• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desabafo de uma má leitora.

Como sou novo no forum, e não totalmente a par dos habitos de alguns, acredito que um caderno de anotações seria uma boa ideia para ti. Desenvolver o habito da escrita conforme as impressões pos leitura, acredito que contribuiria.
 
Olá, amigos. Faz muito que eu visito o fórum Meia Palavra, mas decidi desabafar sobre algo que percebi, acontece comigo.

Eu leio bastante, como a maioria aqui, mas não consigo fazer nenhum comentário sobre o que li, nem mesmo uma resenha. Como se eu fosse uma leitora passiva, recebesse a informação (decifrando o código, ou seja, linguagem) sem questioná-la. Como fazemos quando assistimos à um filme.

Fiz dezoito anos há um mês. Lia Agatha, Sidney Sheldon e etc, agora eu leio clássicos da literatura universal.

Como eu disse, eu leio sem problemas, mas não consigo exprimir o que leio. Na verdade não costumo pensar muito na leitura, leio um livro pensando em outro. Me sinto isso mesmo: uma má leitora.

Não sei, talvez vocês possam me ajudar, eu quero deixar de ser uma má leitora.

Att

Luisa Oliveira.


Então cara... não precisa ficar deprimida.
Ler é como se masturbar, por mais esdruxulo que pareça a comparação.

A leitura é uma exercício nobre por natureza e geralmente feita na solidão. Você até pode compartilha-la com os outros, mas não é tão legal quanto executa-la sozinha, na santidade do seu local escolhido.

Não se preocupe com transmitir de forma verbal tudo aquilo que absorveu com a leitura, porque as vezes são experiências que tem mais significado interno. Também não se incomode de ler um livro pensando em outro. Você é jovem, ainda tem tempo de ler mais e mais, logo, é natural que deseje outros livros ou que não se sinta saciada com aquele que está em suas mãos no momento.

Não existem padrões que ditem quais são os bons ou mals leitores, por mais que uma galerinha tente cria-los. Você ainda vai encontrar muito "pseudo entendidos" que, assim como tudo na vida, vão tentar cagar regras para te colocar dentro de uma classificação qualificativa. Sugiro que não de muita importância para essas pessoas.

No mais, leia, sempre que puder e onde for conveniente. Só de estar com um livro ou e-read nas mãos, sua credibilidade será maior, mesmo que você não consiga transmitir diretamente o que entendeu da leitura.

Acredite quando digo que "os livros lidos transpiram no nosso suor" (frase bonita, espero usar mais vezes).
 
Enquanto pessoas da sua idade leem gibis, você está entrando nos clássicos da literatura mundial, né.
Não queria falar, mas acho que senti um forte preconceito com os gibis.

Seria Dona Ana Carolina uma hater de gibis? Fica ai a polêmica.
 
Outra dica que te dou é pesquisar sobre o livro antes de partir para a leitura. No caso de O Duplo: Quem foi Dostoiévski? Em quais circunstâncias ele escreveu este livro? E coisa e tal. Isso sempre ajuda.

Isso que o Anderson falou eu acho importante; é essencial ter idéia das circunstâsncias que levaram o escritor a escrever aquela obra, naquele momento. Sem essa informação, pelo menos para mim, a história fica incompleta.
 
Ler é como se masturbar, por mais esdruxulo que pareça a comparação.

A leitura é uma exercício nobre por natureza e geralmente feita na solidão. Você até pode compartilha-la com os outros, mas não é tão legal quanto executa-la sozinha, na santidade do seu local escolhido.


No mais, leia, sempre que puder e onde for conveniente. Só de estar com um livro ou e-read nas mãos, sua credibilidade será maior, mesmo que você não consiga transmitir diretamente o que entendeu da leitura.

Acredite quando digo que "os livros lidos transpiram no nosso suor" (frase bonita, espero usar mais vezes).

:lol

Isso ficou confuso, primeiro a leitura é como masturbação e deve-se ler na solidão, depois pode ler aonde e sempre que puder. Mas porfavor, diga que isso vale somente para a leitura e para os voyers.
 
Eu nem sei o que falar sobre esse comentário do Breno porque estou traumatizada seriamente. Poderia comparar a leitura com qualquer coisa, menos com isso. Aliás, eu gosto de compartilhar meus livros. Isso faz de mim o quê?

E se responder, se prepare pra morrer, Breno
 
:lol

Isso ficou confuso, primeiro a leitura é como masturbação e deve-se ler na solidão, depois pode ler aonde e sempre que puder. Mas porfavor, diga que isso vale somente para a leitura e para os voyers.

Como eu disse: "Você até pode compartilha-la com os outros, mas não é tão legal quanto executa-la sozinha, na santidade do seu local escolhido" Não disse que você DEVE fazer isso ou NÃO DEVE fazer aquilo. E essa parada de comparar a literatura com a masturbação eu copiei de um amigo.

Se você reparar, são duas coisas muito parecidas em vários aspectos, porém o mais óbvio são os efeitos que causam na pessoa e a maneira como ela executa as duas ações.

Você não fica por ai lendo alto, fazendo questão de que todas as pessoas escutem ou leiam em conjunto. Geralmente, repito: GERALMENTE, a leitura é uma ação de solidão, onde você fica num canto escondido de todos e dos seus barulhos, procurando um estado de paz para poder entrar de de cabeça na história e poder absorver todas. A masturbação é quase isso ai. Pros menininhos funciona de uma forma MUITO parecida mesmo. A imagem da solidão que se volta para o auto conhecimento, a descoberta de um mundo novo, o poder da imaginação (que as vezes transforma uma baranga numa gostosa).

O que distancia as duas coisas é o preconceito que a sociedade tem. Preconceito com relação ao livros, onde todo leitor é taxado de "inteligente" ou "sábio", quando sabemos que não é verdade, as vezes o cara só gosta de ler. E preconceito com a pessoa que se masturba, que tende a ser vista como uma "pecadora" ou "imaturo".

Entendeu agora caro amiguinho do fórum?

Eu nem sei o que falar sobre esse comentário do Breno porque estou traumatizada seriamente. Poderia comparar a leitura com qualquer coisa, menos com isso. Aliás, eu gosto de compartilhar meus livros. Isso faz de mim o quê?

E se responder, se prepare pra morrer, Breno

Tu sabe que não tenho mais medo de ti, né?

E respondendo: Olha... eu não sei o que isso te torna, mas também não sou um cara preconceituoso. Enquanto você estiver compartilhando o que é seu e não estiver fazendo mal aos outros, vai estar tudo de boa.

u.u
 
Hmm, prometo que vou tentar fazer isso

Promete? Êta até me senti importante agora.

Voltando ao assunto. Seu objetivo é escrever resenhas profissionais ou só saber conversar sobre o que você leu? Se for só conversar sobre, você pode também ir no setor de literatura aqui do fórum mesmo, procurar um livro ou autor que você conheça (se não tiver, crie um tópico) e se meter no "quebra-pau", ler o que os outros escreveram e falar o que você achou, sem medo de falar merda, todos nós falamos. Eu mesmo tenho um blog dedicado a essa arte (falar merda).
 
Cara, vi primeiro só o inicio desse tópico e deixei pra lá... não pensei que fosse chegar nisso tudo :rofl:

É que nem lá no meu facebook - tem uma galera que cria uns posts assim nada a ver aí vai enchendo cada vez mais de coisas aleatórias(por vezes absurdas) - tem posts lá que já tem acho q mais de 500 comentários :dente:
 
Tem muita coisa interessante nesse tópico. Com certeza pode ajudar muitas outras Luisas.=D
 
Não imaginei tamanha repercussão também.

Quero, claro, agradecer a todos. Quando escrevi isso, temi que rissem de mim ou qualquer coisa, mas resolvi dar a cara a tapa, como diz o ditado. Vocês ajudaram muito. Farei um esforço para deixar de ser uma má leitora, e quem sabe, em alguns meses surja o tópico "desabafo de uma ex-má-leitora"? Enfim, obrigado pelas dicas, recomendações, etc.

Hoje à noite eu viajo, vou pra fazenda e lá não funciona internet, mas eu volto em breve. Obrigado, mesmo.
 
Quanto a memória eu cito um aforismo de Nietzsche que diz ser sorte das pessoas sem memória, pois podem saborear algo muitas vezes como a primeira vez. Eu sofro dessa falta de memória, mas a arte é um estado de espírito, as leituras se embrenham em nossas vidas, criticamente ou não relativa há um texto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo