1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fotografia

Tópico em 'Cinema' iniciado por Sister Jack, 2 Ago 2003.

  1. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    "O Diretor de Fotografia, DF ou simplesmente fotógrafo, é o responsável pela imagem de um filme. Como todo o filme é uma projeção de imagens fotográficas, sua participação é extremamente relevante, pois o resultado estético do filme no que diz respeito à imagem projetada é de concepção, criação e realização dele junto com sua equipe de trabalho. Ele deve participar das reuniões de pré-produção com o diretor, produtor e diretor de arte, afim de que as diretrizes estéticas sejam estabelecidas e ele então possa designar os melhores técnicos, equipamentos e materiais sensíveis (filmes) para que o resultado seja condizente com a proposta do filme."

    "O fotógrafo é o responsável por todo o design da luz do filme, ou seja, ele concebe as características estéticas dos tipos de iluminação para cada plano, bem como eventuais efeitos de fitragem na luz ( gelatinas nos refletores ou filtros na câmera), para obter colorações específicas na luz ou mesmo balanceá-las; considera as relações de contraste da luz e do filme e diz qual a exposição correta para cada plano filmado."

    "ainda existe uma outra função, a do operador de câmera. Neste caso, o fotógrafo faz apenas o design do luz, escolha dos equipamentos, filmes, indica a exposição e eventuais filtragens, mas não opera a câmera."

    etc

    Quais são os filmes com melhor fotografia que vocês já viram?

    Lembrando que não precisam ser apenas bonitos de se ver, mas ter alguma técnica interessante, ou algo assim.

    Pra mim, em primeiro lugar, seria esse:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    2001 é praticamente um filme mudo, tem menos de 40 minutos de diálogo no total, mas a sua história inteira é contada por visuais e som, assim como o tema que explora, as metáforas e simbolismos. É a experiência cinematográfica mais pura e atmosférica que existe.

    Também houve Blade Runner, de Ridley Scott...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    E L'Avventura, de Antonioni...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    O Sacrifício, de Andrei Tarkovsky...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Dersu Uzala, de Akira Kurosawa...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Amor À Flor da Pele, de Wong Kar-Wai...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Depois eu falo mais filmes e mais sobre o assunto.

    Agora discutam.
     
  2. Eu adoro fotografia!

    Por mais que as pessoas digam que aspéctos técnicos num filme não importam, eles são responsáveis por uma boa parte da impressão final, a tensão, a beleza... e a fotografia é, na minha opinião, um dos pontos mais importantes, porque é disso que o cinema é feito: de imagens.

    De fato 2001 tem uma fotografia maravilhosa, mas eu me encantei mesmo foi com Beleza Americana. Cada sequência tinha iluminação perfeita, cores chamativas, muito bonito. Uma cena orgasmática é quando Annette Bening pára o carro e olha pela janela a porta vermelha da entrada... putz, aquela chuva caindo em câmera lenta, o fulgor da porta em destaque, é lindo. Estrada Para Perdição também usa uma técnica bem parecida (levando em consideração que tem o mesmo Diretor de Fotografia que Beleza Americana, diga-se de passagem) na cena que os mafiosos estão ao redor do carro, sob uma chuva forte.

    Não é bobeira. Esses detalhes não são tão simples assim de serem feitos, exigem muito profissionalismo e merecem ser adminirados. :clap:
     
  3. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Não um, mas O mais importante.

    Eu valorizo muito mais um filme com uma fotografia impressionante e que reflete no tema, do que uma historinha bonitinha. Visuais interessantes deviam ser um requerimento de qualquer fã de cinema.
     
  4. Tcheco_theOld

    Tcheco_theOld Usuário

    Gerry

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Retratos de Uma Obsessão

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Gritos do Silêncio

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Ran

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Pleasantville

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Resgate do Soldado Ryan

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Moulin rouge

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  5. tonho

    tonho Usuário

  6. abril despedaçado tem uma fotografia belissima tb.
     
  7. VihVs_

    VihVs_ Eu não sou um

    Putz.. as vezes eu me encanto pelo filme apenas pela fotografia.
    Gerry por exemplo eu acho q cada cena parece uma pintura. Eh um show.

    E o mauis engraçado eh q as vezes quando comento q a fotografia de um filme eh linda as pessoas me olham meio estranho.. hehe
    Nem sou muito técnica no assunto pra discutir certas fotografias dos filmes. Vejo mais pelo q mais me agrada ou q seja mais inovadora ou diferente dos outros filmes...

    Realmente a de Gerry foi uma que me deixou boba. O filme naum precisava de nenhuma fala. Ele eh visualmente lindo. :clap:
     
  8. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    Sem querer puxar o saco, mas Senhor dos Aneis tem um fotografia foda!
     
  9. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Eu concordo com praticamente todas as escolhas do Wilknot, especialmente RAN, que era um dos filmes que eu ia mencionar. Eu tava comentando com o V outro dia como as cenas de batalha do filme parecem mais dramáticas, assustadoras por parecerem como pinturas, do que cenas de ação. Todo momento do filme é belo, cada tomada parece um quadro (ou provavelmente foi um, como processo de produção do filme).

    Gerry também é lindo e teve fortes influências dos filmes do Bella Tarr, um diretor independente desconhecido que faz filmes longos e com fotografia do mesmo estilo. Eu também desconfio que o Van Sant pegou um pouco de L'Avventura como inspiração.

    Retratos de Uma Obsessão parece um filme do Kubrick. Isso é o suficiente.

    SDA também tem uma fotografia espetacular.
     
  10. Christopher

    Christopher Usuário

    Todos foram mto bem lembrados.

    Mas acho o melhor mesmo é Apocalipse Now.
     
  11. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Eu não vejo muito brilhantismo na fotografia dos filmes do Coppola. Elas são boas, servem a situação e criam um certo clima, mas não tem muita coisa realmente interessante. Apocalipse Now, em termos de fotografia, o topo que ele chegou foi o ataque de helicópteros.
     
  12. Waters

    Waters Usuário

    Adoro fotografia! É provalvelmente o aspecto técnico que deixa o filme mais belo e com bom gosto visual. Os filmes que eu me lembro em um primeiro momento que trabalçharam esse aspecto muito bem são esses:

    Abril Despedaçado
    Os Duelistas & A Conquista do Paraíso (os filmes de Ridley Scott são muito bons em fotografia)
    Apocalipse Now (trabalha com o contraste vegetação e horizonte de forma magnífica)
    O Poderoso Chefão
    Traffic
    2001
     
  13. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Não vi nada demais na fotografia desse filme, tirando algumas tomadas. Até o Coppola disse que não é muito bonita, etc.

    O remake de Solaris é o melhor trabalho do Soderbergh em termos de fotografia. Lindo.
     
  14. Cain

    Cain Usuário

    barry lindon tem um fotografia que faz o filme parecer uma aquarela, é mto "diferente" eheheeh

    Fora isso, todos os outros do kubrick tem uma fotografia cuidadosa e bem adaptada ao filme em si, todo são bons euhehueh

    além disso eu ia comentar do dersu uzala (principalmente as cenas na imensidão da siberia ou coisa que o valha) que são mto fodas, mas o folco já pos, euhehueuhe.

    Um filme que tem uma fotogrrafia que eu particularmente gosto é Kafka, bem pesada e escura, passa um clima mto bom ehehe

    qdo minha memoria der mais uns pops eu volto ;)
     
  15. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

    Barry Lyndon parece pinturas do século 18. Aquelas cenas iluminadas por velas são lindas. Aliás, a primeira tomada do filme já é um arraso.
     
  16. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

  17. Sister Jack

    Sister Jack Usuário

  18. Waters

    Waters Usuário

    questão de gosto mesmo, o Coppola não gostou muito da fotografia de O Poderoso Chefão pq ele achou que algumas cenas ficaram muito escuras, principalmente as que foram filmadas em ambientes internos, mas eu adorei os tons em vermelho, o realçe das cores encorpadas, a parte que mostra as pradarias da sicília etc.

    Ainda não vi Solaris, mas pelo pouco que vi no trailer e algumas imagens, realmente estava muito belo. Os filmes do Soldebergh geralmente tem fotografia muito bonita, o remake de Onze Homens e Um Segredo tinha um jogo de luzes muito bom tb.

    Lembrei de Outros fimes muito bem fotografados:

    Lawrence da Arábia
    O Silêncio Mortal (um dos raros westerns fotografados na neve)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    A Lista de Schindler
     
  19. Fox

    Fox Visitante

    Nossa, Folco, esse é um tópico maravilhoso!!!!!!!! :D:D:D:D:D

    E sem nenhum toque de cinismo, o que é um milagre. :pray:

    Fotografia é sim um dos elementos mais importantes da arte cinematográfica, porque sem ele não se vê o filme, pura e simplesmente. :mrgreen:

    E também, ele define demais o clima que deve ser passado. Como pintura e desenho são minhas paixões, a fotografia cinematográfica sempre foi de suma importância pra mim.

    Quando eu conseguir achar fotos decentes, vou postar aqui. :mrgreen:

    Mas o tópico valeu. :clap:
     
  20. pergunta boba: o q significa aquela sigla q sempre aparece ao lado do nome dos diretores de fotorgafia nos creditos do filme? (a.s.c , etc)
     

Compartilhar