• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo de Estudo de Finlandês

Respondendo à pergunta da Anne quanto a matéria da Aula:



Nas línguas germânicca, algumas latinas, e algumas anglo-saxãs, como o Alemão, o Francês e o Inglês têm esse fonograma do AE, que no caso do alemão, segundo o Wikipedia, esse fonograma é subtituído pelo "a" tremado.
O que eu quis dizer com isso é que no finlandês, a trema que vem nessa letra "ä" não é simplesmente um acessório e não substitui nenhum som. Na realidade, ele existe apenas para diferenciar algumas palavras de outras, pois no finlandês existem muitas palavras parecidas, e o som é praticamente o mesmo. (uma ligeira diferença que eu notei foi que o "ä" é mais acentuado, como se pronunciasse "á", enquanto o "a" comum pronuncia-se mais fechadamente) Você pode conferir nesse vídeo aqui que uma nativa finlandesa, suponho, fez para ajudar algumas pessoas que querem aprender finlandês, e logo no começo, ela soletra algumas palavras do "jeito finlandês":
http://www.youtube.com/watch?v=6sKwTUJ6A2Y

-------


Gente, quanto às MP's, é o seguinte: estarei enviando para todas as pessoas que pediram, mas só agora, neste exato momento. A partir da próxima lição, eu só estarei mandando MP's com as "aulas" para quem postar aqui no tópico e fizer perguntas, participar etc. Vou inclusive mostrar um aviso nas MP's e editar o primeiro post, ok? Espero que todos estejam gostando :mrgreen:

Nesse site daqui http://www.cs.tut.fi/~jkorpela/finnish.pronunciation.html ele diz que:

"Ä= (A with two dots above it) is roughly like A in HAT".
E isso é bem parecido com alemão. No alemão, ä é lido como [ɛ]. Que é o mesmo som de "pé" [pɛ].

E estou interessado no tópico. Não é sempre que eu vou poder estar postando, mas pretendo estar sempre acompanhando, portanto, se puder me mandar uma MP quando atualizar eu ficaria agradecido.
 
Nesse site daqui http://www.cs.tut.fi/~jkorpela/finnish.pronunciation.html ele diz que:

"Ä= (A with two dots above it) is roughly like A in HAT".
E isso é bem parecido com alemão. No alemão, ä é lido como [ɛ]. Que é o mesmo som de "pé" [pɛ].

E estou interessado no tópico. Não é sempre que eu vou poder estar postando, mas pretendo estar sempre acompanhando, portanto, se puder me mandar uma MP quando atualizar eu ficaria agradecido.

Interessante, já vi esse site, e o uso para estudar os casos gramaticais, mas confesso que não o usei para escrever sobre a pronúnciação, e sim Wikipedia. Mas há várias maneiras de se pronunciar esse "a". O interessante seria assistir a videos no Youtube.
 
Olá, Viking (posso te chamar assim?)!

Também estou interessado. Acho o finlandês uma língua maravilhosa. Posso participar, né?

Caso você tenha mandado MPs aos interessados com conteúdos e/ou exercícios, poderia mandá-las para mim também?

Abraços. :abraco:
 
Olá!
Achei mto interessante a iniciativa,
sempre tive muita vontade de aprender finlandes
mas nao posso sempre estar vindo aki
sera q pode mandar por MP pra mim tb? =)
 
Desculpem-me pela demora em postar esta lição, eu estava envolvida em assuntos curriculares e estava um pouco sem tempo, mas agora com as férias se aproximando estarei de agora em diante muito menos ocupada e com mais tempo para postar as aulas.

Finlandês - Aula I - Lição II
Pronomes Possessivos.

Para que se entenda melhor os pronomes possessivos, introduzirei uma parte da teoria sobre pronomes em geral, do caso Reto e Oblíquo.

O sujeito nunca mudará na sentença, ou seja, no caso Reto (ou Nominatiivi), a palavra sempre será a mesma.

Pronomes do caso reto:

Eu - minä
Tú - sinä
Ele/ Ela - hän *
Nós - me
vós - te
Eles/ Elas - he *

* Não, não existe nenhum outro pronome para diferenciar "Ele" do "Ela", pelo menos não que eu conheça.

O objeto, em substantivos, apenas costuma adicionar um "a" a mais para a palavra, mas como pronome, as coisas mudam um pouco.

Pronomes do caso Oblíquo:
Eu - minua
Tú - sinua
Ele/Ela - hän
Nós - meitä
Vós - teitä
Eles/Elas - heitä

Existe ainda um outro pronome, que é quase a mesma coisa que o "it" da língua Inglesa. Não consigo achar um equivalente correto para ele, e como ainda não estudei muita coisa sobre esse pronome em particular, deixarei para mais tarde, ou para que um de vocês, se souberem, postem a respeito, minhas sinceras desculpas. Porém, em caso de curiosidade, aqui está ele:

"it" - se (sujeito)
"it" - sitä (objeto)

Com os pronomes do caso Reto e Oblíquo introduzidos, espero que possam entender melhor os pronomes pessoais. Segue-se...

No Finlandês, os pronomes possesssivos são os seguintes:

Minun (meu), sinun (seu), hänen (dele, dela), Meidän (nosso), Teidän (vosso), Heidän (deles/delas).

Ao responder algumas perguntas na lição passada, eu havia mencionado que pode-se entender o contexto da frase sem usa os pronomes possessivos, pois usa-se muito os "sufixos possessivos", identificando-os no final da palavra a que o pronome se refere. Porém, esses "finais de palavra" podem mudar de acordo com o caso em que a palavra se encontra, e se ela está ou não no plural.

Exemplo: Minun kuvani* (Caso Genitivo, singular) Minun kuvieni* (caso Genitivo, plural).

*Kuvi: pintura, imagem.

Tenho de estudar mais aprofundadamente, e espero continuar com Pronomes pessoais na próxima Lição.

Indicações

Prometi para algumas pessoas em indicar alguns sites que uso de vez em quando, e aqui estão dois deles, que considero muito bons:

-* Para estudar os casos gramaticais:
http://www.cs.tut.fi/~jkorpela/finnish-cases.html

-* Dicionário muito bom:
http://www.ilmainensanakirja.fi/

Ambos estão em inglês, pois como já foi dito, é um pouco difícil achar coisas em finlandês directamente para o finlandês. No dicionário, se você quiser a tradução do finlandês para o inglês, basta apenas colocar nas opções de tradução Suomi-Englanti, e ao contrário, se você quiser do inglês para o português.

Bibliografia
Aula baseada particamente em meus conhecimentos, porém, alguns exemplos foram tirados do Forum Oficial do Nightwish. O texto foi escrito por mim.

___________________________________________________


Bom, vou esperar um pouco e mandarei essa Lição por MP. Lembrando que a partir desta lição você só receberá as aulas por MP se participar do tópico.

Aos que gostaram, muito obrigada.
Aos que não gostaram, Alt+F4 (críticas são bem-vindas, desde que sejam feitas com respeito).

E lembrem-se que todos fazem parte do tópico e podem postar aulas se quiserem, ou dividir conhecimento. :yep:
 
De fato, o latim é uma língua declinativa, completamente amparada nas desinências e declinações, como costumam dizer. Ao que estou observando do finlandês por meio deste ótimo tópico, ele tem algumas características semelhantes as regras latinas, não? Muito curioso.
 
"Exemplo: Minun kuvani* (Caso Genitivo, singular) Minun kuvieni* (caso Genitivo, plural).

*Kuvi: pintura, imagem."

Em este caso o plural tambem é Minun kuvani.

Kuva: pintura, imagem.
 
Bom, devido a alguns acontecimentos anteriores, mudei a parte de estudos de Finlandês para um tópico específico. Bom, eu queria pedir a atenção das pessoas interessadas às seguintes informações (para os desinteressados, Ctrl+Del é a serventia da casa, como diz o Istimo):

-* As informações serão postadas inicialmente por mim, mas sinta-se livre quem souber alguma coisa a respeito da língua, sobre a cultura Finlandesa ou sobre outros aspectos gerais sobre a Finlandia para postá-las e debate-las.

-* Eu não falo fluente, mas estudo há algum tempo. Não sou professora, e eu não gostaria que as pessoas levassem isso como uma aula. O objetivo é ser um passatempo, um anexo à sua inteligência e ao seu conhecimento; não é preciso levar tããão a sério.

-* TODAS as "aulas" serão escritas por mim, e sempre que puder, indicarei alguns endereços bons que me ajudaram a entender a língua; quase nada será feito por Ctrl+C/Ctrl+V, e ser for feito, conterá as fontes de pesquisa.

Para começar, vou reescrever as aulas que eu havia postado no tópico de Filologia, deixando-as com mais conteúdo e mais bem explicadas, e farei um melhor planejamento. Depois de postar estas duas, poderemos seguir em frente com novo conteúdo.

Peço que os interessados deixem seus nomes aqui no tópico, e digam se querem receber as aulas via MP. Depois que algumas pessoas aparecerem, postarei a primeira aula.

Olá, sou nova por aqui e tento aprender um pouco desse idioma maravilhoso que é o Finlandês!
Vi as primeiras postagens , ainda não pude ver o conteúdo inteiro!

Parabéns pelas postagens
 
Oi eu tenho interesse ^^ Se der pra me aceitar!

Se desse para mandar por MP eu ficaria grata se não der tbm não tem problemas =D
 
Ih cara, nem sei se tu viu, mas a última postagem considerável do tópico foi há quase dois anos... :tsc:
 
Ih cara, nem sei se tu viu, mas a última postagem considerável do tópico foi há quase dois anos... :tsc:

Gente por favor, olhem o post do Kainof... rss
Vou negritar!

:sacou: XD

Infelizmente, embora eu tbém tivesse afim, non tem mais "Suomi" por aqui!!! :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo