• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotografia

Depende do que você está contando exatamente como pré-produção. O Kubrick teve a idéia de fazer A.I. e começou a fazer storyboards desde o começo dos anos 90. Pré-Produção oficial começa quando o filme é dado a Luz Verde pelo estúdio, e geralmente não ocupa mais do que 3 ou 4 meses, é claro, dependendo do tipo de filme.

Ah, pois pois. Eu encarei a pré-produção como algo que vai desde a criação do roteiro, passando pelos storyboards, etc.

Mas mesmo se descontar esse tempo... todo filme de Star Wars, por exemplo, demora 3 anos pra ser feito. Bem mais que o "1 ano no máximo" dito lá em cima...
 
Mas mesmo se descontar esse tempo... todo filme de Star Wars, por exemplo, demora 3 anos pra ser feito. Bem mais que o "1 ano no máximo" dito lá em cima...

Na verdade, o Episódio 3 só entrou em produção agora, na metade de 2003, e vai acabar lá pro final de 2004. Os outros 6 meses até a estréia vai ser só publicidade e lenga lenga. Tipo, de filmagens mesmo a maioria dos filmes não passa de 2 meses.
 
Na verdade, o Episódio 3 só entrou em produção agora, na metade de 2003, e vai acabar lá pro final de 2004.


A produções de Star Wars geralmente vão até 15 dias antes da estréia. Foi assim com Episódio I e II. Trilha Sonora e Edição acabam de ser feitas quase na hora de mandar o filme pra distribuição.
Talvez por isso mesmo fique um resultado abaixo do esperado... :roll:
 
mas star wars nao pode ser encarado como um filme comum! Tem muito de animacao tb e 'e isso que tira tempo.
E o Folco esta certo, pre producao 'e contada quando a galera da producao 'e contratada e comeca a dar forma ao filme antes das filmagens.

e na verdade na verdade mesmo nao existe mais facil ou mais dificil, se vc quer a coisa bem feita todo mundo tem que ralar, senao eh fazer nas coxas.
 
Peregrin disse:
Enfim, acabei de ver "Morangos Silvestres". Tem uma bela fotografia...

hhahahahahaha como assim vai parar a discussao! pra defender meu pao eu to sempre a postos! tenho muito o que falar ainda! vc 'e um homem ou um rato?

quero ver morangos! ^.^ hehehehehe
 
hhahahahahaha como assim vai parar a discussao! pra defender meu pao eu to sempre a postos! tenho muito o que falar ainda! vc 'e um homem ou um rato?

quero ver morangos! ^.^ hehehehehe

A gente discute isso numa mesa de bar, no fim de semana. Bem mais agradável :cheers:
 
Uma coisa que eu esqueci de falar:

Quando você vai filmar numa locação, digamos um campo, floresta ou whatsoever, toda vez que você for mudar de ângulo, basta mover a câmera.

Numa animação, cada mudança de ângulo exige uma pintura nova pra representar o cenário.

Além disso, tem o movimento. Atores movimentam-se por si sós, é da natureza deles. Pra movimentar um personagem animado, são quadros e mais quadros, cujos movimetos devem simular com sutileza os movimentos de um humano de verdade.

Ninguém precisa responder isso, é só algo que eu tinha esquecido de mencionar na minha mensagem anterior.
 
power2bw.jpg


69.jpg


Taí um filme cuja fotografia detona. Depois eu posto mais. :lily:
 
V disse:
Uma coisa que eu esqueci de falar:

Quando você vai filmar numa locação, digamos um campo, floresta ou whatsoever, toda vez que você for mudar de ângulo, basta mover a câmera.

Numa animação, cada mudança de ângulo exige uma pintura nova pra representar o cenário.

Além disso, tem o movimento. Atores movimentam-se por si sós, é da natureza deles. Pra movimentar um personagem animado, são quadros e mais quadros, cujos movimetos devem simular com sutileza os movimentos de um humano de verdade.

Ninguém precisa responder isso, é só algo que eu tinha esquecido de mencionar na minha mensagem anterior.


hehehehe eu preciso!
nao eh mais bem assim ne? Com a tecnologia de hoje, em quase todos os filmes os cenarios sao 3d e vc jura que 'e 2d, entao 'e so mover a camera basicamente. =P existem muitos plug ins mais do que eficientes para isto. e mesmo quando nao existia, esse tipo de movimento era evitado, muitas vezes colocam um super motion blur de um cenario para outro, esse tipo de coisa.
 
do mesmo, jeito, eh so mover a camera e renderar o enquadramento que vc precisa.

editado:
ah, sim, e muitas vezes um so cenario enorme eh feito e se usa ele em partes para economizar tb, quando pintado.
existem truques, para facilitar, saca?
 
Bachelorette disse:
do mesmo, jeito, eh so mover a camera e renderar o enquadramento que vc precisa.

editado:
ah, sim, e muitas vezes um so cenario enorme eh feito e se usa ele em partes para economizar tb, quando pintado.
existem truques, para facilitar, saca?

Sim, entendo. Mas você ainda não entendeu bem o que eu quis dizer.

Por exemplo, temos um stabilishing shot, mostrando o cenário em uma tomada ampla, em um ângulo de câmera alta. Em seguida, temos um corte seco para um close de um personagem, em alguma parte daquele cenário, em plano americano. Em seguida, temos um corte para um plano geral de uma parte fechada do cenário, com câmera baixa. Em seguida, temos um corte para o personagem novamente, em ângulo oposto ao mostrado anteriormente, em plano detalhe.

Não dá pra fazer isso "movendo a câmera", nem mostrando partes diferentes de uma pintura grande. Tem que fazer uma pintura diferente pra cada take.

Assista "Mononoke Hime", reparando bem nas cenas de ação, e vc vai entender o que eu estou dizendo.
 
Folco Gamgee disse:
Lórien*bsb disse:
Folco Gamgee disse:
Por exemplo, muitos filmes da época (como os de Fritz Lang, Jean Vigo, etc) também tnham uma fotografia belíssima, bem superior a de "E o Vento Levou...". A fotografia do filme não é nem de longe insuperável, e seria no máximo decente. Agora, já o filme em si... :eek:

Acho q um do poucos quesitos q o Oscar sempre gratifica quem merece realmente é a fotografia, é ver os filmes premiados..
E o vento levou foi um deles... Para mim é um clássico do seu gênero.

Eles não deram um Oscar de fotografia para 2001, nem para Acossado, nem para L'Avventura, nem para Andrei Rublev, nem para Persona, etc etc etc etc etc. Eles não estão, nem de longe, certos nessa categoria.

Bem, julguem por vcs mesmo....
Oscar de melhor fotagrafia até a década de 30
2002
ROAD TO PERDITION
Conrad L. Hall

2001 74th Academy Awards
Andrew Lesnie - LORD OF THE RINGS: THE FELLOWSHIP OF THE RING

2000 73rd Academy Awards
Peter Pau - CROUCHING TIGER, HIDDEN DRAGON

1999 72nd Academy Awards
Conrad L. Hall - AMERICAN BEAUTY

1998 71st Academy Awards
Janusz Kaminski - SAVING PRIVATE RYAN

1997 70th Academy Awards
Russell Carpenter - TITANIC

1996 69th Academy Awards
John Seale - THE ENGLISH PATIENT

1995 68th Academy Awards
John Toll - BRAVEHEART

1994 67th Academy Awards
John Toll - LEGENDS OF THE FALL

1993 66th Academy Awards
Janusz Kaminski - SCHINDLER'S LIST

1992 65th Academy Awards
Philippe Rousselot - A RIVER RUNS THROUGH IT

1991 64th Academy Awards
Robert Richardson - JFK

1990 63rd Academy Awards
Dean Semler - DANCES WITH WOLVES

1989 62nd Academy Awards
Freddie Francis - GLORY

1988 61st Academy Awards
Peter Biziou - MISSISSIPPI BURNING

1987 60th Academy Awards
Vittorio Storaro - THE LAST EMPEROR

1986 59th Academy Awards
Chris Menges - THE MISSION

1985 58th Academy Awards
David Watkin - OUT OF AFRICA

1984 57th Academy Awards
Chris Menges - THE KILLING FIELDS

1983 56th Academy Awards
Sven Nykvist - FANNY & ALEXANDER

1982 55th Academy Awards
Billy Williams, Ronnie Taylor - GANDHI

1981 54th Academy Awards
Vittorio Storaro - REDS

1980 53rd Academy Awards
Geoffrey Unsworth, Ghislain Cloquet - TESS

1979 52nd Academy Awards
Vittorio Storaro - APOCALYPSE NOW

1978 51st Academy Awards
Nestor Almendros - DAYS OF HEAVEN

1977 50th Academy Awards
Vilmos Zsigmond - CLOSE ENCOUNTERS OF THE THIRD KIND

1976 49th Academy Awards
Haskell Wexler - BOUND FOR GLORY

1975 48th Academy Awards
John Alcott - BARRY LYNDON

1974 47th Academy Awards
Fred Koenekamp, Joseph Biroc - THE TOWERING INFERNO

1973 46th Academy Awards
Sven Nykvist - CRIES AND WHISPERS

1972 45th Academy Awards
Geoffrey Unsworth - CABARET

1971 44th Academy Awards
Oswald Morris - FIDDLER ON THE ROOF

1970 43rd Academy Awards
Freddie Young - RYAN'S DAUGHTER

1969 42nd Academy Awards
Conrad Hall - BUTCH CASSIDY AND THE SUNDANCE KID

1968 41st Academy Awards
Pasqualino De Santis - ROMEO AND JULIET

1967 40th Academy Awards
Burnett Guffey - BONNIE AND CLYDE

1966 39th Academy Awards
Haskell Wexler - (B/W) WHO'S AFRAID OF VIRGINIA WOOLF?
Ted Moore - (Color) A MAN FOR ALL SEASONS

1965 38th Academy Awards
Ernest Laszlo - (B/W) SHIP OF FOOLS
Freddie Young - (Color) DOCTOR ZHIVAGO

1964 37th Academy Awards
Walter Lassally - (B/W) ZORBA THE GREEK
Harry Stradling - (Color) MY FAIR LADY

1963 36th Academy Awards
James Wong Howe - (B/W) HUD
Leon Shamroy - (Color) CLEOPATRA

1962 35th Academy Awards
Jean Bourgoin, Walter Wottitz - (B/W) THE LONGEST DAY
Fred A. Young - (Color) LAWRENCE OF ARABIA

1961 34th Academy Awards
Eugen Shuftan - (B/W) THE HUSTLER
Daniel L. Fapp - (Color) WEST SIDE STORY

1960 33rd Academy Awards
Freddie Francis - (B/W) SONS AND LOVERS
Russell Metty - (Color) SPARTACUS

1959 32nd Academy Awards
William C. Mellor - (B/W) THE DIARY OF ANNE FRANK
Robert L. Surtees - (Color) BEN-HUR

1958 31st Academy Awards
Sam Leavitt - (B/W) THE DEFIANT ONES
Joseph Ruttenberg - (Color) GIGI

1957 30th Academy Awards
Jack Hildyard - THE BRIDGE ON THE RIVER KWAI

1956 29th Academy Awards
Joseph Ruttenberg - (B/W) SOMEBODY UP THERE LIKES ME
Lionel Lindon - (Color) AROUND THE WORLD IN 80 DAYS

1955 28th Academy Awards
James Wong Howe - (B/W) THE ROSE TATTOO
Robert Burks - (Color) TO CATCH A THIEF

1954 27th Academy Awards
Boris Kaufman - (B/W) ON THE WATERFRONT
Milton Krasner - (Color) THREE COINS IN THE FOUNTAIN

1953 26th Academy Awards
Burnett Guffey - (B/W) FROM HERE TO ETERNITY
Loyal Griggs - (Color) SHANE

1952 25th Academy Awards
Robert Surtees - (B/W) THE BAD AND THE BEAUTIFUL
Winton C. Hoch, Archie Stout - (Color) THE QUIET MAN

1951 24th Academy Awards
William C. Mellor - (B/W) A PLACE IN THE SUN
Alfred Gilks, John Alton - (Color) AN AMERICAN IN PARIS

1950 23rd Academy Awards
Robert Krasker - (B/W) THE THIRD MAN
Robert Surtees - (Color) KING SOLOMON'S MINES
1949 22nd Academy Awards
Paul C. Vogel - (B/W) BATTLEGROUND
Winton Hoch - (Color) SHE WORE A YELLOW RIBBON

1948 21st Academy Awards
William Daniels - (B/W) THE NAKED CITY
Joseph Valentine, William V. Skall, Winton Hoch - (Color) JOAN OF ARC

1947 20th Academy Awards
Guy Green - (B/W) GREAT EXPECTATIONS
Jack Cardiff - (Color) BLACK NARCISSUS

1946 19th Academy Awards
Arthur Miller - (B/W) ANNA AND THE KING OF SIAM
Charles Rosher, Leonard Smith, Arthur Arling - (Color) THE YEARLING

1945 18th Academy Awards
Harry Stradling - (B/W) THE PICTURE OF DORIAN GRAY
Leon Shamroy - (Color) LEAVE HER TO HEAVEN

1944 17th Academy Awards
Joseph LaShelle - (B/W) LAURA
Leon Shamroy - (Color) WILSON

1943 16th Academy Awards
Arthur Miller - (B/W) THE SONG OF BERNADETTE
Hal Mohr, W. Howard Greene - (Color) PHANTOM OF THE OPERA

1942 15th Academy Awards
Joseph Ruttenberg - (B/W) MRS. MINIVER
Leon Shamroy - (Color) THE BLACK SWAN

1941 14th Academy Awards
Arthur Miller - (B/W) HOW GREEN WAS MY VALLEY
Ernest Palmer, Ray Rennahan - (Color) BLOOD AND SAND

1940 13th Academy Awards
George Barnes - (B/W) REBECCA
Georges Perinal - (Color) THE THIEF OF BAGDAD



1939 12th Academy Awards
Gregg Toland - (B/W) WUTHERING HEIGHTS
Ernest Haller, Ray Rennahan - (Color) GONE WITH THE WIND

1938 11th Academy Awards
Joseph Ruttenberg - THE GREAT WALTZ

1937 10th Academy Awards
Karl Freund - THE GOOD EARTH

1936 9th Academy Awards
Gaetano Gaudio - ANTHONY ADVERSE

1935 8th Academy Awards
Hal Mohr - A MIDSUMMER NIGHT'S DREAM

1934 7th Academy Awards
Victor Milner - CLEOPATRA

1933 6th Academy Awards
Charles Bryant Lang, Jr. - A FAREWELL TO ARMS

1932 5th Academy Awards
Lee Garmes - SHANGHAI EXPRESS

1931 4th Academy Awards
Floyd Crosby - TABU

1930 3rd Academy Awards
Joseph T. Rucker, Willard Van Der Veer - WITH BYRD AT THE SOUTH POLE
 
Abril despedaçado

resgate do soldado ryan

pacto dos lobos

gostie das tres ..
as dua sultimas soa meios imilares até
 
Existe um laboratório de fotografia especializada preto e branco na Unicamp que é de acesso livre, o que inclui não alunos. Pra utilizar as pessoas só devem possuir domínio da técnica, mas quem gostar de fotografia independente do conhecimento pode conhecer e participar.
Eles mexem com filmes tanto em película quanto aqueles pra máquinas mesmo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo