• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: 30 dias de livros

Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.

Dia 22- Série favorita: Pergunta difícil, mas como é para escolher apenas uma eu fico com A Torre Negra - Stephen King Os livros da série estão entre os meus preferidos, são geniais e viciantes.

Dia 23- Livro romântico favorito: não gosto de livros que só falam de romance, então vou improvisar: Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo. Gosto deste livro porque nele o amor não é meloso nem sentimentalista. No enredo o personagem principal Gilliatt, um marginal social, se apaixona por Deruchette e vence uma terrível provação para poder se casar com a moça. No entanto, percebe que Deruchette não tem a menor desejo por ele, Gilliatt então decide permitir que a moça case-se com quem quiser e deixa-se morrer no mar.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu: não conheço.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita: Einstein. Sua vida, seu Universo. - Walter Issacson Considero essa a melhor biografia escrita sobre o grande físico, Issacson abrange tudo: crenças, motivações, como as teorias foram desenvolvidas, como as teorias funcionam (inclusive a dificuldade da aceitação delas pela sociedade acadêmica), derrubou boatos (como o de que Einstein era disléxico, por exemplo), escreveu tanto sobre o lado humano quanto sobre o científico e ressaltou o legado deixado por Einstein para a humanidade.
 
Última edição:
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.

Dia 22- Série favorita: Pergunta difícil, mas como é para escolher apenas uma eu fico com A Torre Negra - Stephen King Os livros da série estão entre os meus preferidos, são geniais e viciantes.

Dia 23- Livro romântico favorito: não gosto de livros que só falam de romance, então vou improvisar: Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo. Gosto deste livro porque nele o amor não é meloso nem sentimentalista. No enredo o personagem principal Gilliatt, um marginal social, se apaixona por Deruchette e vence uma terrível provação para poder se casar com a moça. No entanto, percebe que Deruchette não tem a menor desejo por ele, Gilliatt então decide permitir que a moça case-se com quem quiser e deixa-se morrer no mar.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu: não conheço.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita: Einstein. Sua vida, seu Universo. - Walter Issacson Considero essa a melhor biografia escrita sobre o grande físico, Issacson abrange tudo: crenças, motivações, como as teorias foram desenvolvidas, como as teorias funcionam (inclusive a dificuldade da aceitação delas pela sociedade acadêmica), derrubou boatos (como o de que Einstein era disléxico, por exemplo), escreveu tanto sobre o lado humano quanto sobre o científico e ressaltou o legado deixado por Einstein para a humanidade.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito: Descobri recentemente que praticamente todas os livros que gostaria sobre determinado tema já foram escritos, por exemplo: um livro sério sobre vampiros com teor de aventura e suspense: Vampire Hunter D (Hideyuki Kikushi). Um livro sério sobre dragões: Draconomicon (D&D). Um épico fantástico-medieval: O Senhor dos Anés (J.R.R. Tolkien). Um épico pós-apocalíptico: A Torre Negra (S. King)
Masssss, nunca escreveram um livro sério narrado por um dragão. Eu iria gostar de ler.
 
Eu não gostei muito, mas tem um livro de fantasia brasileiro DRACO SAGA: O Despertar (Fábio Guolo), como eu disse eu não gostei mas tá com uma boa nota no Skoob. Leia, o autor vai lançar o 2º volume em breve.

Muito obrigada Morfindel! Li a sinopse e me parece que a história se passa no sec. XXI, geralmente fico desconfiada com histórias que envolvem seres mitológicos e que se passam no nosso século, mas decididamente vou ler o livro, fiquei muito curiosa.



-----------------------------------------



Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.

Dia 22- Série favorita: Pergunta difícil, mas como é para escolher apenas uma eu fico com A Torre Negra - Stephen King Os livros da série estão entre os meus preferidos, são geniais e viciantes.

Dia 23- Livro romântico favorito: não gosto de livros que só falam de romance, então vou improvisar: Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo. Gosto deste livro porque nele o amor não é meloso nem sentimentalista. No enredo o personagem principal Gilliatt, um marginal social, se apaixona por Deruchette e vence uma terrível provação para poder se casar com a moça. No entanto, percebe que Deruchette não tem a menor desejo por ele, Gilliatt então decide permitir que a moça case-se com quem quiser e deixa-se morrer no mar.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu: não conheço.

Dia 25- Autobiografia ou biografia favorita: Einstein. Sua vida, seu Universo. - Walter Issacson Considero essa a melhor biografia escrita sobre o grande físico, Issacson abrange tudo: crenças, motivações, como as teorias foram desenvolvidas, como as teorias funcionam (inclusive a dificuldade da aceitação delas pela sociedade acadêmica), derrubou boatos (como o de que Einstein era disléxico, por exemplo), escreveu tanto sobre o lado humano quanto sobre o científico e ressaltou o legado deixado por Einstein para a humanidade.

Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito: Descobri recentemente que praticamente todas os livros que gostaria sobre determinado tema já foram escritos, por exemplo: um livro sério sobre vampiros com teor de aventura e suspense: Vampire Hunter D (Hideyuki Kikushi). Um livro sério sobre dragões: Draconomicon (D&D). Um épico fantástico-medieval: O Senhor dos Anés (J.R.R. Tolkien). Um épico pós-apocalíptico: A Torre Negra (S. King)
Masssss, nunca escreveram um livro sério narrado por um dragão. Eu iria gostar de ler.

Dia 27- Um livro que você escreveria se tivesse os recursos necessários: se eu tivesse os recursos (tempo, melhor capacidade de escrever e dinheiro) terminaria uma estória cujos rascunhos comecei há alguns anos. Trata-se de uma aventura que se passa em um futuro anárquico, onde o restou da humanidade está se recuperando de uma grande e catastrófica guerra, convive com seres mutantes, luta para existir e para recuperar a tecnologia que antes dominava. A personagem principal é mulher e não é humana, seu principal dilema é escolher entre esquecer seus ressentimentos contra a raça humana e contribuir para seu avanço ou ajudar certas entidades a livrar o mundo da praga humana. A estória não está bem definida e é muito provável que eu mude várias coisas, mas as inspirações são: o filme "Nausicaä of the Valley of the Wind" (Hayao Miyazaki), os livros "A Torre Negra" (S. King) e "Vampire Hunter D" (Hideyuki Kikuchi), e o jogo Fallout.
 
Muito obrigada Morfindel! Li a sinopse e me parece que a história se passa no sec. XXI, geralmente fico desconfiada com histórias que envolvem seres mitológicos e que se passam no nosso século, mas decididamente vou ler o livro, fiquei muito curiosa.

Não se passa no século XXI, na verdade não fica claro em que época se passa, mas é como se fosse bem no início da espécie humana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo