• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gen'Ichiro Takahashi

Luciano R. M.

vira-latas
Além de escritor esse japonês de 58 anos, também é comentarista de corridas de cavalo. Abandonou a faculdade de letras de Yokohama em 1969, e trabalhou como operário nos anos 70 (além de ter sido preso pelo seu ativismo anarquista radical)[/i]. Em 1982 seu debut, Sayonara Gyangu Tachi (Sayonara, Gangsters) ganhou o premio literário Gunzo para primeiras novelas.
O gosto pelo pós-modernismo americano é marcante na obra de Takahashi. Em 'Sayonara, Gangsters' - obra, segundo o autor, levemente autobiográfica - um professor de poesia (que não tem um nome, pois à época da história as pessoa abandonaram os nomes definitivos e usam os nomes dados por seus amantes) envolve-se com uma garota que fez parte de um grupo terrorista denominando 'os Gangsters) - na verdade ele a encontra no lixo, em um lugar onde era proibido jogar fora pessoas, e eles começam uma relação; e junto ela traz um gato viciado em coquetéis de leite com vodca e em romances (inclusive, num momento genial do livro, o gato lhe pede algo de Thomas Mann, mas, ao descobrir que nunca existiu nenhum escritor chamado assim, o protagonista decide ele mesmo escrever sob o pseudônimo Thomas Mann). Eventualmente eles acabam se envolvendo com os Gangsters, além de outros personagens: uma menina morta que se oferece para andar até o cemitério para não cansar o pai, o poeta romano Virgílio que transfigura-se em um refrigerador após um porre, só para citar algumas das inúmeras figuras bizarras.
E o bizarro continua em outras obras de Takahashi, a começar pelos títulos de algumas: John Lennon Contra os Marcianos, Baseball Japonês: Elegante e Sentimental.
 
Olha, que dica boa! Nunca li nada da literatura japonesa por não saber por onde começar. Valeu, Luciano!
 
De nada! E tem o Haruki Murakami também, que é até mais fácil de achar. Depois faço um post sobre ele, se não tiver ainda...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo