• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Eu só queria lembrar que Feanor já era detestável antes mesmo do assassinato de Finwe, ele já era arrogante e irritante, fazendo pirraça contra os valar como se fosse uma criança e negando a luz das silmarils aos seus semelhantes (lembrando que ele só permitia a visão das pedras aos filhos).

Mas a segunda coisa mais irritante (de característica, não dos atos) era o seu egoísmo (no sentido de estar voltado somente para si) e sua irresponsabilidade. Quando se recusou a entregar as silmarils a Yavanna ele condenou seus irmãos elfos a escuridão. Por que ele fez isso? Porque ele não gostava dos valar e dava mais valor as pedras que a felicidade geral de todos elfos, maiar e valar; e também prezava a própria vida. Compare isso com o ato de Aule ao aceitar destruir os anões, ou a Fingolfin se sacrificando pela memória de seu povo massacrado. Feanor era o príncipe herdeiro dos noldor, tinha responsabilidades para com seu povo, mas preferiu manter a luz para si ao invés de restaurá-la para o seu povo.

Também foi seu egoísmo que o fez queimar os barcos, seu ódio por seu irmão (que já é algo deplorável) o fez passar por cima de suas obrigações de rei supremo dos noldor. Aqui ele foi mais que tudo irresponsável. Ele assim traiu seu povo, que ele mesmo convenceu a ir para a TM. Sempre usam a lábia de Melkor para tentar inocentar Faenor, mas esquecem que Feanor também usou de sua lábia para convencer os noldor a partirem, ele era muito superior a todos ali e esse era um de seus maiores poderes. Ele conseguiu convencer até Galadriel que, além de ser muito poderosa, repudiava Feanor. E ele não falou apenas sobre vingança ou pegar as silmarils de volta, falou contra os valar, falou sobre uma terra onde eles viveriam livres dos valar, isso foi sua pequena vingança contra eles. Olhando sob a ótica religiosa isso é pura blasfêmia, os valar e Manwe em especial eram a voz de Eru na Terra e Feanor sabia disso, ele pôs todo o seu povo contra a vontade de Deus. Percebem a gravidade disso?

No assassinato em massa em Alqualonde vê-se o desprezo dele pela vida. Claramente ele considerou sua missão de vingança mais importante que a vida dos teleri. Afinal, porque ele não deveria roubá-los, ele podia. Iria parar só porque alguns teleri morreriam? Claro que não! Dizer que os teleri tinham culpa pq atacaram primeiro é demais pra mim. É como se um ladrão que matasse a vítima por ter reagido fosse inocentado. Feanor estava claramente disposto a matar alguém que reagisse. Foi a parte mais aterradora do livro todo, Tolkien narra tudo com uma casualidade tão absurda que vc se fica chocado.

E finalmente a parte que mais mostra o caráter de Feanor, a sua morte. Ele impetuosamente ataca e é ferido. Momentos antes de sua morte Feanor percebe que nada derrubará Morgoth de seu trono sem o apoio de valinor. E não pode suportar isso, ele foi derrotado, seu inimigo ri sobre ele, com o sangue de seu pai nas mãos e as silmarils sobre a testa. Não aceita, manda seus filhos continuarem a guerra, reforça o juramento. Isso é horrendo, ele põe o seu orgulho ferido acima dos próprios filhos. Isso é horrendo.

É por tudo isso que eu não vejo qualquer grandiosidade em Feanor, era um fracassado. O fracasso está impresso em sua cara, fez de tudo, com todo o seu poder e habilidade, só conseguiu ser o maior aliado de seu inimigo. Tudo que eu vejo nele é uma criança mimada. Só isso. Nada mais.
 
É por tudo isso que eu não vejo qualquer grandiosidade em Feanor, era um fracassado.

Já defendi Feanor umas par de vezes aqui, e já abaixei a cabeça para muitas respostas que me deram neste tópico, mas nessa eu não posso concordar. Isso feriu meu orgulho Noldo.

Já te disseram as coisas grandes que Feanor fez? Não os palantíri, não as Silmarils, nem as jóias que foram engolidas por Ungoliant. Não, não foi isso. Foi a sua capacidade de, mesmo estando louco, comandar todos os Noldo de sua hoste (mesmo sendo irado o suficiente para cegar-se, e não esperar Fingolfin). Fez um terrível Juramento, que prejudicou a vida de quem? Dos filhos e de toda Terra-Média. Ele fez coisas erradíssimas? Fez. Mas não foi um fracassado.

O maior fracassado foi Maedhros, que viveu uma vida toda em busca da Silmaril, e no fim foi queimado por ela. Mas considerar Feanor um fracassado é uma arbitrariedade que eu não consigo ver um pingo de verdade.
 
Arbitrariedade nenhuma, Feanor tinha um poder absurdo, fora de escala, e não conseguiu nada. Tudo que ele pretendia ele não conseguiu. Queria vingar seu pai, arrancar as silmarils de Morgoth, e só conseguiu morrer em uma batalha que já havia ganho.

Já te disseram as coisas grandes que Feanor fez? Não os palantíri, não as Silmarils, nem as jóias que foram engolidas por Ungoliant. Não, não foi isso. Foi a sua capacidade de, mesmo estando louco, comandar todos os Noldo de sua hoste (mesmo sendo irado o suficiente para cegar-se, e não esperar Fingolfin). Fez um terrível Juramento, que prejudicou a vida de quem? Dos filhos e de toda Terra-Média. Ele fez coisas erradíssimas? Fez. Mas não foi um fracassado.

Ele conseguiu convencer o seu povo pelo seu poder e sua habilidade em oratória, e mesmo assim nunca conseguiria levar os noldor para a TM sem as mentiras que Morgoth implantou neles.

A única coisa que Feanor conseguiu foi afastar seu povo dos valar, e isso era realmente um de seus intentos. Mas fazendo isso ele fez o trabalho de Melkor, seu inimigo. Ele caiu como um pato.

Nem os cabelos da Galadriel o cara conseguiu. Nem mesmo respeito de seu povo ele tinha. Quando (segundo o Shibboleth) Fingolfin se declarou rei dos noldor ele não tinha qualquer legitimidade para fazer isso, mas mesmo assim a maioria do povo ficou com Fingolfin. Ele podia convencer os noldor a saírem de valinor mas nem mesmo eles o aceitavam.
 
Bom, o Fingolfin era muito mais amado e seguido do que Fëanor. A hoste dele era muito maior também. Acho que se tivesse uma votação na época, Fingolfin com certeza seria eleito O Rei, e não Fëanor.
Agora, eu concordo aqui com o Ringil. Tb acho que o Fëanor foi um fracassado. Teve sucesso na criação das pedras, dos palantíri, do tengwar e provavelmente de muitas outras obras materiais... mas na vida ele foi um verdadeiro fracasso.
 
Não é que Fëanor foi um fracassado. Ele fracassou. É diferente. Quando a pessoa é um fracasso significa que ela nunca triunfa, nunca faz nada que se preze, por assim dizer. E Fëanor era prezado por várias coisas. Ele pode ter fracassado, mas ele não foi um fracasso.

Se a gente for analisar, a vida do Fëanor foi um pé-no-saco. Olha quanta porcaria que aconteceu na vida dele. Tem gente que se suicidaria no lugar dele.
 
Pena que ele não era desse tipo. Era do tipo que matava quem não tinha nada a ver com isso.
 
Fëaruin disse:
Se a gente for analisar, a vida do Fëanor foi um pé-no-saco. Olha quanta porcaria que aconteceu na vida dele. Tem gente que se suicidaria no lugar dele.
Ué, e ele não se suicidou? Declarar guerra aberta a um vala não é suicídio?
Na minha opinião foi muito pior do que suicídio, porque se ele apenar se matasse, o prejudicado seria ele. Mas ele usou o seu dom da oratória e sua liderança para colocar o seu povo numa guerra que eles não provocaram, e não ganhariam nada caso saíssem "vitoriosos".

Como todos sabemos, a rebelião foi motivada, principalmente, pelas mentiras de Melkor; ou seja, quem acreditou no que ele disse (entre outras coisas, que os Valar queriam os elfos cativos para que não fossem senhores da TM), e concorda que os eldar deviam deixar o Reino Abençoado, concorda com Melkor. E está errado, assim como Melkor sempre esteve. :wink:

Ringil disse:
A única coisa que Feanor conseguiu foi afastar seu povo dos valar, e isso era realmente um de seus intentos. Mas fazendo isso ele fez o trabalho de Melkor, seu inimigo.
:clap:
 
Mas Feanor era o mais sábio de todos os Noldor, e era o único que não dava ouvidos diretamente a Melkor... ele foi influenciado pelos "amigos" elfos dele... mas como já disse, pela sua posição e habilidades, ele influenciou boa parte de seu povo.

Contudo não acredito que ele tenha feito o objetivo de seu inimigo, ele foi apenas um detalhe no imenso plano de Melkor, que ele realmente ajudou, ajudou, mas ele causou enormes danos a Morgoth na TM... e sua rebelião foi motivo de grandes humilhações para Melkor. Se os noldor não tivessem vindo para a TM Melkor faria a festa lá. Por isso Feanor não fez a vontade de Melkor (té mesmo pq tudo é vontade de Ilúvatar).
 
Se alguns noldor causaram medo e humilhação para Morgoth, isso é mértio deles, e não de Fëanor, cujos atos trouxeram muito mais sofrimento do que alegria a quem o seguiu.
Caso esses mesmos elfos tivessem continuado em Valinor teriam uma vida muito melhor.

Eles saíram de lá, o que pretendia Morgoth, então o plano dele deu certo.

E aos Filhos de Ilúvatar era dado o direito do Livre Arbítrio, nem tudo havia sido determinado por Eru.
 
Acho que só pelo fato de Fingolfin ter causado grandes danos a Melkor (lembrando que este não poderia mais se recompor completamente)... sem contar que os noldor causaram várias baixas a Morgoth... não acredito que isso tenha sido planejado... acho q Feanor foi afetado indiretamente... Melkor jamais poderia saber que atitudes Feanor iria tomar... :eh:
 
Mas Feanor era o mais sábio de todos os Noldor
Declarar uma guerra aberta contra um dos valares é uma decisão muito sábia!!!!!!!(estou sendo irônico) :mrgreen: :lol:
Ele fez a mesma coisa q o Ar Pharazon (não sei se escreve assim), uma burrice.

ps. Quem, em sã consciência, negaria algo a Yavanna???Somente a besta do Feanor... :eek: :tsc: :disgusti:
 
Tik, Fëanor não era o mais sábio de todos os Noldor. Não era mesmo cara. Na verdade é muito longe disso. Elfos sábios são Elrond, Círdan, Gil-Galad, Galadriel, esses sim.
 
QUando quis dizer sábio tipo no sentido de que o kra era esperto pra caramba, inventou muita coisa bela e útil... acho que nessa situação a palavra inteligente cairia melhor do que sábio realmente erro meu... :oops:

E lembrem que a situação de Feanor era muito complicada quando lhe foi pedido as Silmarils... poxa eram as obras que ele mais gostava, que ele mais amava, foi um ato egocêntrico? Sim, mas mesmo os Valar entenderam sua atitude... e ele já havia sido humilhado frente a todo seu povo...
 
E Fingolfin era muito menos que Finarfin. Acho que o maior problema de Feanor era que ele era muito noldo, um pouco de sangue vanyarin e/ou telerin iria ajudar. Os melhores noldor eram misturados, Fingolfin, Finarfin, Fingon, Finrod, Galadriel...
 
Fingolfin era quase tão orgulhoso e arrogante quanto Fëanor. O Shibboleth of Fëanor deixa isso bem claro, e o Martinez ressalta bem isso num texto dele. Sábio era Finarfin, isso sim.
 
mas voltando ao feanor,,ele foi realmente mto inteligente, mas ele deixou seu sangue noldo subir a cabeça (ele era 100% noldo? acho q sim),,mas eu acho q ele eh tao "odiado" pq ele levou seu povo pra uma briga q era soh sua,,cometeu akele fraticidio, q foi um absurdo, e no final naum recuperou nada!
 
Fingolfin era quase tão orgulhoso e arrogante quanto Fëanor.

Não acha que o Martinez exagerou um pouquinho, não? Quase tão orgulhoso eu não duvido, mas ninguém chega aos pés de Feanor em arrogância.
 
Eu ainda estou lendo esse texto porque encrenquei com várias partes dele. O Martinez tira algumas conclusões bem forçadas, e essa do Fingolfin é uma, na minha opinião. Se ele tivesse dito que os dois irmãos eram ambiciosos, e apenas isso, não teria como discordar, é muito claro, inclusive. Mas Fëanor era a ambição encarnada, inferior só a Morgoth nesse quesito. E olhe lá ainda, já que o segundo era um vala, poderia ter até alguma pretensão de dominar alguma coisa...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo