• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotografia

Peregrin disse:
Claro que pode. As mesmas técnicas de camera podem ser recriadas em desenhos e animações.

Você disse bem... "recriadas". Não é uma coisa natural, não acontecem imprevistos nas locações, não há uma paisagem, um lugar a ser explorado, as expressões dos atores são sempre ao gosto do diretor, é tudo feito com mouse e teclado.
Na boa, é muito bonito, mas dou mil vezes mais mérito ao filme real.


mas se vc pensar assim...
a maioria das cenas de SDA tem alguma coisa de computação grafica, só por isso vai tirar o merito do trabalho realizado?

eu acho q naum...
 
mas se vc pensar assim...
a maioria das cenas de SDA tem alguma coisa de computação grafica, só por isso vai tirar o merito do trabalho realizado?

eu acho q naum...

Eu não vejo problema em utilizar o computador pra ajudar na Fotografia do filme, não é isso. Mas veja bem.. Senhor dos Anéis teve todo um trabalho de câmeras, de procurar os lugares certos, os atores eram reais e interagiam com o ambiente e com a câmera. O computador só entrou na hora dos efeitos, de retocar alguma falha, etc.

Nemo não. Toda a concepção do filme, tudo tudo é virtual. Eu sinceramente acho muito mais fácil em termos de concepção fazer um filme assim do que um Senhor dos Anéis, em que você tem que contar com todos os tipos de problemas reais.
 
A quesstão em si nessa discussão entre voês não é a beleza da fotografia, já que em todos os casos citaod são fotografias maravilhosas.. a questão é nos méritos por essa beleza... no caso do Nome, é tudo criaod por computador... é "fácil"... Já no caso dos outros filmes, é necessárfio todo um trabalho de inter-relação entre o ambiente, personagens, câmera, etc... é algo muito mais dificl de ser feito resultando em algo tão belo.. e portanto, merec emuito mais mérito...
 
A quesstão em si nessa discussão entre voês não é a beleza da fotografia, já que em todos os casos citaod são fotografias maravilhosas.. a questão é nos méritos por essa beleza... no caso do Nome, é tudo criaod por computador... é "fácil"... Já no caso dos outros filmes, é necessárfio todo um trabalho de inter-relação entre o ambiente, personagens, câmera, etc... é algo muito mais dificl de ser feito resultando em algo tão belo.. e portanto, merec emuito mais mérito...

Ufa, era isso que eu estava querendo dizer... :mrgreen:
 
A diferença da fotografia de um filme (feita por um bom diretor) e a de um desenho é praticamente nula. O diretor do filme e o diretor do desenho vão ter EXATAMENTE o que eles querem, mesmo se o filme dá mais trabalho. Mas só pq dá mais trabalho não quer dizer que ele deve ter mais crédito. Aliás, não tenho certeza se dá mais trabalho; as animações tradicionais 2D tipo as do Miyazaki demoram um tempo enorme pra serem feitas, e algumas sequências em especial tem que ter uma capacidade e talento incrível.

Bem, o que eu quero chegar é, mesmo havendo uma diferença de esforço de um para o outro, a fotografia é a mesma coisa nos dois estilos, filme e animação. Fotografia é o visual, não importa se é desenho, filme, computador, ou o escambau.

Então desenhos devem ter mérito SIM por fotografia, e quando o criador do desenho tem talento (como o Miyazaki), a fotografia fica melhor e mais complexa do que a da maioria dos filmes.
 
Eu acho que fotografia de animações não conta justamente por que em um filme as locações devem ser encontradas. Na animação isso não precisa ser feito.
 
acho q fotografia em animação até merece mais méritos do q em filmes. em filme eh mais simples adaptarou modificar a realidade pra conseguir a estética q vc quer. em animação vc precisa criar tudo do zero, de uma folha em branco.

isso veio na minha cabeça agora. pode ser q pensando um pouco mais eu mude de ideia.
 
:::::::::Oromë84 disse:
em animação vc precisa criar tudo do zero, de uma folha em branco.

Indeed.

Aliás, o pior pesadelo do artista é a folha em branco.

Fotografia de animação envolve criatividade, composição de imagem, planejamento de cores e sombras, relação celulóide/fundo (quando não se trata de animação em CGI), etc.

Uma animação mal-acabada normalmente fica muito mais podre que um filme mal-fotografado, vide o Senhor dos Anéis do Ralph Bakshy e aqueles desenhos grotescos lançados direto pra vídeo.

Uma animação bem-acabada geralmente consegue resultados espetaculares.

Metropolis

metropolis-70a.jpg


03.jpg


06.jpg


Ninja Scroll

image003.jpg


image080.jpg


Vampire Hunter D: Bloodlust

vhd-silhouette.jpg


vhd-arrowcatch.jpg


vhd-apocalypse.jpg


etc
 
Folco Gamgee disse:
Por exemplo, muitos filmes da época (como os de Fritz Lang, Jean Vigo, etc) também tnham uma fotografia belíssima, bem superior a de "E o Vento Levou...". A fotografia do filme não é nem de longe insuperável, e seria no máximo decente. Agora, já o filme em si... :eek:

Acho q um do poucos quesitos q o Oscar sempre gratifica quem merece realmente é a fotografia, é ver os filmes premiados..
E o vento levou foi um deles... Para mim é um clássico do seu gênero.
 
Lukaz Drakon disse:
Eu acho que fotografia de animações não conta justamente por que em um filme as locações devem ser encontradas. Na animação isso não precisa ser feito.

gente, essa discussao 'e infundada.
Se for assim, vcs vao ter que tirar o merito de Blade Runner e Star Wars por exemplo, onde as locacoes eram pintadas.
Em filmes de animacao existe diretor de fotografia como em qualquer outro filme.
 
Lórien*bsb disse:
Folco Gamgee disse:
Por exemplo, muitos filmes da época (como os de Fritz Lang, Jean Vigo, etc) também tnham uma fotografia belíssima, bem superior a de "E o Vento Levou...". A fotografia do filme não é nem de longe insuperável, e seria no máximo decente. Agora, já o filme em si... :eek:

Acho q um do poucos quesitos q o Oscar sempre gratifica quem merece realmente é a fotografia, é ver os filmes premiados..
E o vento levou foi um deles... Para mim é um clássico do seu gênero.

Eles não deram um Oscar de fotografia para 2001, nem para Acossado, nem para L'Avventura, nem para Andrei Rublev, nem para Persona, etc etc etc etc etc. Eles não estão, nem de longe, certos nessa categoria.


Eu acho que fotografia de animações não conta justamente por que em um filme as locações devem ser encontradas. Na animação isso não precisa ser feito.

Locações tem mais a ver com roteiro do que com fotografia. Não estou vendo sentido nenhum aí. ANIMAÇÕES TEM FOTOGRAFIA, isso é um fato, como o V explicou:

V explica disse:
Indeed.

Aliás, o pior pesadelo do artista é a folha em branco.

Fotografia de animação envolve criatividade, composição de imagem, planejamento de cores e sombras, relação celulóide/fundo (quando não se trata de animação em CGI), etc.

Uma animação mal-acabada normalmente fica muito mais podre que um filme mal-fotografado, vide o Senhor dos Anéis do Ralph Bakshy e aqueles desenhos grotescos lançados direto pra vídeo.

Uma animação bem-acabada geralmente consegue resultados espetaculares.

Etc.

Anyway, o V está esquecendo de(pelo menos eu espero que ele tenha esquecido)...

ghost.jpg


GHOST IN THE SHELL, etc. (obra-prima)
 
Se for assim, vcs vao ter que tirar o merito de Blade Runner e Star Wars por exemplo, onde as locacoes eram pintadas.
Em filmes de animacao existe diretor de fotografia como em qualquer outro filme.

Preguiça de ler o que eu escrevo, é? :wink:
Então volta lá em cima e vê que eu falei exatamente sobre isso. É bem diferente (se bem que no caso do George Lucas nem é tão diferente).
 
Folco Gamgee disse:
V explica disse:
Indeed.

Aliás, o pior pesadelo do artista é a folha em branco.

Fotografia de animação envolve criatividade, composição de imagem, planejamento de cores e sombras, relação celulóide/fundo (quando não se trata de animação em CGI), etc.

Uma animação mal-acabada normalmente fica muito mais podre que um filme mal-fotografado, vide o Senhor dos Anéis do Ralph Bakshy e aqueles desenhos grotescos lançados direto pra vídeo.

Uma animação bem-acabada geralmente consegue resultados espetaculares.

Etc.

Anyway, o V está esquecendo de(pelo menos eu espero que ele tenha esquecido)...

ghost.jpg


GHOST IN THE SHELL, etc. (obra-prima)

Era o próximo da lista, mas fiquei com preguiça. :mrgreen:

Eu ainda ia citar Akira, Final Fantasy, alguns Animatrixes, Mononoke Hime, A Viagem de Chihiro, etc.

Aliás, acho que nunca vi um filme de animação japonês que tivesse a fotografia ruim.

Tanto que chega a ser até absurdo não considerar a fotografia de animações. A fotografia de todas essas que eu citei são muito melhores que a da maioria dos filmes live action.

Eu falo isso porque estudei arte, etc. Mas isso não deve ter muita importância, sendo que pelo visto qualquer opinião infundada é suficiente para rebater um argumento embasado. :wall:
 
Eu falo isso porque estudei arte, etc. Mas isso não deve ter muita importância, sendo que pelo visto qualquer opinião infundada é suficiente para rebater um argumento embasado.

Opinião é diferente de argumento, ou não é? :roll:
O fato de eu achar que a fotografia "live action" é muito melhor e merece mais valor que a fotografia de animação não quer dizer que isso seja uma verdade absoluta. E arrotar currículo pra mim não tem valor nenhum. A não ser que eu estivesse conversando o Conrad L. Hall ou o Andrew Lesnie e tal...
 
Peregrin disse:
Opinião é diferente de argumento, ou não é? :roll:

De fato. Opinião costuma ser a principal desculpa de quem não tem argumentos.

O fato de eu achar que a fotografia "live action" é muito melhor e merece mais valor que a fotografia de animação não quer dizer que isso seja uma verdade absoluta.

Pois é.

E arrotar currículo pra mim não tem valor nenhum.

Olha o respeito, etc.

A não ser que eu estivesse conversando o Conrad L. Hall ou o Andrew Lesnie e tal...

Ah, então um argumento só é válido se a pessoa for conceituada?

O que dizer dos seus, então?
 
De fato. Opinião costuma ser a principal desculpa de quem não tem argumentos.

Isso foi um argumento ou uma opinião?

Olha o respeito, etc.

Não é questão de respeito. Realmente não vejo valor algum em ficar arrotando currículo. Tem aquela velha máxima e tal de que quem sabe mesmo não precisa ficar colando os atributos embaixo da assinatura...

Ah, então um argumento só é válido se a pessoa for conceituada?

O que dizer dos seus, então?

Que argumento? Não leu minha mensagem anterior? :roll:

E foi você quem ficou batendo a cabeça na parede porque achou que não consideraram seus argumentos válidos e tratou de dizer que estudou arte e patati patata. O que eu quis dizer é que, se eu for ouvir um argumento profissional, que pelo menos seja de alguém conceituado. Como estamos num fórum não profissional, prefiro conversar como se estivéssemos numa mesa de bar, jogando papo fora, sem precisar ouvir a cada vez que discordo de alguém coisas como "é que eu estudo cinema" ou "é que eu fiz arte". Como eu disse, arrotar currículo não leva a nada.
 
Peregrin disse:
De fato. Opinião costuma ser a principal desculpa de quem não tem argumentos.

Isso foi um argumento ou uma opinião?

Um fato.

Um fato triste, de fato.

Olha o respeito, etc.

Não é questão de respeito. Realmente não vejo valor algum em ficar arrotando currículo. Tem aquela velha máxima e tal de que quem sabe mesmo não precisa ficar colando os atributos embaixo da assinatura...

Eu já havia dado argumentos anteriormente. Eu só estava mostrando que eles tem base teórica.

Ah, então um argumento só é válido se a pessoa for conceituada?

O que dizer dos seus, então?

Que argumento? Não leu minha mensagem anterior? :roll:

Olha, quando você está num fórum de discussões, você tem que estar preparado para discutir. Você tem que estar ciente de que pessoas vão contestar certas coisas que você disser, e que algumas delas vão saber mais do que você. Não é nenhum bicho de sete cabeças, é a vida.

E foi você quem ficou batendo a cabeça na parede porque achou que não consideraram seus argumentos válidos e tratou de dizer que estudou arte e patati patata.

Nah... como eu já disse, só estava deixando claro que os meus argumentos tem fundamento.

O que eu quis dizer é que, se eu for ouvir um argumento profissional, que pelo menos seja de alguém conceituado.

E o que eu quis dizer é que isso é bullshit.

O Rubens Edwald Filho é conceituado. Inácio Araújo é conceituado. O fato deles serem conceituados faz deles bons críticos?

Talvez para aqueles que consideram as opiniões deles automaticamente válidas, apoiando-se no fato deles serem "conceituados", para compensar uma possível insipidez de personalidade (não estou dizendo que é o seu caso, estou só fazendo uma analogia).

Essa visão das coisas é ridícula, preconceituosa e limitada. Ou você acha que todos os bons artistas vendem seus trabalhos por altos preços em galerias "conceituadas"? Ou que todos os bons escritores são publicados por editoras "conceituadas"???

Give me a break. :roll:

Como estamos num fórum não profissional,

Existem "fóruns profissionais"?

É como dizer "preciso consultar um psiquiatra profissional", afirmação que implicaria na idéia de que existem psiquiatras amadores.

Anyway,

prefiro conversar como se estivéssemos numa mesa de bar, jogando papo fora, sem precisar ouvir a cada vez que discordo de alguém coisas como "é que eu estudo cinema" ou "é que eu fiz arte". Como eu disse, arrotar currículo não leva a nada.

Como você mesmo disse, estamos num fórum. E se você acha que pode chegar num fórum e jogar uma "opinião" assim... digamos, excêntrica sem ninguém contestar, você deve ser muito ingênuo.
 
Como você mesmo disse, estamos num fórum. E se você acha que pode chegar num fórum e jogar uma "opinião" assim... digamos, excêntrica sem ninguém contestar, você deve ser muito ingênuo.


Não, de maneira alguma eu penso que não vou ser contestado. Não sou eu que acho que tenho sempre razão :wink:
 
Peregrin disse:
Como você mesmo disse, estamos num fórum. E se você acha que pode chegar num fórum e jogar uma "opinião" assim... digamos, excêntrica sem ninguém contestar, você deve ser muito ingênuo.

Não, de maneira alguma eu penso que não vou ser contestado. Não sou eu que acho que tenho sempre razão :wink:

Você já está levando isso pro lado pessoal. Você não quer fazer isso, acredite.

E se você aceita a idéia de ser contestado, porque não discute, ao invés de se esconder atrás da maldita "opinião"?

Aliás, eu não acho que estou sempre certo, mas assumo que pelo menos no meu post anterior eu estava, tendo em vista que nada ali foi contestado. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo