• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Globo] JK

A Veja falou que a série não irá esconder os defeitos do governo JK, como o crescimento da dívida externa, etc.
 
Coiote disse:
Primeiro,pq o BR não tem cacife político para ter "melhor presidente". Nós temos presidente "menos ruim".
Nossa, não entendi isso :lol: Por quê?

Fosco disse:
A Veja falou que a série não irá esconder os defeitos do governo JK, como o crescimento da dívida externa, etc.
Sim, e você viu quem é a atriz que vai ficar falando sobre isso? :lol: Enfim, deverá ou ser em tom de comédia ou aquela "secretária chata" e por aí vai. Se bem que o JK também foi acusado de corrupção, favorecimento, etc. Se não passar tão tarde eu tô curioso pra ver como vão abordar isso.
 
Tisf disse:
Nossa, não entendi isso :lol: Por quê?

Nenhum presidente brasileiro foi bom o bastante pra receber o título de "o melhor".Isso mostra o grau de atraso político do país.Por isso o título mais apropriado seria o "menos ruim".Usando exemplos superficiais:FHC teve um ótimo mandato seguido de um ruim,Vargas criou a CLT,mas era autoritário,JK acelerou a industrialização e construiu uma capital,mas tbm se rendeu as empresas automobilisticas estrangeiras....e por aí vai.
 
Última edição:
Coiote disse:
Nenhum presidente brasileiro foi bom o bastante pra receber o título de "o melhor". Isso mostra o grau de atraso político do país. Por isso o título mais apropriado seria o "menos ruim".
Ah não sei, eu acho que todos se esforçam pra tentar melhorar o país. Eu acredito na boa intenção de todos, mas existem coisas que são exógenas à simples tomada de decisão de um presidente né? Mas enfim.

Coiote disse:
Usando exemplos superficiais: FHC teve um ótimo mandato seguido de um ruim
Pra mim foi exatamente o contrário :lol: O primeiro ano do FHC com a teimosia de câmbio fixo, fez explodir a dívida externa do país, que vai ter reflexo ainda por uma geração inteira. Além de fazer aquelas privatizações a toque de caixa que além de não darem nenhuma contrapartida ao país, fizeram acordos de indexação de tarifas que até hoje é um tormento pra rever contratos.

Eu anexei um gráfico da dívida externa brasileira desde os anos 80, quando ela explodiu pela primeira vez, com a crise daquela década. Repare no primeiro mandato do FHC, 1995-1998. O ano de 2005 é estimativa. Fazer mandato "ótimo" assim eu prefiro muito mais um jumento que pelo menos não faz nada :lol:

Coiote disse:
JK acelerou a industrialização
É o que eu estou dizendo. Tudo que se faz tem um preço e uma consequência que estoura mais pra frente. "Acelerou" a industrialização a que preço? Percebe?
 

Anexos

  • Dívida_Externa.bmp
    469,8 KB · Visualizações: 56
Tisf disse:
Ah não sei, eu acho que todos se esforçam pra tentar melhorar o país. Eu acredito na boa intenção de todos, mas existem coisas que são exógenas à simples tomada de decisão de um presidente né? Mas enfim.

Eu não peço perfeição de nenhum presidente.Logicamente,ninguém consegue acabar com os problemas em 4 anos,existem questões q são alheias ao governo e seu alcance,mas mesmo assim não acho q seja ,huuum,aconselhável chamar qqer presidente brasileiro de melhor.Pois todos tiveram falhas imperdeoáveis,q geralmente perpetuavam problemas anteriores ou históricos...


Tisf disse:
Pra mim foi exatamente o contrário :lol: O primeiro ano do FHC com a teimosia de câmbio fixo, fez explodir a dívida externa do país, que vai ter reflexo ainda por uma geração inteira. Além de fazer aquelas privatizações a toque de caixa que além de não darem nenhuma contrapartida ao país, fizeram acordos de indexação de tarifas que até hoje é um tormento pra rever contratos.

Eu anexei um gráfico da dívida externa brasileira desde os anos 80, quando ela explodiu pela primeira vez, com a crise daquela década. Repare no primeiro mandato do FHC, 1995-1998. O ano de 2005 é estimativa. Fazer mandato "ótimo" assim eu prefiro muito mais um jumento que pelo menos não faz nada :lol:

Mas antes de FHC ninguém pensou em modernizar o Estado,enxugando-o,tornando-o mais eficiente.Houve problemas nos processsos de privatização,mas como um todo elas foram benéficas para o país.Como vc pode dizer q não houve contrapartida para o país ? E a modernização das empresas de telefonia???E o modelo de empresa responsável e bem gerida q é a Vale Do Rio Doce???

Vc não pode esquecer q foi durante o primeiro mandato de FHC q o BR voltou a ser um país com uma economia estável.Qto ao câmbio fixo.Bem,vc é um observador privilegiado,dez anos depois.Na época,ela era bem intencionada.Ajudou a regular os preços.

Tisf disse:
É o que eu estou dizendo. Tudo que se faz tem um preço e uma consequência que estoura mais pra frente. "Acelerou" a industrialização a que preço? Percebe?

Concordo absolutamente.O preço da "aceleração da industrialização" promovida por JK foi inflação e dívida.
 
Última edição:
Coiote disse:
Como vc pode dizer q não houve contrapartida para o país ? E a modernização das empresas de telefonia???E o modelo de empresa responsável e bem gerida q é a Vale Do Rio Doce???
A modernização é consequência da privatização, isso é inegável. A minha crítica é com relação ao modo que foi feita. Se quer fazer, tudo bem, mas faça direito. Contrapartida no sentido de abertura dos outros países. Em dezembro agora, na Rodada da OMC, o Brasil liderou um grupo de países que cobraram abertura agrícola, mas os europeus querem que abramos para serviços e indústria. Percebe? Na época, nós simplesmente abrimos. Não houve contrapartida. As coisas foram feitas a toque de caixa. Eu nem falaria em entreguismo pra não parecer piegas demais :lol: O fato é que hoje a postura do Brasil em negociação está mais madura e eu tenho que admitir isso.

Coiote disse:
Você não pode esquecer que foi durante o primeiro mandato de FHC que o BR voltou a ser um país com uma economia estável.
Foi no governo Itamar Franco, por incrível que pareça :lol: E o Real só deu certo por causa do governo Collor, por mais incrível que se possa parecer :lol:

Coiote disse:
Quanto ao câmbio fixo. Bem,vc é um observador privilegiado, dez anos depois.Na época, ela era bem intencionada. Ajudou a regular os preços.
Observador privilegiado pode ser , mas na época, todos já anteviam com no mínimo um ano de antecedência, que essa política estava levando o país para o abismo. Qualquer estudante de primeiro ano com um modelo neoclássico sabe disso. Não é questão de ver isso dez anos depois. As estatísticas do IBGE saem com no máximo 3 meses depois de ocorrida. Foi pra assegurar a reeleição que o FHC manteve o câmbio fixo até janeiro de 1999.
 
Tisf disse:
A modernização é consequência da privatização, isso é inegável. A minha crítica é com relação ao modo que foi feita. Se quer fazer, tudo bem, mas faça direito. Contrapartida no sentido de abertura dos outros países. Em dezembro agora, na Rodada da OMC, o Brasil liderou um grupo de países que cobraram abertura agrícola, mas os europeus querem que abramos para serviços e indústria. Percebe? Na época, nós simplesmente abrimos. Não houve contrapartida. As coisas foram feitas a toque de caixa. Eu nem falaria em entreguismo pra não parecer piegas demais :lol: O fato é que hoje a postura do Brasil em negociação está mais madura e eu tenho que admitir isso.

Entendo o q vc quer dizer.Realmente,as privatizações deviam ter sido feitas com mais cautela.A maior consequência negativa disso é dificuldade q se tem em mexer no sistema de aumento de preços de alguma concessionárias.


Tisf disse:
Foi no governo Itamar Franco, por incrível que pareça :lol: E o Real só deu certo por causa do governo Collor, por mais incrível que se possa parecer :lol:

Logicamente,foi no governo Itamar,mas a consolidação foi no FHC.E,cá entre nós, FHC já era presidente no governo Itamar,né? :lol:


Tisf disse:
Observador privilegiado pode ser , mas na época, todos já anteviam com no mínimo um ano de antecedência, que essa política estava levando o país para o abismo. Qualquer estudante de primeiro ano com um modelo neoclássico sabe disso. Não é questão de ver isso dez anos depois. As estatísticas do IBGE saem com no máximo 3 meses depois de ocorrida. Foi pra assegurar a reeleição que o FHC manteve o câmbio fixo até janeiro de 1999.

Tisf,estou começando a perceber q vc entende um pouquinho mais q eu sobre esses assuntos macroeconômicos :mrgreen: Portanto,explique-me:se a paridade cambial elevou a dívida,pq q o câmbio flutuante (e a posterior desvalorização do real) não,digamos,ajustou as coisas?(perdoe o meu linguajar técnico :lol: )
 
Última edição:
Coiote disse:
Tisf,estou começando a perceber q vc entende um pouquinho mais q eu sobre esses assuntos macroeconômicos :mrgreen: Portanto,explique-me:se a paridade cambial elevou a dívida,pq q o câmbio flutuante (e a posterior desvalorização do real) não,digamos,ajustou as coisas?(perdoe o meu linguajar técnico :lol: )
Eu não entendo nem metade! :lol:

Mas é que câmbio fixo por si só já é uma armadilha. Agora, fixo e valorizado é o pior dos mundos, porque você estimula as importações (a China mantém até hoje o câmbio dela fixo, mas desvalorizado, em valores em Real, de mais de R$ 4 por cada US$). Quando acontece isso, os importadores (e também aqueles que fazem viagens ao exterior) tem que conseguir dólares dentro do país. Sendo assim, é lei de oferta e procura: o dólar começa a ser muito procurado e como o câmbio está fixo, essa pressão de desvalorização é potencializada. Imagina isso durante quatro anos. Isso faz com que o governo queime reserva pra tentar barrar especulação. Agora imagina isso na conjuntura da crise do México (1994) e da Rússia (1998). O governo foi obrigado a contrair cada vez mais dívida pra segurar o câmbio.

Quando solta o câmbio, você tem o efeito de tornar as coisas em dólar mais caras. E pressionado do jeito que tava, jogaram o câmbio lá pra cima. A sua dívida em dólar aumenta proporcionalmente à desvalorização, porque vai precisar de mais reais para comprar dólar. Fora que com isso, a pressão nos preços foi tremenda (importação mais cara) e o governo teve que elevar os juros a mais de 50% (conjuntamente com o objetivo de estancar a saída de dólar). Juros que incidem sobre a dívida interna do governo. Isso que eu falei é bem a grosso modo.

Fosco disse:
Não vi, quem é?
Nossa nem vi sua pergunta :lol: É a Betty Gofman, que fazia uma vampira na novela das sete!
 
Tisf disse:
Eu não entendo nem metade! :lol:

Mas é que câmbio fixo por si só já é uma armadilha. Agora, fixo e valorizado é o pior dos mundos, porque você estimula as importações (a China mantém até hoje o câmbio dela fixo, mas desvalorizado, em valores em Real, de mais de R$ 4 por cada US$). Quando acontece isso, os importadores (e também aqueles que fazem viagens ao exterior) tem que conseguir dólares dentro do país. Sendo assim, é lei de oferta e procura: o dólar começa a ser muito procurado e como o câmbio está fixo, essa pressão de desvalorização é potencializada. Imagina isso durante quatro anos. Isso faz com que o governo queime reserva pra tentar barrar especulação. Agora imagina isso na conjuntura da crise do México (1994) e da Rússia (1998). O governo foi obrigado a contrair cada vez mais dívida pra segurar o câmbio.

Quando solta o câmbio, você tem o efeito de tornar as coisas em dólar mais caras. E pressionado do jeito que tava, jogaram o câmbio lá pra cima. A sua dívida em dólar aumenta proporcionalmente à desvalorização, porque vai precisar de mais reais para comprar dólar. Fora que com isso, a pressão nos preços foi tremenda (importação mais cara) e o governo teve que elevar os juros a mais de 50% (conjuntamente com o objetivo de estancar a saída de dólar). Juros que incidem sobre a dívida interna do governo. Isso que eu falei é bem a grosso modo.


E,enfim,alguém me fez entender isso :mrgreen: Thanx.
 
Só pra ilustrar pro Coiote antes de voltar a falar da minissérie
icon_lol_2.gif


Dá uma olhada no gráfico das reservas internacionais do país quando liberou o câmbio, pra segurar a especulação da desvalorização. Em 2000 elas chegaram a ficar abaixo dos US$ 30 bilhões!
 

Anexos

  • Reservas.gif
    Reservas.gif
    5 KB · Visualizações: 31
AGora, depois de toda essa discussão política que não mudou o modo de ninguém pensar, vamos a minissérie em si.

Eu até que to gostando. Por enquanto estão mostrando JK como uma pessoa normal do interior, cheia de sonhos para o futuro e garra pra vencer na vida.

A primeira cena da minissérie foi ele em um desfile. Acho que era do dia de sua posse como presidente e acho também que vai ser a ultima cena, ou seja, não contarão como foi seu mandato, suas vitórias e suas mancadas na carreira política, só mesmo a biografia pessoal dele, e não a pública. Mas eu to apenas supondo, não sei de nada.

A única coisa que não gostei até agora é que tá tudo sendo contado muito rápido. De um fato já pulam pra outro quase sem ligação nenhuma.

E eu to adorando o Cel. Licurgo :lol: Ele tá mais interessante que o JK. Não sei se era a intenção, mas ele tá saindo um vilão cômico!
 
Acho q é cedo pra julgar a série ,mas até agora ele tá indo bem,na minha opinião.É só moderar o tom novelístico.Mas ver a Debora Falabella vestida naqueles meigos vestidinhos e dizendo aquelas meigas falas já vale ficar acordado até o fim :grinlove:
 
Snaga disse:
Agora, depois de toda essa discussão política que não mudou o modo de ninguém pensar(...)
shifty.gif


Coiote disse:
Mas ver a Debora Falabella vestida naqueles meigos vestidinhos e dizendo aquelas meigas falas já vale ficar acordado até o fim
biggrinlove.gif
Ela tava atrás de mim na fila pra comprar bebida no show dos Strokes, Coiote
biggrinlove.gif
 
Falaram lá que JK foi o pior presidente do Brasil por seu jeito gastão. A pouco tempo eu fiz um trabalho para faculdade sobre esse período e deu para ver que Jucelino não era tão irresponsável. A "derrocada" do Brasil se deu no governo Dutra, que foi potencialmente a nossa melhor fase econômica em toda historia, mas no meio do governo o presidente adotou uma política econômica totalmente irresponsável. JK veio depois, e vendo que o Brasil estava totalmente atrasado em relação as nações européias (recém reerguidas e em expansão crescente) resolveu pegar empréstimos monstruosos para modernização do país e abriu as portas para investimentos do capital externo.

E não o culpem pela divida externa... pq depois dele todos os governos foram irresponsáveis nesse quesitos, exceto o do atual presidente, que pela primeira vez em anos pode pagar pelo menos alguma coisa.

É possível que se vc anda de no mínimo em um corsa hoje pode ser graças a ele. ;)


Quanto ao seriado... nossa, to babando... tá muito bem acabadinho, os diálogos são excelentes, a fotografia tá muito boa, os personagens são bastante cativantes... nota 10.
 
Tisf disse:
Ela tava atrás de mim na fila pra comprar bebida no show dos Strokes, Coiote
biggrinlove.gif
Muito inteligente seu comentário sobre a minissérie. ¬¬
Mas porque cê não pediu atógrafo ou tirou foto, bobão?
 
"O sobrenome do governador de São Paulo — Alckmin — vai ser muito citado na série JK da TV Globo. Trata-se do avô do governante paulista, que fora o amigo mais próximo de JK e acabou compondo o seu ministério. Não é nada, não é nada, mas mostra que a família tem tradição na política."

Ahhhh se eu acreditasse em teorias de conspiração
 
Eu to até gostando de JK, não está escorregando muito no novelão. Eu gostei muito do Paulo José no primeiro capítulo, ele tava inesquecível como o avô do Juscelino.
 
Snaga disse:
Muito inteligente seu comentário sobre a minissérie. ¬¬
Mas porque cê não pediu atógrafo ou tirou foto, bobão?

E eu disse o contrário? :aham:

Berserk disse:
É possível que se vc anda de no mínimo em um corsa hoje pode ser graças a ele.
icon_wink.gif
Eu não afirmaria isso :lol: E mesmo que fosse, tem gente que diria assim: "é possível que foi por causa desse fdp que eu ando no mínimo em um corsa hoje".
 
Ela tava atrás de mim na fila pra comprar bebida no show dos Strokes, Coiote :grinlove:

Além de tudo,ela ouve Strokes e ainda foi no show ???? Putz,sem mais comentários :mrgreen:

Ah,quanto a pequena querela aí....JK é mais responsável por vc poder andar de Corsa do q por vc andar de Corsa.Apesar de ter reponsabilidade nas duas conclusões :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo