• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Disputa de Autores - 5º Embate

Qual dos autores defendidos neste quinto embate é o melhor?


  • Total de votantes
    20
  • Votação encerrada .
Ah, mas isso de vestibular joga contra. O cara é conhecido ao contrário. Naquele momento de pressão e decoreba ninguém percebe a grandeza de ninguém. Pega-se asco, até.

"Maldito Lima Barreto que me danou na Fuvest!"

É por aí...
 
Última edição:
EIKE nervoso! E essa enquete empatada? Vamos decidir no joquempô?
 
Vamos votar no Lima Barreto. Reparar, um tantinho, a injustiça que sempre foi cometida contra sua genialidade devido ao rótulo de "escritor maldito".

Cantona, pelo menos o Lima já caiu no vestibular. Injustiça é todos conhecerem o Borges e nunca se ligarem no cara do lado dele nas fotos. Injustição!

images


images


dawson-crying.jpeg


article-2219153-158CAA32000005DC-487_634x424.jpg


Vocês estão apelando! :pipoca:
 
Mais um baita tópico!
Nunca tinha ouvido falar de Bioy Casares. Obrigado, Pips, por apresentar-nos. Tua defesa ficou boa, mas preciso confessar uma coisa, que nada tem a ver com a tua defesa: eu li Borges, achei legal, mas não acho que seja "tudo o que dizem"...

O Lima Barreto é daqueles caras que adolescente pega ojeriza na escola. Eu fui um desses. Obrigado, Cantona, por desmitificar essa imagem. Eu fiquei impressionado com ele. Parabéns pela defesa, que, pra mim, transpareceu uma certa obsessão do autor, que foi o que acabou me conquistando: eu admiro Homens obcecados, com um objetivo incondicional a se atingir, com preocupações sociais. Acho que nunca distribuí tanto ótimo num tópico só quanto nesse para o Cantona. Eu vou ler Lima Barreto e vou votar nele agora.

E assim desempatar a favor do Barreto.
 
Mais um baita tópico!
Nunca tinha ouvido falar de Bioy Casares. Obrigado, Pips, por apresentar-nos. Tua defesa ficou boa, mas preciso confessar uma coisa, que nada tem a ver com a tua defesa: eu li Borges, achei legal, mas não acho que seja "tudo o que dizem"...

O Lima Barreto é daqueles caras que adolescente pega ojeriza na escola. Eu fui um desses. Obrigado, Cantona, por desmitificar essa imagem. Eu fiquei impressionado com ele. Parabéns pela defesa, que, pra mim, transpareceu uma certa obsessão do autor, que foi o que acabou me conquistando: eu admiro Homens obcecados, com um objetivo incondicional a se atingir, com preocupações sociais. Acho que nunca distribuí tanto ótimo num tópico só quanto nesse para o Cantona. Eu vou ler Lima Barreto e vou votar nele agora.

E assim desempatar a favor do Barreto.

Posso dar duas sugestões que eu adorei ler? O livro "Contos Completos" (da cia das letras) e a graphic novel que fizeram pra "Clara dos Anjos" (acho que é a Record). São super legais =]
 
Vou ser sincero: tô feliz pra cacete que o Lima Barreto ganhou. Assim como estaria decepcionado se o resultado fosse adverso. Essa coisa de "o importante é competir" e "que vença o melhor" nunca foi o meu forte. Por aqui a banda toca "que vença o melhor, desde que seja o meu time". Entretanto, como a gente já ganhou e já perdeu vida afora, sabemos que tais sentimentos são imediatos. Depois, com os ânimos serenados, pesando os prós e os contras, sempre fica algo de benéfico e duradouro. No caso da Disputa de Autores, além da possibilidade de conhecê-los, pudemos conhecer, também, um pouco do colega que o defendeu, já que sempre colocamos muito de nós na propaganda daquilo que gostamos. E, revendo o autor de nossa simpatia, o redescobrimos. Falando de mim, visitar o Lima Barreto me possibilitou uma nova releitura, dele e do mundo.

Dos autores em Disputa, só li Lima Barreto, García Márquez e Clarice Lispector. Do Bioy nunca tinha ouvido falar. Dos demais, sou orelhista. Falo só das orelhas que li enquanto os folheava nas livrarias. Mas são páginas que com o tempo entrarão no minha bibliografia, em boa parte pela defesa dos companheiros.


Mais um baita tópico!
O Lima Barreto é daqueles caras que adolescente pega ojeriza na escola. Eu fui um desses. Obrigado, Cantona, por desmitificar essa imagem. Eu fiquei impressionado com ele. Parabéns pela defesa, que, pra mim, transpareceu uma certa obsessão do autor, que foi o que acabou me conquistando: eu admiro Homens obcecados, com um objetivo incondicional a se atingir, com preocupações sociais. Acho que nunca distribuí tanto ótimo num tópico só quanto nesse para o Cantona. Eu vou ler Lima Barreto e vou votar nele agora.
E assim desempatar a favor do Barreto.

Eu saí da escola com essa ojeriza. O método de leitura que as escolas aplicam não despertam o gosto dos alunos pelos livros. Taí uma discussão que rende.

E o Lima Barreto é isso mesmo, Kainof: resistência, rebeldia. A História da República Velha contada nos livros didáticos é toda desmentida por ele, que não deixou os donos do poder a escreverem segundo seus interesses. Antes os incomodou, trazendo os excluídos para suas páginas, permeando de denúncia e crítica cada linha sua.

Gosto muito de uma frase do Lima Barreto: "Queimei os meus navios, deixei tudo por estas coisas de letras."

E a gente agradece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo