• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

Re: Como utiliza????Tengwar

Como os tengwars não coincidem com as letras do teclado, o jeito é decota todos os 36 tengwars, assim você vai procurando na tela até ela aparesser na tela

Abraços (Assim eu consegui escreve todas as frases que quis)
 
Re: Como utiliza????Tengwar

É, é o melhor jeito. :) Em que site vc pegou a fonte, McFeler? É confiável? A última que baixei veio com vírus. :tsc:
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Aqui na valinor mesmo, na area de downloads, é bem seguro e não tem virus, mas como disse é meio complicado porque as letras não coincidem com as do teclado, mais após você decorar os tengwar's e só acha e escrever.

Aconselho que você pegue aqui na valinor também o metodo tengwar portugues, porque lá tem todos os tengwars (caso você esquessa algum) e é otimo para tirar certas duvidas
P.S- o metodo tengwar portugues é em PDF
 
Re: Como utiliza????Tengwar

É, eu também baixei aqui na Valinor, a fonte é muito legal, o único problema é este, como já mencionado, que as letras não batem. A propósito, vocês já viram a fonte "Tengwar Gandalf"?
E alguém já conseguiu fazer esse "mapa" de tengwar?P/ saber qual símbolo devo usar para cada palavra?
 
Re: Como utiliza????Tengwar

É, já vi esse Tengwar Gandalf. Não entendi nada o porquê do nome, talvez por haver uma citação da escrita do mago "forte, fina mas clara", ou algo do tipo, na carta dele para Frodo em Bri. Mas, quanto ao mapa dos tengwar, devem diferir conforme o tipo, suponho que não devam ser padrão. Mas mal usei as fontes, então não posso dier nada...

Valeu McFeler, pelas dicas das fontes. O mapa dos Tengwar acho que já não há necessidade, não creio que ainda que esqueceria alguma depois de quase um ano as usando constantemente, exceto se vc se referir ao arquivo pdf das fontes - aí sim :). E, venha cá, baixei a fonte Tengwar da Valinor, mas fiquei meio perdido depois. Não tenho grandes habilidades informáticas. :mrgreen: O que devo fazer após extrair os arquivos numa pasta, ir ao Painel de Controle e adicionar o programa, algo assim...?
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Bom no meu pc eu entrei na pasta do WINDOWS e lá tem uma pasta que chama fonts, ai eu colei as fontes lah
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Eriadorion disse:
E, venha cá, baixei a fonte Tengwar da Valinor, mas fiquei meio perdido depois. Não tenho grandes habilidades informáticas. :mrgreen: O que devo fazer após extrair os arquivos numa pasta, ir ao Painel de Controle e adicionar o programa, algo assim...?


No meu caso fiz diferente....extrai todos os arquivos em uma pasta...depois peguei esses arquivos os coloquei dentro da pasta "fontes", que está no "painel de controle".... :cerva:
 
Re: Como utiliza????Tengwar

Ok, consegui! Pois é, simplesmente copiei o arquivo e colei na página "fonts". O problema é que ñão vi lá o arquivo em pdf, dizendo as tengwar, as tehtar e as letras correspondentes no teclado... :?
 
Re: Como utiliza????Tengwar

isso é outra coisa , é o metodo de tengwar portugues, tem aqui na valinor tmb
 
Re: Grande Duvida Na Escrita...

ola,dei uma olhada na questao,e pelo que eu ja estudei,é exatamente como vc esta dizendo!!
o tetha de "U" sobre o tengwar de "L" e o "A" numa haste separada!
pelo mesnos é assim que eu faço!=/
flw.
 
Re: Grande Duvida Na Escrita...

Pois lamento dizer que estás errado, meu colega. :(

A palavra lua não está com suas vogais em hiato, pois neste caso o u deveria estar acentuado, o que não está. É sim um ditongo crescente, que deve ser escrito com <Lambe>+<Wilya com tehta do A>.
Isso é gramática, gente. Vocês precisam saber reconhecer uma semi-vogal de uma vogal para distingüir um ditongo de um hiato. O MTP é apenas uma ferramenta, é preciso saber utilizá-la!


Tenn' enomentielva!
 
O h e seus três mil sons.

Olá, este é meu primeiro post.

A dúvida que não me sai da mente é essa:

No curso de Quenya nós aprendemos que o h tem diferentes sons ai vão eles:

H aspirado, no inicio e meio das palavras (como em house no inglês);
H fraco, na combinação ht precedida de i ou e (mais ou menos como no inglês human, ou idealmente como no alemão ich-Laut);
H forte, na combinação ht que não seja precedida de i ou e (escrita fonetica [x], como no alemão ach-Laut ou como no nome Bach);
H fraco, na combinação hy;
H soando como w surdo, na combinação hw (como no inglês "wh");
E finalmente nas combinações hl e hr quando o h nem ao menos é pronuciado apenas indica que as consoantes eram mudas a principio.

Pois bem minha interminável dúvida é:
Como se escreve estes diferentes "h's" em tengwar???
 
Re: O h e seus três mil sons.

- Em palavras com "h" inicial seguido de vogal (ex: hantalë, heru, hína, hosta, huine) e na combinação "hy", também quando inicial (ex: hyarya) usa-se a tengwa hyarmen;

- Em palavras com "h" em posição mediana (ex: aha), inclusive "hy" (ex: ahyanë) e na combinação "ht" (ex: ohta), usa-se a tengwa aha;

- Em palavras com a combinação "hw" (ex: hwermë), usa-se a tengwa hwesta;

- Em palavras com as combinações "hl" e "hr" (ex: hloni, hróta), usa-se a tengwa halla.
 
Sooocoooorrooooo

Olá aqui estou eu com mais 3 dúvidas bem importantes (pelo menos para mim), antes de falar, quero deixar claro que estou falando de modo Quenya, aqui vão elas:

1- A letra "y" é escrita em tengwar normalmente com os dois pontos abaixo do tengwa certo? OK, numa palavra como farya "bastar", cirya "navio", verya "ousar" em escrevo com qual "r"? Com o tengwa óre ou com o tengwa rómen?

2- Em uma palavra como nwalme eu escrevo com o tengwa nwalme certo? OK e em uma palavra cujo nw esteja no meio da mesma como anwa "real" como eu escrevo o nw? Eu poderia escrever com o over twist (no meu guia de tengwar só da como exemplo do over twist os encontros tw e lw. E o NW?

3- E quando o w aparece sozinho? Como na palavra aiwë "pássaro" ru escrevo como?

Por favor ajudem!
 
Última edição:
Re: Grande Duvida Na Escrita...

Hihihi!! Valeu Pelo Tok Cara...assim Eu Eu Vou Criar Vergonha Na Cara E Nao Escrevo Mais Errado=/..
Eu Vou Me Dedicar Ainda Mais Ao Estudo Do Mtp... E Da Gramática,claro=/
Foi Mal Pelo Equivoco...
Nao Ha Nada Oculto Que Nao Venha A Ser Revelado!
 
Olha, cheguei a fazer um Modo Inglês Particular, baseado somente em minha própria pronúncia, sem procurar conhecimento da fonética inglesa, misturando o Tengwar Original com o MTP. Talvez queira usá-lo; embora sujeito a erros, falo inglês de forma inteligível. =]

Ditongo Úre crescente ó + Lambë (all)
Suporte curto i + Suporte longo u (you)
Númen + Suporte Longo i - Ando (need)
Haste Curta i + Silmë (is)
Lambë + o + Ampa (love)

Frise-se que esta maneira não é a correta, é só o modo como eu escrevo particularmente. Fica a critério de cada usá-lo ou não. ;)


TengwarMP_23.jpg


TengwarMP_17.jpg



TengwarMP_10.jpg

TengwarMP_04.jpg



da Dúvendor (www.duvendor.hpg.ig.com.br)
 
Última edição:
Eriadorion disse:
edit. A tabela das tehtar contém um erro: a correspondente ao ó é igual a um circunflexo, e não o inverso deste.

Desculpe, mas preciso discordar: A tabela está correta, o símbolo é este mesmo, ele é válido e é utilizado para o Y no modo inglês.


Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo