Vai encher "páginas desnecessárias"?
O fórum serve exatamente pra isso. Se ninguém discutir nada, a gente vai ter um subfórum de cinema repleto de "esse-filme-é-legal-ah-oi-também-acho-titanic-matrix-e-forrest-gump-no-top-10-dos-anos-90-yey-etc".
A discussão tinha saído do tópico Fotografia, essa era a questão. Começamos a discutir o que cada um acha sobre opiniões e argumentos.
De qualquer forma, eu acredito firmemente que você está errado quando diz que só leva em conta argumentos de profissionais conceituados. Essa atitude acaba ostracisando pessoas muito talentosas e com bastante conhecimento que não tiveram oportunidade de se tornarem "conceituadas". E eu não falo apenas de mim. Tem muita gente desconhecida por aí que sabe muito mais que a maioria dos picaretas "conceituados", principalmente quando o assunto é arte.
Não, você não entendeu o que eu disse. Vamos nós de novo. Eu quis dizer que acho escrota a sua postura de justificar o seu argumento com um "eu estudei arte", como se essa afirmação desse base pra qualquer coisa que você fala relacionado ao tema. Se fosse assim, todo profissional da área teria a mesma opinião ou usaria os mesmos argumentos sobre esse ou aquele assunto. E você sabe muito bem que não é assim. Pessoas podem dar opiniões diferentes e utilizar argumentos diferentes sem estarem erradas. Em muitos casos, não existe uma única verdade.
Não saio por aí saudando a opinião de qualquer pessoa "conceituada", mas se mesmo aquele crítico renomado que eu não gosto fala algo que casa com minha linha de pensamento, considero sim aquela opinião.
Quanto ao lance da fotografia de animações, já dei alguns argumentos explicando porque eu considero sua posição sobre o assunto equivocada. Se necessário, uma análise subseqüente pode ser providenciada, a título de aprofundamento.
Bom, eu adoro animação, considero um gênio a pessoa que consegue transpor idéias pro papel da maneira como fazem alguns profissionais da área. Coisa de mestre. Porém, não acho correto dizer que esse é um trabalho de Fotografia.
É muito diferente você estar com um ator na sua frente, um ser vivo, que nunca vai reagir 100% da maneira que você quer, um cenário que precisa ser enquadrado da maneira correta pra que não apareça nenhuma besteira. Na maioria das vezes são feitas verdadeiras ginásticas pra se conseguir um certo ângulo, exigindo uma habilidade sobrehumana do profissional.
Mesmo quando um cenário é pintado, como no caso de Star Wars, ou quando são feitos retoques digitais, ainda há um cinegrafista ali, há atores, há um enquadramento, há fatores que dificultam o resultado final.
No caso da animação, por mais difícil que seja colocar uma idéia no papel, é bem mais fácil um artista rasgar o papel e começar de novo do que mobilizar uma equipe inteira pra refazer a cena. E muitas vezes a cena não sei do jeito que ele queria, pois há fatores que fogem ao controle.
O artista tem total controle sobre o lápis (ou caneta, ou mouse), pode ir lá e retocar o quanto quiser, pode fazer as tomadas mais absurdamente impossíveis de serem feitas fisicamente. E é claro que muitas vezes o trabalho sai superior ao de um filme "real". É muito mais simples você retocar a expressão de um ator virtual do que a de um ator real. O personagem não vai sair do papel e te processar por isso, muito menos corre-se o risco de sair algo absurdo. No papel as possibilidades são ilimitadas.
E eu, em termos de Fotografia, dou muito mais valor ao cinegrafista que se rala todo pra conseguir uma boa cena do que pra um desenhista que pode pegar e refazer aquilo quantas vezes for necessário pra ficar perfeito.