• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Alguém poderia dar uma resumida e me explicar que nomes Tolkien adaptou pro inglês e confirmar se eles devem seguir essa mesma pronúncia inglesa?
 
Dúvida...

Galera,sou novo por aki...eu estou abrindo um Smial aki na região d Mococa e gostaria d saber como se escreve "Santuário dos Bardos" em Quenya e em Sindarin...se possível,me ajudem tbm mostrando como fikaria em Tengwar...
Obrigado

P.S.:Qm for dessa região e quiser fazer parte,ou abrir um Smial,me mande um email :rafael_sonega@hotmail.com
 
Vou ser curto: estava lendo o Curso de Quenya (primeira lição) e não entendí quase nada da pronúncia dos dígrafos hw, hy, hl, hr e até mesmo do "h" sozinho. Alguém pode me ajudar?
 
Re: Dúvida...

¥¥_Tuor_¥¥ disse:
Galera,sou novo por aki...eu estou abrindo um Smial aki na região d Mococa e gostaria d saber como se escreve "Santuário dos Bardos" em Quenya e em Sindarin...se possível,me ajudem tbm mostrando como fikaria em Tengwar...
Obrigado

P.S.:Qm for dessa região e quiser fazer parte,ou abrir um Smial,me mande um email :rafael_sonega@hotmail.com

Santuário -> yána
Ñ encontrei nenhuma palavra referente à bardo. Mas música é lindalë. Derrepente, pode-se fazer algo como Yána Lindalion. Ñ sei.
 
Entamoeba Socrástica disse:
Vou ser curto: estava lendo o Curso de Quenya (primeira lição) e não entendí quase nada da pronúncia dos dígrafos hw, hy, hl, hr e até mesmo do "h" sozinho. Alguém pode me ajudar?
O 'hl' deve ser pronunciado como um "l" normal, assim como ocorre com o 'hr', pronunciado "r" (sempre vibrado). Quanto ao resto não sei direito.. também sou iniciante..
 
*Aika Wood* disse:
Sobre o verbo mel-, ele pode ser usado pra falar de um amor entre um homem e uma mulher?
Outra coisa, "eu o amo" fikaria algo como melenyes?

Li toda a Lição 18, e ñ encontrei a forma oblíqua de pronome independente da 3ª pessoa q vc quer .. acho q vc deve dizer o nome da pessoa a quem se refere. Por exemplo: Varathar melanye = Eu amo Varathar .. algo do tipo.
 
Varathar disse:
.. acho q vc deve dizer o nome da pessoa a quem se refere. Por exemplo: Varathar melanye = Eu amo Varathar .. algo do tipo.
Ah, valeu................Eu amo Varathar, há algo por trás disso, naum há??????? :o?: :twisted: :D
 
A ênfase (sílaba tônica no i), os dois "l" bem pronunciados (diferente de se fosse um "l" só), o "r" vibrado, o "e" final como um "e" mesmo (não "i"), e o resto como se fosse em português mesmo.
 
O "l" é como em português, só tem que tomar cuidado para que ele seja sempre como o "l" em "sala", por exemplo, e não como o "l" em "mel".

Quando há dois, deve ficar claro que há dois "l" ali (e isso vale para as outras consoantes também). Como se a consoante fosse alongada.
 
Não é "como" se a consoante fosse alongada: ela é longa em ll. A pronúncia é exatamente como do l simples, o que muda é a duração da mesma, que deve ser maior que do l simples.
 
Cildraemoth disse:
A ênfase (sílaba tônica no i), os dois "l" bem pronunciados (diferente de se fosse um "l" só), o "r" vibrado, o "e" final como um "e" mesmo (não "i"), e o resto como se fosse em português mesmo.

O "e" tem som de "ê", ou de "é"?

E a sílaba tônica é no primeiro ou segundo "i"?
 
Itarillë disse:
Cildraemoth disse:
A ênfase (sílaba tônica no i), os dois "l" bem pronunciados (diferente de se fosse um "l" só), o "r" vibrado, o "e" final como um "e" mesmo (não "i"), e o resto como se fosse em português mesmo.

O "e" tem som de "ê", ou de "é"?

E a sílaba tônica é no primeiro ou segundo "i"?

Nunca no quenya há o som do é português, apenas o de ê (como em: "meu")
 
Ola,´ :)

Estou gostando de Quenya, precisamente li hoje sobre...

tive uma duvida quanto ao som

em ingles o "H" tem som de "R" Ex: House

Ex: "Handa" o que aconteceria com ela? Seria "Anda" ou "randa" ?

Qual o som de "H" em Quenya?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo