• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Não sei porque comparam Thingol com Feanor. Perto do noldo, Thingol era um santo. Pode não ter sido muito respeitoso com Beren, mas se redimiu tratando Túrin como um filho. No mais, não vejo uma falha moral sequer nos atos de Thingol.
 
Ringil disse:
Não sei porque comparam Thingol com Feanor. Perto do noldo, Thingol era um santo. Pode não ter sido muito respeitoso com Beren, mas se redimiu tratando Túrin como um filho. No mais, não vejo uma falha moral sequer nos atos de Thingol.

Thingol era orgulhoso e arrogante, mas era bom.. já Fëanor, alem de ser orgulhoso e arrogante, ele era mau... taí, só um detalhe, mas que faz muita diferença.... um era bom, outro era mau....
 
Além do fato de que Thingol realmente viu que tinha julgado mal o Beren e se redimiu, como disse o Ringil. Fëanor jamais reconheceu ou se arrependeu das inúmeras besteiras que fez, não pediu perdão pra ninguém, se rebeleou contra os Valar... Coisas que o Thingol jamais faria. Não imagino o Fëanor agindo de maneira a se redimir por algum erro passado...
 
Fëanor naum era mau antes q lhe tomassem as silmarils e a vida d seu pai. Ele chegou a erguer sua espada contra seu irmão antes, mas foi por pura arrogancia. Porem, apos todas akelas desgraças se sucederem com ele, e ele proferir seu juramento, aih sim ele começou a se tornar negro. Mas ele não era verdadeiramente mau. Os verdadeiros vilões são akeles q praticam o mal apenas por diversão e sem nenhum objetivo ou causa aparente. Mas Fëanor cometeu myos feitos maléfico daih em diante, e isso eh inegavel. Mas, lendo o texto "Apocalipse segundo Tolkien" podemos ver q ao final d td ele se redime, como prova d q ele naum era um verdadeiro vilão, mas sim alguem q cometeu atos errados ( e põe errados nisso!!) num momento d loucura... q, alias não foi soh um momento, mas desde a morte de seu pai ateh o fim d sua vida!
 
Tá falando da Segunda Profecia? Se for, não vale, porque aquele texto foi desconsiderado por Tolkien. Mas acho que Tolkien pretendia mesmo uma volta redimido de Feanor no Fim do mundo, mas até lá Feanor já teria passado um bom tempo pagando pelo que fez.
 
[_Fëanor_ disse:
]Fëanor naum era mau antes q lhe tomassem as silmarils e a vida d seu pai. Ele chegou a erguer sua espada contra seu irmão antes, mas foi por pura arrogancia. Porem, apos todas akelas desgraças se sucederem com ele, e ele proferir seu juramento, aih sim ele começou a se tornar negro. Mas ele não era verdadeiramente mau. Os verdadeiros vilões são akeles q praticam o mal apenas por diversão e sem nenhum objetivo ou causa aparente. Mas Fëanor cometeu myos feitos maléfico daih em diante, e isso eh inegavel. Mas, lendo o texto "Apocalipse segundo Tolkien" podemos ver q ao final d td ele se redime, como prova d q ele naum era um verdadeiro vilão, mas sim alguem q cometeu atos errados ( e põe errados nisso!!) num momento d loucura... q, alias não foi soh um momento, mas desde a morte de seu pai ateh o fim d sua vida!

Como Ringil disse, a Segunda Profecia naum vale...

E essa história de que ele naum era mau porque tinha um objetivo naum cola... Hitler tinha o objetivo de "purificar" a raça humana... você acha que ele era bom por isso??? eu naum... pra mim o que torna uma pessoa má ou naum são seus atos e naum se elas tem objetivos ou naum... e naum ponha a culpa na loucura, porque Fëanor só pirou de vez na hora do ataque as hostes de Morgoth...
 
O objetivo de Fëanor ERA conciso (recuperar o MAIOR feito de sua vida das mãso do assassino de seu pai ou de qualquer um tente, na concepção dele, rouba-la ou dete-lo ), mas ele perdeu a cabeça (mais do q já tinha perdido) ao ver q não conseguiria reliza-lo sem os barcos... E teve medo da traição (profecia de Mandos) na situação da Helcaraxë. Claro q isso não minimiza nada do q ele fez, mas ele não fez isso pq fazia parte de seu objetivo...

Quanto a loucura isso depende do conceito de cada um, p/ mim loucura é fazer qualquer ato de GRANDE IMPORTANCIA q não codiz com sua pessoa dentro de sua vida social (p/ mim Fëanor não tinha um esteriotipo de genocida de parentes frio e inescrupuloso, mas ele se tornou assim depois de um evento traumático)...
 
Proview disse:
[...](p/ mim Fëanor não tinha um esteriotipo de genocida de parentes frio e inescrupuloso, mas ele se tornou assim depois de um evento traumático)...

E como é esse estereótipo? Já viu como é um genocida de parentes frio e inescrupuloso? A gente prefere acreditar que essas pessoas que cometem atos bárbaros contra seus semelhantes são pessoas que se encontram no limite da sociedade, que são excluídos por seu comportamento anormal e bizarro, mas não é assim. Eles são, na maioria dos casos, tão normais (a olhos nús) quanto eu e quanto vc. Fëanor parecia normal... quase... mas só foi preciso uma pequena fagulha para produzir todo aquele fogo que existia dentro dele.
 
O objetivo de Feanor era se vingar e recuperar suas pedras malditas. Ele não perdeu cabeça nenhuma, fez exatamente o que jurou fazer, matar qualquer que estivesse no caminho, elfo, humano, maia ou vala, bom ou mau. Se há uma coisa que se deve reconhecer em Feanor é que ele cumpre o que diz.
 
Eu acho que essa comparação de Fëanor com Hitler não tem absolutamente nada a ver. Além do mais, seja como for, mesmo sendo ambos líderes carismáticos, não teriam sido seguidos se não houvesse propensão do próprio povo em seguí-los. As palavras são poderosas, e podem exercer influência, mas nunca o domínio mental.

"O poder corrompe, o poder total corrompe totalmente". Esse clichê parece ser verdadeiro nas obras de Tolkien; os mais poderosos parecem sempre sucumbir às decisões erradas.

Fëanor é sim, culpado de seus crimes, e mesmo que ele seja "o mais culpado", ele não é o único. Todos ali que ousaram puxar armas no Fratricídio têm sua parcela de culpa; Fëanor, Fingolfin, Fingon, Maedhros, os Noldor, os Teleri. Todos têm sua parcela de culpa; uns menos, outros mais, mas têm. Não interessa quem começa, e sim quem termina. Os Noldor erraram em roubar os barcos, os Teleri erraram ao jogar os noldor ao mar, os Noldor erraram de novo sacando espadas, e os teleri de novo retribuindo esse ato; uma sucessão ininterrupta de erros cometidos pelos dois povos, e NENHUM deles teve a sanidade de parar com aquilo.

E o pedido de desfazer as Silmarils; aquilo poderia ser o certo a fazer, mas não era justo pedir uma coisa daquelas, de forma alguma. É como pedir para Beethoven rasgar a partitura da Nona Sinfonia ou Michelangelo destruir o teto da Capela Sistina.

A idéia é a seguinte: Fëanor é culpado sim, fez besteira demais para trocentas vidas, mas há motivos para que isso acontecesse. Não é simplesmente "ele é mau" e ponto. Essa é uma visão muito simplista da coisa. Os motivos não excluem a sua culpa, mas eles são motivos, que mostram que não necessariamente apenas Fëanor faria o que fez, mas outros também, se estivessem no lugar dele. E ele não fez o que fez sozinho.
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Eu acho que essa comparação de Fëanor com Hitler não tem absolutamente nada a ver. Além do mais, seja como for, mesmo sendo ambos líderes carismáticos, não teriam sido seguidos se não houvesse propensão do próprio povo em seguí-los. As palavras são poderosas, e podem exercer influência, mas nunca o domínio mental.

Fëanor é sim, culpado de seus crimes, e mesmo que ele seja "o mais culpado", ele não é o único. Todos ali que ousaram puxar armas no Fratricídio têm sua parcela de culpa; Fëanor, Fingolfin, Fingon, Maedhros, os Noldor, os Teleri. Todos têm sua parcela de culpa; uns menos, outros mais, mas têm. Não interessa quem começa, e sim quem termina. Os Noldor erraram em roubar os barcos, os Teleri erraram ao jogar os noldor ao mar, os Noldor erraram de novo sacando espadas, e os teleri de novo retribuindo esse ato; uma sucessão ininterrupta de erros cometidos pelos dois povos, e NENHUM deles teve a sanidade de parar com aquilo.

A idéia é a seguinte: Fëanor é culpado sim, fez besteira demais para trocentas vidas, mas há motivos para que isso acontecesse. Não é simplesmente "ele é mau" e ponto. Essa é uma visão muito simplista da coisa. Os motivos não excluem a sua culpa, mas eles são motivos, que mostram que não necessariamente apenas Fëanor faria o que fez, mas outros também, se estivessem no lugar dele. E ele não fez o que fez sozinho.

Adoro pôr lenha na fogueira... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ah, Fëaruin, é como minha mãe diz: um começa e o outro quer terminar... assim não dá!
Pode culpar os Teleri, mas acho que eu não ficaria parado enquanto um povo investe contra o meu! Mesmo sendo um povo pacífico, os Teleri tinham que se defender! Aí, pq eles guerrearam vc diz que todo mundo tem culpa? Cara, vc não daria um bom advogado de defesa mas um ótimo promotor... :mrgreen:
E vc acha que não interessa quem começa né? Bom, eu digo que "quando um não quer, dois não brigam". A sanidade que vc cobra faltava pro atacante, no caso o lindão do Fëanor! O povo tava lá, matou outro povo, roubou e por fim deixou à míngua parte de seu próprio povo só pq estes criaram esta sua tal "sanidade" na última hora. E em péssimo local.
Fëanor não promoveu uma purificação, como foi lembrado, mas apesar disso jurou que praticamente todo ser vivo pensante que ousasse possuir suas Pedras seria assassinado. Vocês acham que ele não se tornou mau, somente obstinado, então se perguntem: ele se tornou bom? É o que vcs acham? Minha comparação foi pra salientar a retórica de Fëanor, que pôs o povo contra seu próprio povo! E que adjetivo vcs dariam a ele pelo episódio Helcararë?
Nem todos os judeus foram mortos por armas na SGM, mas mts morreram de fome, de cansaço, de doenças, de abandono.
Mandos não o amaldiçoou por pouca coisa não!
Pronto, dei o toque! Agora façam o gol!

p.s. boa resposta Elrond Meio Elfo
 
Eu não estou julgando a posição dos Teleri frente ao manejamento de seus barcos. Mas era necessário já chegar jogando os noldor ao mar? Sinceramente? Naquela porcaria de Alqualondë ninguém, repito, NINGUÉM teve a paciência necessária para lidar com a situação. Já era óbvio que Fëanor era uma bomba relógio emocional, os noldor tinham acabado de se rebelar; eles estavam todos ainda abatidos e esquentados com a situação. Qualquer atitude impensada, como foi a de manejar os barcos, e como foi também a de jogar os noldor ao mar, podia acabar em merda. Mas ninguém se deu conta disso. Acho que apenas Olwë percebeu que a coisa tava feia, e ele tentou refrear Fëanor, mas não tentou o suficiente.

Você mesmo disse Luciano, que "quando um não quer, dois não brigam". É por isso mesmo que importa quem termina; se não houvesse respostas impensadas aos atos errados dos dois povos (o roubo dos barcos, a jogada de noldor ao mar, o puxar de espadas e o escambau a quatro) talvez uma tragédia tivesse sido evitada. Faltou paciência e foi jogada lenha na fogueira, por isso, sim, todos que estavam ali têm a sua parcela de culpa sim senhor, porque ninguém chegou esfaqueando ninguém logo de cara. E não estou tirando o direito dos teleri de se defender, mas eles deveriam tê-lo feito de forma menos instintiva. Porque a coisa já estava feia e todos sabiam disso.

A sanidade ali não faltou somente a Fëanor, mas sim a todos que tiveram a ousadia de levantar armas contra seus parentes. Todos que não tiveram a paciência e prudência necessária para lidar com a situação.

E eu estou julgando sim a situação, não um povo nem outro, ou um personagem ou outro. Mas não me venha dizer que o acontecido foi culpa de Fëanor e tão somente de Fëanor, porque não foi mesmo. Ele pode até ser, e de fato é, o mais culpado de todos ali pelo acontecido, mas que todos ali são culpados, em maior ou menor grau, são mesmo.
 
Ai ai, eu ainda mato esse noldo!

Tá vendo Fëaruin! É por isso que o Fëanor é tão odiado! Ele era um insano, provocou dois povos (tá bom, tá bom, eu concordo com vc bicho!) e é convencionalmente dado como um agitador. Uhuuu! Imagina, ele foi meio anarquista, cê concorda?
E os Teleri jogaram mesmo os caras nos barcos! Prum povo que mal tocava em armas (pq naum viam a ultilidade destas) esta atitude é bem pensada! É como pensar nos índios usando armas de fogo contra os portugueses durante a ocupação da Amazônia (desculpe a referência ao meu Estado, mas é que eu o amo mt, hehehe).
E sim, vou continuar a pôr lenha na fogueira. Eu coço a cabeça por isso!!
E hã? Vc É um bom promotor. Insanidade né? Vou pensar sobre....
 
Aiya!

Eu simplesmente guardei a luz das Árvores em três gemas que só saberemos do que foram feitas no final do Mundo. Eu sou o maior e mais poderoso dos Eldar, dos filhos de Ilúvatar, a Chama Imperecível queima no meu corpo! Eu fui pro reino abençoado e lá conheci o mal... lá perdi aqueles que eu amava, lá eu perdi meu pai! Somente eu bati a porta no nariz do mais poderoso Vala que veio até mim com a liberdade concedida pelo Rei de Arda. Lá no Reino Abençoado, na Terra Sem Mal eu sofri!

Atrás do mal eu fui e nada poderia me parar, nem Vala, nem Elfo e aqueles que não pudessem me ajudar não poderiam me atrapalhar!

O mar, como atravessar? Como destruir o mal e recuperar o que apenas me sobrou nesse mundo, pois o mais caro me foi tirado... a vida de meu pai! E as mais belas e perfeitas gemas me foram roubadas... ainda intactas... irei recupera-las e o mal será exterminado... Qual a razão dessa chama em meu peito que arde? Qual o motivo desse poder... me dado pelo Pai de Todos? A Terra-média, o mundo é dos filhos desse... que seja.. seremos donos dela e o mal exterminado! que venha o meu povo... que venham todos os Eldar!

Que seja... será de barco... de irmãos a muito queridos e bem recebidos...! Não, não poderiam me negar... somente com sob a ordem de um Vala... de Manwë, sim.. aquele que deixou o mal entrar! Não... nem Vala, nem Elfo... o mal morrerá pelas minhas mãos!

E levanto e manobro um barco e tudo começa, o fim de tudo começa ali... o fim dos Noldor.. a maldição enfim, nas palavras de um Vala!

Namárië
 
Bom, tentando ser filosofico eu resumo a isso:

Fëanor fez grandes feitos, terriveis, mas grandes.

essa fiko foda.........hehehe
 
Se for se levar por isso, devemos admirar Hitler, o cara tbm fez grandes feitos, mesmo que terríveis!
Fëanor não era totalmente culpado, eu concordo, pq desde seu nascimento ele ja tinha um espírito forte, o tla espírito de fogo...e ainda por cima ele era corrompido pelo desejo de sua criação, as Silmarils...juntando isso com a propria personalidade dele...a grosso modo, ferra td!!!
O cara assassinou os Teleri de Alqualonde...não suporto uma coisa dessas, eles eram inocentes(olha a outra defendendo o povo da Eärwen).
E isso é apenas uma das coisas que ele fez...não ha como considerá-lo inocente, coitadinho!!!
 
Deriel disse:
Pq? Porque ele se corrompeu, se deixou corromper e não satisfeito ainda corrompeu grande parte dos Noldor.

Ele não fez nada a não ser ferrar consigo mesmo e com todos os Elfos.

Gostar como dum filha da puta egoísta e asqueroso como ele?

8O Eu morro de medo do Deriel...


( :mrpurple: )

Eu não vejo o Fëanor como vilão. Ninguém já nasce mau, nem mesmo Melkor.
O que acontece é uma certa pretensão a ir pelo caminho do mau. (e isso tudo me fez lembrar de um certo tópico no Clube da Insônia :mrpurple: )

O que é detestável no Fëanor é justamente esse jeito dele, a personalidade, o caráter (ou a falta dele). Além de ser burro, é egoísta, cabeça dura, orgulhoso e muito arrogante. É "só" isso que eu destesto nele. :wink:

Aliás, outra coisa que me deixa p*** é essa coisa que certos persogens têm de que quanto mais habilidosos/ sábios/ prósperos/ poderosos e etc se tornam, mais orgulhosos se tornam e consequentemente acabam se vurando para o mau. :x (como por ex.: o próprio Melkor, Saruman, certos Numenorianos, e até Denethor)
 
É isso aih Elrond...

Ainda q com poder, o Fëanor era mt convincente e mt arrogante. No caso dele eu acho que a vingança, seguida do orgulho, o corromperam mais q a sede de ter poder. E vindo de um Eterno como os elfos são, a vingança definitivamente é um prato frio que se come aos poucos. E devagar...

E Nienna, eu bati palma pro tio Dé pq ele foi bem autêntico. Foi o post dele q me fez postar aki nesse tópico... :lol:
 
Eu não odeio o Fëanor, mais acredito que ele tal qual Túrin Turambar causaram muitos males devido ao próprio orgulho!!!! :x
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo