• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotografia

Aliás, eu não acho que estou sempre certo, mas assumo que pelo menos no meu post anterior eu estava, tendo em vista que nada ali foi contestado.

Nah, eu sinceramente não quero me estender em uma discussão que já saiu do tópico há muito tempo. E pela experiência adquirida em discussões anteriores, sei que isso não vai sair do lugar, vai encher de páginas desnecessárias o fórum, vai vir mais gente no meio...
Mas se quiser podemos continuar por MP.
 
Vai encher "páginas desnecessárias"? :eek:

O fórum serve exatamente pra isso. Se ninguém discutir nada, a gente vai ter um subfórum de cinema repleto de "esse-filme-é-legal-ah-oi-também-acho-titanic-matrix-e-forrest-gump-no-top-10-dos-anos-90-yey-etc". :wall:

De qualquer forma, eu acredito firmemente que você está errado quando diz que só leva em conta argumentos de profissionais conceituados. Essa atitude acaba ostracisando pessoas muito talentosas e com bastante conhecimento que não tiveram oportunidade de se tornarem "conceituadas". E eu não falo apenas de mim. Tem muita gente desconhecida por aí que sabe muito mais que a maioria dos picaretas "conceituados", principalmente quando o assunto é arte.

Quanto ao lance da fotografia de animações, já dei alguns argumentos explicando porque eu considero sua posição sobre o assunto equivocada. Se necessário, uma análise subseqüente pode ser providenciada, a título de aprofundamento.
 
A fotografia é um dos aspectos tecnicos que eu mais presto atenção em um filme. Um filme com uma bela fotografia é realmente uma experiencia diferente de ser presenciada. Muitos filmes não seriam nada sem sua fotografia expetacular, como é o caso de 2001. Que é incontestavelmente uma obra-prima de fotografia, e msm não gostando muito do filme eu fico de queixo caido com o brilhantismo de algumas cenas. É interessante que grande parte das cenas de 2001 tem uma fotografia simetrica. Barry Lindon do Kubrick tbm é fantastico, parece que o filme foi filmado ontem. Em todas as cenas desse filme, Kubrick usou iluminação natural.

Outro filme que gosto muito da fotografia é Sonhos do Kurosawa. Gerry foi um filme q me impressionou bastante tbm, pena que esses dois eu vi na tv, então era editado... um saco.... filmes em fit screen são uma merda, perde boa parte da beleza fotografia :disgusti:
Vamos fazer uma campanha para passarem os filmes em wide screen na tv, ou então fazer uma vaquinha pra eu comprar uma tv widescreen! hehehehe :obiggraz:

Eu gosto mto do estilo visual dos filmes do Tim Burton! Ele consegue criar ambientações mto boas para seus filmes, pena que estes não sejam mto bons hehehehe, salvo por um ou outro.

Vou procurar umas fotos de alguns filmes q eu gosto da fotografia e depois eu posto
 
Vai encher "páginas desnecessárias"?

O fórum serve exatamente pra isso. Se ninguém discutir nada, a gente vai ter um subfórum de cinema repleto de "esse-filme-é-legal-ah-oi-também-acho-titanic-matrix-e-forrest-gump-no-top-10-dos-anos-90-yey-etc".

A discussão tinha saído do tópico Fotografia, essa era a questão. Começamos a discutir o que cada um acha sobre opiniões e argumentos.

De qualquer forma, eu acredito firmemente que você está errado quando diz que só leva em conta argumentos de profissionais conceituados. Essa atitude acaba ostracisando pessoas muito talentosas e com bastante conhecimento que não tiveram oportunidade de se tornarem "conceituadas". E eu não falo apenas de mim. Tem muita gente desconhecida por aí que sabe muito mais que a maioria dos picaretas "conceituados", principalmente quando o assunto é arte.

Não, você não entendeu o que eu disse. Vamos nós de novo. Eu quis dizer que acho escrota a sua postura de justificar o seu argumento com um "eu estudei arte", como se essa afirmação desse base pra qualquer coisa que você fala relacionado ao tema. Se fosse assim, todo profissional da área teria a mesma opinião ou usaria os mesmos argumentos sobre esse ou aquele assunto. E você sabe muito bem que não é assim. Pessoas podem dar opiniões diferentes e utilizar argumentos diferentes sem estarem erradas. Em muitos casos, não existe uma única verdade.
Não saio por aí saudando a opinião de qualquer pessoa "conceituada", mas se mesmo aquele crítico renomado que eu não gosto fala algo que casa com minha linha de pensamento, considero sim aquela opinião.

Quanto ao lance da fotografia de animações, já dei alguns argumentos explicando porque eu considero sua posição sobre o assunto equivocada. Se necessário, uma análise subseqüente pode ser providenciada, a título de aprofundamento.

Bom, eu adoro animação, considero um gênio a pessoa que consegue transpor idéias pro papel da maneira como fazem alguns profissionais da área. Coisa de mestre. Porém, não acho correto dizer que esse é um trabalho de Fotografia.
É muito diferente você estar com um ator na sua frente, um ser vivo, que nunca vai reagir 100% da maneira que você quer, um cenário que precisa ser enquadrado da maneira correta pra que não apareça nenhuma besteira. Na maioria das vezes são feitas verdadeiras ginásticas pra se conseguir um certo ângulo, exigindo uma habilidade sobrehumana do profissional.
Mesmo quando um cenário é pintado, como no caso de Star Wars, ou quando são feitos retoques digitais, ainda há um cinegrafista ali, há atores, há um enquadramento, há fatores que dificultam o resultado final.

No caso da animação, por mais difícil que seja colocar uma idéia no papel, é bem mais fácil um artista rasgar o papel e começar de novo do que mobilizar uma equipe inteira pra refazer a cena. E muitas vezes a cena não sei do jeito que ele queria, pois há fatores que fogem ao controle.

O artista tem total controle sobre o lápis (ou caneta, ou mouse), pode ir lá e retocar o quanto quiser, pode fazer as tomadas mais absurdamente impossíveis de serem feitas fisicamente. E é claro que muitas vezes o trabalho sai superior ao de um filme "real". É muito mais simples você retocar a expressão de um ator virtual do que a de um ator real. O personagem não vai sair do papel e te processar por isso, muito menos corre-se o risco de sair algo absurdo. No papel as possibilidades são ilimitadas.

E eu, em termos de Fotografia, dou muito mais valor ao cinegrafista que se rala todo pra conseguir uma boa cena do que pra um desenhista que pode pegar e refazer aquilo quantas vezes for necessário pra ficar perfeito.
 
Não doeu, né? :roll:

Ok, eu até entendo certas coisas que você falou, mas você não está considerando que as animações envolvem bastante planejamento e adequação a situações também.

Apesar de não haver "filmagem" per se, nem tudo é possível, e muitas vezes soluções criativas são necessárias, exatamente como acontece numa filmagem com atores e locações.

Animações de qualidade costumam envolver equipes imensas e, sim, às vezes esse povo todo tem que se mobilizar e trabalhar dobrado para resolver uma cena. Você mesmo disse que, se não der certo, os profissionais envolvidos devem refazer aquilo que não funcionou. Você acha que isso é fácil?

Existem complicações tremendas no que diz respeito a movimentos de câmera, movimentos de personagens, movimentos de cenário, movimentos em geral. Retocar a expressão de um personagem animado não é tão fácil como você fez parecer (sendo muitas vezes muito mais difícil do que dirigir um ator).

E principalmente, animações, como todo filme, envolvem prazos, o que anula o lance de "rasgar a folha e começar de novo quantas vezes quiser".

P.S.: o fato de eu ter estudado me dá uma certa vantagem sim, no que diz respeito ao conhecimento do assunto. Não fosse isso relevante, todo tipo de estudo seria inútil.
 
Animações de qualidade costumam envolver equipes imensas e, sim, às vezes esse povo todo tem que se mobilizar e trabalhar dobrado para resolver uma cena. Você mesmo disse que, se não der certo, os profissionais envolvidos devem refazer aquilo que não funcionou. Você acha que isso é fácil?

Hum, imagino como deve ser difícil. Mas é muito mais difícil uma equipe de filmagem ter que remontar um cenário ou retornar a uma locação, mobilizar dezenas de pessoas pra refazer algo que às vezes só é percebido na sala de edição. É um gasto de tempo/mão de obra muito maior, se for comparar.

Existem complicações tremendas no que diz respeito a movimentos de câmera, movimentos de personagens, movimentos de cenário, movimentos em geral. Retocar a expressão de um personagem animado não é tão fácil como você fez parecer (sendo muitas vezes muito mais difícil do que dirigir um ator).

Eu ainda acredito que as limitações físicas são muito maiores que as virtuais em se tratando de fotografia. Tem coisas que simplesmente não podem acontecer, não vão acontecer, e a única solução é improvisar ou mudar de idéia.

E principalmente, animações, como todo filme, envolvem prazos, o que anula o lance de "rasgar a folha e começar de novo quantas vezes quiser".

Em filmes reais também há prazos, e ainda é preciso contar com a agenda dos atores e de toda a equipe. Numa animação, se o "ator" não ficou legal numa cena, ele vai estar disponível 24h/dia pra refazer a cena.
Se aconteceu algum problema com a locação, como chuva ou uma nevasca ou uma guerra, o filme pode ser inviabilizado. Nas animações a locação está sempre na medida certa.

P.S.: o fato de eu ter estudado me dá uma certa vantagem sim, no que diz respeito ao conhecimento do assunto. Não fosse isso relevante, todo tipo de estudo seria inútil.

É relevante mas não é tudo. É como eu disse, não dá direito a usar como argumento pra qualquer assunto dessa área. Mas com certeza ajuda, só não serve de argumento final.
 
Perdoe-me a intromissão, mas...

Peregrin disse:
Bom, eu adoro animação, considero um gênio a pessoa que consegue transpor idéias pro papel da maneira como fazem alguns profissionais da área. Coisa de mestre. Porém, não acho correto dizer que esse é um trabalho de Fotografia.
É muito diferente você estar com um ator na sua frente, um ser vivo, que nunca vai reagir 100% da maneira que você quer, um cenário que precisa ser enquadrado da maneira correta pra que não apareça nenhuma besteira. Na maioria das vezes são feitas verdadeiras ginásticas pra se conseguir um certo ângulo, exigindo uma habilidade sobrehumana do profissional.
Mesmo quando um cenário é pintado, como no caso de Star Wars, ou quando são feitos retoques digitais, ainda há um cinegrafista ali, há atores, há um enquadramento, há fatores que dificultam o resultado final.

Em toda e qualquer projeção há um enquadramento. Seja animação, live action, etc. O campo visual abrangido pelo quadro fílmico é um fragmento da realidade recortado de acordo com a tomada que se deseja fazer. Isso não se limita apenas à live action, visto que os limites do quadro fílmico, na projeção, são os limites da tela. O mesmo acontece com angulações, apenas o recurso é diferente.

E esse negócio de "há fatores que dificultam o resultado final" é irrelevante.

O artista tem total controle sobre o lápis (ou caneta, ou mouse), pode ir lá e retocar o quanto quiser, pode fazer as tomadas mais absurdamente impossíveis de serem feitas fisicamente. E é claro que muitas vezes o trabalho sai superior ao de um filme "real". É muito mais simples você retocar a expressão de um ator virtual do que a de um ator real. O personagem não vai sair do papel e te processar por isso, muito menos corre-se o risco de sair algo absurdo. No papel as possibilidades são ilimitadas.

Discordo veementemente.

O que a animação digital visa é a maior aproximação possível da realidade, sempre. Recorrem à esse recurso por ser menos trabalhoso e de menor custo, geralmente.

Anyway, voltando ao asunto do tópico...

Fotografia é um fator componente da linguagem cinematográfica num filme. Não é um fator determinante. Ela ajuda a compor o ambiente e às vezes têm uma função dramática.

Um filme que ninguém citou, mas...

cries.gif


:clap:
 
Recorrem à esse recurso por ser menos trabalhoso e de menor custo, geralmente.

Você disse tudo agora :mrgreen:

Fazer um filme "real" envolve um esforço muito maior do que fazer uma animação, bem como apresenta dificuldades muito maiores e relevantes sim.
 
Peregrin disse:
Recorrem à esse recurso por ser menos trabalhoso e de menor custo, geralmente.

Você disse tudo agora :mrgreen:

Fazer um filme "real" envolve um esforço muito maior do que fazer uma animação, bem como apresenta dificuldades muito maiores e relevantes sim.

Não ao que diz respeito à expressões faciais, como você afirmou no seu post anterior. :roll:
 
Não ao que diz respeito à expressões faciais, como você afirmou no seu post anterior.

Isso varia com o tipo de animação utilizado, mas uma expressão facial ruim num filme live action geralmente é irreparável, ao contrário da animação, que pode sempre ser melhorada.
 
Essa discussão é muito boa, mas realmente acho que ela poderia partir pra outro tópico em algum lugar.

Mas bem, vou comentar mesmo assim.

Pippin, eu entendi seu ponto e em parte concordo com ele. Apesar de animações terem direção de fotografia muito importante para todo o processo, ainda dou mais mérito de execução a filmes reais mesmo.

A dificuldade não dá mérito nenhuma ao resultado final, na boa. Até porque muita gente não fica sabendo (ou sequer tem o interesse em saber) da natureza da execução de tal fotografia cinematográfica e ainda assim opina numa boa sobre a beleza dele.

Mas há um mérito na execução de acordo com a razão qualidade/dificuldade, obviamente.

Agora, pelo que vi do modo como o tópico estava sendo usado, não era pra se discutir a beleza das fotografias de certos filmes. Mas sim pra mostrar e apreciar.

E se não for, de qualquer forma, qual o problema em se apreciar? Forum de discussões sim, mas se não é divertido, é pura nerdice.

Mas bem, blá blá blá...

Vamos voltar pros filmes ou o que? 8-)

Réquiem Para um Sonho, também do diretor Darren Aronofsky, do filme Pi, que o Dirhilzito já postou aqui.

requiem1.jpg


requiem-for-a-dream06.jpg


requiem-for-a-dream01.jpg


Os tons de claro e escuro, com diferentes teores de limpeza e sujeira em cada cena, combinado com as tonalidades fortes de cores fazem desse filme uma obra de arte visual pra mim.

Não achei a cena fantástica deles puxando o carrinho de supermercado com a televisão, infelizmente.
 
Não sei se alguem citou aqui, mas a fotografia de Beleza Americana é muito boa. Sam Mendes detona nesse aspecto, alem de eu achar ele um talentosíssimo diretor. A fotografia de Estrada para Perdição é exelente tbm.
 
Peregrin disse:
Recorrem à esse recurso por ser menos trabalhoso e de menor custo, geralmente.

Você disse tudo agora :mrgreen:

Fazer um filme "real" envolve um esforço muito maior do que fazer uma animação, bem como apresenta dificuldades muito maiores e relevantes sim.

caraca! Vou me demitir agora! =PPPP quanto tempo as pessoas levam para fazer um filme? um ano no maximo, alguns sao feitos em meses. Incluindo pre e pos producao. Quanto tempo leva fazer um longa de animacao? 2 anos no minimo. Claro q se trouxer para territorios tupiniquins, triplica esse tempo, mas a proporcao e a mesma. O numero de pessoas envolvidas em um filme de animacao 'e + ou - 3 vezes a equipe de filmes.
Agora quanto a filmes de animacaox fotografia, 'e dificil sim, se conseguir a fotografia correta, porque muitas vezes quem desenha nao 'e o diretor e muito menos uma so pessoa. pega um livro de making of de animacao, o "procurando nemo" por exemplo, e vc vai ver quantos sketches eles fizeram e quanto tempo demorou para se interpretar o que o diretor quer. e como em um "filme normal" uma cena tem que ser desenhada e redesenhada varias e varias vezes ate se chegar ao resultado desejado. Nao 'e "mais facil" desenhar do que dirigir um ator de verdade. A prova disso 'e o filme "Final Fantasy" onde tudo eh realistico demais, mas os atores sao maus atores. Nao tenho duvidas de que se surgir um filme de animacao com fotografias lindas, ele concorrera ao oscar. O que acontece 'e que so de 2 anos pra ca que a animacao esta crescendo e saindo da mao de poucos. Acredito que daqui a 5 anos sera completamente plausivel filmes de animacao concorrerem as demais categorias do oscar. Afinal, se pode ganhar "melhor filme" 'e porque tem de tudo um pouco, nao 'e?

hehehehe quer saber, desce uma cerva que isso ta e mais parecendo discussao de buteco =P
 
Fosco Cachopardo disse:
Muitos filmes não seriam nada sem sua fotografia expetacular, como é o caso de 2001.

Bobagem.

Sim, 2001 requer bastante da fotografia, mas o filme vai MUITO além disso. As metáforas criadas pelo Kubrick e a exploração de temas dele (vida, morte, evolução, etc) é superior a de qualquer outro filme na história do cinema. Nunca aprofundaram tanto na tentativa de entender a natureza do homem e o seu papel no Universo quanto em 2001. Qualquer tentativa de expressar em palavras o poder do filme é inútil, então eu não vou prolongar.

Eu diria que o filme deve 50% do poder pela sua fotografia, e 50% pelo resto. Mesmo se a fotografia não fosse perfeita como é, o filme ainda teria muitos méritos e uma obra superior. Nem o Paul W.S. "Eu fedo" Anderson poderia ferrar esse filme se ele seguisse o que o Kubrick queria.

Um exemplo de um filme que perderia MUITO sem a sua fotografia/edição seria Requiem Para Um Sonho. Porque, sinceramente, após o impacto inicial você só vai voltar mesmo é pra ver a atmosfera poderosa do filme.
 
quanto tempo as pessoas levam para fazer um filme? um ano no maximo, alguns sao feitos em meses. Incluindo pre e pos producao. Quanto tempo leva fazer um longa de animacao? 2 anos no minimo.

Há inúmeros casos de filmes que levam 4, 5 anos sendo produzidos. E nem é por atraso não, é porque são filmes que exigem longos trabalhos de pesquisa, inserção de efeitos especiais, locações distantes, essas coisas.

Agora quanto a filmes de animacaox fotografia, 'e dificil sim, se conseguir a fotografia correta, porque muitas vezes quem desenha nao 'e o diretor e muito menos uma so pessoa.

Ninguém disse que era fácil, Beta :wink:
É só vc ler tudinho lá em cima que vai ver que todo mundo reconhece o trabalho árduo de um animador, mas que um cinegrafista "live action" rala muito mais, isso é mesmo.
E você acha que num filme quem faz tudo é só o diretor? E aquelas centenas de pessoas que ajudam ele, são o que? :wink:
Você está simplificando demais o trabalho do cinema "Live action" só pra justificar as dificuldades de se fazer uma animação.

pega um livro de making of de animacao, o "procurando nemo" por exemplo, e vc vai ver quantos sketches eles fizeram e quanto tempo demorou para se interpretar o que o diretor quer.

Isso acontece em cinema "live action" também. Não só o elenco, mas o maquiador, o cinegrafista, o compositor, o diretor de arte, o figurinista, ralam eras até chegar no ponto que o diretor quer.

Nao tenho duvidas de que se surgir um filme de animacao com fotografias lindas, ele concorrera ao oscar.

A minha opinião pessoal é a de que deveria ou ser feita uma categoria especial pra isso ou apenas dar um prêmio extra. Você sabe que pra um outro filme de animação concorrer a "Melhor Filme" vai custar muito agora que criaram uma categoria só pra eles. E eu acho mais do que justo dividir as categorias. Não adianta, são trabalhos muito diferentes.

Acredito que daqui a 5 anos sera completamente plausivel filmes de animacao concorrerem as demais categorias do oscar. Afinal, se pode ganhar "melhor filme" 'e porque tem de tudo um pouco, nao 'e?

Concordo que concorra em algumas categorias, como roteiro, mas sinceramente? Não em atuação. Já não concordei com a possível indicação do Gollum.
Como eu disse, se for pra premiar, que se crie uma categoria nova ou dê um prêmio especial. São trabalhos completamente diferentes.
 
Há inúmeros casos de filmes que levam 4, 5 anos sendo produzidos. E nem é por atraso não, é porque são filmes que exigem longos trabalhos de pesquisa, inserção de efeitos especiais, locações distantes, essas coisas.

4, 5 anos? Eles tiveram que construir geneticamente os atores? Nunca ouvi falar de 5 anos. Acho que a mais longa para um filme só foi Apocalypse Now. Ou alguma coisa do Kubrick, tipo De Olhos Bem Fechados.
 
4, 5 anos? Eles tiveram que construir geneticamente os atores? Nunca ouvi falar de 5 anos. Acho que a mais longa para um filme só foi Apocalypse Now. Ou alguma coisa do Kubrick, tipo De Olhos Bem Fechados.

Depende do que você encara como pré-produção...
 
Peregrin disse:
4, 5 anos? Eles tiveram que construir geneticamente os atores? Nunca ouvi falar de 5 anos. Acho que a mais longa para um filme só foi Apocalypse Now. Ou alguma coisa do Kubrick, tipo De Olhos Bem Fechados.

Depende do que você encara como pré-produção...

Eu estou incluindo pós-produção, fotografia principal e pré-produção.
 
Peregrin disse:
Eu estou incluindo pós-produção, fotografia principal e pré-produção.


A pré-produção de Moulin Rouge, por exemplo, começou antes de Romeu+Julieta.

Depende do que você está contando exatamente como pré-produção. O Kubrick teve a idéia de fazer A.I. e começou a fazer storyboards desde o começo dos anos 90. Pré-Produção oficial começa quando o filme é dado a Luz Verde pelo estúdio, e geralmente não ocupa mais do que 3 ou 4 meses, é claro, dependendo do tipo de filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo