• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

O Fëaruin tem um pouco de razão, Fingolfin era orgulhoso (só Finarfin, dos três irmãos, era distinguido pela sabedoria):

"High princes were Fëanor and Fingolfin, the elder sons of Finwë (...); but now they grew proud and jealous each of his rights and his possessions. " (Silmarillion começo do Cap. 7)

Mas não quer dizer que Fingolfin fosse tão orgulhoso quanto Fëanor:

'Thou shalt lead and I will follow.' (Silmarillion Cap. 8)
 
Galadriel realmente ignorava o Fëanor... especialmente quando ela resolveu seguir a para a Terra Média "em parte pelo desejo de atrapalhá-lo de todas as maneiras que pudesse"... (citado em algum lugar no Contos).

:wink:
 
Swanhild disse:
"High princes were Fëanor and Fingolfin, the elder sons of Finwë (...); but now they grew proud and jealous each of his rights and his possessions. " (Silmarillion começo do Cap. 7)

Verdade. Mas o grau de orgulho e ambição de Fëanor era muito maior. Na minha opinião essas qualidades, orgulho e ambição, devem estar presentes em reis. Mas com moderação é claro (Nada em excesso é bom... :| ).

Swanhild disse:
'Thou shalt lead and I will follow.' (Silmarillion Cap. 8)

Perfect, perfect! :clap:
Fëanor jamais diria algo assim... :obiggraz:
 
Acho que os elfos se tornaram orgulhosos depois que ficaram sabendo dos seus "irmãos" que estavam por vir.
Sobre feanor e a matança dos teleri:nesta matança feanor não teria como responder pelos seus atos, pois estava completamente fora de si.Quando seu pai morreu e suas silmarils foram criadas ele saiu de si.Deu pai era quem enchia sua alma de amor e amizade e suas pedras era a onde ele colocou o que via de mais bonito no mundo e era claro sua obra prima.
No caso do pedido de yavanna para que feanor desse as pedras para ela acho que ele errou em negar, mas imaginem como seria vcs colocarem sua alma e seu amor num trabalho que esta fazendo e depois de ficar pronto ter que dar para outra pessoa...nada fácil.
E outra coisa porque feanor é chingado pelo fato de não ter dado as pedras para os valar e os teleri não?Pois eles negaram suas obras a um iemão.
 
E outra coisa porque feanor é chingado pelo fato de não ter dado as pedras para os valar e os teleri não?Pois eles negaram suas obras a um iemão.
Eles (os teleri) negaram seu intrumento de trabalho, sua fonte de renda, seus barcos....Eles negaram isso a um Elfo louco q estava transtornado pois tomaram sua "pedrinha preciosa".... :lol:
Feanor é um assassino e deve ser tratado como um tal..... :aham:
 
Esta escrito no Silmarillion pg.98-99
"- Não renegamos nenhuma amizade - respondeu porém, Olwe.- Mas a um amigo pode caber o papel de censurar a loucura do companheiro. E, quando os noldor nos acolheram e auxiliaram, eram diferentes suas palavras: na terra de Aman viveríamos para sempre, como irmãos cujas casas lado a lado.Quanto a nossas alvas embarcações, essas vocês não nos deram.Não aprendemos esse ofício com os noldor, mas com os senhores do mar; e as velas brancas foram tecidas por nossas esposas e filhas.Por isso,NÃO NOS DISPOMOS A DÁ-LAS NEM VENDÊ-LAS POR NENHUMA ALIANÇA OU AMIZADE. POIS EU LHE DIGO, FEANOR, FILHO DE FINWE, ELAS SÃO PARA NÓS COMO SÃO AS PEDRAS PRECIOSAS DOS NOLDOR:AS OBRAS QUE MAIS PREZAMOS, IGUAIS ÀS QUAIS NÃO VOLTAREMOS A FAZER OUTRAS."

Aqui os teleri comparam os seus barcos (instrumentos de trabalho, sua fonte de renda) as pedras de feanor e falam que não dariam elas por nenhuma amizade.Talvez esteja enganado ,mas acho que o feanor negou e o que fez pelas suas pedras outros elfos de outras casas fariam por suas obras primas.
 
Fëanor se negou a devolver a luz da criação ao mundo. Os Teleri se negaram a serem cúmplices da loucura e revolta do elfo. Tem uma GRANDE diferença. A nobreza de alma e valor de caráter, coisas que Fëanor não tinha.
 
quem criou as pedras?feanor
quem criou os barcos?teleri
eles tem o direito sobre seus feitos.
É muito fácil julgar ele como sem caráter ou malvado.
Sem caráter é o Melkor, o Sauron, o Maeglin.
Feanor teve vários defeitos , mas para ser chamado de mau ou sem caráter é um abismo.
Ainda, nenhum elfo lutou ao lado de Melkor, por isso não podem ser considerado mau.
 
quem criou as pedras?feanor
quem criou os barcos?teleri
eles tem o direito sobre seus feitos.

Não é bem assim, não. A luz nas silmarils não foi Feanor que fez, era de Yavanna. Mas Feanor tinha sim direito as pedras, se não os valar não teriam pedido, teriam pego. Mas o ponto é que Feanor recusou a devolver a luz que beneficiaria todos os elfos, inclusive os noldor, dos quais ele era o príncipe herdeiro e tinha para com eles responsabilidades, especialmente promover o bem-comum. Aí dar as pedras passaria de ser um ato de nobreza a quase um dever.

É muito fácil julgar ele como sem caráter ou malvado.
Sem caráter é o Melkor, o Sauron, o Maeglin.
Feanor teve vários defeitos, mas para ser chamado de mau ou sem caráter é um abismo.

É muito fácil julgar um assassino por seus atos. Maeglin foi um traidor, Feanor também. Maeglin foi um fraticida, Feanor também. Maeglin era um grande artífice, Feanor também (sem querer comparar as habilidades). Pra mim eles são muito parecidos. Tá, Feanor não se aliou a Melkor, mas fez o trabalho dele bem melhor que Maeglin.

Ainda, nenhum elfo lutou ao lado de Melkor, por isso não podem ser considerado mau.

Como não se vc citou um aí em cima? Eu prefiro julgar as pessoas como más pelos seus atos, os caráteres eu deixo que Eru julgue. Eu não gosto de Feanor por seu caráter, mas o julgo mau pelos seus atos.
 
Como não se vc citou um aí em cima? Eu prefiro julgar as pessoas como más pelos seus atos, os caráteres eu deixo que Eru julgue. Eu não gosto de Feanor por seu caráter, mas o julgo mau pelos seus atos.
Realmente Maeglin é um deles, mas não deve ser considerado completamente mau.
Você falou que julga uma pessoa pelos atos....mas será que todos os atos dele foram maus?Ele não lutava contra Melkor ou melhor Morgoth(nome que ele colocou em seu maior inimigo)?Seus atos como guerreiro e criador não contam?Quero dizer, fazer a escrita para facilitar a vida de seu povo, desenvolver as técnicas de forja de objetos para contar a história de seu povo_Ou como grande guerreiro que ele era.
 
Michael disse:
Realmente Maeglin é um deles, mas não deve ser considerado completamente mau.
Você falou que julga uma pessoa pelos atos....mas será que todos os atos dele foram maus?Ele não lutava contra Melkor ou melhor Morgoth(nome que ele colocou em seu maior inimigo)?Seus atos como guerreiro e criador não contam?Quero dizer, fazer a escrita para facilitar a vida de seu povo, desenvolver as técnicas de forja de objetos para contar a história de seu povo. Ou como grande guerreiro que ele era.

Eu vejo as coisas um pouco diferente quanto às suas criações, ele criava pois gostava disso, gostava de criar gostava de trabalhar, de fazer qualquer coisa que lhe exigisse maior perícia, creio que ele tenha feito mais pelo prazer de fazer do que realmente pelo bem do povo... quanto a ser guerreiro, eu não acho que isso lhe fazia bom, simplesmente era uma habilidade, sem querer comparar (mais uma vez) Feanor a Hittler, apenas utilizando como exemplo, o último era uma grande estrategista... Mas acho que isso é muito pessoal... foi minha forma de interpretação, admito que pode estar errada...
 
Mesmo que ele tenha feito suas criações pela vontade de se exigir mais ,acredito que se ele fosse uma pessoa completamente malvada usaria suas perícias para o mau de todos e não foi isso que aconteceu com a maioria de suas criações.
 
eu naum acredito q ele tenha sido completamente malvado...no silmarillion diz q as silmarills corrompem quem as olha, ela cria o desejo da pessoa as possuir. talvez tenha sido isso q aconteceu a feanor..ainda mais ele q as criou, mas isso naum da o direito de propriedade sobre a luz da criação q ele aprisionou nas pedras..afinal quem criou a luz foi Yavanna, e naum ele...veja ateh Elwë Thingol(q eu julgio ser mais poderoso q feanor) foi corrompido, quem dira feanor...
 
veja ateh Elwë Thingol(q eu julgio ser mais poderoso q feanor)

Não, Elwe é poderoso, muito poderoso. Mas Feanor é simplesmente o maior de todos. Ninguém se iguala a ele, muito menos supera.

no silmarillion diz q as silmarills corrompem quem as olha, ela cria o desejo da pessoa as possuir

Não havia um poder corruptor nas pedras como havia no Um, elas corrompiam somente pela beleza enorme que possuíam. Só se corrompia quem se prendia demais a beleza delas. E Thingol não ficou obcecado como Feanor ou Morgoth pelas pedras, ele até cogitou dar as pedras ao Maedhros.

Realmente Maeglin é um deles, mas não deve ser considerado completamente mau.
Você falou que julga uma pessoa pelos atos....mas será que todos os atos dele foram maus?Ele não lutava contra Melkor ou melhor Morgoth(nome que ele colocou em seu maior inimigo)?

Cara Maeglin é mau. É só olhar o que ele fez. E eu acho, sem ofensa, que vc está sendo um pouco maniqueísta. Só porque alguém luta contra Morgoth não seria mau :tsc: ? Então se Saruman lutasse contra Sauron após a guerra do Anel não seria ele mau? Isso é meio absurdo, né não :wink: ?

Seus atos como guerreiro e criador não contam?Quero dizer, fazer a escrita para facilitar a vida de seu povo, desenvolver as técnicas de forja de objetos para contar a história de seu povo_Ou como grande guerreiro que ele era.

Não, seus atos como guerreiro e artífice não contam em nada. Não para definir se ele era mau ou para julguar se tem culpa ou não. Um assassino é um assassino, sem importar se ele descobriu a cura da AIDS.
Nota: ele não inventou a escrita, ele só a aperfeiçou, quem inventou os tengwar foi Rúmil.
 
sim, mas msm assim elas corropem,naum dependendo do q faz elas corroperem.
mas eu ainda acho q elas poderiam corromper ateh seu criador.(nada contra sua opinião),,,feanor, q ja naum era gente mto boa, ficou pior depois das silmarills, isso eh inegável
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo