins

    Luciano Martins Usuário

    Olá!

    Costuma-se usar mais desinências pronominais do que pronomes independentes no finlandês?

    Eu gostaria de pedir a você que não usasse muitas cores nas lições. Algumas chegam a fazer a vista doer, e eu nem consigo ler o que você escreve quando o texto está em lilás. Obrigado!!
     
    Última edição: 21 Jun 2007
  20. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    Respondi sua pergunta na própria aula. Pode ver lá que já editei ;D

    Bom, eu uso as cores para destacar, mas se está atrpalhando vou procurar usá-las menos.

    Comecei a preparar agora uma nova lição, estou em dúvida entre dois assuntos sobre quais postar primeiro. Talvez eu explique algo sobre verbos ou caso Genitivo. Ou sobre os dois :yep:
     

Compartilhar