• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Discussão] Sobre vilões e mocinhos

Fernando Giacon disse:
Ah pode até ser mais legal deixar a coisa rolar né cara, mais é que é tão da hora ver o vilão logo nas primeiras páginas, sei lá, dá uma emoção maior, sabe? Odeio ficar de fora do "quem é quem". Infelizmente...¬¬

Ai são livros aonde o vilão é o personagem principal e não personagem qualquer, que só fica arquitetando maldades sem nexo.

Marcileia disse:
Acho que toda história precisa de seu mocinho/vilão, não teria graça ler algo somente "bom" ou "mau".
Acredito que muitas pessoas leem os livros e se identificam com os personagens, fantasiam fazer o que eles fazem, tanto para o bem como para o mal.
Certa vez li uma frase que condiz com o que escrevi acima: homens maus fazem o que os bons fantasiam....

Essa parada da fantasia é bem legal, porque o vilão é sempre uma coisa mais real, com seus sentimentos de vingança e ódio, quando o mocinho são sempre feitos só de flores e sempre pode se esperar o melhor dele. São poucos livros que apresentam mocinhos mais reais que tem sentimentos mais humanos e mais errados.
 
Breno C. disse:
Essa parada da fantasia é bem legal, porque o vilão é sempre uma coisa mais real, com seus sentimentos de vingança e ódio, quando o mocinho são sempre feitos só de flores e sempre pode se esperar o melhor dele. São poucos livros que apresentam mocinhos mais reais que tem sentimentos mais humanos e mais errados.

Concordo em gênero, número e grau! Não só livros como filmes, novelas, séries passam uma imagem de mocinho muito distorcida, os casais românticos são eternamente apaixonados, amorosos, os filhos obedientes, os adolescentes não bebem, não usam drogas, não fazem sexo, coisas totalmente fora da realidade... Como tem certas coisas que os vilões fazem muito sem nexo, como aquela história de que tudo dá certo, ninguém descobre/desconfia.
Mas é legal essa briga eterna bem/mal, mocinho/vilão.
 
Breno C. disse:
Ai são livros aonde o vilão é o personagem principal e não personagem qualquer, que só fica arquitetando maldades sem nexo.
Ah mas nem sempre o "personagem qualquer" faz as maldades sem nexo né cara, eu penso que são eles que manipulam a história toda, dão o rumo e a deixam muito mais divertida. Até mesmo as maldadezinhas são um tempero essêncial para o funcionamento, sendo ela sem nexo ou não.
 
Po, mas tem personagem que abusa cara, tipo: antes de matar o mocinho, contar todo o plano. Esse talvez seja o pior clichê de todos!
 
1) O que faz de um personagem um vilão?
Acho que é a quantidade de atos pérfidos que este comete sem nenhum arrependimento. Além disso, um vilão costuma ser indiferente aos outros sentimentos exceto o ódio.

2) Quando o vilão se torna mais importante que o mocinho?
Eu sinceramente odeio aqueles mocinhos que só sabem chorar e mesmo assim acabo ilesos. São personagens fracos e medíocres. Neste ponto, os vilões se tornam melhores por terem características mais fortes e serem construídos com mais "cuidado". Claro que nem sempre é assim e existem mocinhos interessantes.

3) Quais são os piores clichês quando o tema são os vilões?
Como o Breno já disse: "antes de matar o mocinho, contar todo o plano". É extremamente ridículo e aparece muito em filmes e novelas, para logo depois a vítima ser salva por alguém que surge de lugar nenhum.

4) Pode um vilão ser na verdade o mocinho?
Bem, existem alguns exemplos de mocinhos que se tornaram vilões e buscam por vingança, além de no fundo, terem até algo "nobre" escondido em meio ao ódio.

Em síntese, acho que os heroís e vilões muitas vezes são algo muito fora da realidade e geralmente este é o maior pecado na história. Entre vilões e mocinhos, há um meio-termo que costumo achar muito interessante: os anti-heróis, que, pra mim, são mais "humanizados" do que os outros, já que cometem vilanias, mas também "bondades". Acho que um exemplo é o V.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo