• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragão Brasil... THE END???

Concordo, e o triste, é que muita gente vai embarcar nessa de D20, e não vai haver uma variedade imença de sistemas, tirando o melhor do RPG, que é aprender e cabrar a cabeça aprendendo sistemas conblicados.
E fazer personagems fudões.
 
verdade kra... o chato tb entrando no assunto de RPG é q o fato e existirem varios sistemas faz com q o numero de overpowers naum seja tao alto... por exemplo... um cara q tenha se especializado em gurps, a fazer personagens mega apelativos, talvez naum saiba fazer um personagem apelativo pra storyteller o q o obriga a fazer um personagem e naum ficha... com apenas um sistema fica facil de passarem um pros outros as falhas e como eu posso fazer meu personagem mais forte q o seu e dai por diante o numero de overpowers vai aumentar muito... bem mais do q tem hj em dia... mas eu naum creio tanto q o d20 va lotar as paginas da dragão brasil por muito tempo, afinal de contas, a gehenna vem ai, assim como o apocalipse e etc... hehe...
 
Não dá para agradar a todos.

Eu nunca achei o Mundo das Trevas interessante, não tanto quanto poderia ser.

Hoje eu adoro o Sistema D20; quanto mais dele falar, melhor.
 
eu tbm naum acho o D&D o melhor jogo, mas com essa licença aberta, tem tanta gente lançando D20 q aparece muito material bom, como o recentemente traduzido A Mais Longa Das Noites.......

eu acho q a DB devia, se for colocar mais D20 mesmo, é incentivar coisas como a interpretação de personagem e a criação de personagens interessantes e naum apenas uma pilha de número, coisa q o livro do jogador naum faz direito.....
 
MAseu acho que o lance do Roleplay o catra tem que aprender sozinho, não presiza ficar ninguem encinando.
Um livro não tem que esplicar o roleplay, apenas explicar as regras e o cenario, o resto flui naturalmente.
 
Dyeison disse:
MAseu acho que o lance do Roleplay o catra tem que aprender sozinho, não presiza ficar ninguem encinando.
Um livro não tem que esplicar o roleplay, apenas explicar as regras e o cenario, o resto flui naturalmente.

Eu discordo.

A função do livro é ensinar o leitor a jogar RPG e 90% disso envolve o roleplay. Para um jogador mais maduro, que já teve contato com outros jogos que explicam isso muito melhor, três livros cheios de regra não tem problema. Mas um jogador novato não percebe isso. A impressão que fica é que as regras são mais importantes.

E alguém tem que mostrar para o jogador que não é assim. Só assim o jogador percebe o que é mais importante.
 
Barlach disse:
eu tbm naum acho o D&D o melhor jogo, mas com essa licença aberta, tem tanta gente lançando D20 q aparece muito material bom, como o recentemente traduzido A Mais Longa Das Noites.......

eu acho q a DB devia, se for colocar mais D20 mesmo, é incentivar coisas como a interpretação de personagem e a criação de personagens interessantes e naum apenas uma pilha de número, coisa q o livro do jogador naum faz direito.....

naum acho q ela esteja errada em incentivar o d20... mas tem q ter espaço pros outros sistemas, nem q seja uma misera folha.... afinal de contas RPG naum se resume a d20 como é o q querem q aconteça... e sinceramente, opiniao propria... o d20 naum encheu muito os meus olhos naum e olha q a minha experiencia com rpg naum é pequena... naum como foi dito... naums e pode agradar a tds...
 
Eu concordo com o Barlach sobre o roleplay, o pessoal que está hoje aprendendo a jogar com o D20 simplesmente não têm base para aprender interpretação. Muitos deles nem sabem o que é viver sem computador/internet/televisão a cabo, muito menos como a sociedade medieval funcionava! Quando você não conhece a sociedade onde vive (ou aquela que você está fazendo de conta em que vive no momento) você se torna o quê? Um alienado!
O que nós temos hoje é um bando de garotos que imaginam uma taverna como se fosse um tipo de "Espaço Fama" ou até mesmo um rodízio de pizza no centro da cidade. E isso é só uma parcela dos problemas! Você viu como a magia é banalizada nos jogos de hoje em dia? É porque para esses jogadores novos uma bola de fogo é um apanhado de regras, uma esfera que não dá dano em um dragão vermelho mas dá o dobro em um dragão branco e mesmo assim o bicho ainda tem direito a um teste de Reflexos CD 13; e não "um globo de fogo que se move rapidamente em direção ao colossal verme branco enquanto este tenta se esquivar rolando seu corpo enorme para o lado". Tenho certeza que vocês podem melhorar isso ainda.
Mas eu realmente não me irrito com a falta de um "flavor text" na hora do combate. O que me irrita mesmo é que a gurizada nem sabe cortejar uma dama da nobreza Cormyriana hoje em dia! Tem outros que simplesmente não sabem parlamentar sem a ajuda do d20 em uma rolada de Diplomacia. ISSO é que me deixa triste. :tsc:

Agora vamos ao caso dos outros sistemas. Eu adoro Storyteller, eu gostei muito de GURPS, eu sou fã do Coda. Mas para falar a verdade eu acho que até hoje o pessoal da DB não deu uma dentro com o Storyteller (se deu foram raras excessões e todo mundo ficou com a impressão de que poderia ser melhor), os dias do GURPS como produto comercial estão acabados (o sistema precisa de uma melhorada geral, mas o Steve Jackson não vai mais lançar nada para o sistema) e o Coda deve ser melhorado por quem realmente entende do assunto.
Final da história? Prefiro que eles fiquem falando mesmo do D20 e do 3D&T, mas que melhorem a qualidade das matérias. Quero dizer, PRA QUE gastar 8 páginas em Pterodracos e 101 idéias rápidas para personagens se, pra começar, nenhum jogador do tal "público alvo" deles vai saber explorar a idéia dos pterodracos por não saber interpretar um personagem direito, e depois nenhuma das tais 101 idéias vão ser utilizadas pelo tal "público alvo" que irá achar as idéias "clichês"? Faça algo mais profundo, talvez até mesmo técnicas utilizadas por escritores para transformarem seus personagens em ícones marcantes por traços simples de personalidade, ou até mesmo técnicas utilizadas por atores de teatro para se desinibirem, serem mais eloqüentes e expressivos em suas falas, o que eles fazem quando esquecem a fala no meio do espetáculo... Informação útil de verdade, que eles podem trazer até mesmo para sua própria vida, que traga uma mudança de atitude notável.

Ok, já falei o suficiente. Cuio mae!
 
Aquela idéia de 101 idéias rapidas de personagems foi uma piada, uma brincadeira, para tu ter uma ideia, varias ideias são iguais.
E ainda achoque o rpgista tem que a aprender o roleplay sozinho.
E quanto ao livroter apenas regras, eu me exprecei aml, eu queria dizer regras e ambientação, para o jogador ter alguma ideia de roleplay, mas não explicar que ele deve fazer isso ou aquilo, ele aprendera issso com o tempo.
 
Minha opinião é que isso realmente não deve ser ensinado por um livro básico de RPG, mas a Dragão Brasil bem que poderia falar sobre isso e pôr menos ênfase em ser um suplemento para Tormenta/3D&T/Greyhawk com raças, classes e NPCs adicionais.
 
Slicer Ð disse:
... os dias do GURPS como produto comercial estão acabados (o sistema precisa de uma melhorada geral, mas o Steve Jackson não vai mais lançar nada para o sistema) ...
Só uma pequena correção à sua mensagem. O sistema GURPS pode estar praticamente acabado comercialmente AQUI NO BRASIL. Lá no EUA continuam saindo DIVERSOS suplementos de GURPS (o que mostra que ainda existem muitos fãs do sistema por lá). Inclusive ouví dizer que Steve Jackson está pra lançar uma nova edição do GURPS.
Dyeison disse:
E quanto ao livroter apenas regras, eu me exprecei aml, eu queria dizer regras e ambientação, para o jogador ter alguma ideia de roleplay, mas não explicar que ele deve fazer isso ou aquilo, ele aprendera issso com o tempo.
Eu acho que dicas são sempre bem vindas. Eles não precisariam gastar várias páginas com isso, mas um peqeuno pedaço seria útil. Eu jogo rpg à 9-10 anos, e mesmo hoje gosto de ouvir dicas. Pode-se aprender algo com elas, ou mesmo relembar coisas importantes.
E quanto à ambientação, até isso tem faltado nos livros da Wizards. O Livro dos Mostros 3ªed, por ex, é uma VERGONHA se comparado ao da segunda edição (AD&D). A Wizards fez um livro com um bocado de estatísticas, sem background nenhum, sem infornações de ecologia, habitat, etc. Se resumem a "mostros de videogame". E o pior é que essa tendência excessiva às regras tem repercutido em vários outros livros do sistema d20. Ainda bem que existem excessões, como os livros da Green Ronin (Book of Righteous, etc) e da Privateer Press (criadora do cenário Iron Kingdoms).

Quanto à DB, a muito tempo que não compro, não quero desperdiçar o meu dinheiro. Desde que começaram com o excesso de anime, a revista ficou ruim (eu gosto de alguns animes, mas a maioria não fica legal como rpg), além de várias matéria inúteis. Não posso pôr muitos argumentos, já que não tenho acompanhado as edições, mas pelas matérias de capa que vejo no site da DB, e pelas inúmeras reclamações s/ a qualidade da revista, eu faço melhor em não comprar. É uma pena que uma revista que eu gostava tanto (ia direto nas bancas procurando) tenha decaido assim.
 
Se você ouviu que a SJ Games vai lançar uma 4ª edição do GURPS Básico certamente ouviu mais que eu, ou pelo menos diferente. Segundo o que eu vi em um chat com o SJ, ele não vai mais produzir nada pra GURPS diretamente, só coisas com o Open Game License (veja por exemplo o Munchkin, que aliás eu adoro, só ler o livro já é divertido).
 
Slicer Ð disse:
Minha opinião é que isso realmente não deve ser ensinado por um livro básico de RPG, mas a Dragão Brasil bem que poderia falar sobre isso e pôr menos ênfase em ser um suplemento para Tormenta/3D&T/Greyhawk com raças, classes e NPCs adicionais.

Concordo.. ta certo q a cada edição tao aumentando o mundo, o cenario de aventura deles.. porem o RPG naums e baseia nisso... fora q conheco varias pessoas q posuem estigma mesmo 3 D&T ou seja... devem saber dividir melhor as materias deles e editarem de uma maneira q possa abranger tds os interesses...

Qnto ao role play acho q sim... se o kra tem o dom aprende sozinho.. mas tb naum vejo problema em alguem dar dicas como... Pq seu persinagem faria isso? ele mataria esse kra so pra ganhar xp? e por ai vai...
 
Olá amigo Lestat 8-)

Bom, muito D20 System, como de costume :D

Nada de adaptações de anime! :dance:

Eu leio DB pq me ocorrem várias idéias interessantes durante a leitura, e isso me é extremamente útil :mrpurple:
 
Cavaleiros do Zodiaco é muito legal, e Kabral, eles continuaram sim a materia seobre CdZ.
Muito boa e detalhada por sinal.
 
Ka Bral o Negro disse:
Olá amigo Lestat 8-)

Bom, muito D20 System, como de costume :D

Nada de adaptações de anime! :dance:

Eu leio DB pq me ocorrem várias idéias interessantes durante a leitura, e isso me é extremamente útil :mrpurple:

Bom... isso eu naum posso negar kra... eu tb mesmo q a dragão brasil seja cheia de materias de sistemas q naum me interessam muito sempre me enche de ideias para novas aventuras... :D

é veradade... por um lado vale apena continuar comprando ela.... so espero q eles passem a variar um pouco mais!

abração...
 
Hei vcs, eu adoro Cavaleiros do Zodíaco! Foi a minha infância! 8-)

(...ou vcs não acham que eu quase morri de alegria quando me escalaram para a redublagem, para dublar os Caveleiros Negros da Ilha da Rainha da Morte?) :dance: :mrpurple:

Enfim, é verdade, saiu a adaptação para CDZ sim, muito boa por sinal (mesmo que eu não vá muito com a cara de 3DT) :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo