• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições municipais de 2020

PSDB conseguiu se manter em SP. Mais 4 anos à frente de São Paulo.

Se não fizerem um bom trabalho, estou prevendo que as chances de uma nova reeleição será bem difícil.
 
Que bom que Boulos e Manuela não foram eleitos. SP e POA se salvando do pior.
Como profetizava Dostoiévski: a beleza o MDB salvará o mundo.


Ao perceber que o bolsonarismo não tinha um candidato natural em Porto Alegre, Melo usou sua conhecida habilidade de aglutinador político para fechar ampla aliança com a direita porto-alegrense. Levou o apoio de parlamentares bolsonaristas, como Bibo Nunes, Ubiratan Sanderson e Luciano Zucco, todos do PSL, dos militaristas e também dos liberais.
...
O emedebista, agora prefeito eleito, também apresentou posição mais flexível em relação à pandemia, assegurando que não fechará a economia da cidade em caso de recrudescimento ainda maior do coronavírus. O comprometimento com a aliança foi tamanho que um dos assessores do agora prefeito eleito chegou a ler livros do filósofo Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, em uma tentativa de compreender melhor os pensamentos dos novos parceiros de palanque.
:roll:
 
Os xóvens de esquerda, emocionados que só eles, já estão preconizando que dá para fazer frente ampla sem o PT; porque o Boulos foi para o segundo turno, em 2020, e o Haddad não foi, em 2016. Mas há algumas coisas na conjuntura atual que não foram consideradas: a primeira delas é que a militância petista gosta do Boulos - porque ele consegue compreender que discordar não significa desrespeitar. Boulos sempre teve de lidar com a dor e a delícia de sua proximidade com o Lula. Comentei, ainda no primeiro turno, quando tinha candidato do meu partido na disputa, que estava torcendo pelo Boulos. Como não sou eleitora de SP, isso é irrelevante, mas a questão é que boa parte da militância petista de SP apoiou, declaradamente, o Boulos desde o primeiro turno.
 
A vitória só não foi completa no Rio Grande do Sul porque elegemos, eu inclusive, um governador meme que está fazendo estágio no Piratini para chegar a Brasília.
Olhando os resultados gerais, o Avante ganhou bastante prefeituras! Pode chegar com força em 2022 com candidatura própria para a presidência.
 
Que bom que alguns resultados de segundo turno foram melhores que imaginei, mas assim que retornar de minha viagem a trabalho, vou dar minha opinião bem mais completa.
 
O PT não venceu uma Capital sequer. Se pegar no geral, o mapa está bem colorido nos vencedores apenas de capitais.

Daqui 2 anos é a vez de tirarmos o Bolsonaro de lá, seja com urna eletrônica ou voto em papel ou voto em sinais de fumaça ou qualquer meio legal.
 
Pois é, PT não leva nenhuma capital, e leva menos cidades do que o PDT, que por sua vez por pouco não perde Fortaleza para um candidato bolsonarista, o que é uma derrota moral em um cenário onde o bolsonarismo está desmoralizado e num estado que, supostamente, seria a Wakanada pedetista. O PSOL, além dos holofotes no Boulos, só levou 5 prefeituras (NOVO ganhou uma, PCdoB ganhou 46). Em suma, os louros da esquerda foram menores e dispersos - perdem, nessas eleições, os extremos nacionais de direita (bolsonarismo) e de esquerda. Quem sai por cima - levando mais prefeituras e as mais relevantes - é o centro (tanto fisiológico quanto ideológico)....
 
Só eu acho um absurdo o tanto de partidos que tem no Brasil?
Ok, não precisa ter só 2, mas também não precisa de mais de 30.
 
Os xóvens de esquerda, emocionados que só eles, já estão preconizando que dá para fazer frente ampla sem o PT; porque o Boulos foi para o segundo turno, em 2020, e o Haddad não foi, em 2016. Mas há algumas coisas na conjuntura atual que não foram consideradas: a primeira delas é que a militância petista gosta do Boulos - porque ele consegue compreender que discordar não significa desrespeitar. Boulos sempre teve de lidar com a dor e a delícia de sua proximidade com o Lula. Comentei, ainda no primeiro turno, quando tinha candidato do meu partido na disputa, que estava torcendo pelo Boulos. Como não sou eleitora de SP, isso é irrelevante, mas a questão é que boa parte da militância petista de SP apoiou, declaradamente, o Boulos desde o primeiro turno.

Um comentário um pouco aleatório.

Acho nítida a evolução do Boulos-candidato desde 2018. Em 2018, a meu juízo, ele foi horrível. Lógico, não havia nenhuma expectativa de que ele fosse ser eleito. Mas uma candidatura pode, ainda assim, se destacar e ser chamariz para buscar fortalecer a bancada do partido. Respeitava o Boulos como liderança de movimento social, mas o achava fraco como candidato.

Em 2020, acho que o Boulos-candidato melhorou muito. Por certo, ainda tem fragilidades, que me desobrigo de comentar. Mas é nítido que ele está se formando. Entre outros aspectos, viajou para a Europa, para aprender com a experiência dos novos partidos de esquerda que surgiram como reação às políticas de austeridade; mobilizou novos instrumentos, usou bem as redes. Acho que esse é mesmo um bom caminho.

Me vem à mente o próprio Lula. Muita gente gosta, ainda hoje, de pintá-lo como um semi-analfabeto, porque ele não tem diploma. Mas o Lula se formou excepcionalmente na política. Como liderança sindical, como deputado constituinte, como líder do principal partido de oposição do país durante muito tempo, sendo obrigado a debater com a elite acadêmica dos tucanos, depois como presidente da República. Pra mim, o Lula é um político muito inteligente e um articulador nato. Goste-se disso ou não.

A comparação é um pouco imprópria, porque o Boulos tem uma formação acadêmica, é filho de médicos e tudo mais. O ponto é que, como liderança de movimento social, Boulos sabe muito no que diz respeito à questão da moradia e aprendeu fazer política nesse meio. Mas não é a mesma coisa que fazer política partidária quando se pleiteia cargos ao Executivo. Boulos vai aprendendo e se formando.

Acho que esse segundo turno, em que ele de repente se viu como uma candidatura competitiva, com apoio de outros partidos maiores e contando de perto com a experiência da Erundina - que sabe que você precisa de mais do que voluntarismo pra fazer política - deve ter sido um laboratório e tanto para ele.

Ganha em formação, em projeção como liderança política à esquerda e ganha musculatura eleitoral.

Como saldo positivo dessas eleições, parece que pelo menos uma parcela do Psol se tornou um pouco mais pragmática. Acho que isso se mostra, por exemplo, no apoio de quadros do partido ao Eduardo Paes, no Rio de Janeiro.

Saindo disso e entrando um pouco mais no seu comentário.

Eu concordo contigo, Melian, de que qualquer candidatura que se queira competitiva à esquerda terá de passar por algum tipo de costura com o PT.
Agora... tenho poucas esperanças de que a esquerda venha unida em 2022. A meu juízo, seria estratégico que o PT abrisse mão de encabeçar a chapa de uma eventual coalizão desse tipo, reservando-se o direito de indicar um nome forte como vice (vi o Tarso Genro, por exemplo, defendendo isso mais de uma vez, mas infelizmente ele é uma figura super isolada dentro da estrutura do PT de hoje). Mas duvido que isso vá acontecer.

Essa também é parte da minha crítica ao Ciro Gomes. Concordo com boa parte do conteúdo de suas críticas ao PT e ao Lula, mas acho que ele com alguma frequência errou muito no tom. Aí ficamos na expectativa de que os ressentimentos alimentados ainda possam ser colocados de lado. Como dizia o Ulysses Guimarães:
"Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e
ressentimentos na geladeira."
 
Última edição:
O Boulos pode pensar em ganhar uma eleição quando for aos debates com terninho sob medida e gravata. O Lula só foi eleito depois de um banho de loja. Esse negócio de ir fazendo cosplay de pobre só espanta o eleitorado. :hihihi:
 
cada vez mais assusta com o número de abstenções, parece maior a cada eleição.

(eu vi o maia ontem ao lado do paes durante o discurso de vitória e deu um frio na barriga de: pqp, em 2022 vai todo mundo votar no maia como os cariocas estão votando no paes. que bosta).
 
A abstenção deste ano ser maior é até compreensível devido à pandemia (se bem que, néam, isolameeeento mesmo já foi por água abaixo há tempos); mas acho que ela já vinha crescendo constantemente né?

Você acha que em 2022 o Maia se lança pra governo estadual do Rio, é isso?

Só eu acho um absurdo o tanto de partidos que tem no Brasil?
Ok, não precisa ter só 2, mas também não precisa de mais de 30.
Eu também acho um absurdo; mas pra diminuir já está em vigor a cláusula de barreira né? Só que vai levar um tempo pra surtir efeito. Da última vez que eu soube, o Rede da Marina não tinha conseguido passar na cláusula e ir ter que se fundir a algum outro partido pra sobreviver (ou algo assim). Depois não ouvi mais falarem do assunto...
 
A abstenção deste ano ser maior é até compreensível devido à pandemia (se bem que, néam, isolameeeento mesmo já foi por água abaixo há tempos); mas acho que ela já vinha crescendo constantemente né?

covid é muleta. acho que o que causou aumento real foi poder fazer a justificativa pelo celular. mas de qualquer modo, é um sintoma que tanta gente esteja preferindo não escolher (meio que escolhe, né, mas prefere fazer do jeito "quem cala, consente").

Você acha que em 2022 o Maia se lança pra governo estadual do Rio, é isso?

presidente. vai vendo. é o nome que articula o centrão. e quem se saiu bem nas eleições desse ano foi... o centrão.
 
Minha cidade teve 29% de brancos e nulos.
No meio de uma pandemia, o que leva alguém a sair de casa pra votar branco ou nulo no segundo turno?
 
Minha cidade teve 29% de brancos e nulos.
No meio de uma pandemia, o que leva alguém a sair de casa pra votar branco ou nulo no segundo turno?

né, não é só quem não foi votar. os números de brancos e nulos estão aumentando muito tb. eu acho que o caso do branco/nulo ainda tem alguma coisa naquela mentira que andaram espalhando que se o número de branco/nulo é maior que dos candidatos, chamam nova eleição com outros candidatos.

isso e, claro, desgosto com política. aquela coisa do "são todos iguais, tudo corrupto", etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo