• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Slicer disse:
Desculpe, mas preciso discordar: A tabela está correta, o símbolo é este mesmo, ele é válido e é utilizado para o Y no modo inglês.
Hum, acho que sei qual foi o problema, Slicer. Já faz um bom tempo que li o arquivo no Adobe do MTP, e na época indicava-se o ó como um circunflexo, sim. Hoje vi que editaram, com a seguinte passagem:

Revisões _ 24-27 de abril de 2002 - mudança dos tehtar de /é/ e /ó/.
O disponibilizado pelo Conselho Branco não foi editado, e nele o ó continua sendo indicado como um circunflexo; isso pode estar confundindo muitos, como eu mesmo. :confused: Tem que ser atualizado...

Já tirei a observação equivocada. =]
 
Deriel disse:
Bom, se em quase 4 anos não atualizaram :g:
Realmente... :obiggraz:

Slicer: (hum, eu colocaria o smile do chicote. Por que tirou, Deriel? :no:)

Mas sério, isso é perigoso. O Conselho Branco continua sendo um site de renome, e assim muitos fãs permanecem absorvendo informações erradas. Toda divulgação, principalmente as que contêm cursos para ensino, deve estar atualizada e constantemente observada, ou sua credibilidade, assim como o conhecimento daqueles que a assistem, vão ao desconsiderável. :tsc:
 
livro curso de quenya????????

Gostaria de saber sobre o livro Curso de quenya. Ele ensina como escrever naqueles rabiscos que eu ignorantemente :oops: nao sei o nome arrisco tengwar me perdowm se nao for. Pois e essa e a minha duvida sobre o livro. ah mais uma coisa esse tengwar e quenya tem alguma diferença
 
Última edição:
Re: livro curso de quenya????????

Sim, tem uma grande diferença.

Tengwar é um sistema de escrita (um "alfabeto"), Quenya é uma língua. O livro ensina a língua, mas usando o alfabeto latino (o mesmo que usamos). Não ensina a escrevê-la usando o Tengwar.
 
Re: livro curso de quenya????????

É uma coisa que, não sei porque, muita gente insiste em não entender. Sempre me falam: "Escreva aí naquela língua árabe!". :roll: Argh, não é língua, é um alfabeto, e só se assemelha ao árabe um pouco na estética!!! :mad: Um dia eles entendem. Acho que a explicação do Cildraemoth deixou bem claro aqui. =]

Mas escrevo pra perguntar a respeito deste anexo. "Alcarohtar", é o que está escrito? Tenho constantes dúvidas quanto ao uso do harma no Quenya, exatamente por não compreender totalmente o som do h nas diversas situações. Este é o caso em que ele assume o som de cs? Pois a série do harma é a das fricativas, correto?
 
Última edição:
Re: livro curso de quenya????????

Skywalker disse:
Cara, tu tá perguntando de novo sobre isso?
Amenize... o pessoal novo chega meio perdido. Talvez ele deva logo arranjar um Saitor. =]

De qualquer forma, o tópico prossegue com a minha dúvida anexa para que ele não tenha sido totalmente desnecessário. :D
 
Re: livro curso de quenya????????

sobre o anexo eu copiei de um lugar eu nao sei ainda nada sobre ja tirei todas as minhas duvidas e estou aprendendo a usar o alfabeto tengwar e vou começar a estudar sindarin e quenya tambem valew um abraço
 
'

vituh disse:
Gostaria de saber sobre o livro Curso de quenya. Ele ensina como escrever naqueles rabiscos que eu ignorantemente :oops: nao sei o nome arrisco tengwar me perdowm se nao for. Pois e essa e a minha duvida sobre o livro. ah mais uma coisa esse tengwar e quenya tem alguma diferença
Acredito que isso seja alguma palavra em quenya, escrita com tengwar, o problema é que não coeço muito de quenya, apenas um nível médio (estou aprendendo...:joy: )...E Eria...poruqe "h"?, essa letra que vc está com dúvida não é com som de "kh", ficando algo como "Alcarokhtar"?
Desculpem se confundi as coisas, estou escrevendo meio na correria...:obiggraz:
 
Re: '

Elrohir Tinúviel disse:
E Eria...poruqe "h"?, essa letra que vc está com dúvida não é com som de "kh", ficando algo como "Alcarokhtar"?
Desculpem se confundi as coisas, estou escrevendo meio na correria...:obiggraz:
Depende da fonética, Rohir. =] Por isso minha dúvida: o Tengwar é totalmente som, e eu ainda não aprendi o som que o h representa nas adversas situações. :think:
 
Re: livro curso de quenya????????

Não, nem foi questão de ler com atenção, mas de acompanhamento mesmo... não era um assunto que me interessava há algum tempo. Mas então, já que harma nunca é usado para qualquer som que o h assuma (especialmente de ks , que ele NUNCA assume :beam:), o que está escrito, em alfabeto ocidental , no anexo do vituh? Pois, "quenyamente" falando, eu só consigo ver sentido em "Alcarohtar". :think:
 
Re: livro curso de quenya????????

Eriadorion disse:
Não, nem foi questão de ler com atenção, mas de acompanhamento mesmo... não era um assunto que me interessava há algum tempo. Mas então, já que harma nunca é usado para qualquer som que o h assuma (especialmente de ks , que ele NUNCA assume :beam:), o que está escrito, em alfabeto ocidental , no anexo do vituh? Pois, "quenyamente" falando, eu só consigo ver sentido em "Alcarohtar". :think:
É...agora complico, para outras "traduções" ficaria a palavra um tanto estranha.. :think:
(a propósito....Eria, sem o olifante, quando vi, até estranhei, já tinha me acostumado:lol: )
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Pra escrever corretamente com tengwar no computador vc tem duas opções:
1-Usa-se um keymap que vem com algums fontes tengwar e que mapeia qual tecla corresponde a cada tengwar e a cada tehtar. Vc consulta o mapa quando quiser escrever alguma coisa, e aperta a tecla correspondente.

2-Vc pega o TengScribe (http://at.mansbjorkman.net/tengscribe.htm), seleciona o modo adequado (inglês, quenya, sindarin, etc), digita no alfabeto latino o que será escrito e o programa converte para a fonte tengwar escolhida. Se vc quiser escrever em português pode ser necessário baxar o Modo Português separado.
 
Re: komo e k eu uxo........

Acho que você está se referindo à última versão do MTP do Kyrmse, não é?

Bem, você não tem que "arranjar isso" em lugar nenhum, mas também não consegui entender a sua dúvida quanto ao MTP. Melhor formulá-la melhor se quiser uma resposta boa.
 
O final = U; E final = I?

Esta dúvida me ocorre sempre ao escrever em MTP. Com certeza a maioria da população fala "denti", "caroçu", mas na escrita não vejo esse destaque; todos insistem em usar E e o O, ao invés de I e U. Qual o correto, afinal?
 
Sinceramente, acho que vai da pessoa. Eu já vi gente escrever "denti" e "caroçu" no MTP. Eu costumo escrever o certo, acho que por costume e por ter certo asco por essa linguagem que parece aquela comum na internet.

Mas não sei dizer... Se for seguir a lógica, imagino que o certo é escrever como se fala mesmo e trocar o E e o O finais por I e U.
 
Mas o Tengwar permite particularidades, Alassë? Se sim, tudo bem, mas algumas dúvidas minhas aqui já tiveram respostas com citações do tipo "O Tengwar tem que seguir um padrão." O problema é que ouvi dizer tanto que o padrão seguisse as regras fonéticas formais quanto que seguiam o modo como a maioria da população fala, que, definitivamente, não é a maneira indicada pelo português culto.

Então, de certa forma, há esta pergunta por trás. O Gabriel já me afirmou que o MTP é "popular", no sentido de que transcreve a fala comum; então, os que escrevem "caroço", "dente" estão errados?...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo