1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eleições 2008 Glossário da eleição de 2008

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por TT1, 27 Out 2008.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Saiu no Noblat de hoje e achei bacana:

     
  2. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Eu não concordo muito com isso. Aliás eu vi um debate ontem (se não me engano, na Band), que diz justamente o contrário. Nenhum candidato criticou o Lula abertamente em campanha. Inclusive o Kassab aqui em São Paulo ficava batendo na tecla de que era amigo do Lula. Se o Lula não conseguiu eleger diretamente um bocado de gente, vários candidatos, mesmo de partido de oposição, citaram o presidente como "companheiro".
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    E dá pra acreditar nisso?
    É justamente "não bater" no seminalfabeto a tática, pois se o fizesse poderia reverter contra. Já se o governo dele estivesse em baixa popularidade com certeza teria sido sumariamente atacado
     
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    O PMDB só saiu tão forte assim porque é base aliada de um governo com uma popularidade imensa.

    Aqui, o que impediu o PT de ganhar foi que o atual prefeito (PMDB) foi ao 2o turno, e pôde também usar a cara de Lula na campanha. Sem falar nas arrombas de dinheiro que Geddel mandou no final do mandato. Antes das verbas, nada podia ser pior do que o governo de João Henrique, pqp. O cara conseguir ser reeleito é uma façanha.
     
  5. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Sim, o fato de o PMDB ser base aliada tornou as coisas bem mais fáceis para o partido (exceto em BH, já que em MG PSDB e PMDB são as maiores forças, a nível estadual), mas acredito que nem tanto quanto a já velha tradição municipalista que esse partido tem.

    Eu acho que um crescimento muito feroz do PMDB e de outras legendas não muito coesas nessas eleições e nas de 2010 podem fazer com que o próximo presidente também seja forçado a governar por MP, pois terá de barganhar com essa força, sempre interessada pelo poder, descontando-se a possibilidade do próprio PMDB lançar um candidato.
     
  6. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Eu ia abrir outro tópico mas vou comentar nesse mesmo.

    Quem vocês acham que vai se candidatar para 2010?

    Pra mim dois nomes fortes são Serra e Aécio. Eu não consigo ver, pelo menos até o momento, nenhum candidato potencial do Lula. Por isso, acredito que o Aécio pode sair do PSDB, ir pro PMDB e ser apoiado pelo Lula. Isso faria uma disputa Serra X Aécio.

    Mesmo assim, o Serra pra mim é o imbatível da vez. E vocês, o que acham?
     
  7. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Eu acho que o Serra vai ser que nem na outra, vem tooodo cheio de capacidade, e não se elege. Aposto que aparece algum outro que "rouba" a cena rs

    Mas por eqto, Serra e Aécio.
    Talvez apareça uns esquisitos, tipo o Maluf, Quércia... rs
     
  8. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Por falar em eleições aqui em Londrina tá fervendo... uma baderna só!
    Belinati, o cretino que ganhou pra prefeito tem mais de 90 processos contra ele na justiça comum... teve suas contas bloqueadas pelo Tribunal de Contas, e ainda assim ganhou as eleições!
    Teve a candidatura impugnada em 5 de setembro... a coisa foi rolando até chegar no Tribunal Superior Eleitoral onde foi passando de ministro à ministro...
    Enfim... no segundo turno ele ganhou as eleições por 51,73% dos votos (válidos e aproximadamente 40% dos votos totais), e ontem saiu a cassação da candidatura.
    Teve baderna na avenida principal até depois da meia noite....
    Só que agora tá todo mundo sem saber o que fazer...
    O TSE falou em 3 opções:
    * segundo mais votado assume (acho errado!)
    * terceiro turno entre os 2 mais votados depois dele (errado!)
    * outra eleição (certo!... mas quem custeia mais uma eleição?)

    Londrina tá uma loucura com a notícia!
     
  9. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Não acho que o PT esteja tão fadado assim a perder a eleição de 2010. Por três motivos.

    O primeiro deles é que, nessas pesquisas de intenção de voto em que entram apenas nomes de potenciais presidenciáveis, poucos entrevistados se lembrarão de Dilma Rousseff ou qualquer outro presidenciável petista. Muitos até não sabem quem são as outras pessoas do PT.

    O segundo é que Lula colou a si mesmo a imagem de "pai dos pobres", enquanto o PSDB, por parte por ação do próprio PT, teve em si colada a tarja de "partido aristocrata, neoliberal", cabendo à coordenação da futura campanha de Serra/Aécio a tentativa de remover essa imagem.

    Por último, se a crise não for tão ruim assim e não houver mais nenhuma reviravolta maior no governo, a tese do continuismo pode se tornar um aliado forte do presidente e do PT.

    É óbvio que, na situação atual, José Serra continua sendo o mais forte presidenciável, mas também porque é o mais bem lembrado e conhecido pelos brasileiros. O que digo é que, na hora H, tudo pode mudar, fato para o qual há vários exemplos.
     
  10. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Eu concordo apenas em parte, digo que o Lula saiu da eleição maior que o PT (que foi MUITO MAL), por exemplo, mas eu tb esperava que ele conseguisse transmitir alguns votos, o que (de fato!!!) não ocorreu. Eu diria sinceramente que ele perdeu um pouco sim.

    Exato, tem isso tb.

    O Aécio é mais forte do que se pensa no PSDB (partido aliás, que tem que perceber que não existe só SP no Brasil) e se for pro PMDB, vai ter muito tucano votano nele e n no Serra.
     
  11. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O Aécio seja onde estiver fai fazer das tripas coração a todo custo pra se candidatar e vencer já que pra ele é questão de honra querer ocupar o lugar do avô dele (embora não eleito diretamente pelo povo) mas que faleceu antes da posse.

    O povão menos esclarecido votou facil nele justamente pelo jeito "zé-povinho-vagabundo" e o jeito tosco e primitivo de se expressar dele, mas na hora de indicar um sucessor sinceramente por mais que o semianalfa suba no palanque pelo pais todo ao lado da Dilma não consigo nem de longe vê-la como candidata forte a ponto de receber uma alta transferência de votos. A tendência é acontecer a ela o mesmo que aconteceu com a Marta Suplicy aqui em SP.
     
    Última edição: 29 Out 2008
  12. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Uma vantagem do Aécio é que, se for candidato, muito provavelmente terá MG ao seu lado, já que, na minha opinião, o principal fator de popularidade dele por aqui é a vontade que o povo aqui do Estado tem de colocar um mineiro na presidência, mesmo porque, ao final do mandato Lula, já vão ter se passado 16 anos de governo paulista no Brasil.

    Por "pior" que a Dilma seja, a questão do continuismo e do partido é, em nível nacional, algo muito mais crítico que em eleições municipais, e ainda há a possibilidade de se indicar outra pessoa para concorrer pelo PT, ou do PT se aliar a algum outro candidato - talvez o Aécio.

    Enfim, é claro que a conjuntura atual que o Lula tem para as eleições de 2010 é bastante complicada, mas não acho algo fora do possível.
     
  13. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Só pra constar FHC é carioca e o semianalfa pernambucano. Falar que o Brasil está há 16 anos sob domínio paulista (a despeito deles terem iniciado suas trajetórias politicas em SP) não pega bem.

    Mas reconheço que se o Aécio souber articular bem sua candidatura ele pode a vir se tornar o candidato mais forte. Pelo menos no papel potencialmente acho ele mais favorito que o Serra.
     
  14. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Sim, mas os dois construiram as carreiras políticas em São Paulo, de toda forma.

    Eu acho o Aécio um nome mais forte para disputar as eleições, mas não as primárias.
     

Compartilhar