Visite o fórum da Paradox. Existem pessoas que passam a vida corrigindo os vários erros desses jogos, tentando torná-los decentes.
Errado. Os jogos,
quando são lançados, são mal-acabados - isso é uma política
proposital da Paradox, dado a
enorme quantidade de detalhes necessários para se realizar a façanha que é um jogo como esses - estruturar todos os principais eventos históricos de mais de 100 países (de todos os continentes ), com músicas e detalhes de época, e principalmente o funcionamento complexo que permite uma simulação tão profunda estrategicamente dos elementos de cada época.
Após o lançamento os desenvolvedores terminam de concluir o produto gradativamente - com patches.
Isso por quê o grau de complexidade de tais jogos são exponencialmente superiores aos Age of Empires, Rise of Nations, Warcrafts, etc. - então não há nem comparação -
é como comparar Damas com Xadrez.
( Por isso é mandatório que, após adquirirem os jogos, apliquem os ultimos patches - do site
http://www.paradoxplaza.com , todos estão nas suas respectivas versões finais, e estão redondinhos, com excessão do Victoria Revolutions, que foi recém-lançado, porém mesmo assim está muito bom .)
Sou indiferente ao que você pensa ou deixa de pensar
Você pode ser indiferente ao que você quiser. Mas a partir do momento que você expõe algo em uma discussão, convém saber do que está falando. Se você NÃO CONHECE O OBJETO DA DISCUSSÃO - convém não comentar nada a respeito (é melhor ficar calado, do que falar besteira). E pela sua colocação é nítido que você não conheceu os respectivos jogos
após os patches finais.
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Bom, terminada a lição de bom senso , voltemos ao assunto principal.
Finalizei o
Victoria Revolutions ontem.
Cara eu fico de bobeira como ainda tem empresas no mundo que fazem produtos com tanto amor, e se recusam a rebaixar-se para tendências de mercado.
Tenho que tirar o chapéu pra esse pessoal da Paradox e Strategy First. Essa série do Europa Universalis é a coisa mais interessante que já pintou no gênero estratégia nos ultimos anos. Não só os caras inovaram ao criar um engine real-time que permite agilidade aliada à profundidade estratégica (coisa até então impossível em engines real-time), como também fizeram a melhor série histórica que há. Cada um dos jogos da série reflete exatamente os elementos emblemáticos de cada era com tanta perfeição, que chega a ser inacreditável. Além disso dá pra se jogar com qualquer país e cada um tem sua linha de eventos históricos particular - até o Brasil (Duque de Caxias é O cara ! ). Os jogos são verdadeiras aulas interativas não só de história, como também de política, feudalismo, mercantilismo, guerra, etc. O trabalho que deve ter dado para pesquisar e reunir cada uma das histórias de todos os países de todas as épocas deve ter sido ENORME!
Desde a idade média (Crusader Kings), passando pelo renascimento e era napoleônica (Europa Universalis), Revolução industrial (Victoria) até a 2º guerra mundial (Hearts of Iron), a série permite-se jogar uma faixa enorme da história humana com louvor.
Essa série tinha que entrar no hall da fama, junto com Planescape Torment, Wasteland, Fallouts, Ultimas, Civilizations, C&Cs, System Shocks, Deus Exs, Sim Cities, Wing Commanders, Gabriel Knights, etc. jogos que marcaram pela genialidade e principalmente paixão com que foram criados.