• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Luciano Huck, Sérgio Moro e possíveis candidatos a presidência em 2022

Mellime

Ohlala
Usuário Premium
Screenshot_20210406-111512_Chrome Beta.jpg


Mais alguns tweets do meu professor de criminologia láá em 2018 na UFRGS, que hoje dá aula em outra universidade e tem se tornado um analista político / pesquisador / filósofo reconhecido (ele já foi citado pela Eliane Brum). Ele tem um canal que se chama Transe, mas eu ainda não parei para assistir.

O Twitter dele vale muito a pena. Ele fala principalmente de política, música e futebol. Ele dava uns cursos sobre criminologia e rock que eu queria ter assistido. Ele também já escreveu artigo acadêmico sobre Black mirror. Foi um dos meus melhores professores.


@Eriadan diz aí o que tu acha da leitura dele sobre o Ciro.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Mudar a constituição é uma das poucas coisas que na maioria das vezes tendo a ficar "em cima do muro" com um pensamento apenas extremamente muito leve de pensar em mantê-la. Deixando mais claro, é como se nessa balança de pesagem analógica de gangorra, um dos lados estivesse desequilibrado por apenas 0,1 grama de diferença a favor dessa manutenção (como sou das exatas analisar humanas sem fazer nenhuma analogia científica não tem a menor graça)

O ponto que mais me preocupa é a atual composição dos nossos atuais parlamentares pra formar uma assembleia que no papel hoje acho ser bem pior em relação a que tivemos em 1988. Inicialmente eu não teria uma esperança imediata que sairia uma constituição bem melhor que a atual, podendo até eliminar pontos falhos e ruins, porém acrescentar novos que não existiam ou até retroceder em outros e aí seria trocar seis por meia dúzia ou até sair algo pior.
 

Béla van Tesma

Blood-sucker
Um nova Constituinte poderia ser composta por parlamentares exclusivamente eleitos para ela, à semelhança do que fez o Chile ano passado, ou não? Não digo que eu concorde com a ideia, mas que não precisa ser como fizemos em 88. Uma Constituinte com dedicação exclusiva me parece melhor, além de não ficar presa a essa bancada da bala e do boi :lol: Já viu né... Iriam tirar as cláusulas pétreas pra permitir pena de morte, tortura e trabalhos forçados. :hahanao:


Mas o melhor ainda é manter a que já temos, a "Constituição Cidadã". Me parece que as eventuais melhorias já são possíveis de fazer via EC (pra se somar às dezenas de emendas já feitas). A menos que o Sr. Sérgio Moro nos cite alguma mudança necessária que não se possa obter via emenda, eu ainda acho melhor ficar com a que temos.
 

Finarfin

Usuário
É, mas essa bancada da bala e do boi também foi eleita, né. Não sei até que ponto seria muito diferente uma eleição para a constituinte.

Eu, particularmente, acho que não é hora pra mexer nessas coisas. Tudo muito polarizado, não vejo nada de bom saindo disso aí na atual conjuntura.
Ao invés de fazer esforços para alterar a constituição, poderiam se esforçar pra que a atual fosse mais respeitada. Já seria um grande ganho pro país.
 

Zirak-tarâg

Moleculista
O momento político não é bom para uma constituinte. Talvez quando a ânsia autoritária e ultra-liberal passar possa ser discutida, mas, como está, é bem óbvio o que aconteceria: extinção dos direitos trabalhistas, previdência e serviços públicos e aumento do poder do exército.

Só lembrando que o pessoal anda com uns papos de que a atual tem "direitos demais", definitivamente não é a hora.

 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O momento político não é bom para uma constituinte.

Em 88 o momento político era realmente necessário porque o período militar chegou ao fim naquela década e não tinha sentido o país continuar com uma constituição incompatível com a democracia.

Hoje querer discutir isso quando a prioridade mais urgente do país é o enfrentamento a pandemia, mas nem pra isso as desavenças políticas são deixadas de lado em prol de uma grande demanda nacional, quanto mais esperar isso em relação a uma nova constituição.
 

Béla van Tesma

Blood-sucker
É, mas essa bancada da bala e do boi também foi eleita, né. Não sei até que ponto seria muito diferente uma eleição para a constituinte.
Saber até que ponto eu também não sei, mas muita gente acha (eu incluso) que a eleição de 2018 foi um ponto fora da curva e que não vai se repetir. Veja que o PSL obteve a maior bancada. Tipo, um partido minúsculo virou o maioral da noite pro dia só porque foi a reboque do fenômeno Bolsonaro (e o casamento não durou muito). Já isso pode não acontecer de novo em 2022 (depende de qual partido vá aceitar ser usado como partido de aluguel desta vez). Então eu esperaria ao menos mais um pleito pra ter uma ideia de como a coisa se estabiliza lá no congresso. Eu sei que uma certa bancada evangélica, da bala, do boi etc. já fazia parte do quadro, mas foram amplificadas pelo fenômeno do bolsonarismo. E, se há quem se arrependa de votar no Bozo, deve haver quem também se arrependa de votar nos arrivistas que vieram em sua cola (Joyce, Frota, etc.).
 

Mellime

Ohlala
Usuário Premium
Eu adoraria dissertar sobre (e eventualmente talvez o faça) mas para um TL;DR da jurista aqui: constituinte nem a pau.

Nada tem proteção tão necessária no Brasil quanto nossa constituição de 1988.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo