• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu?

Boca de Sauron disse:
Pelo que conheço de obras machadianas, a palavra "traição" é um tanto aberta à varias interpretações. É aquele caso de: não precisa beijar na boca para trair, ou ir para cama para existir traição.

Ou seja, também se trai por outros meios, seja por palavras, atos, ações...

Vc está falando da intenção? Pq se for assim, o Bentinho também traiu a Capitu, com a Sancha. Olha aí, outro fator: peso na consciência, hhihihi...
Olha lá, do livro: Senti ainda os dedos de Sancha entre os meus, apertando uns aos outros. Foi um instante de vertigem e de pecado. Detalhe é que esse trecho acontece um pouco antes do Escobar morrer... Peso na consciência por ter imaginado coisas com a esposa do falecido? Peso na consciência por ser infiel em pensamento e cobrar tanta fidelidade de Capitu????
 
Por isso mesmo que citei anteriormente os "problemas psiocológicos" de Bentinho, lógico que ele não era nenhum doente mental, mas na minha opinião era um pouco psicótico...

Concordo com vc. Por esse trecho, ele também foi infiel, mas percebe a diferença entre a forma em que ele reagiu e a forma que Capitu reagiu?

Ele fica quase maluco com isso, e a melhor parte em se ler Machado de Assis é isso, porque depois de todos esses dilemas de Bentinho, achamos que a errada na estória é somente Capitu, mas foi provado que não foi só ela...
 
Bom, é difícil dizer se ela traiu ou não, justamente por causa do único ponto de vista apresentado (o do Bentinho). Julgando apenas isto, a impressão é de que Capitu traiu sim!

Acho que esta discussão é um dos fatores que tornam o livro sempre gostoso e interessante: cada vez que se lê, você tenta se atentar a detalhes, e tenta concluir se Capitu traiu ou não. Essa dúvida sempre existirá e é um dos motivos para as pessoas lerem o livro.
 
Capitu era safada, como 99% das mulheres desse mundo...

Pra mim ela traiu... Até porquem Bentinho tinha vocação pra corno...
 
Dany-Wan_in Space disse:
Capitu era safada, como 99% das mulheres desse mundo...

Supondo que seja um argumento... eu diria "Capitu, como toda mulher machadiana, é dúbia e bla bla bla".. mas eu não acho que isso seja um argumento.

As pessoas sempre esquecem que a gente vê Capitu através dos olhos do Bentinho-narrador e não de um Machado-narrador... Assim, é o Bentinho louco de ciúmes que vai descrever a amada.
 
Não é um argumento, minha cara, é uma constatação, feita após árduos anos de estudo da alma e do comportamento feminino.
 
Mas Dany-Wan, para começar... Capitu *é só uma personagem*... Criada por um homem, diga-se de passagem... não dá para procurar nela características da mulher
 
Bueno... Vai descambar pro Off-topic, mas prometo que não vou extrapolar...

Nelson Rodrigues é homem, e nem por isso sua visão do comportamento feminino pode ser desconsiderado por este fato.

Se formos analisar pelo seu prisma, somente mulheres saberiam escrever sobre elas. E Cecília Meirelles, certa feita, disse que as mulheres não conseguem se compreender.

E, bueno... Capitu é uma personagem, sim, mas que leva para as páginas traços de uma mulher real, idealizada por Machado de Assis.
 
ué... vc mesmo disse "idealizada"...
não que ele desconheça o universo feminino (não foi bem isso q eu quis dizer, desculpa se foi o que deu a entender), a questão é que é um universo feminino idealizado.
e se fosse assim, o que me diz da Flora, de Esaú & Jacó? Ela não era safada. Era, isso sim, uma mulher dividida..
não sei se consegui ser clara, Dany... mas o que quero dizer é que afirmar que Capitu era safada pq 99% das mulheres tb são, é concluir que Iracema era safada, por exemplo :wink:
Rapaz, estou adorando falar com vc :D
 
Me passa seu telefone...

Mas, voltando ao assunto...

Quando eu digo idealizado, não é uma coisa existente somente na imaginação do autor. O autor joga no papel a sua visão do ser humano. E quando Machado de Assis escreveu Dom Casmurro, a sua visão de mulher era aquela, capaz de trair seu marido com um amigo dele.

Já em Esaú e Jacó, Flora não era mais safada por falta de oportunidade...

Quanto à Iracema... Você tem dúvidas da safadeza dela?
 
Vc tem uma visão terrível das mulheres :?
Na verdade, só está salvo de ser acusado de generalização pq sobrou aquele 1%...

Mas Dany, me conte uma coisa: como saber se Capitu realmente é um reflexo do que Machado via nas mulheres? É complicado cair nesse campo... Mesmo pq já tende para uma análise mais pessoal do que literária. Eu prefiro continuar focalizando na idéia de quem era o narrador (Bentinho) e das intenções dele ao escrever o livro, que acabaram gerando a imagem que temos da Capitu...
 
Bom, a margem de erro é de 1%, para cima ou para baixo.

Não sou nenhum expert em literatura, mas até onde eu sei, uma das principais características de Machado de Assis é retratar a sociedade como ele a via... se estou falando uma besteira, por favor, me corrijam...
 
*Qualquer* autor vai, de alguma forma, refletir em sua obra a sociedade em que vive. Mas o que vc tem que levar em conta é a análise literária, senão vc cai no campo do achismo.
Veja bem, como uma obra de caráter confessional, se pode concluir que é através desse foco narrativo em primeira pessoa, com a presença de um narrador personagem (Bentinho), que o quer era para ser uma "confissão" de Bentinho se torna acusação contra Capitu. Como ele não é um narrador nem onipresente nem onisciente, o que se sabe sobre todo enredo é o que o narrador personagem sabe. É a partir do seu campo de visão que os leitores podem tirar conclusões sobre a trama.
Isso é concreto, entende, Dany? É o que estou tentando te dizer... não dá para concluir que Capitu traiu Bentinho unicamente pq a grande maioria das mulheres são safadas...
 
Bueno...

Se há algo em que eu acredito neste mundo, além do Direito, é na estatística.

Sua análise enquanto crítica literária é interessante. Mas analiso Capitu como um curioso sobre a personalidade humana, mais especificamente a feminina.

Tudo bem, concordo que o prisma que temos é o de Bentinho. Mas ele relata fielmente as atitudes e, principalmente, as reações de Capitu...

Continuo achando que traiu. E traiu por ser mulher. Faz parte da natureza de vocês...

Proponho um desafio... A qualquer mulher deste Fórum que tenha tido um relacionamento de mais de um ano... Que venha aqui e me diga, na cara dura, que nunca traiu...
 
Dany-Wan_in Space disse:
Proponho um desafio... A qualquer mulher deste Fórum que tenha tido um relacionamento de mais de um ano... Que venha aqui e me diga, na cara dura, que nunca traiu...

Ok, meu caro. Três anos de namoro, e não traí.
Olha aí... vc continua generalizando...
 
Na minha opinião, Capitu não traiu, Bentinho é que era ciumento. Mas confesso que cheguei a ter dúvidas da traição quando li o livro. Ah! E uma informação para apimentar a discussão: meu professor de literatura do terceiro ano chegou a comentar sobre uma tese de mestrado que diz que Bentinho não sentia ciúme de Captu e sim de... Escobar!! Ou seja, Bentinho tinha se apaixonado por seu melhor amigo! :mrgreen:
Mas sei que preciso voltar a ler o livro...
 
Bueno...

Isso é um acinte! É um desrespeito à classe masculina! A pessoa que escreveu esta tese deve ser uma feministazinha de meia pataca, que quis mascarar a atitude vil de Capitu com essa história!



Tudo bem, tudo bem, eu me empolguei. Mas não consigo conceber isto, em se tratanto de Machado de Assis.
 
Capitu traiu....
e Bentinhu tb mereceu o xifre...


qto a teoria de Bento ser viad*....eu tb já ovi falar disso....
afinal, ele tem uma foto de Escobar do lado da cama e repara nos braços "fortes" de escobar....
bah....
sei lá....

pra mim, ele contínua sendo estéril e sendo assim somente Escobar poderia ter engravidade Capitu....
 
Bueno...

Interessante sua opinião, de que ele mereceu o chifre...

Todo homem que é chifrado realmente mereceu o chifre, isto é fato.
 
Varda do Um Triângulo disse:
Na minha opinião, Capitu não traiu, Bentinho é que era ciumento. Mas confesso que cheguei a ter dúvidas da traição quando li o livro.

É o que eu penso... fala sério, toda a neura do Bentinho começou quando ele viu a Capitu chorar no velório do Escobar. QUEM NÃO CHORARIA NO VELÓRIO DE UM AMIGO??? O cara era um doente... :disgusti:

Varda do Um Triângulo disse:
Ah! E uma informação para apimentar a discussão: meu professor de literatura do terceiro ano chegou a comentar sobre uma tese de mestrado que diz que Bentinho não sentia ciúme de Captu e sim de... Escobar!! Ou seja, Bentinho tinha se apaixonado por seu melhor amigo! :mrgreen:
Mas sei que preciso voltar a ler o livro...

A primeira vez q ouvi falar sobre isso achei um desatino... mas sabe de uma coisa? Pode ser isso também... Uma das maiores dores do Bentinho foi ter largado o Seminário... ele culpa a Capitu por isso, sutilmente mas culpa... e quem estava lá no Seminário? hehe... o amigão...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo