• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

:.*Clarissa Yavanna*.: disse:
Tipo, Melian qual é a sílaba tonica?! Seria MElian, ou MeLIan? Sei lá, tem umas palavras q ficam meio estranhas em comparação de como eu falava antes hehe
Bem, Melian é um nome sindarin. Acho q a pronuncia é MElian. A forma em quenya desse nome é Melyanna, e se pronuncia MelyANna.
 
Traduções e pronuncia

Pessoal,
Tudo bem com vcs,
Estou começando agora a apreender Quenya ( já baixeia a apostila :D ) e gostaria da tradução das palavras abaixo :

Amor ( por uma mulher )
Sinceridade,
Amizade,
Coprienção,
e
Paixão.

Obrigado
 
uma duvida minha: quando vc relanciona um verbo ao ver um- com um sujeito no plural, qual dos verbos concorda?
Ex.: I eleni úva(r) silë(r) ???
 
Bom, vamos lá.
Mithurion, vou dar como fica as palavras logo ali em baixo. :wink:

Amor ( por uma mulher ) = méla
Sinceridade = sanda (sinônimo)
Amizade = nilmë
Compreensão = handë
Paixão = alassë (sinônimo)

Kementari... Não entendi a sua pergunta. :roll: :o?:
 
dexa eu tentar de novo. temos uma frase c o sujeito no plural, e temos dois verbos. o -um e um outro associado a ele. qual dos dois verbos devemos concordar c o sujeito?
 
se minha pergunta estiver em alguma dessas 14 pgs, desculpem, não deu tempo de ler todas :oops: ...

Como ficariam as frases :

-nuvem do pôr-do-sol
-verde brilhante
-estrela verde
-dama/senhora do amanhecer/anoitecer

É que eu não tenho a mínima noção de sindarin ou quenya, e tmbm não tenho tempo de tentar aprender, pq estudo inglês e espanhol.Talvez mais tarde...

'Brigadão :wink:

(eu estou tentando mudar meu nick, mas não tenho mtas idéias)
 
Erling Fossador disse:
alguem pode me responder essa pergunta:??
Citação:
o que é exatamente o aoristo?
Na pratica, ele é o tempo presente do portugues ou ingles. O tempo presente em quenya para nós é o tempo contínuo, por exemplo:
Ele anda (aoristo) vs. Ele está andando (presente).

a lady of middle earth disse:
se minha pergunta estiver em alguma dessas 14 pgs, desculpem, não deu tempo de ler todas ...

Como ficariam as frases :

-nuvem do pôr-do-sol
-verde brilhante
-estrela verde
-dama/senhora do amanhecer/anoitecer
Respectivamente:
- Núro fanya
- Calala laiqua
- Laiqua elen
- dama do amanhecer: Áraheri
dama do anoitecer: Lómeheri (literalmente dama da noite)
 
Erling Fossador escreveu:

alguem pode me responder essa pergunta:??
Citação:
o que é exatamente o aoristo?


Na pratica, ele é o tempo presente do portugues ou ingles. O tempo presente em quenya para nós é o tempo contínuo, por exemplo:
Ele anda (aoristo) vs. Ele está andando (presente).

Mas o Aorista tem uma coisa... Ele impoe que certa coisa está acontecendo... Não me lembro ao certo... É algo assim... Se algo está acontecendo, é no aoristo... Como por exemplo: A bomba explode. Acho que aí seria o mesmo que aorista. :D
 
seguindo a onda de "não tenho certeza absoluta mas acho que é assim ":

O aoristo tb é usado no caso de verdades absolutas ou ações que duram indeterminadamente...tipo "O sol Brilha"
 
voltei...
são só + 2 perguntas :oops: ...
como ficaria:

-cabelo(s) dourado(s)
-inteligência ou inteligente

'Brigadão :obiggraz:

:wink:
 
Ee a mith essa é pra pegar fogo no baile

é ainuLINdale ou ainulinDAle?

eahuhheahueahu essa é foda, sei qual tua opiniao, se outros q se arriscarem por aí quiserem responder tbm vale
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo