• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Frodo não falhou, isto é claro. A história de Frodo é uma história da luta subjetiva entre o bem e o mal, e todas as decisões de Frodo favoreceram o bem, inclusive a de poupar Gollum. Fora isto, o fato de ele a princípio não ter desistido do um anel, não quer dizer que ele tenha falhado, há de se lembrar que os seres mais poderosos da TM recusaram a tarefa e a maioria fugiu com o rabinho entre as pernas. Frodo é um verdadeiro herói e quem não vê isso, pra mim não entendeu a essência do Senhor dos Anéis. Na minha opinião, o final serve para mostrar que nós realizamos a nossa missão, seja ela qual for, a cada vez que tomamos uma pequena decissão positiva em direção a ela; por isso que Sam e Gollum são tão importantes, ao longo e no desfecho da saga.
 
Veja como foje ao cerne da questão Neithan, ninguém está discutindo sua utilidade, hahahaha. =]
No entanto, se fossemos, ele não foi o de maior, o plano foi arquitetado por Gandalf, e seu baluarte foi Sam. E sem a "distração" de Aragorn em Morannon, ele jamais teria chegado a Orodruin, as Sammath Naur.

E essa sua insistência, faz com que alguns desavisados defendam essa questão como uma afirmativa categórica...
 
Mas, ele fahlou por não fazer o impossível e por Gollum jogar o Um? Sendo qeu Gollum estava lá graças a Frodo?

Sim ué! Ele não se achou o foderoso, que nao ia precisar de ninguem para destruir o um quando se separou da comitiva? E ele não conseguiu..
Mesmo sendo impossível ele se propôs a fazê-lo, se não conseguiu, falhou.

Mas apesar de tudo Frodo foi muito forte e desencadeou o fim do anel, mas não foi ele, em si, que o destruiu, diretamente não.
Indiretamente Frodo destruiu o anel, assim como Gandalf, Boromir, Aragorn, Merry, Pippin...Até o Balrog ajudou! Toda a história ajudou ao Frodo, indiretamente todos destruiram o anel. Diretamente foi um acidente que destruiu.
 
Mas, não tem como comparar a importância de Frodo com a de Boromir nessa história. Frodo foi o Portador do Um. Ele foi o masi importante. Ele carregou o fardo mais pesado.
 
Frodo não falhou, isto é claro. A história de Frodo é uma história da luta subjetiva entre o bem e o mal, e todas as decisões de Frodo favoreceram o bem, inclusive a de poupar Gollum. Fora isto, o fato de ele a princípio não ter desistido do um anel, não quer dizer que ele tenha falhado, há de se lembrar que os seres mais poderosos da TM recusaram a tarefa e a maioria fugiu com o rabinho entre as pernas. Frodo é um verdadeiro herói e quem não vê isso, pra mim não entendeu a essência do Senhor dos Anéis. Na minha opinião, o final serve para mostrar que nós realizamos a nossa missão, seja ela qual for, a cada vez que tomamos uma pequena decissão positiva em direção a ela; por isso que Sam e Gollum são tão importantes, ao longo e no desfecho da saga.

Po legal e tal...
Acho que a mensagem é super bonita e tal, a luta de todos contra o mal...
Mas ainda Frodo individualmente Falhou.

E caramba, primeiro post do rapz aqui? O Neithan está fazendo outros perfis para nós convencer!hahaha

Mas, não tem como comparar a importância de Frodo com a de Boromir nessa história. Frodo foi o Portador do Um. Ele foi o masi importante. Ele carregou o fardo mais pesado.
Como não? Mude uma ação, tire um personagem e imagine o impacto que dá!
Veja que a maioria dos "E se..." terminam em tragédia para a Terra Média.
 
Como não? Mude uma ação, tire um personagem e imagine o impacto que dá!
Veja que a maioria dos "E se..." terminam em tragédia para a Terra Média.

Ali no "E Se..?" (onde eu posto muito) Citamos fatos como a morte de Boromir que realmente traria um grande impacto. Mas, isso não muda nada. Frodo carregou o Fardo mais pesado da história de Arda. Portanto, teve um papel "principal".
 
É, ele realmente carregou o fardo mais pesado. Mas ele foi carregado pelos outros em TANTOS momentos da jornada, que fica claro que não teria chegado a lugar algum sozinho. A participação de Frodo foi fundamental para a salvação da TM, mas não consigo dizer que foi A MAIS fundamental. É um quebra-cabeças. Se um quebra-cabeças está sem a peça central ou a do canto não importa, ele continua incompleto da mesma forma.
 
Quando pensa a questão de que "ninguém poderia", pensa no "e se": e se alguém estivesse ali...
Mas, a discussão sempre tende a esse rumo: importância de Frodo.
E não é essa a questão, e sim se ele falhou.

Por isso repito, é um erro categorial, nada mais que um problema de linguagem.
Você dá trabalho, hein Neithinho? =]
 
Sim, mas ele ter companheiros não desmerece ele!

E Caro Aracaninho, não seria erro de linguagem. Apenas um título, para lermos depois o primeiro post. =D
 
NÃO ETAMOS DESMERECENDO A IMPORTANCIA DE FRODO PARA A DESTRUIÇÃO DO UM NEITHAN!...afeee, nós estamos apenas dizendo que pessoalmente, individualmente frodo falhou, uma pessoa tem um trabalho em grupo a fazer deixa fulano encarregado de fazer a parte a e b, na hora certa fulano não faz as duas só faz a a, mas por sorte o pofessor não percebe, e o trabalho levou dez porém individualmente o fulannho não fez tudo que tinha que fazer logo ele falhou, no entanto essa flaha foi acobertada, pois o trabalho em si foi dez e por consequencia ele também tirou dez por causa do grupo. Entendeu...agora?, ufaa... isso cansa...
 
Frodo não falhou, isto é claro. A história de Frodo é uma história da luta subjetiva entre o bem e o mal, e todas as decisões de Frodo favoreceram o bem, inclusive a de poupar Gollum. Fora isto, o fato de ele a princípio não ter desistido do um anel, não quer dizer que ele tenha falhado, há de se lembrar que os seres mais poderosos da TM recusaram a tarefa e a maioria fugiu com o rabinho entre as pernas. Frodo é um verdadeiro herói e quem não vê isso, pra mim não entendeu a essência do Senhor dos Anéis. Na minha opinião, o final serve para mostrar que nós realizamos a nossa missão, seja ela qual for, a cada vez que tomamos uma pequena decissão positiva em direção a ela; por isso que Sam e Gollum são tão importantes, ao longo e no desfecho da saga.

quanto ao negrito..:lol:

quanto ao itálico..eu concordo, apesar de parecer breguissimo (:P) é verdade.. mas o mais legal disso é que muitas vezes, por mais que as coisas não dêem certo como o planejado, no final, mesmo o errado sai melhor q a encomenda.. mas enfim, isso é outra coisa..


É, ele realmente carregou o fardo mais pesado. Mas ele foi carregado pelos outros em TANTOS momentos da jornada, que fica claro que não teria chegado a lugar algum sozinho. A participação de Frodo foi fundamental para a salvação da TM, mas não consigo dizer que foi A MAIS fundamental. É um quebra-cabeças. Se um quebra-cabeças está sem a peça central ou a do canto não importa, ele continua incompleto da mesma forma.

Eu concordo que todos são peças fundamentais, mas não consigo comprar com um quebra cabeças... não acho que todos são indispensáveis não.. isso é maus tópicp para o "e se?" mas eu acredito que tah mais para um jogo de xadrez (eh a unica coisa q me ocorre no momento >P) do que de quebra cabeça... todas as peças fazem sentido e são importantes, mas muitas são descartaveis.. claro que em um jogo de xadrez na real há toda uma lógica entre as peças e se vc começar com uma a menos sairá prejudicado... mas eu penso mais no lado de que o rei deve sobreviver e sem ele aí sim, não há o que fazer.. queria pensar numa analogia melhor, mas no momento fica essa meia boca..
Eu acredito que dependendo de um milhão de fatores, seria possível sem o Sam, apesar de achar o papel dele um dos mais dignos e fortes de toda trilogia.. vai entender :P Mostra que nem sempre ser ou não indispensável é a questão principal..


Sim. Mas então (dependendo do Contexto) Você concorda que Frodo não falhou?

Vou bater em você Neithan, desde o início estou dizendo a você: questão de contexto.
Ou seja, nas Sammath Naur (um contexto), em toda demanda (outro), com relação aos amigos (outro), com relação a Sméagol (outro ainda), e assim vai...


Há muito tempo que TODOS NÓS estamos dizendo isso Neithan!! :disgusti:

A questão do contexto, da pergunta ser abrangente ou não... inferno viu! :lol:

Sim, como eu coloquei, na questão do sucesso da Demanda, ele foi útil, e decisivo com relação ao sucesso da mesma.
No entanto, ele, em sua missão pessoal, falhou, como dito na carta.

Mas, você sabia que eu concordava com isso, só me aporrinhou porque me ama, hahahaha. :lol:

Ai deus...

Em minha defesa eu me atenho a fenda sim, já que a missão era destruir o anel o Frodo falhou.

Mas a missão foi um sucesso. E reconheço que ele foi um herói.

(e começamos tudo denovo!^^...)


:metal::cerva:
Que lindo.. tds dizendo nas entrelinhas que ele não falhou :grinlove::dente:
 
Eu concordo que todos são peças fundamentais, mas não consigo comprar com um quebra cabeças... não acho que todos são indispensáveis não.. isso é maus tópicp para o "e se?" mas eu acredito que tah mais para um jogo de xadrez (eh a unica coisa q me ocorre no momento >P) do que de quebra cabeça... todas as peças fazem sentido e são importantes, mas muitas são descartaveis.. claro que em um jogo de xadrez na real há toda uma lógica entre as peças e se vc começar com uma a menos sairá prejudicado... mas eu penso mais no lado de que o rei deve sobreviver e sem ele aí sim, não há o que fazer.. queria pensar numa analogia melhor, mas no momento fica essa meia boca..
Eu acredito que dependendo de um milhão de fatores, seria possível sem o Sam, apesar de achar o papel dele um dos mais dignos e fortes de toda trilogia.. vai entender :P Mostra que nem sempre ser ou não indispensável é a questão principal..


:metal::cerva:
Que lindo.. tds dizendo nas entrelinhas que ele não falhou :grinlove::dente:

Gosto mais da analogia do quebra-cabeça. O Rei só é relevante no xadrez porque o objetivo é matá-lo. Fora isso ele não faz nada. Rainha, cavalos, torres, bispos e até mesmo peões são peças muito mais ativas do que ele...

é, na verdade começo a ver que sua analogia do xadrez é bastante boa. Frodo seria o inerte e entediante rei, que não faz nada, apenas se movimenta pelo tabuleiro enquanto os outros trabalham para cumprir seu objetivo ao mesmo tempo que impedem esse ser apático e patético de ser morto. Verdade, combina bem!:mrgreen:

Agora ficou claro que nas entrelinhas o que eu estive dizendo o tempo todo é que a pergunta da forma como foi formulada não deveria levar em consideração contextos generalistas, e não que Frodo de certa forma não falhou? :lol:
 
Agora ficou claro que nas entrelinhas o que eu estive dizendo o tempo todo é que a pergunta da forma como foi formulada não deveria levar em consideração contextos generalistas, e não que Frodo de certa forma não falhou? :lol:

Só para ressaltar o que foi muito bem colocado pelo Turin, todos os que aqui consideraram que Frodo falhou em sua missão pessoal (e que isso fique bem claro, analisamos somente sua missão pessoal - Frodo e O Um) colocaram em suas colocações justamente isto.

Frodo falhou - em sua missão pessoal, na fenda, em termos mais específicos ou como preferirem denominar...

Agora no contexto geral não houve falha, afinal o Um foi destruído e a paz da TM restaurada....

E antes de apertarmos o REW e "rebobinarmos a fita"...que tal abrir outro tópico mais abrangente para discutirmos estes pormenores? :mrgreen:
 
Só para ressaltar o que foi muito bem colocado pelo Turin, todos os que aqui consideraram que Frodo falhou em sua missão pessoal (e que isso fique bem claro, analisamos somente sua missão pessoal - Frodo e O Um) colocaram em suas colocações justamente isto.

Frodo falhou - em sua missão pessoal, na fenda, em termos mais específicos ou como preferirem denominar...

Agora no contexto geral não houve falha, afinal o Um foi destruído e a paz da TM restaurada....

E antes de apertarmos o REW e "rebobinarmos a fita"...que tal abrir outro tópico mais abrangente para discutirmos estes pormenores? :mrgreen:

Seria bom, porque tenho certeza que já já vem o Neithan dizendo: Mas foi o que eu disse no primeiro post. Que se ele não falhou no geral, então não falhou, e bla bla bla... :lol::lol::lol:
 
é, na verdade começo a ver que sua analogia do xadrez é bastante boa. Frodo seria o inerte e entediante rei, que não faz nada, apenas se movimenta pelo tabuleiro enquanto os outros trabalham para cumprir seu objetivo ao mesmo tempo que impedem esse ser apático e patético de ser morto. Verdade, combina bem!:mrgreen:

Nhéeeeeeeeeeeeeeee :tongue: Peste!

No caso eu ia falar a rainha, pq ela me veio na mente inicialmente.. pois afinal se vc perde a rainha eh bem foda ganhar o jogo,mas como eu falei essa analogia tah bem falha...

Agora ficou claro que nas entrelinhas o que eu estive dizendo o tempo todo é que a pergunta da forma como foi formulada não deveria levar em consideração contextos generalistas, e não que Frodo de certa forma não falhou? :lol:

Eu já tinha entendido a colocação de vcs! Mas é que é legal ver tdos entrando em consenso que em alguma perspectiva dá para ver que Frodo não falhou :obiggraz: E isso já é uma fenda numa grande gelereira :mrgreen:

Pq abrir outro tópico? Acho que os tópicos podem se aprofundar, contando que relacionados com o tema!
 
Nhéeeeeeeeeeeeeeee :tongue: Peste!

No caso eu ia falar a rainha, pq ela me veio na mente inicialmente.. pois afinal se vc perde a rainha eh bem foda ganhar o jogo,mas como eu falei essa analogia tah bem falha...



Eu já tinha entendido a colocação de vcs! Mas é que é legal ver tdos entrando em consenso que em alguma perspectiva dá para ver que Frodo não falhou :obiggraz: E isso já é uma fenda numa grande gelereira :mrgreen:

Pq abrir outro tópico? Acho que os tópicos podem se aprofundar, contando que relacionados com o tema!


bem se continuar assim pode até ser mas..quase sempre uma discurssão se desvia de seu caminho e acaba virando outra pelo contexto, é complicado, no entanto essa discurssão ta conseguindo permanecer em seu foco, e alem disso realmente em uma parte todos cocncordamos que frodo não falhou no contexto geral mas em outra todos concordamos que el falhou no contexto pessoal apenas o neithan que diz que ele não falhou em momento algum....heheheheh.
 
Nhéeeeeeeeeeeeeeee :tongue: Peste!

No caso eu ia falar a rainha, pq ela me veio na mente inicialmente.. pois afinal se vc perde a rainha eh bem foda ganhar o jogo,mas como eu falei essa analogia tah bem falha...

No xadrez vale mais ter piões!:mrgreen: Os piões são os caras!
E o Frodo não deixou de ser um deles, o pião queridinho do Gandalf, não me entendam mal, não quero dizer que o Gandalf manipulou ou fez coisas desse tipo, mas "deu" ao Frodo "apenas" a tarefa de destruir o anel, e não de "ganhar o jogo", pois para tudo isso como sabemos foi preciso usar outros "piões" como Gondor, Rohan, Ents. Mas quem tava controlando essas peças?!? Tá mais pra Eru do que pra qualquer outro!:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo