• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Eönwë Ð disse:
Phreddie Cadarn disse:
Isso mesmo, não há a diferenciação nesse caso (á, à) porque não há a alteração fonética. O MTP é totalmente baseado na fonética e não na gramática.

100+ 8-)

O MTP não é totalmente baseado na fonética, de forma alguma :)

Em teoria, é sim. No entanto, a versão atual do MTP possui certas discrepâncias que põem isso em cheque.
 
TheThality disse:
qual o Tengwa usado para 'ss'?
O tengwa usado para o ss é o mesmo usado para o s com som puro, isto é a tengwa Silme, ou então a Nuquerma (é o Silme invertido) quando um tehta se apoiar nela. Se quiser, confira a tabela abaixo, retirada do livro Explicando Tolkien, o qual o Ancalenion se referiu:



TheThality disse:
pq palavras que nao são ditongos são colocadas como ditongos?
tipo... saindo nao eh ditongos pois se escreve sa-in-do ... nao eh mesmo? mais se escreve como se fosse ditongo colocando ah Tengwa do ditongo 'ai' mesmo ah palavra nao sendo ditongo...
isso tava no site do duvendor...
alguem sabe responder ah essas perguntas?
bjuss =***
Também tenho esta má impressão. Espero que aos autores tenham uma boa explicação para tanto. Palavras como "saindo", "sair", "ainda", "bainha" possuem hiatos. Suas vogais tônicas (i) estão apoiada pelos sinais de nasalização m ou n, pelo dígrafo nh ou qualquer outro elemento capaz de fechar sílaba, exceto s. Então, creio que a forma correta da palavra saindo seria:
saindo.gif


Eriadoron disse:
qto à escrita da palavra "muito", devo escrever "muinto", como a palavra eh pronunciada? pq, nesse caso, eh um erro popular, e nao regra de fonética...
Creio que se escreva "muito" mesmo, assim:
muito.gif
 
tava percebenu uma coisa
o r q esta sendo usado em palavras como caminhar eh o óre
mas esse nao representa um som mudo
o q representa um som mudo eh o rómen
entao pensei q isso pode depender da regiao do pais pq ha lugares onde ha sotaque qnt ao r e esse passa a nao ser mudo
mas entao isso nao poderia ser generalizad

uma pessoa d s paulo diria caminhar sem q o r fosse mudo e nesse caso deveria usar o óre

o rest quase do pais diria caminhar com r mud enton deveria usar o rómen

mas no arquivo pdf esta mostrano soh usano óre

acho q devia ser explicads isso hehehehe
soh sugestao nao sei mtto bem
 
meu nome é Hanna gsotaria de saber como que fica.

Nossa, 21/8... Faz tempo que ela perguntou isso! Bem, tudo depende se ela pronuncia ou não o H (parecido) como no inglês. Caso pronuncie, escreve-se com Rómen. Caso contrário, começa com o suporte e o tehta de A mesmo.
 
Galahan disse:
Também tenho esta má impressão. Espero que aos autores tenham uma boa explicação para tanto. Palavras como "saindo", "sair", "ainda", "bainha" possuem hiatos. Suas vogais tônicas (i) estão apoiada pelos sinais de nasalização m ou n, pelo dígrafo nh ou qualquer outro elemento capaz de fechar sílaba, exceto s. Então, creio que a forma correta da palavra saindo seria:
saindo.gif

Galahan, mas nesse caso não se usaria o tengwa de ditongo para o crescente em i, como o sAIndo? aliás, o uso do ditongo é obrigatório?

Galahan disse:
Creio que se escreva "muito" mesmo

mas por que, já que o tengwar é essencIalmente fonético e, como eu aprendi, deve ser escrito como a maioria fala? não é meio subjetivo? :think:
 
Última edição:
vcs saberiam me dizer como ficaria a seguinte frase : Livrai-nos do mal! em tengwar cursive ou aquela mesma fonte da frase escrita no anel?
 
Acho que a forma correta de saindo é silme nuquerma(tehta a), suporte com tehta i e ando com tehta o e aquele til...
E pra ss usa-se o silme ou o silme nuquerma, já não existe s com son de z no tengwar.

MINHAS PERGUNTAS:
Existe caracteres em tengwar para reticencias?

e outra coisa: para escrever em tengwar a palavra feijões, sei que devo utilizar "feijoins", mas a terminação (oins) deve ser: yanta(tehta o), nwalme e silme; ou deve ser yanta(tehta o) e silme nuquerma com aqule "til"?
 
Última edição:
Capitão Nemo disse:
Existe caracteres em tengwar para reticencias?
kra, eu também sempre me perguntei isso, e nunca lembrava de postar. mas, em prévia, parece que não, já que no curso da Dúvendor só são demonstrados o ponto final, o ponto-vírgula, a vírgula, os sinais de interrogação e exclamação, o parêntese e o travessão. Para representar as reticências, as aspas, o dois pontos, etc., sempre recorro à criatividade... :mrgreen:

Capitão Nemo disse:
e outra coisa: para escrever em tengwar a palavra feijões, sei que devo utilizar "feijoins", mas a terminação (oins) deve ser: yanta(tehta o), nwalme e silme; ou deve ser yanta(tehta o) e silme nuquerma com aqule "til"?
a primeira opção.

theatherofdreams disse:
seguindo orientações de Eriadorin, creio q aki seja o tópico +condizente pra discutir o caso.. http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=38872
não, Theather, acho que o local tá certo mermo. é que os moderadores indicam que as dúvidas em geral ou pedidos de tradução ou transição de nomes sejam postados respectivamente em "Dúvidas em Tengwar" e "Nomes em Tengwar", pra evitar muito tópico inútil...
 
Última edição:
Como utiliza????Tengwar

Já sei como utilizar os tengwar, se fosse para escrevê-los(à mão) seria muito fácil, porém peguei as fontes tengwar, e não sei qual é a forma correta para utilizá-los, já que quando escrevo alguma coisa, ela não sai como deveria.
Como utilizo corretamente essas fontes?
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Tb parei de usar as fontes pq simplesmente me confundia toda hora com elas. :lol: :doh:

Oq acontece eh que é uma escrita fonética, e é simplesmente IMPOSSÍVEL sair corretamente; acho que ainda não inventaram um sistema de leitura gráfica através do som. Para escrever com as fontes, tem que ser por código, tipo: a letra D é ando, a letra R é ore; já o 1 é nwalmë, o Y é ditongo yanta em -i, e por aí vai. Não acredito que haja uma maneira mais simples de se escrever Tengwar por fonte. :think:
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Eriadorion disse:
Tb parei de usar as fontes pq simplesmente me confundia toda hora com elas. :lol: :doh:

Oq acontece eh que é uma escrita fonética, e é simplesmente IMPOSSÍVEL sair corretamente; acho que ainda não inventaram um sistema de leitura gráfica através do som. Para escrever com as fontes, tem que ser por código, tipo: a letra D é ando, a letra R é ore; já o 1 é nwalmë, o Y é ditongo yanta em -i, e por aí vai. Não acredito que haja uma maneira mais simples de se escrever Tengwar por fonte. :think:

Então p/ escrever alguma coisa do tipo: DRY
eu teria que escrever ando ore yanta....isso?
Muito complicado.... :ahn?:
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Não, não é isso! A questão é que é scrita por código. Por exemplo, vc sabe que coração, foneticamente, é "korasãum". Assim, descobre a letra correpondente ao K, ao O, ao R, ao A, ao S, à nasal, ao U e ao M nasal, e os digita respectivamente, se ligou? ;)
 
Re: Como utiliza????Tengwar

q eu saiba nao tem ligaçao nenhuma com as letrs do teclado
o d do tengwar nao fika no nosso d do teclad
tem um pdf q vem com as fonts q mostram ond fika kd tengwar

assim q faç
sai td no luga q deveria sai hehe
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Eriadorion disse:
Não, não é isso! A questão é que é scrita por código. Por exemplo, vc sabe que coração, foneticamente, é "korasãum". Assim, descobre a letra correpondente ao K, ao O, ao R, ao A, ao S, à nasal, ao U e ao M nasal, e os digita respectivamente, se ligou? ;)



Atá entendi.... :cerva: mas mesmo assim...as vezes n/ao dá certo...por exemplo:
no site Ardalambion, tem o mesmo nome escrito em tengwar no topo...e quando eu escrevo no word,por exemplo a mesma palavra não fica igual. :ahn?:


Por acaso não estaria errado aquela escrita?...já que o tehtar do som /a/ n/ao deveria estar sobre o símbolo afonético?(não me lembro o nome...) :mrgreen:
 
Re: Como utiliza????Tengwar

hmmmm as tehtar qnd vc digitta aparecem no tengwar anterior
isso no modo port nao atrapalha
batata vc digitaria as tengwar com som d B A T A T A

mas na ardalambion usam o modo ingles acho
enton vc teria q digita B T A T A i A
esse i seria o simbolozin lah q nao tem som hehe
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Pois é, alguns tengwar e tehtar coincidem com as letras do teclado, mas são poucas; eu citei as mesmas mais como exemplo. Vc deve seguir o pd que vem junto mesmo, como disse o Felippe, mas isso não deixa de representar uma certa complicação, pra vc gravar as associações, etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo