• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Arien, isso é dito no Shibboleth of Feanor, um texto do HoME X. Onde você poderia encontrá-lo eu não sei. Mas deixa eu contar a história um pouco melhor, segundo o que eu próprio entendi (meu inglês é péssimo).

Finwe deu a todos os seus filhos homens um nome baseado no seu próprio. Chamou Feanor de Curufinwe, Fingolfin de Nolofinwe e Finarfin de Arafinwe. Respectivamente, Finwe habilidoso, Finwe sábio e Finwe nobre. Quando Finwe morreu começou as confusões entre Feanor e seus irmãos. Nolofinwe, se candidatando ao trono, acrescentou ao seu nome o prefixo Finwe, se tornando Finwe Nolofinwe. Assim, ele estava se pondo como o herdeiro de Finwe. Isso teria sido um dos motivos que fez Feanor queimar os barcos em Losgar. Quando os noldor chegam a TM, os sindar não traduziram o nome para o sindarin, só o adaptaram foneticamente, reduzindo "finwe" a "fin" e "nolo" a "gol" (o radical em élfico primitivo era "ngol'). O nome de Arafinwe só foi modificado por Finrod, já na TM, por Finarfin ter se tornado Alto Rei dos noldor de Aman. O nome sfreu as mesmas adaptações fonéticas.

Agora, só lembre que essa versão é de um texto bem mais tardio que o SdA, e que não foi incluído no Silmarillion publicado, e assim não são muito inter-compatíveis.
 
"Feanor é um assassino e deve ser tratado como tal." frase antiga minha q diz claramente o q eu penso do Feanor.

algo do q ele fez foi justificável? NÃO.

o q foi pior? queimar os barcos ou matar os teleri?? sinceramente este cara me dá nojo! só fez burrada a vida toda e se acha um injustiçado.

"Quem, em sã consciencia negaria algo a Yavanna?"
somente a besta do Feanor.

ps. belo texto, Ringil.
 
muito legal isso... obrigada Ringil :obiggraz: , até salvei o seu post!!
sobre o Fëanor (é que eu tava lendo os posts antigos e me deu vontade de comentar tbm :mrgreen: ) concordo com vc Ecthelion, o Fëanor pode até ter tido momentos difíceis na vida dele, mas nada justifica, ele ñ precisava reagir aos acontecimentos do jeito que reagiu.
Eu acho que ñ adianta ficar indo pelo se, tipo se Melkor ñ tivesse plantado suas mentiras naquela época, se Míriel ñ tivesse morrido e Finwë ñ tivesse se casado com Indis, etc. A vida é o q é, mais generosa com alguns e menos com outros claro, mas o que define que tipo de pessoa nós somos é como reagimos às situações que enfrentamos. E eu acredito que se Fëanor tivesse sido um elfo diferente, melhor, coisas boas poderiam até ter saído das coisas ruins que aconteceram com ele. Até a parte em que ele aponta a espada para o Fingolfin e diz tudo aquilo ele ñ me incomodava, afinal, quantas pessoas podem dizer que nunca agem por impulso ou orgulho? mas na parte do fratricídio, por exemplo, poxa, Melkor tinha roubado as Silmarilli e matado Finwë. Fëanor estava cheio de raiva e tristeza, mas o que eu vejo nisso é que, exatamente por ter passado pelo que ele passou, ele ñ deveria desejar isso a ninguém... mas o que ele faz?? rouba os barcos brancos, que eram como as silmarilli dos teleri e derrama mais sangue :disgusti: . Tudo bem que nessa parte ele tinha um objetivo: perseguir Morgoth e sair da terra dos Valar, mas e na queima dos barcos?? achava que Fingolfin e aqueles que o seguiam poderiam ser um problema, e ñ gostava deles, mas ele poderia ter lidado com isso de outras formas. mas ñ, ao invés disso escolheu abandonar aqueles que, de uma maneira ou de outra, o seguiam em sua viagem irracional a sua própria sorte, e alguns a morte, como ele bem sabia. mesmo que mais tarde as diferenças entre as hostes se tornassem insuportáveis, eles poderiam viver em locais separados na TM, se ñ pelo bom senso, em memória de seu pai, pq, por mais que Fëanor ñ gostasse disso, Fingolfin tbm era filho de Finwë!!
ahhh e isso sem falar de ele ter negado o pedido de Yavanna.. mas até aí ainda foi uma atitude quase perdoável. quase...
Ecthelion disse:
"Feanor é um assassino e deve ser tratado como tal."
certeza! matar os inimigos para proteger aqueles que você ama é uma coisa, matar elfos inocentes para perseguir seus próprios objetivos egoístas é assassinato :x
nossa, que post enorme :| pelo menos agora falei tudo :mrgreen:
 
Vcs batem mto na tecla do Fratricídio, mas eu achei Helcaraxë mto pior. Pô, o Fingolfin e sua hoste foi fiel a Fëanor, seguiu-o mesmo não concordando com ele, pra chegar em Helcaraxë e ele achar q simplesmente não precisa deles? Daí ele os abandona e os deixa para morrer??

Todos os seus outros atos monstruosos tiveram alguma coisa a ver com raiva, ganância, etc. Agora, Helcaraxë foi um ato de frieza e inescrupulosidade absoluta!

Por isso odeio tanto ele. :disgusti:
 
Axo difícil discutir isso... Fëanor realmente não tem justificativa p/ o q fez... Ele é um assassino e realmente deve ser tratado como tal...

Eu só axo q ele não fez pelas razões q Melkor, por exemplo, faria...
Vcs podem dizer q ele era mal desde o começo, mas eu ainda axo q ele não suportou a humilhação e perdas q teve e enlouqueceu de vez... Mas mantendo a aparencia de sábio (não tou dizendo q ele era sábia, mas q p/ quem o visse ele parecia ser)...

Se eu tivesse q juga-lo eu com certeza iria condena-lo a uma pena muito grande... Mas nunca diria q ele era pior ou se comparava a Melkor por exemplo...
 
Ninguém é mal como Melkor, nem Sauron. Ninguém tá acusando Feanor de ser mal ao ponto que Melkor era, pois acho que isso é impossível para outro que não um ainu, e considerando que todo o mal provém de Melkor, e assim ele é a única fonte, ninguém poderia superá-lo. O ponto é se Feanor é culpado ou não pelos seus atos, e se ele é mau ou não. Pra mim é simples, um genocida de inocentes, traidor de irmãos e do próprio povo e blasfemo motivado pelo orgulho ferido é mau. E não fez nada sem planejar, portanto não estava louco.

Bruce disse:
Vcs batem mto na tecla do Fratricídio, mas eu achei Helcaraxë mto pior. Pô, o Fingolfin e sua hoste foi fiel a Fëanor, seguiu-o mesmo não concordando com ele, pra chegar em Helcaraxë e ele achar q simplesmente não precisa deles? Daí ele os abandona e os deixa para morrer??

Todos os seus outros atos monstruosos tiveram alguma coisa a ver com raiva, ganância, etc. Agora, Helcaraxë foi um ato de frieza e inescrupulosidade absoluta!

Pra mim o Fratricídio foi incomparavelmente mais horrível. Feanor (e todos aqueles que o seguiram conscientemente) demonstrou quanto ele se importava com outros além dele mesmo. Mostrou como considerava sua vingança e suas pedras muito mais importante que a vida de seus parentes elfos. Foi monstruoso.

Já Helcaraxe ele apenas mostrou como não dava a mínima para seu povo, e como era pequeno.

Mas apesar de todo o horror do Fratricídio pra mim ainda teve uma coisa pior, que foi o reforço do Juramento no momento de sua morte. Ali ele traiu seus próprios filhos, os condenou a ir até o fim horrível que ele já sabia que ia ocorrer, por nenhum outro motivo além de orgulho ferido. Foi a coisa mais odiável (se bem que os filhos dele mereceram cada desgraça).
 
Vcs batem mto na tecla do Fratricídio, mas eu achei Helcaraxë mto pior.
tbm achei, ñ que tenha sido mais grave, ñ podemos negar a atrocidade q foi o fratricídio, mas pelo menos em Aqualondë ele tinha um objetivo, pegar os barcos para realizar seus planos de vingança.. já a queima dos barcos foi pura arrogância! por isso pra mim esse é o maior motivo para ñ gostar de Fëanor
ñ gosto de discutir esse negócio de maldade, na minha opinião uma pessoa é má qdo faz coisas ruins pelo simples prazer de ver os outros sofrerem... Fëanor era um pouco mau crtz, mas mau mesmo era Melkor. tudo o q ele fez teve um motivo.. nem sempre um objetivo justo, mas ele achava que estava certo. e tbm ñ acho que ele enlouqueceu.. acho que tudo que ele fez faz parte de quem ele é.. a maioria das pessoas tem um pouco de maldade, mas Fëanor exagerou
 
Não considero que a maldade está ligada ao prazer, pois não foi por prazer que Melkor realizou seus atos, e sim por ódio, principalmente, e orgulho, ambição, frustação, vingança, etc. Ele sentia sim prazer ao cometer suas maldades, mas não era sua motivação.

Feanor não se sentiu feliz quando matou os teleri, mas nem por isso deixou de ser um ato mau. Por outro lado, ele riu ao queimar os barcos, e isso não faz, por esse motivo, uma maldade maior que a de Alqualonde.
 
acho que me expressei mal, prazer ñ era a melhor palavra p/ colocar ali... o que eu acho de Fëanor e Melkor é mais ou menos isso: Melkor fez o q fez pq era mau, Fëanor era "mau" porque fez o que fez. o q eu quero dizer é que Melkor era essencialmente mau, essa era a característica que melhor o definia. já com Fëanor eu acho que era um pouco diferente. ñ digo que ele era um pobre coitado, realmente ñ gosto dele, mas acredito que dizer simplesmente que ele era mau é uma análise um pouco superficial... ele ñ era nem um santo, claro, e fez muitas coisas ruins, mas acredito que em circunstâncias diferentes ele ñ seria um vilão na história :)
sobre o fratricídio e a queima dos barcos é como eu já disse: os dois foram absurdos q nunca deveriam ter acontecido, ñ acho que a queima dos barcos tenha sido mais grave, só que mostra mais quem ele era
 
Eu discordo. O que define o mal é a ação. É aí que está o livre-arbítrio, o direito a escolher entre agir bem ou mal. Melkor se tornou mau porque fez o mal, assim como Feanor. A diferença é que o mal de Feanor vem de Melkor, enquanto o de Melkor vem dele mesmo.
 
Eu vou mais além e digo que o mal de Fëanor vem de Fëanor e tanto este quanto o mal de Melkor possuem a mesma origem que é Eru Iluvatar. A diferença é que o mal se manifestou primeiro em Melkor, daí as pessoas acharem que ele inventou o mal ou é o mal. No caso de Fëanor, Melkor somente alimentou aquilo que já existia dentro do elfo.

Nós precisamos acreditar que Melkor é o mal, é o tipo de bode espiatório que livra a gente da culpa.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Eu vou mais além e digo que o mal de Fëanor vem de Fëanor e tanto este quanto o mal de Melkor possuem a mesma origem que é Eru Iluvatar. A diferença é que o mal se manifestou primeiro em Melkor, daí as pessoas acharem que ele inventou o mal ou é o mal. No caso de Fëanor, Melkor somente alimentou aquilo que já existia dentro do elfo.

Nós precisamos acreditar que Melkor é o mal, é o tipo de bode espiatório que livra a gente da culpa.

Exatamente.... é aquela mesma história de quando um cara vai e mata uma pessoa, daí depois ele fala que estava possuido pelo diabo e que agora ele encontrou o Senhor e se livrou do mal..... tenta tirar a culpa dele e trafere para outro.... Fëanor era mal por causa de sua essência... Melkor espalhou mentiras para muitos dos noldor e inclusive para Fingolfin contra Fëanor, mas esse naum agiu como seu meio-irmão, pois embara fosse orgulhoso naum tinha a essencia maligna de Fëanor.... Fëanor era mau sim, e naum era louco....
 
Elrond, eu discordo. Primeiro, com Eru sendo a fonte do mal. Eru é sim a fonte do mal, mas somente enquanto fonte do próprio Melkor. Eru é 100% bom, o mal vem do desequilíbrio da alma de Melkor. Eru poderia ter em si a ira, o desejo, o orgulho, etc., mas foi Melkor que transformou esses sentimentos em ódio, frustação, arrogância...

Depois, apesar de todo o mal que Feanor fez, ainda era um mal menor, na escala dos ainur, e na dos homens também. Ou seja, não foi o ressurgimento do mal inicial, até porque Feanor nunca duvidou de Eru, e o mal mais elevado é a revolta contra Eru. O mal de Feanor provém da desfiguração de Arda.
 
E tem um tópico bem mais velho. É talvez o melhor que eu me lembre do Obras.
 
fëanor era muito arrogante pelo seu poder, e por suas joinhas, e tbm fëanor foi o elfo q mudou toda a historia da terra media, pq se n fosse por ele os elfos ainda estariam la em valinor, talvez ele n sejese o mais querido por todos, por sua arrogancia e superioridade, mas q ele foi muito tonto por acreditar em melkor ele foi. :x
 
Ringil disse:
Elrond, eu discordo. Primeiro, com Eru sendo a fonte do mal. Eru é sim a fonte do mal, mas somente enquanto fonte do próprio Melkor. Eru é 100% bom, o mal vem do desequilíbrio da alma de Melkor. Eru poderia ter em si a ira, o desejo, o orgulho, etc., mas foi Melkor que transformou esses sentimentos em ódio, frustação, arrogância...

Ëol era mal, Maeglin era mal, Ar-Pharazôn era mal, Gríma Lingua de Cobra era mal, entretanto eles nunca entraram em contato com Melkor. O mal do mundo não vem de Melkor, vem de Iluvatar, assim como absolutamente tudo. A questão é que ele se manifestou inicialmente em Melkor.

O desfiguramento de Arda não pode ser usado para explicar a maldade que é inerente de alguns indivíduos. Isso porque Melkor envenenou a carne, e só. O fëa que habita essa carne vem de Eru e Melkor não tem nada com ele, não pode controlá-lo, aprisioná-lo, envenená-lo ou destruí-lo. Pode, talvez, aterrorizá-lo a tal ponto que ele decida abandonar seu hröa.

E Iluvatar não é 100% bom. Assim como não é 100% mal. Esses termos são simplesmente insignificantes frente ao poder supremo, ele É.
 
Elrond Meio Elfo disse:
Ëol era mal, Maeglin era mal, Ar-Pharazôn era mal, Gríma Lingua de Cobra era mal, entretanto eles nunca entraram em contato com Melkor. O mal do mundo não vem de Melkor, vem de Iluvatar, assim como absolutamente tudo. A questão é que ele se manifestou inicialmente em Melkor.

O Mal vem de Eru como o Erro também vem de Eru. Mas da mesma forma que o Eru é infalível, Eru é bom, perfeitamente bom. Todos dos seus exemplos (excluí Eol pois não o considero mau, mas mesmo ele caberia) foram influênciados de forma até bem próxima por Melkor. Maeglin de muitas formas, como, por exemplo, o exílio dos noldor foi marcante em sua vida, e ele foi torturado e seduzido à trair Gondolin por Melkor. Pharazôn também foi influenciado por no mínimo duas ações de Melkor, a introdução do medo da Morte, que causou a Queda da humanidade e, em especial, a de Númenor, e a influência de Sauron (tanto como inimigo como conselheiro), cria direta da rebelião inicial. Gríma foi influenciado diretamente por Saruman, que foi influenciado diretamente por Sauron, que foi influenciado diretamente por Melkor. Isso excluindo toda a influência da Desfiguração.

O desfiguramento de Arda não pode ser usado para explicar a maldade que é inerente de alguns indivíduos. Isso porque Melkor envenenou a carne, e só. O fëa que habita essa carne vem de Eru e Melkor não tem nada com ele, não pode controlá-lo, aprisioná-lo, envenená-lo ou destruí-lo. Pode, talvez, aterrorizá-lo a tal ponto que ele decida abandonar seu hröa.

Os encarnados são carne e alma, somente nesse estado são potentes e relevantes. A carne também determina o que é o ser. Melkor envenenou a carne e com isso envenenou o espírito de tabela, pois o hroa "arrasta o fëa em sua decadência". Além disso, Melkor introduziu a violência em Arda, criando o medo, uma grande influência para o mal. E seduziu muitas mentes individuais, e estas influenciaram, conscientemente ou não, outras para o mal. No caso específico dos humanos, foi mais longe, introduzindo o medo da Morte, e talvez através desse deu origem ao Pecado Original, seja ele qual for no Legendário. Ou seja, ele causou a Queda da Humanidade inteira.

E Iluvatar não é 100% bom. Assim como não é 100% mal. Esses termos são simplesmente insignificantes frente ao poder supremo, ele É.

O que é o Bem e o que é Mal? Melkor é o referencial do que é mau, mas sabemos que ele não é 100% mau, já que o mau completo é impotente. O referencial de bem, por sua vez, é Manwe, que segue com completa fidelidade o desejo de Eru. Disse desejo, e não Desígnio, porque acho que Desígnio é mais o plano completo. Se Manwe é bom por seguir o desejo de Ilúvatar, então o desejo de Ilúvatar é bom, é o Bem, na verdade. Mas isso pode ser retrucado com argumentos que criariam muita confusão, entào vamos pelo outro lado. Se todo mal tende à auto-destruição e o mal completo é impotente, podemos concluir que o Mal pleno é a inexistência. Se o Mal é a inexistência, e o Mal é o oposto do Bem, então o oposto da Inexistência é a Existência. Eru é a Existência, Eru é. É o Criador, a fonte de tudo que existe. Logo, Eru é o Bem.

Bom, então como o mal vem do Bem? Simples, Melkor é incompleto (pode-se até considerar que ele não existe plenamente) e portanto passível de erro. E ele errou, criando em seu íntimo o ódio, que leva a auto-destruição. A partir do ódio surgiu o mal finito que assola Ea, tendendo o universo a auto-destruição. E a partir do Bem surgiria também o Redentor, para salvar o mundo. Pra mim a teologia básica do Legendário é essa, ExistênciaXVazio, CriaçãoXDestruição, CorrupçãoXRedenção.
 
Ringil disse:
Todos dos seus exemplos (excluí Eol pois não o considero mau, mas mesmo ele caberia) foram influênciados de forma até bem próxima por Melkor.

Você está desfigurando a verdadeira intenção desses exemplos que eu dei que é a de que o mal em um indivíduo pode sim surgir em alguém que não tenha entrado em contato direto ou mesmo indireto com Melkor. Maeglin era podre de alma, os eventos só fizeram aflorar aquilo que existia dentro dele. Pharazôn era podre de alma, pois muito antes de Sauron ele corrompeu a lei de Númenor e desposou a herdeira do trono para se tornar rei mesmo não tendo direito hereditário ao trono. Gríma já era podre de alma, pois seus desejos de possuir riquezas o fizeram trair sua própria raça, e não vamos nem mencionar o que ele fez com o pobre Lotho no condado. Não, usar a influência de Sauron e até mesmo de Saruman para explicar a maldade de um personagem como Gríma é simplificar demais as coisas.

Os encarnados são carne e alma, somente nesse estado são potentes e relevantes. A carne também determina o que é o ser. Melkor envenenou a carne e com isso envenenou o espírito de tabela, pois o hroa "arrasta o fëa em sua decadência". Além disso, Melkor introduziu a violência em Arda, criando o medo, uma grande influência para o mal. E seduziu muitas mentes individuais, e estas influenciaram, conscientemente ou não, outras para o mal. No caso específico dos humanos, foi mais longe, introduzindo o medo da Morte, e talvez através desse deu origem ao Pecado Original, seja ele qual for no Legendário. Ou seja, ele causou a Queda da Humanidade inteira.

Eu não estou negando o fato de que a carne dos Filhos de Eru tenha sido envenenada pela essência de Melkor. Isso é óbvio, a corrupção de Arda tornou a vida no mundo pesada demais para os Eruhíni, e esse peso e essa sombra e toda essa violência traziam medo e dúvida aos corações de todos os povos livres. Essa foi a violência primordial resultado da Revolta de Melkor contra os Poderes.
Mas isso não é determinante do quão maléfico é um indivíduo que nasce no mundo dos encarnados. Porque o fëa vem de Eru Iluvatar e é este quem realmente define o indivíduo, juntamente é claro com o próprio indivíduo em questão. Mas o hröa é apenas uma casa temporária para o fëa imortal. Se essa casa é atacada por cupins ou por uma enchente e habitá-la pode se tornar algo até certo ponto insuportável, o fëa abandona essa casa seja pelo medo, seja pela dúvida, seja pela violência.
Entretanto isso não é sinal de mácula. O mundo está cheio de elfos, humanos e anões e não pela desfiguração de Arda todos eles se tornaram maléficos ou seguidores de Melkor. O mundo está cheio de sofrimento e mesmo assim a verdadeira maldade é algo menor do que a bondade ou a esperança. Se a desfiguração de Arda tivesse colocado a maldade, e não o medo da sombra, nos corações dos Eruhíni ou de qualquer ser que a habitasse, todos esses seres deveriam ser igualmente maléficos. Mas não é assim. A desfiguração de Arda, o medo da Sombra e a violência da Revolta apenas afloraram aquilo que já existia dentro de CERTOS indivíduos. A mesma maldade (ou tendência a esta) que foi posta em Melkor por Iluvatar quando do início dos tempos.

ExistênciaXVazio, CriaçãoXDestruição, CorrupçãoXRedenção.

Essa é uma definição um tanto quanto simplista. Vc está esquecendo do pequeno detalhe de que o caos leva à ordem. A destruição leva à criação. Toda luz cria alguma sombra. O mal não pode existir sem o bem e vice-versa. O Vazio é Eru Iluvatar pois no início haviam os dois e neste vazio foi criada a existência. O Vazio não é a maldade e não tem porque ser.
Vc disse que todo mal leva à auto-destruição, isso não é verdade pois o mal original ou a deturpação original de Melkor levou à criação de coisas tão belas que nem mesmo os mais poderosos Valar poderiam imaginar em seus corações durante a criação da música. A deturpação de Melkor criou um caos sinfônico, mesmo assim o resultado foi algo tão belo e harmônico e completo que Eru se viu satisfeito e disse, Ëa!

O referencial de bem, por sua vez, é Manwe, que segue com completa fidelidade o desejo de Eru. Disse desejo, e não Desígnio, porque acho que Desígnio é mais o plano completo. Se Manwe é bom por seguir o desejo de Ilúvatar, então o desejo de Ilúvatar é bom, é o Bem, na verdade

Eu digo que Manwë segue tanto o desejo quanto os desígnios de Eru, já que mesmo uma ordem de Iluvatar que para Manwë possa parecer "maldade" ou pelo menos algo que ele não faria se não tivesse vindo de cima, como abandonar os elfos ao relento da Terra-Média, ocultar a luz das árvores ou não enviar ajuda aos povos livres por longos cinco mil anos para expurgar Sauron, Manwë assume seu papel como representante da vontade suprema. Manwë manifesta a vontade direta de Eru, mas Melkor tb faz exatamente isso. E é por isso que ele se revolta em primeiro lugar.

Bom, então como o mal vem do Bem? Simples, Melkor é incompleto (pode-se até considerar que ele não existe plenamente) e portanto passível de erro. E ele errou, criando em seu íntimo o ódio, que leva a auto-destruição. A partir do ódio surgiu o mal finito que assola Ea, tendendo o universo a auto-destruição.

Nossa.... tipo.... elucida esse parágrafo pra mim porque isso aqui tá muito transcendental para o meu gosto.
 
Pow, isso é que é fórum!

Bom, na minha humilde opiniao, o Feanor foi o correspondente élfico do Melkor. E já que eu gosto de fazer comparaçoes... lah vai...
Feanor foi como o Hitler. Tinha uma mente genial mas doentia por poder (no caso dele as Silmarils), um povo que o obedeceu mts vezes por medo de o encarar e uma retórica muuuuuiiito boa e eloquente. Naum adianta pensar nele somente como alguém com dons magníficos e mt sábio, ele era mt persuasivo! E de fato um assassino, como Hitler. Levou seu povo a sacrificar outro pq este estava no caminho de seus interesses... e nem se fale do episódio Helcaraxe!!! Exatamente o q foi feito na Segunda Guerra, que Tolkien conheceu de perto!
O Feanor foi o q mts elfos poderiam ter sido mas naum foram por prudencia... um exemplo eu cito o Thingol!
Bom, agora eh com vcs....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo