• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu?

ai ai... Dany... está *criando* argumentos agora?

Funções de carpideira? Onde isso?
Bentinho viu uma DISCRETA LÁGRIMA...
e disso veio toda a idéia de que Capitu amava Escobar.... fala sério, o Bentinho era um louco
 
Sabia que você viria... Era só dar a deixa...

Bentinho conhecia Capitu como ninguém... Sabia que por trás daquela lágrima singela estavam escondidos sentimentos sombrios...

E ela continuou estranha durante o livro... O que apenas confirmou as suspeitas do jovem mancebo...
 
Dany, não fique chateado comigo... mas agora vc está indo para o lado da especulação. E especulação não é argumento. Já cansei de repetir aqui que quem retrata Capitu é Bentinho, o que Capitu faz é o que Bentinho viu. Usar a expressão "sentimentos sombrios" é infundado. Não há nenhuma observação de Bentinho sobre "sentimentos sombrios". Lembre-se: estamos discutindo a obra, e não especulando. Quando tiver argumento de verdade que prove que a Capitu traiu (lógico, com referência ao livro), eu volto aqui :wink:
 
vou fugir um poc....
mas alguem aki já leu "Audácia dessa Mulher"?
em q Ana Maria Machado inventa umas paradas pra inocentar Capitu e talz....
 
Trazendo o tópico de volta à vida...
Na minha opinião, Capitu traiu e não traiu. Até porque, essa é a obra perfeita para se duvidar do conceito de realidade (apesar de ser suposto "realista") e o menos importante do livro é saber se Capitu traiu ou não.
 
Trazendo o tópico de volta à vida...
E fazendo isso novamente :roll:

Sabe,o problema que eu vejo da Capitu ter traido nao eh nem ela nem Bentinho,eh o Escobar.Ela pode ate ter traido ele alguma vez,mas o caso eh por que diabos Escobar ia querer a Capitu?Certo que ela era bonita,mas pra que ele ia ser amante da mulher do melhor amigo dele desde os tempos de escola?Acho que esse seria um dos principais pontos da Capitunao ter traido,ou pelo menos nao traido com Escobar oO
 
Puxa, fui a única que levou um choque quando o Bentinho revelou suas desconfianças de traição?

Aí tive de voltar um pouco no livro, e no enterro de Escobar, fiquei meio confusa: eu achei que ela tava com raiva do Escobar.

Mas uma coisa que acho estranho é que o personagem só fica falando as coisas para se justificar... como se o mundo não o entendesse e ele tivesse de explicar porque era Casmurro. E o mundo que na verdade não tá nem aí, ficou "mas heim?"

Na verdade, na verdade... Machadão sabia que pela suas experiências anteriores (personagens masculinas estéreis, mulheres traídoras, etc.) uma divertida forma de variar seria colocar essa pulga na orelha do leitor. Para fazer o leitor ter de encarar sua própria podridão com suas dúvidas e suspeitas.

E se ele era um sarcástico inveterado, então de farra colocaria Capitu inocente mas Bentinho neurótico...

Afinal, se o corno é o último a saber... porque diabos EU (sociedade para quem Bentinho se justifica) fui a última a perceber?
 
O engraçado é que todo esse movimento feminista (tomo liberdade de chamar assim pq é constituído de maioria esmagadora por mulheres) é baseado numa única pesquisadora (é, letras também tem pesquisador!) e em um único trabalho que já tem quase 40 anos, e todos os demais são de forma ou outra baseados nela.

E o mais interessante é que o trabalho dela foi desancado também já tem uma ou duas décadas (saiu numa das Vejas de 2003 sobre o assunto - EDITADO: achei aqui, é Helen Caldwell e o livro/tese chama-se "The Brazilian Othello of Machado de Assis").


Ágata disse:
Sabe,o problema que eu vejo da Capitu ter traido nao eh nem ela nem Bentinho,eh o Escobar.Ela pode ate ter traido ele alguma vez,mas o caso eh por que diabos Escobar ia querer a Capitu?Certo que ela era bonita,mas pra que ele ia ser amante da mulher do melhor amigo dele desde os tempos de escola?Acho que esse seria um dos principais pontos da Capitunao ter traido,ou pelo menos nao traido com Escobar oO

Isso é bem furado, né? Jogando pra gíria, "quando rola um lance, não interessa quem ou pq, o sentimento pega e pá! Já era". :mrgreen:



Capitu traiu sim. Era manipuladora, falsa e mentirosa e terminou a vida cheia de peso na consciência. Bem feito pra ela.


Fica uma citação legal do maior estudioso europeu sobre o assunto:

crítico literário inglês John Gledson disse:
"Trocar insultos sobre isso é passatempo. A solução é impossível de se achar"


Aproveitando que eu tô meio de varde, Otto Lara Resende e Carlos Heitor Cony defendem a tese da traição (infelizmente ainda não achei os textos deles sobre o assunto) enquanto Marcos Pólvora defende o oposto. (colocando só um dos links fica parcial, mas se eu for achando outros vou editando e postando também).
 
Se a questao for somente se ela traiu ou nao, entao meu comentario serah completamente inutil, mas pessoalmente acredito que o mais importante nessa obra de Machado de Assis era o enfoque no sentimento de traicao que Bentinho sentia. O que realmente importa na Obra era que ele se sentia traido e nao se ele realmente foi...

E tb acredito, que Machado de Assis tenha intencionalmente feito a obra de maneira que ela pudesse ficar bem aberta, dando margem as duas interpretacoes...fazendo com que as pessoas pensem e especulem ;e nao vejo nada de errado nisso,mas acredito que seja impossivel chegar a uma conclusao segura.

A grosso modo, vejo esse caso como o velho Tom bombadil... sabemos o que ele nao eh... sabemos mais ou menos o que ele representa e o mais ou menos pq Tolkien botou ele lah... mas nao sabemos sobre a natureza dele... e talvez nem Tolkein tivesse definido exatamente na cabeca o que o velho Tom era.

Acho que Machado podia ateh ter consigo uma opiniao, mas creio que isso nao tenha sido passado pra obra, nao acho q ela foi influenciada, se eh que Machado de assis realmente optava por uma escolha.
 
Carcharoth disse:
Se a questao for somente se ela traiu ou nao, entao meu comentario serah completamente inutil, mas pessoalmente acredito que o mais importante nessa obra de Machado de Assis era o enfoque no sentimento de traicao que Bentinho sentia. O que realmente importa na Obra era que ele se sentia traido e nao se ele realmente foi...

E tb acredito, que Machado de Assis tenha intencionalmente feito a obra de maneira que ela pudesse ficar bem aberta, dando margem as duas interpretacoes...fazendo com que as pessoas pensem e especulem ;e nao vejo nada de errado nisso,mas acredito que seja impossivel chegar a uma conclusao segura.

A questão é só se ela traiu ou não, mesmo porque, como você disse, a intenção dele era dar margem às duas interpretações. :wink:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
A questão é só se ela traiu ou não, mesmo porque, como você disse, a intenção dele era dar margem às duas interpretações. :wink:

Entao Ana, o que eu questiono eh exatamente isso... tipo... jah q ele quis deixar em aberto e nao deixou elementos na obra q fosse conclusivos a nenhuma das duas teorias, nao vejo muito proposito no topico, jah q nao conseguiram provar nada.... a menos que o desejo seja apenas "brincar de " ou tentar provar... entende?
 
Se o tópico não tivesse propósito, que propósito têm as pesquisas de um monte de críticos literários para tentar descobrir se Capitu traiu ou não?
 
Li esse livro um tempo atrás e por isso não me lembro direito... mas o Machado de Assis conseguiu o que ele queria com esse livro... que as pessoas se perguntassem se Capitu traiu ou não... talvez ele quisesse que criassem um tópico em algum fórum :mrgreen: Mas acho que ela não traiu, pq ela não amava o Escobar...
 
Ué, e o lance de desejo? Já pensou que Capitu poderia estar a fim de umanoiteapenasnadamais com o Escobar? Para isso não precisa amar :wink:
 
:doh:

Leandro, eu vou explicar para você porque eu acho que você não entendeu, tá? O tolkien_onering disse que a Capitu não traiu o Bentinho porque não amava Escobar. Eu disse que não é preciso amar o amante para trair. Sacou, "cabeçudo"? :aham:
 
Na minha opinião ela não traiu não, poxa é tão fofinho o romance dos dois no inicio aí depois o Bentinho vem com essas paranóias.... meu tem que levar em consideração que quem narrra a historia é o próprio Bentinho, é claro que no ponto de vista dele a Capitu era uma mulher desfrutavel.... é a minha opnião, né?!?! Se bem que faz tanto tempo que li esse livro........... Beijinhos, :lily:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo