• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2008 Glossário da eleição de 2008

TT1

Dilbert
Saiu no Noblat de hoje e achei bacana:

Aécio Neves - Vide Serra.

Baixaria - No início da campanha todos os candidatos a abominam. Do meio para o fim, ela costuma se impor. Em São Paulo, deu ensejo ao comercial de televisão de Marta Suplicy (PT)
destinado a virar um clássico (“Ele é casado? Tem filhos?”). Foi decisiva em Belo Horizonte para que Márcio Lacerda (PSB) derrotasse Leonardo Quintão (PMDB).

Caixa 2 - Ou fizeram bem feito ou fizeram de menos. Ou então a imprensa não correu atrás.

Gabeira – Derrotado por míseros 55 mil votos, menos do que a lotação do Maracanã, ganhou a condição de o maior eleitor individual do Rio. Em 2010 pode disputar o governo ou o Senado. Fora ganhar, nada é melhor do que perder ganhando. É o caso dele.

Geddel Vieira Lima - Tirou do fundo do poço da rejeição o prefeito João Henrique (PMDB), de Salvador, e o reelegeu contra a vontade do governador Jaques Wagner (PT). O PMDB baiano emplacou 114 prefeitos e 554 vereadores contra 67 prefeitos e 357 vereadores do PT. Gedel ganhou um palanque no Estado para oferecê-lo em 2010 a quem preferir – Dilma Rousseff ou José Serra.

Lula - Saiu da eleição menor do que entrou. Entrou como um Midas, capaz de transformar em ouro tudo que tocasse. Não desempatou a eleição em favor de ninguém. Perdeu feio ao ceder ao apelo do fígado para derrotar em Natal a candidata do senador José Agripino Maia, líder do DEM. Ou em Parintins o cunhado do senador Arthur Virgílio Neto, líder do PSDB. Lula está para essa eleição como a Seleção Brasileira esteve para a Copa do Mundo de 2006: condenado a ganhar, não ganhou.

Máquina - Dos 3.357 prefeitos que concorreram à reeleição, 2.245 foram reeleitos no primeiro turno – ou 66,8% deles. É o maior índice desde 2000 quando pela primeira vez os prefeitos puderam se reeleger. A máquina administrativa é o maior trunfo de candidatos à reeleição - mas ela só decide a parada se seu piloto for bom e se os ventos soprarem a favor. A máquina se mexeu para eleger Serra presidente da República em 2002 - mas os ventos sopravam a favor de Lula. E a máquina vazava óleo por todos os lados.

Marqueteiro - De estrela de primeira grandeza passou a culpado pelo desempenho medíocre dos candidatos. Quem ganha eleição é o candidato. Quem perde é o marqueteiro. Geraldo Alckmin (PSDB) trocou de marqueteiro no meio do primeiro turno. E aí? Acabou em terceiro lugar. Maria do Rosário (PT) trocou no segundo turno – perdeu para José Fogaça (PMDB). O marqueteiro argentino de Márcio Lacerda ficou rouco de tanto aconselhá-lo a construir uma imagem própria. Foi demitido. Seu substituto seguiu a receita dele com rigor – Lacerda venceu.

Militância - Era barulhenta, colorida e de graça. Perdeu a cor. Barulho? Agora só com pagamento adiantado.

Palanque - Entenda-se como tal a montagem de coligações que assegurem um tempo razoável de propaganda no rádio e na televisão. Quem não teve palanque perdeu logo no primeiro turno. Marcelo Crivella (PR) não teve no Rio. Nem Jandira Feghali (PC do B). Em São Paulo, Alckmin não teve.

PMDB - O michê subiu. Quero dizer: o cachê aumentou. Dizia-se que sem o PMDB presidente algum governaria. É certo dizer que sem o PMDB dificilmente alguém se elegerá presidente em 2010. Foi o partido que mais elegeu prefeitos e vereadores.

Poste – O mais ilustre deles, Márcio Lacerda, penou para se eleger prefeito de Belo Horizonte. Só conseguiu porque no segundo turno foi menos poste, a depender da luz emanada por Aécio (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), e mais candidato. Kassab foi um poste que acendia. Poste autêntico foi João do Poste (ou melhor: João da Costa), eleito prefeito do Recife por obra e graça do prefeito João Paulo (PT).

PT - Não perdeu. Para compensar não ganhou. Aumentou seu time de prefeitos e de vereadores, é fato. Ficou de fora da festa nos maiores colégios eleitorais do país. Obteve um resultado muito aquém da sua ambição.

Serra - Sai da eleição maior do que entrou. Entrou na condição de possível candidato a uma derrota para Alckmin, que se lançou à revelia dele e como um enclave em São Paulo da candidatura de Aécio à sucessão de Lula. Serra derrotou Alckmin, Aécio e Marta. E elegeu Kassab. Foi um craque improvável, assim como é Obina no Flamengo.
 
Lula - Saiu da eleição menor do que entrou. Entrou como um Midas, capaz de transformar em ouro tudo que tocasse. Não desempatou a eleição em favor de ninguém. Perdeu feio ao ceder ao apelo do fígado para derrotar em Natal a candidata do senador José Agripino Maia, líder do DEM. Ou em Parintins o cunhado do senador Arthur Virgílio Neto, líder do PSDB. Lula está para essa eleição como a Seleção Brasileira esteve para a Copa do Mundo de 2006: condenado a ganhar, não ganhou.
Eu não concordo muito com isso. Aliás eu vi um debate ontem (se não me engano, na Band), que diz justamente o contrário. Nenhum candidato criticou o Lula abertamente em campanha. Inclusive o Kassab aqui em São Paulo ficava batendo na tecla de que era amigo do Lula. Se o Lula não conseguiu eleger diretamente um bocado de gente, vários candidatos, mesmo de partido de oposição, citaram o presidente como "companheiro".
 
Eu não concordo muito com isso. Aliás eu vi um debate ontem (se não me engano, na Band), que diz justamente o contrário. Nenhum candidato criticou o Lula abertamente em campanha. Inclusive o Kassab aqui em São Paulo ficava batendo na tecla de que era amigo do Lula. Se o Lula não conseguiu eleger diretamente um bocado de gente, vários candidatos, mesmo de partido de oposição, citaram o presidente como "companheiro".

E dá pra acreditar nisso?
É justamente "não bater" no seminalfabeto a tática, pois se o fizesse poderia reverter contra. Já se o governo dele estivesse em baixa popularidade com certeza teria sido sumariamente atacado
 
O PMDB só saiu tão forte assim porque é base aliada de um governo com uma popularidade imensa.

Aqui, o que impediu o PT de ganhar foi que o atual prefeito (PMDB) foi ao 2o turno, e pôde também usar a cara de Lula na campanha. Sem falar nas arrombas de dinheiro que Geddel mandou no final do mandato. Antes das verbas, nada podia ser pior do que o governo de João Henrique, pqp. O cara conseguir ser reeleito é uma façanha.
 
Sim, o fato de o PMDB ser base aliada tornou as coisas bem mais fáceis para o partido (exceto em BH, já que em MG PSDB e PMDB são as maiores forças, a nível estadual), mas acredito que nem tanto quanto a já velha tradição municipalista que esse partido tem.

Eu acho que um crescimento muito feroz do PMDB e de outras legendas não muito coesas nessas eleições e nas de 2010 podem fazer com que o próximo presidente também seja forçado a governar por MP, pois terá de barganhar com essa força, sempre interessada pelo poder, descontando-se a possibilidade do próprio PMDB lançar um candidato.
 
Eu ia abrir outro tópico mas vou comentar nesse mesmo.

Quem vocês acham que vai se candidatar para 2010?

Pra mim dois nomes fortes são Serra e Aécio. Eu não consigo ver, pelo menos até o momento, nenhum candidato potencial do Lula. Por isso, acredito que o Aécio pode sair do PSDB, ir pro PMDB e ser apoiado pelo Lula. Isso faria uma disputa Serra X Aécio.

Mesmo assim, o Serra pra mim é o imbatível da vez. E vocês, o que acham?
 
Eu acho que o Serra vai ser que nem na outra, vem tooodo cheio de capacidade, e não se elege. Aposto que aparece algum outro que "rouba" a cena rs

Mas por eqto, Serra e Aécio.
Talvez apareça uns esquisitos, tipo o Maluf, Quércia... rs
 
Por falar em eleições aqui em Londrina tá fervendo... uma baderna só!
Belinati, o cretino que ganhou pra prefeito tem mais de 90 processos contra ele na justiça comum... teve suas contas bloqueadas pelo Tribunal de Contas, e ainda assim ganhou as eleições!
Teve a candidatura impugnada em 5 de setembro... a coisa foi rolando até chegar no Tribunal Superior Eleitoral onde foi passando de ministro à ministro...
Enfim... no segundo turno ele ganhou as eleições por 51,73% dos votos (válidos e aproximadamente 40% dos votos totais), e ontem saiu a cassação da candidatura.
Teve baderna na avenida principal até depois da meia noite....
Só que agora tá todo mundo sem saber o que fazer...
O TSE falou em 3 opções:
* segundo mais votado assume (acho errado!)
* terceiro turno entre os 2 mais votados depois dele (errado!)
* outra eleição (certo!... mas quem custeia mais uma eleição?)

Londrina tá uma loucura com a notícia!
 
Não acho que o PT esteja tão fadado assim a perder a eleição de 2010. Por três motivos.

O primeiro deles é que, nessas pesquisas de intenção de voto em que entram apenas nomes de potenciais presidenciáveis, poucos entrevistados se lembrarão de Dilma Rousseff ou qualquer outro presidenciável petista. Muitos até não sabem quem são as outras pessoas do PT.

O segundo é que Lula colou a si mesmo a imagem de "pai dos pobres", enquanto o PSDB, por parte por ação do próprio PT, teve em si colada a tarja de "partido aristocrata, neoliberal", cabendo à coordenação da futura campanha de Serra/Aécio a tentativa de remover essa imagem.

Por último, se a crise não for tão ruim assim e não houver mais nenhuma reviravolta maior no governo, a tese do continuismo pode se tornar um aliado forte do presidente e do PT.

É óbvio que, na situação atual, José Serra continua sendo o mais forte presidenciável, mas também porque é o mais bem lembrado e conhecido pelos brasileiros. O que digo é que, na hora H, tudo pode mudar, fato para o qual há vários exemplos.
 
Eu não concordo muito com isso. Aliás eu vi um debate ontem (se não me engano, na Band), que diz justamente o contrário. Nenhum candidato criticou o Lula abertamente em campanha. Inclusive o Kassab aqui em São Paulo ficava batendo na tecla de que era amigo do Lula. Se o Lula não conseguiu eleger diretamente um bocado de gente, vários candidatos, mesmo de partido de oposição, citaram o presidente como "companheiro".
Eu concordo apenas em parte, digo que o Lula saiu da eleição maior que o PT (que foi MUITO MAL), por exemplo, mas eu tb esperava que ele conseguisse transmitir alguns votos, o que (de fato!!!) não ocorreu. Eu diria sinceramente que ele perdeu um pouco sim.

E dá pra acreditar nisso?
É justamente "não bater" no seminalfabeto a tática, pois se o fizesse poderia reverter contra. Já se o governo dele estivesse em baixa popularidade com certeza teria sido sumariamente atacado
Exato, tem isso tb.

Eu ia abrir outro tópico mas vou comentar nesse mesmo.

Quem vocês acham que vai se candidatar para 2010?

Pra mim dois nomes fortes são Serra e Aécio. Eu não consigo ver, pelo menos até o momento, nenhum candidato potencial do Lula. Por isso, acredito que o Aécio pode sair do PSDB, ir pro PMDB e ser apoiado pelo Lula. Isso faria uma disputa Serra X Aécio.

Mesmo assim, o Serra pra mim é o imbatível da vez. E vocês, o que acham?
O Aécio é mais forte do que se pensa no PSDB (partido aliás, que tem que perceber que não existe só SP no Brasil) e se for pro PMDB, vai ter muito tucano votano nele e n no Serra.
 
O Aécio seja onde estiver fai fazer das tripas coração a todo custo pra se candidatar e vencer já que pra ele é questão de honra querer ocupar o lugar do avô dele (embora não eleito diretamente pelo povo) mas que faleceu antes da posse.

O segundo é que Lula colou a si mesmo a imagem de "pai dos pobres", enquanto o PSDB, por parte por ação do próprio PT, teve em si colada a tarja de "partido aristocrata,

O povão menos esclarecido votou facil nele justamente pelo jeito "zé-povinho-vagabundo" e o jeito tosco e primitivo de se expressar dele, mas na hora de indicar um sucessor sinceramente por mais que o semianalfa suba no palanque pelo pais todo ao lado da Dilma não consigo nem de longe vê-la como candidata forte a ponto de receber uma alta transferência de votos. A tendência é acontecer a ela o mesmo que aconteceu com a Marta Suplicy aqui em SP.
 
Última edição:
O Aécio seja onde estiver fai fazer das tripas coração a todo custo pra se candidatar e vencer já que pra ele é questão de honra querer ocupar o lugar do avô dele (embora não eleito diretamente pelo povo) mas que faleceu antes da posse.

O povão menos esclarecido votou facil nele justamente pelo jeito "zé-povinho-vagabundo" e o jeito tosco e primitivo de se expressar dele, mas na hora de indicar um sucessor sinceramente por mais que o semianalfa suba no palanque pelo pais todo ao lado da Dilma não consigo nem de longe vê-la como candidata forte a ponto de receber uma alta transferência de votos. A tendência é acontecer a ela o mesmo que aconteceu com a Marta Suplicy aqui em SP.

Uma vantagem do Aécio é que, se for candidato, muito provavelmente terá MG ao seu lado, já que, na minha opinião, o principal fator de popularidade dele por aqui é a vontade que o povo aqui do Estado tem de colocar um mineiro na presidência, mesmo porque, ao final do mandato Lula, já vão ter se passado 16 anos de governo paulista no Brasil.

Por "pior" que a Dilma seja, a questão do continuismo e do partido é, em nível nacional, algo muito mais crítico que em eleições municipais, e ainda há a possibilidade de se indicar outra pessoa para concorrer pelo PT, ou do PT se aliar a algum outro candidato - talvez o Aécio.

Enfim, é claro que a conjuntura atual que o Lula tem para as eleições de 2010 é bastante complicada, mas não acho algo fora do possível.
 
Só pra constar FHC é carioca e o semianalfa pernambucano. Falar que o Brasil está há 16 anos sob domínio paulista (a despeito deles terem iniciado suas trajetórias politicas em SP) não pega bem.

Mas reconheço que se o Aécio souber articular bem sua candidatura ele pode a vir se tornar o candidato mais forte. Pelo menos no papel potencialmente acho ele mais favorito que o Serra.
 
Só pra constar FHC é carioca e o semianalfa pernambucano. Falar que o Brasil está há 16 anos sob domínio paulista (a despeito deles terem iniciado suas trajetórias politicas em SP) não pega bem.

Mas reconheço que se o Aécio souber articular bem sua candidatura ele pode a vir se tornar o candidato mais forte. Pelo menos no papel potencialmente acho ele mais favorito que o Serra.

Sim, mas os dois construiram as carreiras políticas em São Paulo, de toda forma.

Eu acho o Aécio um nome mais forte para disputar as eleições, mas não as primárias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo