1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Final do gimli e do Legolas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por andresr, 9 Ago 2006.

  1. Asca

    Asca Usuário

    Mas porque não poder achar que todos foram para Valinor?
    Ficou explicito que eles não poderiam e possivelmente não seriam acrasciados com isso?
     
  2. Omykron

    Omykron far above

    Voce pode achar, mas eh deturpar a obra do tolkien (ta, isso nao eh legal de se falar, mas eh como ignorar o que ele queria mostrar).

    Poucos mortais tiveram direito de seguir para valinor. Vide o caso de Earendil (que depois decidiu seguir como imortal), Frodo e Bilbo.
    ateh onde eu sei, nenhum outro mortal adentrou em valinor.
     
  3. Tia Neera

    Tia Neera Pinguin. Aditivada com café!

    Acabei de re-re-etc o Silma, e na página 312 desta edicão esta escrito:

    "Naquele tempo, Tuor sentiu a velhice começar a atacá-lo, e um anseio cada vez maior pelas profundezas do Mar se fortalecia em seu coração. Por isso, construiu um grande barco e lhe deu o nome de Eärrámë, que significa Asa-do-mar. E, com Idril Celebrindal, zarpou na direção do pôr-do-sol e do oeste, e nunca mais apareceu em prosa ou em verso. Em dias mais recentes, porém, contou-se que apenas Tuor, de todos os homens mortais, foi incluído entre os da raça élfica, e se reuniu aos noldor, que amava. E seu destino é separado do destino dos homens.."
    Túor tambem teve o direito de pisar em Valinor, apesar de que possívelmente teve a graça de se tornar um elfo e de seu destino ser diferente...

    Aí eu pergunto aqui, pois o assunto tem a ver: Se um outro elfo (qualquer elfo), resolvesse se casar com uma humana (qualquer humana), os filhos deles teriam direito a escolher a que raça pertenciam?:think:
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Tal como o filho de um humano e uma elfa tinha o direito de escolha, seria lógico que no caso contrário, ou seja, filho de elfo com humana, o descendente também tivesse direito de escolher a que raça queria pertencer, e provávelmente era isso que acontecia. Tanto quando sei o Tolkien nunca deixou nenhum machismo desse género expresso de forma tão óbvia na obra. :g:
     
  5. Tia Neera

    Tia Neera Pinguin. Aditivada com café!

    :joinha: Obrigado pela resposta, me esclareceu alguns pontos obscuros. :doh: Mas me expressei mal, 10º, desculpe pois não disse em relação ao caso especifico de machismo ou feminismo. O que eu perguntei é se depois da escolha de Elrond e dos filhos deste, não se falou mais disto, então a pergunta foi em relação à elfo/elfa casar com homem/mulher depois da 3ª era.....:mrpurple:
     
  6. Laninha

    Laninha Usuário

    Então de novo:
    Só o Gmili não foi para Aman, ficou em Tol Eressëa e era visitado por Legolas e pelos outros, final bonitinho, porque afinal não sendo elfo ou portador de qualquer anel Gimli não poderia entrar em Aman e mesmo Galadriel ou Gandalf conseguiria convercer um Vala a aceitar um anão. Não é isso agora?
     
  7. Omykron

    Omykron far above

    Olha, ateh onde eu lembre, Earendil teria o mesmo destino dos homens, mesmo que sua mae fosse elfa e sua esposa tambem.
    Porem ele foi agraciado com o direito de escolha depois de levar um silmaril e o pedido de ajuda de homens e elfos para o fim da guerra na terramedia, e o mesmo decidiu seguir como elfo como sua esposa no fim.
    seus filhos tiveram o mesmo direito, porem a escolha soh foi extendida aos filhos de Elrond, os descendentes de Elros nao o tiveram, porem sua vida foi extendida.

    Gimli, Legolas e se nao tou enganado, Galadriel tb nao adentrou em Aman.
    nao eh que gandalf ou qq outro membro nao conseguiu convencer um valar, eles simplesmente nao podiam entrar, sabiam disso, e ficaram o mais perto que podiam.
     
  8. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    :nope: Apenas os descendentes da Casa de Ëarendil tinha o direito de escolher seguir o destino dos elfos ou dos homens, fosse: elfa com humano ou humana com elfo. Os demais eram apenas meio-elfos, e provavelmente, tinham o destino dos homens.
     
    Última edição: 21 Ago 2006
  9. Asca

    Asca Usuário

    Mas o caso de Galadriel é por querer ficar com Celeborn que não podia entra em Valinor, certo?

    Bom, o que concluímos no final que todos foram para as terras imortais e cada um ficou em seu canto. Assim como alguns elfos fizeram na primeira jornada até Valinor.
     
  10. Laninha

    Laninha Usuário

    Acho que é por causa da interdição aos noldor não? Isso é que é sempre a minha duvida afinal Finrod se reencontrou com o pai e Galadriel era irmã dele.
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Certíssimo Shantideva. Dei uma relida nos livros e em textos sobre o assunto e eram apenas os descendentes de Eärendil teriam essa escolha, pelo menos enquanto a escolha recaísse para os elfos (pois mesmo sendo descendente de Eärendil, se o pai ou mãe tivessem escolhido ser humanos, já não tinham essa opção). Erro meu que não me lembrava muito bem desta parte, desculpem.


    Sinceramente não me lembro de ter lido que ela não podia ir para Valinor. :think: Até porque, se a banimento imposto aos Noldor lhe foi retirado, devia ter liberdade para ir onde quisesse em Aman. Portanto penso, embora sem certeza, que se ela ficou em Tol Erëssea, foi por opção sua.

    Agora algo que não percebo é a sua pergunta: porque é que ficar com Celeborn alteraria alguma coisa? Ele era um Sindar, não um Noldor, não carregava nenhuma maldição nas costas; e tal como os outros elfos da Terra Média, estava livre para vir quando quisesse. Lembro-vos que Galadriel havia sido banida, como todos os Noldor exilados, de regressar a Valinor, devido a ter alinhado com Fëanor e partido; no entanto, ao renunciar ao Anel e auxiliar a Sociedade, levantou esse banimento e foi-lhe permitido regressar.
     
  12. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Alanië, povo da lista!

    Agora que li este fórum pintou uma dúvida que nunca havia tido: Um mortal que chegasse a Valinor morreria lá?
    Na minha opinião não, pois os companheiros de Eärendil não tocaram as praias imortais, sendo enviados para longe de Valinor por Eönwe, arauto de Manwë. Elwig e Eärendil, que tocaram as terras imortais, lá ficaram e são imortais como os Poderes do Mundo (ou seja, durarão enquanto Arda perdurar).
    Se estou enganda, por favor, me corrijam, mas acho que tanto Frodo quanto Sam e Guimli tornaram-se imortais desta forma, não pelo amor de Galadriel ou de qualquer elfo vanyar, noildor ou telery, mas pela mesma graça que os Valar concederal a Eärendil e Elwig.
     
  13. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    alcarinollo, quem vai para Aman não se torna imortal. Isso foi um engodo de Sauron para os numenorianos. Eärendil e Elwing tinham sangue élfico e tiveram o poder de escolha de que família pertenceriam.
     
  14. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Lá é chamada de Terras Imortais pelo fato de imortais lá residirem, mas não que as terras de lá deixam o maledeto imortal.

    A vida pode ser um cadim prolongada, ou não, mas não deixa um mortal como imortal.

    No caso de Ëarendil, esse recebeu uma graça especial, trata-se de um exceção mesmo.
     
  15. andresr

    andresr Usuário

    Meu deus...olha aonde o topico foi parar...
    Nao tenho a menor ideia do q vcs estejam falando...hauhauhauhahauh
    Mas jah comecei a ler o livro...=)
     
  16. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Creio que não será desapontado! :rofl:
    E porque estamos dizendo um para o outro que valinor não deixa ninguém imortal sendo que já discutimos isso e concluimos que não?
    Vai ver porque dá vontade.:mrgreen:
     
  17. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Cara, acho que o único que não foi a Valinor foi talvez Gimli. À Galadriel o banimento foi retirado. Elrond, Cleborn e Legolas não eram noldor nem participaram do fracticídio dos Teleri, logo não tinham nenhum banimento, aliás, não vejo porque um Sindar ou um Laiquendi não poderia adentrar em Aman, já que eles não foram banidos de Valinor. Pelo contrário, os noldor não poderiam entrar em Valinor, já que estavam banidos. Frodo, Bilbo e Sam foram portadores do Anel, e receberam a graça de poder pisar em Valinor dos Valar. Quanto a Gimli, ele era um Khazâd, filho de Aulë, portanto, não acho nada difícil, que pelo papel importante que ele teve na história do Anel, e no "salvamento" da Terra-Média, Gandalf, Galadriel, e os outros que sabiam, da história dele, tenham junto de Aulë convencido os outros Valar a estender a graça a ele também.
     
  18. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Para qualquer informação sobre esses povos recomenda-se verificar o início do Silmarillion, quem tiver ele a mão pode dizer se há alguma passagem que diz algo do tipo "E estes jamais viram a luz das árvores".
     
  19. Erulasto

    Erulasto Equipe Valinor

    Nenhum mortal entra em Valinor. Eu acredito que Frodo, Sam, Bilbo e Gimli ficaram em Tol Eressëa. Creio que a graça de ir para o Oeste por portar o Anel não afetaria a restrição antiga de acesso ao continente.
     
  20. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Concordo, por isso disse que achava que isso fosse possível.
     

Compartilhar