• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: 30 dias de livros

Alguns assustadores, como o da bruxa debaixo da ponte devoradora de cabritinhos indefesos, ou o lobo que invadiu a casa, caçou os 7 cabritos (de novo eles!) e os devorou todos; tão gordo ficou que foi beber água no poço, caiu e morreu afogado.

Bem infantil e educativo. Recomendado para todas as idades.
 
Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema

Bom fora a trilogia SDA tem um filme de guerra que gosto muito é que é baseado em um livro, este livro adaptado para o cinema é: Uma Ponte Longe Demais - A Bridge Too Far
 
Dia 01 - Seu livro favorito = Ortodoxia (Chesterton) se tornou meu favorito pelas reflexões anti-niilistas a que me levou, me salvou de um buraco de desespero existencial muitas vezes.

Dia 02 - O livro que mais odeia = O código da Vinci (Dan Brown) coleção de mentiras, exageros e falsidades históricas que me enganaram durante uma época e hoje me indispõe contra qualquer dessas besteiras conspiratórias.

Dia 03 - um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) = Introdução ao cristianismo (Joseph Ratzinger) livro de introdução à teologia católica muito esclarecedor com o pensamento vivo e muito interessante do Papa (na época não era Papa) Bento XVI. Eu tinha uma visão dele como um bispo conservador e retrógrado, mas quando li esse livro mudei minha visão sobre ele e sobre o que é conservador. Tornei-me conservador também e vi que isso nada tem de retrógrado. Grande livro, com excelentes ideias e análises históricas e filosóficas muito interessantes. Recomendo pra qualquer um que tenha seus preconceitos com o Papa ou simplesmente queira conhecer sobre o que a Igreja vive e ensina.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa = As aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Fiquei em dúvida entre esse livro e o Pequeno Príncipe, mas o livro do principezinho é mais que um livro nostálgico (fisica e psicologicamente), então vou poupá-lo.
Esse livro conta as peripécias de um menino na preconceituosa, escravagista e supersticiosa São Petersburgo no Mississipi. O livro conta as aventuras do menino e seria algo bobo, até infantil se o livro não retratasse a dureza de um estilo de vida incompreensível de tão seco, refletindo as manias, crendices e superstições de um povo em pleno século XIX naquela região atrasada e retrógrada. Interessante as manias dos meninos, a paixonite de Tom, seus sonhos de ser bandoleiro, pirata, assaltante, é difícil não se identificar com crianças de mentes tão perversinhas e cheias de planos, fora que se metem em coisas de gente grande, preocupam seus pais e divertem sues leitores. Acho que me faz sentir em casa porque aquele mundo se tornou parte da minha vida, foi o primeiro livro de verdade que li e esperando aventuras bobas, encontrei uma preciosidade e me diverti bastante. O livro dá essa sensação de profundidade e de identificação mesmo.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou = Confissões (Santo Agostinho) Autobiografia do grande santo e filósofo católico, é admirável a contribuição dele ao pensamento ocidental mas sua biografia é uma das responsáveis por minha conversão ao cristianismo. Livro lindo, poético, com a descrição apaixonada das fraquezas de um homem que vive em busca da verdade até encontrá-la, com dor e sacrifício, na ortodoxia católica e passa a trabalhar como seu principal expoente. Chorei no capítulo de sua conversão, foi quando me decidi a ser padre.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar = Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe) Difícil escolher um só, eu sou muito emotivo, manteiga derretida mesmo. Fiquei tentado a colocar o Pequeno Príncipe aí, mas mudei de ideia. Escolhi esse livro emo. :lol:
É um romance epistolar narrado por um jovem que se apaixona por uma moça. O problema é que ela está noiva. Ele acaba ficando amigo do casal, maaas... O problema maior está nesse 'mas', as cartas dele aos amigos mostram uma alma perturbada pelo amor, apaixonada pela mulher que ele venera como uma deusa, carregado de paixão, uma alma tortuosa, poética, sonhadora. Uma história emocionante que mostra até onde um amor impossível pode levar um homem, assim como seus ideais. Final surpreendente mas é nas frequentes vezes que fala de amor que o jovem me arranca lágrimas. Acabo me lembrando do que eu já senti antes...

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler = Summa Theologiae (Santo Tomás de Aquino) Só li uns pedaços, uns capítulos. É uma obra gigantesca (toda reunida dá umas 3 Bíblias) com o compêndio de toda a filosofia aristotélico-tomista, o arcabouço teórico da escolástica. Todo um vocabulário filosófico mais técnico tornam essa obra muito mais difícil de digerir que uma obra de Nietzsche, altamente livre e poética. Aqui não, tudo é muito exato, preciso, muito ordenado, precisa estar preparado pra ler essa obra. Inteira então, nem se fala.

Dia 08 - Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller = Filocalia (diversos autores) Filocalia significa amor à beleza, esse livro é uma coleção de textos espirituais católico-orientais, ou seja, ortodoxos. Foi compilado no século XVIII e abrange a espiritualidade isolada e contemplativa dos Padres do Deserto do século III até escritos dos monges bizantinos e é referência na literatura espiritual do Oriente cristão. Inspirou o 'Relatos de um peregrino russo', livro de um autor russo anônimo do século XIX que queria aprender a rezar e através da Oração do coração ('Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador') e usando seu kombuskini (terço bizantino) chegou a um nível espiritual muito elevado e atingiu uma grande compreensão da fé.
Enfim, esse livro é um tesouro inestimável da espiritualidade ortodoxa e creio que TODO católico, talvez até todo cristão, deveria ler e eu adoraria que ele levasse mais pessoas a conhecerem uma fé mais pura e a um encontro mais profundo com Deus. As pessoas criticam muito o catolicismo tendo em vista apenas o romano e desconhecem o brilhante cristianismo ortodoxo. Adoraria que mais pessoas conhecessem.

Dia 09 - Um livro que você leu mais de uma vez = O Silmarillion (J.R.R. Tolkien) Amo demais esse livro, leio trocentas vezes pra quase decorar as genealogias, eras, acontecimentos cruciais, nexos entre as história. Meu livro preferido do professor.

Dia 10 - O primeiro romance que você lembra de ter lido = David Copperfiel (Charles Dickens) Esse livro me fez virar fã de romances e um fã de Dickens. É uma espécie de autobiografia mas o mais interessante é que ele não se foca em profundos, pessimistas dilemas românticos, na verdade as coisas são menos utópicas, mas ainda mais sofridas. O livro conta a vida de David, de sua infância tranquila coma mãe viúva até sua próspera vida adulta, mas o principal é que ocorre nesse tempo: seu amadurecimento, amores, enganos nos amores, toda sorte de sofrimentos, mortes dolorosas, condicionamentos, sua vida enfim.
O livro mostra bem a realidade da Inglaterra do século XIX, vitoriana, com suas classes sociais e imutáveis e problemas sociais alarmantes. Mas o que impressiona mesmo e torna o livro viciante e emocionante é a extrema sensibilidade do autor ao sofrimento, e seu enorme sentimentalismo que te faz querer viver naquela época por simplesmente amar aqueles personagens, suas dores, ou seja, todos os personagens-tipos te conquistam assim como suas histórias.

Dia 11 - O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura = Harry Potter e Câmara Secreta (J.K. Rowling) Eu já havia lido o primeiro livro e estava ansiosíssimo por esse. Li-o em um dia. E assim foi com todos os outros. Essa coisa de se ser absorvido por um livro, devorá-lo, ser hipnotizado por ele, coisas que tenho buscado, essa imersão, começou aqui. A trama é muito bem construída, cheia de reviravoltas e com um clima de suspense muito dez.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado = Grandes Esperanças (Charles Dickens) Esse é um livro que amo de paixão. O problema foi que o final inconclusivo do amor de Pip e Estela, as tensões sociais envolvendo os dois. Eu previ que o final seria triste, previ como seria e que eu sofreria por lembrar um pouco coisas que aconteceram comigo. Depois de um tempo sem ler, voltei e terminei. Dito e feito: fiquei um mês deprimido, mais ou menos. Eu REALMENTE tenho uma relação tensa com os livros.

Dia 13- Livro favorito da infância = A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson) Minha avó tem esse livro, velho, sujo, capas caindo, há uns 40 anos, segundo ela. E foi um desses livros velhos da casa da minha avó que despertaram mesmo meu interesse pela leitura, Harry Potter só é mais emblemático. Mas os primeiros mesmos foram as enciclopédias velhas da casa dela e uns livros de aventura como esse. de narrativa fluida, gostosa, com um pouco suspense, adrenalina. Adorava, me divertia demais, lia muito dos meus 9 aos 12 anos.

Dia 14 - Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola = O Hobbit (J.R.R. Tolkien)
Difícil escolher só um, mas escolho esse aqui por achar que ele é uma excelente introdução ao maravilhoso hábito (vício, no meu caso) da leitura.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira = Edda Poética (diversos)
A Edda é uma compilação medieval de textos poéticos mais antigos, pré-cristãos, que versam sobre a mitologia nórdica e são as fontes mais confiáveis e antigas dessa mitologia. As histórias são fascinantes, os personagens, vívidos, tramas simples e até bobas, muitas vezes, mas com aquele traço peculiar de ensinamento moral, cósmico, social, cultural e religioso. Uma 'Bíblia' para qualquer apaixonado pela cultura nórdica e paganismo nórdico.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema - O Senhor dos Aneis (J.R.R. Tolkien)
PJ-haters que se explodam: essa foi a melhor adaptação já feita de um livro épico, provavelmente. Todo o essencial, e o espírito da obra de Tolkien está no filme, apenas com pequenos cortes e umas liberdadezinhas de criação.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada - Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J.K. Rowling)
Nem é uma adaptação tão ruim assim, mas aquelas cenas a mais, aquelas interpretações fajutas, a falta de espírito em tantas situações, não sei, a alma desse filme ofende meu gosto, mesmo o livro não sendo primoroso também. Muito malfeito.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias - O candidato (Pe. Antonio Olivieri)
Um dos últimos livros escritos pelo padre da paróquia da minha avó, antes de falecer em 2001. Foi publicada pela editora da diocese, edição tosquinha e que se encontra mais facilmente em casas de paroquianos que na livraria católica daqui, onde foi vendido. O livro não é nenhuma genialidade, conta a história de um carroceiro que acaba se tornando candidato e milagrosamente se torna prefeito da pequena cidade de Rio Branco.
Mais engraçado que o carroceiro narrando sua 'campanha' e eleição, é a análise simples e engraçadíssima da situação política da cidade e seus fatos corriqueiros. Livro simples, engraçado e que ainda me faz rir muito sendo uns dos poucos mais de 100 paroquianos a possuí-lo. E é uma excelente forma de lembrar do querido padre, que me batizou e me deu a primeira comunhão.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção) - Genealogia da moral (Friedrich Nietzsche)
Minha relação com Nietzsche sempre foi tensa, cheia de extremismos até a atual fruição saudável, e ainda hoje esse livro é um tapa na cara, uma demolição de todos os ideais que possamos ter de 'bondade', 'justiça', 'moral'. Aqui temos um psicólogo nato dissecando a alma humana, mostrando o que ela tem de mais podre e cruel e como essas feridas abertas são a ESSÊNCIA do homem. É mesmo um choque ter toda a história dos sentimentos morais a partir de nuances e perspectivas tão duras, realistas, nada românticas e idealistas, saber que existem diferentes tipos de morais, que a 'lei do mais forte' vale aqui também, no mundo humano: na mente, nos instintos, sociedade, política, arte, religião. Esse livro pode ter sido um dos responsáveis por uma das minhas piores crises existenciais, causada por excesso de arrogância e pseudo-independência, porque ele embriaga, envenena, fere, destroi.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada - Crônicas de Artur (Bernard Cornwell)
Só pra lhes causar um certo choque, principalmente a alguns cristãos, que se acham tão superiores aos 'pagãos'. Aqui os pagãos são os herois, os mártires, e os cristãos, os traidores, crápulas, falsos, arquitetos de mentiras, hipocrisias e farsas. Bom pra produzir um choque gritante e abrir novas visões.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure - Melhores Histórias da Disney

Hoje nem tenho tanta vergonha assim, mas já cheguei a esconder esse livro de amigos. É uma compilação das melhores histórias e contos de fada dos filmes Disney em forma de livrão. Adorava, adoro, foi muito especial e importante na minha formação e na minha iniciação á leitura.
 
Dia 01 - Seu livro favorito = Ortodoxia (Chesterton) se tornou meu favorito pelas reflexões anti-niilistas a que me levou, me salvou de um buraco de desespero existencial muitas vezes.

Dia 02 - O livro que mais odeia = O código da Vinci (Dan Brown) coleção de mentiras, exageros e falsidades históricas que me enganaram durante uma época e hoje me indispõe contra qualquer dessas besteiras conspiratórias.

Dia 03 - um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) = Introdução ao cristianismo (Joseph Ratzinger) livro de introdução à teologia católica muito esclarecedor com o pensamento vivo e muito interessante do Papa (na época não era Papa) Bento XVI. Eu tinha uma visão dele como um bispo conservador e retrógrado, mas quando li esse livro mudei minha visão sobre ele e sobre o que é conservador. Tornei-me conservador também e vi que isso nada tem de retrógrado. Grande livro, com excelentes ideias e análises históricas e filosóficas muito interessantes. Recomendo pra qualquer um que tenha seus preconceitos com o Papa ou simplesmente queira conhecer sobre o que a Igreja vive e ensina.

Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa = As aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Fiquei em dúvida entre esse livro e o Pequeno Príncipe, mas o livro do principezinho é mais que um livro nostálgico (fisica e psicologicamente), então vou poupá-lo.
Esse livro conta as peripécias de um menino na preconceituosa, escravagista e supersticiosa São Petersburgo no Mississipi. O livro conta as aventuras do menino e seria algo bobo, até infantil se o livro não retratasse a dureza de um estilo de vida incompreensível de tão seco, refletindo as manias, crendices e superstições de um povo em pleno século XIX naquela região atrasada e retrógrada. Interessante as manias dos meninos, a paixonite de Tom, seus sonhos de ser bandoleiro, pirata, assaltante, é difícil não se identificar com crianças de mentes tão perversinhas e cheias de planos, fora que se metem em coisas de gente grande, preocupam seus pais e divertem sues leitores. Acho que me faz sentir em casa porque aquele mundo se tornou parte da minha vida, foi o primeiro livro de verdade que li e esperando aventuras bobas, encontrei uma preciosidade e me diverti bastante. O livro dá essa sensação de profundidade e de identificação mesmo.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou = Confissões (Santo Agostinho) Autobiografia do grande santo e filósofo católico, é admirável a contribuição dele ao pensamento ocidental mas sua biografia é uma das responsáveis por minha conversão ao cristianismo. Livro lindo, poético, com a descrição apaixonada das fraquezas de um homem que vive em busca da verdade até encontrá-la, com dor e sacrifício, na ortodoxia católica e passa a trabalhar como seu principal expoente. Chorei no capítulo de sua conversão, foi quando me decidi a ser padre.

Dia 06 - Um livro que te faz chorar = Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe) Difícil escolher um só, eu sou muito emotivo, manteiga derretida mesmo. Fiquei tentado a colocar o Pequeno Príncipe aí, mas mudei de ideia. Escolhi esse livro emo. :lol:
É um romance epistolar narrado por um jovem que se apaixona por uma moça. O problema é que ela está noiva. Ele acaba ficando amigo do casal, maaas... O problema maior está nesse 'mas', as cartas dele aos amigos mostram uma alma perturbada pelo amor, apaixonada pela mulher que ele venera como uma deusa, carregado de paixão, uma alma tortuosa, poética, sonhadora. Uma história emocionante que mostra até onde um amor impossível pode levar um homem, assim como seus ideais. Final surpreendente mas é nas frequentes vezes que fala de amor que o jovem me arranca lágrimas. Acabo me lembrando do que eu já senti antes...

Dia 07 - Um livro que é difícil de ler = Summa Theologiae (Santo Tomás de Aquino) Só li uns pedaços, uns capítulos. É uma obra gigantesca (toda reunida dá umas 3 Bíblias) com o compêndio de toda a filosofia aristotélico-tomista, o arcabouço teórico da escolástica. Todo um vocabulário filosófico mais técnico tornam essa obra muito mais difícil de digerir que uma obra de Nietzsche, altamente livre e poética. Aqui não, tudo é muito exato, preciso, muito ordenado, precisa estar preparado pra ler essa obra. Inteira então, nem se fala.

Dia 08 - Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller = Filocalia (diversos autores) Filocalia significa amor à beleza, esse livro é uma coleção de textos espirituais católico-orientais, ou seja, ortodoxos. Foi compilado no século XVIII e abrange a espiritualidade isolada e contemplativa dos Padres do Deserto do século III até escritos dos monges bizantinos e é referência na literatura espiritual do Oriente cristão. Inspirou o 'Relatos de um peregrino russo', livro de um autor russo anônimo do século XIX que queria aprender a rezar e através da Oração do coração ('Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador') e usando seu kombuskini (terço bizantino) chegou a um nível espiritual muito elevado e atingiu uma grande compreensão da fé.
Enfim, esse livro é um tesouro inestimável da espiritualidade ortodoxa e creio que TODO católico, talvez até todo cristão, deveria ler e eu adoraria que ele levasse mais pessoas a conhecerem uma fé mais pura e a um encontro mais profundo com Deus. As pessoas criticam muito o catolicismo tendo em vista apenas o romano e desconhecem o brilhante cristianismo ortodoxo. Adoraria que mais pessoas conhecessem.

Dia 09 - Um livro que você leu mais de uma vez = O Silmarillion (J.R.R. Tolkien) Amo demais esse livro, leio trocentas vezes pra quase decorar as genealogias, eras, acontecimentos cruciais, nexos entre as história. Meu livro preferido do professor.

Dia 10 - O primeiro romance que você lembra de ter lido = David Copperfiel (Charles Dickens) Esse livro me fez virar fã de romances e um fã de Dickens. É uma espécie de autobiografia mas o mais interessante é que ele não se foca em profundos, pessimistas dilemas românticos, na verdade as coisas são menos utópicas, mas ainda mais sofridas. O livro conta a vida de David, de sua infância tranquila coma mãe viúva até sua próspera vida adulta, mas o principal é que ocorre nesse tempo: seu amadurecimento, amores, enganos nos amores, toda sorte de sofrimentos, mortes dolorosas, condicionamentos, sua vida enfim.
O livro mostra bem a realidade da Inglaterra do século XIX, vitoriana, com suas classes sociais e imutáveis e problemas sociais alarmantes. Mas o que impressiona mesmo e torna o livro viciante e emocionante é a extrema sensibilidade do autor ao sofrimento, e seu enorme sentimentalismo que te faz querer viver naquela época por simplesmente amar aqueles personagens, suas dores, ou seja, todos os personagens-tipos te conquistam assim como suas histórias.

Dia 11 - O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura = Harry Potter e Câmara Secreta (J.K. Rowling) Eu já havia lido o primeiro livro e estava ansiosíssimo por esse. Li-o em um dia. E assim foi com todos os outros. Essa coisa de se ser absorvido por um livro, devorá-lo, ser hipnotizado por ele, coisas que tenho buscado, essa imersão, começou aqui. A trama é muito bem construída, cheia de reviravoltas e com um clima de suspense muito dez.

Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado = Grandes Esperanças (Charles Dickens) Esse é um livro que amo de paixão. O problema foi que o final inconclusivo do amor de Pip e Estela, as tensões sociais envolvendo os dois. Eu previ que o final seria triste, previ como seria e que eu sofreria por lembrar um pouco coisas que aconteceram comigo. Depois de um tempo sem ler, voltei e terminei. Dito e feito: fiquei um mês deprimido, mais ou menos. Eu REALMENTE tenho uma relação tensa com os livros.

Dia 13- Livro favorito da infância = A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson) Minha avó tem esse livro, velho, sujo, capas caindo, há uns 40 anos, segundo ela. E foi um desses livros velhos da casa da minha avó que despertaram mesmo meu interesse pela leitura, Harry Potter só é mais emblemático. Mas os primeiros mesmos foram as enciclopédias velhas da casa dela e uns livros de aventura como esse. de narrativa fluida, gostosa, com um pouco suspense, adrenalina. Adorava, me divertia demais, lia muito dos meus 9 aos 12 anos.

Dia 14 - Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola = O Hobbit (J.R.R. Tolkien)
Difícil escolher só um, mas escolho esse aqui por achar que ele é uma excelente introdução ao maravilhoso hábito (vício, no meu caso) da leitura.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira = Edda Poética (diversos)
A Edda é uma compilação medieval de textos poéticos mais antigos, pré-cristãos, que versam sobre a mitologia nórdica e são as fontes mais confiáveis e antigas dessa mitologia. As histórias são fascinantes, os personagens, vívidos, tramas simples e até bobas, muitas vezes, mas com aquele traço peculiar de ensinamento moral, cósmico, social, cultural e religioso. Uma 'Bíblia' para qualquer apaixonado pela cultura nórdica e paganismo nórdico.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema - O Senhor dos Aneis (J.R.R. Tolkien)
PJ-haters que se explodam: essa foi a melhor adaptação já feita de um livro épico, provavelmente. Todo o essencial, e o espírito da obra de Tolkien está no filme, apenas com pequenos cortes e umas liberdadezinhas de criação.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada - Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J.K. Rowling)
Nem é uma adaptação tão ruim assim, mas aquelas cenas a mais, aquelas interpretações fajutas, a falta de espírito em tantas situações, não sei, a alma desse filme ofende meu gosto, mesmo o livro não sendo primoroso também. Muito malfeito.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias - O candidato (Pe. Antonio Olivieri)
Um dos últimos livros escritos pelo padre da paróquia da minha avó, antes de falecer em 2001. Foi publicada pela editora da diocese, edição tosquinha e que se encontra mais facilmente em casas de paroquianos que na livraria católica daqui, onde foi vendido. O livro não é nenhuma genialidade, conta a história de um carroceiro que acaba se tornando candidato e milagrosamente se torna prefeito da pequena cidade de Rio Branco.
Mais engraçado que o carroceiro narrando sua 'campanha' e eleição, é a análise simples e engraçadíssima da situação política da cidade e seus fatos corriqueiros. Livro simples, engraçado e que ainda me faz rir muito sendo uns dos poucos mais de 100 paroquianos a possuí-lo. E é uma excelente forma de lembrar do querido padre, que me batizou e me deu a primeira comunhão.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção) - Genealogia da moral (Friedrich Nietzsche)
Minha relação com Nietzsche sempre foi tensa, cheia de extremismos até a atual fruição saudável, e ainda hoje esse livro é um tapa na cara, uma demolição de todos os ideais que possamos ter de 'bondade', 'justiça', 'moral'. Aqui temos um psicólogo nato dissecando a alma humana, mostrando o que ela tem de mais podre e cruel e como essas feridas abertas são a ESSÊNCIA do homem. É mesmo um choque ter toda a história dos sentimentos morais a partir de nuances e perspectivas tão duras, realistas, nada românticas e idealistas, saber que existem diferentes tipos de morais, que a 'lei do mais forte' vale aqui também, no mundo humano: na mente, nos instintos, sociedade, política, arte, religião. Esse livro pode ter sido um dos responsáveis por uma das minhas piores crises existenciais, causada por excesso de arrogância e pseudo-independência, porque ele embriaga, envenena, fere, destroi.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada - Crônicas de Artur (Bernard Cornwell)
Só pra lhes causar um certo choque, principalmente a alguns cristãos, que se acham tão superiores aos 'pagãos'. Aqui os pagãos são os herois, os mártires, e os cristãos, os traidores, crápulas, falsos, arquitetos de mentiras, hipocrisias e farsas. Bom pra produzir um choque gritante e abrir novas visões.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure - Melhores Histórias da Disney

Hoje nem tenho tanta vergonha assim, mas já cheguei a esconder esse livro de amigos. É uma compilação das melhores histórias e contos de fada dos filmes Disney em forma de livrão. Adorava, adoro, foi muito especial e importante na minha formação e na minha iniciação á leitura.

Dia 22- Série favorita - Crônicas de Gelo e Fogo
Talvez seja cedo pra dizer mas... nunca li uma série que eu me viciasse tanto, a ponto de devorar páginas em poucas horas como essa. Envolvente, viciante demais. Acho que só Harry Potter me levou a tanto.
 
Dia 26- Um livro que você gostaria que fosse escrito

Um romance imparcial sobre a trajetória de Genghis Khan, além dos massacres que ele liderou. Ou seja: uma obra literária que não tente mostrar Khan como um bárbaro insano, mas sim a individualidade do maior gênio militar da história da humanidade.

edit:
Amon, e os outros 25 dias?
fuu, agora que vi que pra postar 1, teria que fazer a lista completa. ok ok até o dia 30 eu posto a lista aqui!
 
Última edição:
Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção)
Um livro que me fez mudar a ideia sobre algo é: As Cinco Linguagens do Amor - Gary Chapman, li ele por indicação da minha esposa.
 
Dia 01 - Seu livro favorito = Ortodoxia (Chesterton) se tornou meu favorito pelas reflexões anti-niilistas a que me levou, me salvou de um buraco de desespero existencial muitas vezes.


Dia 02 - O livro que mais odeia = O código da Vinci (Dan Brown) coleção de mentiras, exageros e falsidades históricas que me enganaram durante uma época e hoje me indispõe contra qualquer dessas besteiras conspiratórias.


Dia 03 - um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) = Introdução ao cristianismo (Joseph Ratzinger) livro de introdução à teologia católica muito esclarecedor com o pensamento vivo e muito interessante do Papa (na época não era Papa) Bento XVI. Eu tinha uma visão dele como um bispo conservador e retrógrado, mas quando li esse livro mudei minha visão sobre ele e sobre o que é conservador. Tornei-me conservador também e vi que isso nada tem de retrógrado. Grande livro, com excelentes ideias e análises históricas e filosóficas muito interessantes. Recomendo pra qualquer um que tenha seus preconceitos com o Papa ou simplesmente queira conhecer sobre o que a Igreja vive e ensina.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa = As aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Fiquei em dúvida entre esse livro e o Pequeno Príncipe, mas o livro do principezinho é mais que um livro nostálgico (fisica e psicologicamente), então vou poupá-lo.
Esse livro conta as peripécias de um menino na preconceituosa, escravagista e supersticiosa São Petersburgo no Mississipi. O livro conta as aventuras do menino e seria algo bobo, até infantil se o livro não retratasse a dureza de um estilo de vida incompreensível de tão seco, refletindo as manias, crendices e superstições de um povo em pleno século XIX naquela região atrasada e retrógrada. Interessante as manias dos meninos, a paixonite de Tom, seus sonhos de ser bandoleiro, pirata, assaltante, é difícil não se identificar com crianças de mentes tão perversinhas e cheias de planos, fora que se metem em coisas de gente grande, preocupam seus pais e divertem sues leitores. Acho que me faz sentir em casa porque aquele mundo se tornou parte da minha vida, foi o primeiro livro de verdade que li e esperando aventuras bobas, encontrei uma preciosidade e me diverti bastante. O livro dá essa sensação de profundidade e de identificação mesmo.


Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou = Confissões (Santo Agostinho) Autobiografia do grande santo e filósofo católico, é admirável a contribuição dele ao pensamento ocidental mas sua biografia é uma das responsáveis por minha conversão ao cristianismo. Livro lindo, poético, com a descrição apaixonada das fraquezas de um homem que vive em busca da verdade até encontrá-la, com dor e sacrifício, na ortodoxia católica e passa a trabalhar como seu principal expoente. Chorei no capítulo de sua conversão, foi quando me decidi a ser padre.


Dia 06 - Um livro que te faz chorar = Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe) Difícil escolher um só, eu sou muito emotivo, manteiga derretida mesmo. Fiquei tentado a colocar o Pequeno Príncipe aí, mas mudei de ideia. Escolhi esse livro emo. :lol:
É um romance epistolar narrado por um jovem que se apaixona por uma moça. O problema é que ela está noiva. Ele acaba ficando amigo do casal, maaas... O problema maior está nesse 'mas', as cartas dele aos amigos mostram uma alma perturbada pelo amor, apaixonada pela mulher que ele venera como uma deusa, carregado de paixão, uma alma tortuosa, poética, sonhadora. Uma história emocionante que mostra até onde um amor impossível pode levar um homem, assim como seus ideais. Final surpreendente mas é nas frequentes vezes que fala de amor que o jovem me arranca lágrimas. Acabo me lembrando do que eu já senti antes...


Dia 07 - Um livro que é difícil de ler = Summa Theologiae (Santo Tomás de Aquino) Só li uns pedaços, uns capítulos. É uma obra gigantesca (toda reunida dá umas 3 Bíblias) com o compêndio de toda a filosofia aristotélico-tomista, o arcabouço teórico da escolástica. Todo um vocabulário filosófico mais técnico tornam essa obra muito mais difícil de digerir que uma obra de Nietzsche, altamente livre e poética. Aqui não, tudo é muito exato, preciso, muito ordenado, precisa estar preparado pra ler essa obra. Inteira então, nem se fala.


Dia 08 - Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller = Filocalia (diversos autores) Filocalia significa amor à beleza, esse livro é uma coleção de textos espirituais católico-orientais, ou seja, ortodoxos. Foi compilado no século XVIII e abrange a espiritualidade isolada e contemplativa dos Padres do Deserto do século III até escritos dos monges bizantinos e é referência na literatura espiritual do Oriente cristão. Inspirou o 'Relatos de um peregrino russo', livro de um autor russo anônimo do século XIX que queria aprender a rezar e através da Oração do coração ('Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador') e usando seu kombuskini (terço bizantino) chegou a um nível espiritual muito elevado e atingiu uma grande compreensão da fé.
Enfim, esse livro é um tesouro inestimável da espiritualidade ortodoxa e creio que TODO católico, talvez até todo cristão, deveria ler e eu adoraria que ele levasse mais pessoas a conhecerem uma fé mais pura e a um encontro mais profundo com Deus. As pessoas criticam muito o catolicismo tendo em vista apenas o romano e desconhecem o brilhante cristianismo ortodoxo. Adoraria que mais pessoas conhecessem.


Dia 09 - Um livro que você leu mais de uma vez = O Silmarillion (J.R.R. Tolkien) Amo demais esse livro, leio trocentas vezes pra quase decorar as genealogias, eras, acontecimentos cruciais, nexos entre as história. Meu livro preferido do professor.


Dia 10 - O primeiro romance que você lembra de ter lido = David Copperfiel (Charles Dickens) Esse livro me fez virar fã de romances e um fã de Dickens. É uma espécie de autobiografia mas o mais interessante é que ele não se foca em profundos, pessimistas dilemas românticos, na verdade as coisas são menos utópicas, mas ainda mais sofridas. O livro conta a vida de David, de sua infância tranquila coma mãe viúva até sua próspera vida adulta, mas o principal é que ocorre nesse tempo: seu amadurecimento, amores, enganos nos amores, toda sorte de sofrimentos, mortes dolorosas, condicionamentos, sua vida enfim.
O livro mostra bem a realidade da Inglaterra do século XIX, vitoriana, com suas classes sociais e imutáveis e problemas sociais alarmantes. Mas o que impressiona mesmo e torna o livro viciante e emocionante é a extrema sensibilidade do autor ao sofrimento, e seu enorme sentimentalismo que te faz querer viver naquela época por simplesmente amar aqueles personagens, suas dores, ou seja, todos os personagens-tipos te conquistam assim como suas histórias.


Dia 11 - O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura = Harry Potter e Câmara Secreta (J.K. Rowling) Eu já havia lido o primeiro livro e estava ansiosíssimo por esse. Li-o em um dia. E assim foi com todos os outros. Essa coisa de se ser absorvido por um livro, devorá-lo, ser hipnotizado por ele, coisas que tenho buscado, essa imersão, começou aqui. A trama é muito bem construída, cheia de reviravoltas e com um clima de suspense muito dez.


Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado = Grandes Esperanças (Charles Dickens) Esse é um livro que amo de paixão. O problema foi que o final inconclusivo do amor de Pip e Estela, as tensões sociais envolvendo os dois. Eu previ que o final seria triste, previ como seria e que eu sofreria por lembrar um pouco coisas que aconteceram comigo. Depois de um tempo sem ler, voltei e terminei. Dito e feito: fiquei um mês deprimido, mais ou menos. Eu REALMENTE tenho uma relação tensa com os livros.


Dia 13- Livro favorito da infância = A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson) Minha avó tem esse livro, velho, sujo, capas caindo, há uns 40 anos, segundo ela. E foi um desses livros velhos da casa da minha avó que despertaram mesmo meu interesse pela leitura, Harry Potter só é mais emblemático. Mas os primeiros mesmos foram as enciclopédias velhas da casa dela e uns livros de aventura como esse. de narrativa fluida, gostosa, com um pouco suspense, adrenalina. Adorava, me divertia demais, lia muito dos meus 9 aos 12 anos.


Dia 14 - Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola = O Hobbit (J.R.R. Tolkien)
Difícil escolher só um, mas escolho esse aqui por achar que ele é uma excelente introdução ao maravilhoso hábito (vício, no meu caso) da leitura.


Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira = Edda Poética (diversos)
A Edda é uma compilação medieval de textos poéticos mais antigos, pré-cristãos, que versam sobre a mitologia nórdica e são as fontes mais confiáveis e antigas dessa mitologia. As histórias são fascinantes, os personagens, vívidos, tramas simples e até bobas, muitas vezes, mas com aquele traço peculiar de ensinamento moral, cósmico, social, cultural e religioso. Uma 'Bíblia' para qualquer apaixonado pela cultura nórdica e paganismo nórdico.


Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema = O Senhor dos Aneis (J.R.R. Tolkien)
PJ-haters que se explodam: essa foi a melhor adaptação já feita de um livro épico, provavelmente. Todo o essencial, e o espírito da obra de Tolkien está no filme, apenas com pequenos cortes e umas liberdadezinhas de criação.


Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada = Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J.K. Rowling)
Nem é uma adaptação tão ruim assim, mas aquelas cenas a mais, aquelas interpretações fajutas, a falta de espírito em tantas situações, não sei, a alma desse filme ofende meu gosto, mesmo o livro não sendo primoroso também. Muito malfeito.


Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias = O candidato (Pe. Antonio Olivieri)
Um dos últimos livros escritos pelo padre da paróquia da minha avó, antes de falecer em 2001. Foi publicada pela editora da diocese, edição tosquinha e que se encontra mais facilmente em casas de paroquianos que na livraria católica daqui, onde foi vendido. O livro não é nenhuma genialidade, conta a história de um carroceiro que acaba se tornando candidato e milagrosamente se torna prefeito da pequena cidade de Rio Branco.
Mais engraçado que o carroceiro narrando sua 'campanha' e eleição, é a análise simples e engraçadíssima da situação política da cidade e seus fatos corriqueiros. Livro simples, engraçado e que ainda me faz rir muito sendo uns dos poucos mais de 100 paroquianos a possuí-lo. E é uma excelente forma de lembrar do querido padre, que me batizou e me deu a primeira comunhão.


Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção) = Genealogia da moral (Friedrich Nietzsche)
Minha relação com Nietzsche sempre foi tensa, cheia de extremismos até a atual fruição saudável, e ainda hoje esse livro é um tapa na cara, uma demolição de todos os ideais que possamos ter de 'bondade', 'justiça', 'moral'. Aqui temos um psicólogo nato dissecando a alma humana, mostrando o que ela tem de mais podre e cruel e como essas feridas abertas são a ESSÊNCIA do homem. É mesmo um choque ter toda a história dos sentimentos morais a partir de nuances e perspectivas tão duras, realistas, nada românticas e idealistas, saber que existem diferentes tipos de morais, que a 'lei do mais forte' vale aqui também, no mundo humano: na mente, nos instintos, sociedade, política, arte, religião. Esse livro pode ter sido um dos responsáveis por uma das minhas piores crises existenciais, causada por excesso de arrogância e pseudo-independência, porque ele embriaga, envenena, fere, destroi.


Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada = Crônicas de Artur (Bernard Cornwell)
Só pra lhes causar um certo choque, principalmente a alguns cristãos, que se acham tão superiores aos 'pagãos'. Aqui os pagãos são os herois, os mártires, e os cristãos, os traidores, crápulas, falsos, arquitetos de mentiras, hipocrisias e farsas. Bom pra produzir um choque gritante e abrir novas visões.


Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure = Melhores Histórias da Disney

Hoje nem tenho tanta vergonha assim, mas já cheguei a esconder esse livro de amigos. É uma compilação das melhores histórias e contos de fada dos filmes Disney em forma de livrão. Adorava, adoro, foi muito especial e importante na minha formação e na minha iniciação á leitura.


Dia 22- Série favorita = Crônicas de Gelo e Fogo
Talvez seja cedo pra dizer mas... nunca li uma série que eu me viciasse tanto, a ponto de devorar páginas em poucas horas como essa. Envolvente, viciante demais. Acho que só Harry Potter me levou a tanto.

Dia 23- Livro romântico favorito = Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe)
Como romântico, o livro que mais me emociona tinha de ser o romântico preferido. O romance espistolar que narra o amor impossível e desesperado do jovem Werther é muito especial pra mim, talvez até por ser narrado por ele mesmo, em cartas. Talvez por isso fale tanto ao coração e nos identifiquemos tanto com ele, com seus sofrimentos, dor, pânico, por seu amor enorme. Como ama aquele homem! Ama até a loucura, mas mais que loucura é amor mesmo e isso emociona até mais que seu final trágico.
 
Dia 01 - Seu livro favorito = Ortodoxia (Chesterton) se tornou meu favorito pelas reflexões anti-niilistas a que me levou, me salvou de um buraco de desespero existencial muitas vezes.


Dia 02 - O livro que mais odeia = O código da Vinci (Dan Brown) coleção de mentiras, exageros e falsidades históricas que me enganaram durante uma época e hoje me indispõe contra qualquer dessas besteiras conspiratórias.


Dia 03 - um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente) = Introdução ao cristianismo (Joseph Ratzinger) livro de introdução à teologia católica muito esclarecedor com o pensamento vivo e muito interessante do Papa (na época não era Papa) Bento XVI. Eu tinha uma visão dele como um bispo conservador e retrógrado, mas quando li esse livro mudei minha visão sobre ele e sobre o que é conservador. Tornei-me conservador também e vi que isso nada tem de retrógrado. Grande livro, com excelentes ideias e análises históricas e filosóficas muito interessantes. Recomendo pra qualquer um que tenha seus preconceitos com o Papa ou simplesmente queira conhecer sobre o que a Igreja vive e ensina.


Dia 04 - Um livro que te faz lembrar de casa = As aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Fiquei em dúvida entre esse livro e o Pequeno Príncipe, mas o livro do principezinho é mais que um livro nostálgico (fisica e psicologicamente), então vou poupá-lo.
Esse livro conta as peripécias de um menino na preconceituosa, escravagista e supersticiosa São Petersburgo no Mississipi. O livro conta as aventuras do menino e seria algo bobo, até infantil se o livro não retratasse a dureza de um estilo de vida incompreensível de tão seco, refletindo as manias, crendices e superstições de um povo em pleno século XIX naquela região atrasada e retrógrada. Interessante as manias dos meninos, a paixonite de Tom, seus sonhos de ser bandoleiro, pirata, assaltante, é difícil não se identificar com crianças de mentes tão perversinhas e cheias de planos, fora que se metem em coisas de gente grande, preocupam seus pais e divertem sues leitores. Acho que me faz sentir em casa porque aquele mundo se tornou parte da minha vida, foi o primeiro livro de verdade que li e esperando aventuras bobas, encontrei uma preciosidade e me diverti bastante. O livro dá essa sensação de profundidade e de identificação mesmo.


Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou = Confissões (Santo Agostinho) Autobiografia do grande santo e filósofo católico, é admirável a contribuição dele ao pensamento ocidental mas sua biografia é uma das responsáveis por minha conversão ao cristianismo. Livro lindo, poético, com a descrição apaixonada das fraquezas de um homem que vive em busca da verdade até encontrá-la, com dor e sacrifício, na ortodoxia católica e passa a trabalhar como seu principal expoente. Chorei no capítulo de sua conversão, foi quando me decidi a ser padre.


Dia 06 - Um livro que te faz chorar = Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe) Difícil escolher um só, eu sou muito emotivo, manteiga derretida mesmo. Fiquei tentado a colocar o Pequeno Príncipe aí, mas mudei de ideia. Escolhi esse livro emo. :lol:
É um romance epistolar narrado por um jovem que se apaixona por uma moça. O problema é que ela está noiva. Ele acaba ficando amigo do casal, maaas... O problema maior está nesse 'mas', as cartas dele aos amigos mostram uma alma perturbada pelo amor, apaixonada pela mulher que ele venera como uma deusa, carregado de paixão, uma alma tortuosa, poética, sonhadora. Uma história emocionante que mostra até onde um amor impossível pode levar um homem, assim como seus ideais. Final surpreendente mas é nas frequentes vezes que fala de amor que o jovem me arranca lágrimas. Acabo me lembrando do que eu já senti antes...


Dia 07 - Um livro que é difícil de ler = Summa Theologiae (Santo Tomás de Aquino) Só li uns pedaços, uns capítulos. É uma obra gigantesca (toda reunida dá umas 3 Bíblias) com o compêndio de toda a filosofia aristotélico-tomista, o arcabouço teórico da escolástica. Todo um vocabulário filosófico mais técnico tornam essa obra muito mais difícil de digerir que uma obra de Nietzsche, altamente livre e poética. Aqui não, tudo é muito exato, preciso, muito ordenado, precisa estar preparado pra ler essa obra. Inteira então, nem se fala.


Dia 08 - Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller = Filocalia (diversos autores) Filocalia significa amor à beleza, esse livro é uma coleção de textos espirituais católico-orientais, ou seja, ortodoxos. Foi compilado no século XVIII e abrange a espiritualidade isolada e contemplativa dos Padres do Deserto do século III até escritos dos monges bizantinos e é referência na literatura espiritual do Oriente cristão. Inspirou o 'Relatos de um peregrino russo', livro de um autor russo anônimo do século XIX que queria aprender a rezar e através da Oração do coração ('Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador') e usando seu kombuskini (terço bizantino) chegou a um nível espiritual muito elevado e atingiu uma grande compreensão da fé.
Enfim, esse livro é um tesouro inestimável da espiritualidade ortodoxa e creio que TODO católico, talvez até todo cristão, deveria ler e eu adoraria que ele levasse mais pessoas a conhecerem uma fé mais pura e a um encontro mais profundo com Deus. As pessoas criticam muito o catolicismo tendo em vista apenas o romano e desconhecem o brilhante cristianismo ortodoxo. Adoraria que mais pessoas conhecessem.


Dia 09 - Um livro que você leu mais de uma vez = O Silmarillion (J.R.R. Tolkien) Amo demais esse livro, leio trocentas vezes pra quase decorar as genealogias, eras, acontecimentos cruciais, nexos entre as história. Meu livro preferido do professor.


Dia 10 - O primeiro romance que você lembra de ter lido = David Copperfiel (Charles Dickens) Esse livro me fez virar fã de romances e um fã de Dickens. É uma espécie de autobiografia mas o mais interessante é que ele não se foca em profundos, pessimistas dilemas românticos, na verdade as coisas são menos utópicas, mas ainda mais sofridas. O livro conta a vida de David, de sua infância tranquila coma mãe viúva até sua próspera vida adulta, mas o principal é que ocorre nesse tempo: seu amadurecimento, amores, enganos nos amores, toda sorte de sofrimentos, mortes dolorosas, condicionamentos, sua vida enfim.
O livro mostra bem a realidade da Inglaterra do século XIX, vitoriana, com suas classes sociais e imutáveis e problemas sociais alarmantes. Mas o que impressiona mesmo e torna o livro viciante e emocionante é a extrema sensibilidade do autor ao sofrimento, e seu enorme sentimentalismo que te faz querer viver naquela época por simplesmente amar aqueles personagens, suas dores, ou seja, todos os personagens-tipos te conquistam assim como suas histórias.


Dia 11 - O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura = Harry Potter e Câmara Secreta (J.K. Rowling) Eu já havia lido o primeiro livro e estava ansiosíssimo por esse. Li-o em um dia. E assim foi com todos os outros. Essa coisa de se ser absorvido por um livro, devorá-lo, ser hipnotizado por ele, coisas que tenho buscado, essa imersão, começou aqui. A trama é muito bem construída, cheia de reviravoltas e com um clima de suspense muito dez.


Dia 12 - Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado = Grandes Esperanças (Charles Dickens) Esse é um livro que amo de paixão. O problema foi que o final inconclusivo do amor de Pip e Estela, as tensões sociais envolvendo os dois. Eu previ que o final seria triste, previ como seria e que eu sofreria por lembrar um pouco coisas que aconteceram comigo. Depois de um tempo sem ler, voltei e terminei. Dito e feito: fiquei um mês deprimido, mais ou menos. Eu REALMENTE tenho uma relação tensa com os livros.


Dia 13- Livro favorito da infância = A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson) Minha avó tem esse livro, velho, sujo, capas caindo, há uns 40 anos, segundo ela. E foi um desses livros velhos da casa da minha avó que despertaram mesmo meu interesse pela leitura, Harry Potter só é mais emblemático. Mas os primeiros mesmos foram as enciclopédias velhas da casa dela e uns livros de aventura como esse. de narrativa fluida, gostosa, com um pouco suspense, adrenalina. Adorava, me divertia demais, lia muito dos meus 9 aos 12 anos.


Dia 14 - Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola = O Hobbit (J.R.R. Tolkien)
Difícil escolher só um, mas escolho esse aqui por achar que ele é uma excelente introdução ao maravilhoso hábito (vício, no meu caso) da leitura.


Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira = Edda Poética (diversos)
A Edda é uma compilação medieval de textos poéticos mais antigos, pré-cristãos, que versam sobre a mitologia nórdica e são as fontes mais confiáveis e antigas dessa mitologia. As histórias são fascinantes, os personagens, vívidos, tramas simples e até bobas, muitas vezes, mas com aquele traço peculiar de ensinamento moral, cósmico, social, cultural e religioso. Uma 'Bíblia' para qualquer apaixonado pela cultura nórdica e paganismo nórdico.


Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema = O Senhor dos Aneis (J.R.R. Tolkien)
PJ-haters que se explodam: essa foi a melhor adaptação já feita de um livro épico, provavelmente. Todo o essencial, e o espírito da obra de Tolkien está no filme, apenas com pequenos cortes e umas liberdadezinhas de criação.


Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada = Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J.K. Rowling)
Nem é uma adaptação tão ruim assim, mas aquelas cenas a mais, aquelas interpretações fajutas, a falta de espírito em tantas situações, não sei, a alma desse filme ofende meu gosto, mesmo o livro não sendo primoroso também. Muito malfeito.


Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias = O candidato (Pe. Antonio Olivieri)
Um dos últimos livros escritos pelo padre da paróquia da minha avó, antes de falecer em 2001. Foi publicada pela editora da diocese, edição tosquinha e que se encontra mais facilmente em casas de paroquianos que na livraria católica daqui, onde foi vendido. O livro não é nenhuma genialidade, conta a história de um carroceiro que acaba se tornando candidato e milagrosamente se torna prefeito da pequena cidade de Rio Branco.
Mais engraçado que o carroceiro narrando sua 'campanha' e eleição, é a análise simples e engraçadíssima da situação política da cidade e seus fatos corriqueiros. Livro simples, engraçado e que ainda me faz rir muito sendo uns dos poucos mais de 100 paroquianos a possuí-lo. E é uma excelente forma de lembrar do querido padre, que me batizou e me deu a primeira comunhão.


Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção) = Genealogia da moral (Friedrich Nietzsche)
Minha relação com Nietzsche sempre foi tensa, cheia de extremismos até a atual fruição saudável, e ainda hoje esse livro é um tapa na cara, uma demolição de todos os ideais que possamos ter de 'bondade', 'justiça', 'moral'. Aqui temos um psicólogo nato dissecando a alma humana, mostrando o que ela tem de mais podre e cruel e como essas feridas abertas são a ESSÊNCIA do homem. É mesmo um choque ter toda a história dos sentimentos morais a partir de nuances e perspectivas tão duras, realistas, nada românticas e idealistas, saber que existem diferentes tipos de morais, que a 'lei do mais forte' vale aqui também, no mundo humano: na mente, nos instintos, sociedade, política, arte, religião. Esse livro pode ter sido um dos responsáveis por uma das minhas piores crises existenciais, causada por excesso de arrogância e pseudo-independência, porque ele embriaga, envenena, fere, destroi.


Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada = Crônicas de Artur (Bernard Cornwell)
Só pra lhes causar um certo choque, principalmente a alguns cristãos, que se acham tão superiores aos 'pagãos'. Aqui os pagãos são os herois, os mártires, e os cristãos, os traidores, crápulas, falsos, arquitetos de mentiras, hipocrisias e farsas. Bom pra produzir um choque gritante e abrir novas visões.


Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure = Melhores Histórias da Disney

Hoje nem tenho tanta vergonha assim, mas já cheguei a esconder esse livro de amigos. É uma compilação das melhores histórias e contos de fada dos filmes Disney em forma de livrão. Adorava, adoro, foi muito especial e importante na minha formação e na minha iniciação á leitura.


Dia 22- Série favorita = Crônicas de Gelo e Fogo
Talvez seja cedo pra dizer mas... nunca li uma série que eu me viciasse tanto, a ponto de devorar páginas em poucas horas como essa. Envolvente, viciante demais. Acho que só Harry Potter me levou a tanto.

Dia 23- Livro romântico favorito = Os sofrimentos do jovem Werther (Goethe)
Como romântico, o livro que mais me emociona tinha de ser o romântico preferido. O romance espistolar que narra o amor impossível e desesperado do jovem Werther é muito especial pra mim, talvez até por ser narrado por ele mesmo, em cartas. Talvez por isso fale tanto ao coração e nos identifiquemos tanto com ele, com seus sofrimentos, dor, pânico, por seu amor enorme. Como ama aquele homem! Ama até a loucura, mas mais que loucura é amor mesmo e isso emociona até mais que seu final trágico.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu = O código da Vinci (Dan Brown)
Óbvio né, ainda que ele não tenha colocado mentiras dele, esse livro é um engodo gigantesco.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.


Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.

Dia 22- Série favorita: Pergunta difícil, mas como é para escolher apenas uma eu fico com A Torre Negra - Stephen King Os livros da série estão entre os meus preferidos, são geniais e viciantes.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.

Dia 22- Série favorita: Pergunta difícil, mas como é para escolher apenas uma eu fico com A Torre Negra - Stephen King Os livros da série estão entre os meus preferidos, são geniais e viciantes.

Dia 23- Livro romântico favorito: não gosto de livros que só falam de romance, então vou improvisar: Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo. Gosto deste livro porque nele o amor não é meloso nem sentimentalista. No enredo...
...o personagem principal Gilliatt, um marginal social, se apaixona por Deruchette e vence uma terrível provação para poder se casar com a moça. No entanto, percebe que Deruchette não tem a menor desejo por ele, Gilliatt então decide permitir que a moça case-se com quem quiser e deixa-se morrer no mar.
 
Dia 01- Seu livro favorito: pergunta difícil, nunca consigo dar a mesma resposta, mas dessa vez fico com O Livro dos Espíritos, cada vez que leio aprendo algo diferente, ativa minha autocrítica e me torna uma pessoa melhor, mais doce, mais humana.

Dia 02- O livro que mais odeia: Crepúsculo - Stephenie Meyer, porque usou vampiros sem personalidade como mero pano de fundo para um romance adolescente e enjoativo. O pior foi a onda da mídia que veio depois.

Dia 03- Um livro que te surpreendeu completamente (positivamente ou negativamente): O Cavaleiro e o Samurai - Orlando Paes Filho me surpreendeu negativamente porque eu esperava mais de um livro épico tão bem ilustrado e com uma proposta ótima de enredo. No entanto, o que obtive foram detalhes fúteis e repetitivos tentando melhorar uma história absolutamente previsível, superficial e massante. Além disso, muitos amigos meus indicaram os livros de Orlando Paes Filho como ótima leitura épica/medieval, então devo admitir que peguei o livro esperando mais.

Dia 04- Um livro que te faz lembrar de casa: mais uma pergunta difícil, creio que "Dewey, um gato entre livros" - Vicky Myron porque cresci rodeada de gatos (e ainda tenho 5 bichanos comigo atualmente) e a cada capítulo lembro das peripécias de meus gatos na casa em que eu vivia quando era criança.

Dia 05 - Um livro de não-ficção que você gostou: "Voltei" - Francisco Cândido Xavier, espírito Irmão Jacob: trata-se de uma leitura espírita que me faz refletir sobre meus reais interesses na vida e é muito eficiente para me lembrar o quanto devo me esforçar para me tornar uma pessoa melhor.

Dia 06- Um livro que te faz chorar: "A Cidade do Sol" - Khaled Hosseini, para mim uma história com pessoas inocentes e indefesas sendo tiranizadas por homens é o suficiente para me fazer chorar.
Sou meio sensível para essas coisas.

Dia 07- Um livro que é difícil de ler: "Ecce Homo" - Nietzsche, o conceitos dele são bastante abstratos e, se você não se situar corretamente na época em que ele escreveu o livro, não vai entender aonde Nietzsche que chegar e nem o por que. Aliás, preciso reler esta obra para ver se entendo-a melhor.

Dia 08- Um livro que não é famoso e que você acredita que deveria ser um best-seller: "Xogum" - James Clavell o enredo é muito empolgante, os personagens são profundos e realistas, existe ironia, conspiração, aventura, romance e cultura em um só livro.

Pensando bem, acho que não poderia ser realmente um best-seller porque não trata de um tema polêmico como o Código da Vinci nem de um romance explícito como Crepúsculo.

Dia 09- Um livro que você leu mais de uma vez: "O Fantasma da Ópera" - Gaston Leroux adorei Erik e o enredo é muito interessante.

Dia 10- O primeiro romance que você lembra de ter lido: "O Fantasma de Canterville" - Oscar Wilde, foi indicado pela escola, e gostei muito. Fiquei com pena do fantasma.

Dia 11- O livro que fez com que você se apaixonasse pela leitura: Harry Poter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling, acho que li este livro quando tinha 9 anos, talvez 10. Só sei que depois disso nunca mais consegui parar de ler, pois descobri um mundo muito interessante e minha imaginação começou a expandir mais rápido. Despertou em mim uma espécie de vício, li este livro em 2 dias e a partir de então busco por livros sem parar.

Dia 12- Um livro que te absorvia tanto emocionalmente que você não conseguiu terminá-lo ou teve que deixá-lo um pouco de lado: Nunca larguei uma leitura, por mais difícil ou impactante que ela fosse. Mas um livro que me fez ficar triste e revoltada com a humanidade (ou falta de humanidade) foi "O menino do pijama listrado" - John Boyne. Injustiça é uma coisa que sempre faz soar as cordas mais emotivas que existem dentro de mim.

Dia 13 - Livro favorito da infância: O livro que eu mais lia (e relia) quando era criança era uma coletânea de contos de fada, mais especificamente "Um Tesouro de Contos de Fadas" (se quiser ver no Skoob está aqui) . Tem excelentes ilustrações (bem diferentes do lixo barato que a maioria das editoras faz para as crianças de hoje). As minhas história preferidas eram Rumpelstinkin e também a do Gato de Botas, esse livro foi parte importante da minha infância. Mais tarde eu doei o livro para uma menina carente, espero que o livro esteja povoando a imaginação de novas crianças até hoje.

Dia 14- Livro que deveria estar na lista de leituras obrigatórias da escola: acredito que na escola deve-se não apenas adquirir cultura por meio de clássicos mas também aprender a gostar de ler bons livros. Nem sempre nossos autores clássicos cumprem a parte de ensinar o jovem a tomar gosto pela leitura, como forma proveitosa de usar o tempo livre. Por isso recomendo "Caninos Brancos" - Jack London, é uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma.

Dia 15- Livro favorito lidando com cultura estrangeira: algo interessante de se estudar seria um pouco da sociedade japonesa do XX sob a forma de um romance cujo título é "Eu sou um gato" - Natsume Soseki. Trata-se das opiniões de um gato sobre seu dono, a vida e os relacionamentos humanos na sociedade japonesa do início do século passado. O livro é repleto de passagens onde ações comuns dos seres humanos são tratadas de forma ácida e reflexiva, pois o narrador se dá o direito de estar "fora" da sociedade, podendo analisá-la friamente.

Dia 16- Livro favorito adaptado para o cinema: sem dúvidas é O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien. Não faz mal que tenha alguns erros na adaptação ou algumas partes mastigadas demais, eu adoro esse filme e cada vez que assisto pego o livro para reler alguma passagem.

Dia 17- Adaptação para o cinema que foi completamente deturpada: "Eragon" - Christopher Paolini, além de ter acabado com qualquer possibilidade de futura adaptação ao cinema (pelo menos pelos próximos 10 anos), o filme feito eliminou o cerne e finalidade da estória do livro. Com adaptação de personagens, roteiro e ambientação terríveis, nunca sai com tanto desgosto do cinema.

Dia 18- Um livro que você adora e não é mais encontrado nas livrarias: se eu fosse responder esta pergunta a 3 anos atrás a resposta seria "O Vampiro Lestat" - Anne Rice, mas agora que a editora relançou todos os livros da autora com novas capas (por sinal horríveis), minha resposta não é mais válida. Então eu coloco aqui um livro que não é mais encontrado nas livrarias porque nunca esteve nelas: Hades I: Terra-Inversa - J. R. Moona trata-se de um livro de ficção, lançamento nacional deste ano, pouco conhecido talvez por falta de patrocínio e, consequentemente, divulgação. Eu gostei muito do livro, inovador na área de ficção fantástica brasileira e, ao meu ver, muito melhor que André Vianco. Espero que logo esteja nas Saraivas da vida.

Dia 19- Um livro que fez você mudar completamente de ideia sobre algo (não-ficção): foi "O Livro dos Espíritos - Allan Kardec" as explicações e argumentos lógicos e justos do livro me transformaram de uma pessoa negativa que detestava Deus e acreditava que a humanidade era um erro, para uma pessoa mais positiva e que espera da humanidade um futuro brilhante. Não acredito mais no acaso.

Dia 20- Um livro que você recomendaria para uma pessoa ignorante/racista/de mente fechada: “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno, pois trata de um preconceito muito comum no Brasil: o preconceito linguístico. Muitas pessoas "cultas" e letradas simplesmente desprezam e tem total aversão àqueles que não falam o português padrão (uma atitude bastante arrogante, não?), não estou dizendo que as normas gramaticais não devem ser respeitadas, mas sim que devemos apenas exigi-las no português escrito. O autor do livro afirma que aquilo que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o "Português não-padrão".
Fiz uma pequena resenha crítica do livro no Skoob.

Dia 21- Um livro que é um guilty pleasure: Acho difícil pensar em algo assim, mas eu li um livro bastante ridicularizado pelos críticos brasileiros "cultos": "O Alquimista" - Paulo Coelho. Não me interessa se dizem que Paulo Coelho não sabe utilizar a norma culta, não me interessa se ele plagiou ou não histórias populares, contos e livros árabes. Gostei do livro, me divertiu e me fez refletir sobre algumas coisas depois de ler. A experiência foi válida.

Dia 22- Série favorita: Pergunta difícil, mas como é para escolher apenas uma eu fico com A Torre Negra - Stephen King Os livros da série estão entre os meus preferidos, são geniais e viciantes.

Dia 23- Livro romântico favorito: não gosto de livros que só falam de romance, então vou improvisar: Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo. Gosto deste livro porque nele o amor não é meloso nem sentimentalista. No enredo o personagem principal Gilliatt, um marginal social, se apaixona por Deruchette e vence uma terrível provação para poder se casar com a moça. No entanto, percebe que Deruchette não tem a menor desejo por ele, Gilliatt então decide permitir que a moça case-se com quem quiser e deixa-se morrer no mar.

Dia 24 - Um livro sobre o qual depois você descobriu que o autor mentiu: não conheço.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo