• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desabafo de uma má leitora.

acho q vc precisa desencanar, lu.

ond tá escrito na bíblia q vc precisa resenhar e comentar os livros q lê? escrever só por escrever ou p aparecer é a coisa + chata e inútil do mundo. eu já escrevi dezenas d resenhas mas hj me enche o saco. agora só resenho ou comento os livros q d alguma forma sacodem a minha cachola. e ñ é q ñ saiba escrever, simplesmente ñ vejo graça. e talvez seja isso q esteja acontecendo contigo, vc (ainda) ñ se motiva ou entusiasma a resenhar/comentar. e isso ñ é pecado.

afinal, vc ñ será menos leitora se ñ for escritora ou comentarista. pelo contrário.

Como assim pelo contrário? haha
 
Pois é, eu também. Nunca escrevi uma resenha na minha vida, ao menos não me lembro.:hahano:


O problema não é escrever uma resenha, mas sim exercer minha opinião sobre algo que li e gostei. E isso me passa a impressão de que eu não li algo. É como se eu lesse no piloto automático. E isso me irrita profundamente. Mas ao que me consta, eu posso "sanar" isso lendo e lendo cada vez mais.
 
Não acho que importa se você lê clássicos ou livros mais simples, o que importa é gostar da história nele. O primeiro livro que eu li inteiro, por vontade própria foi aos 19 anos (antes disso lia resumos pra escola e enrolava bem), foi Misto Quente do Bukowski. Não é um livro complexo, mas também não é popular, não agrada a muita gente por causa do vocabulário e da forma explícita que ele descreve as coisas mais repugnantes do submundo norte-america, mas é isso que eu gosto e foi com esse tipo de literatura que eu me identifiquei. Aos poucos fui me jogando em outros estilos e conhecendo novos autores e é assim com tudo na vida. Aconteceu o mesmo comigo com a música e o cinema.
Quanto a analisar o livro, isso é mais complicado. Eu não consigo descrever o estilo técnico de autor nenhum, porque não tenho o conhecimento para isso, não faço ideia do estilo, simbolismos, formas, nada, só a história. Quero aprender mais sobre isso, mas um passo de cada vez.
Sugiro apenas que, quando estiver lendo (independentemente do horário), apenas leia. Tente esquecer do mundo a sua volta, música, problemas, tudo isso só vai atrapalahar.

Farei isso, Raphael. Tentarei esquecer o próximo livro e me concentrar no "atual".
 
Luisa, também tenho 18 anos e passei (e acho que ainda estou passando) por um momento EXATAMENTE igual ao seu. Sempre li pra caramba, mas não tinha o costume de escrever resenha nem comentário nenhum sobre os livros, e achava um pouco complicado falar sobre eles. Quando realmente me dei conta disso, fiquei mal, e matutando a minha cabeça com esse tipo de pensamento, "sou uma má leitora". Ver as resenhas imensas pela internet muitas vezes só ajudava a aumentar ainda mais essa sensação de inferioridade.

Mas você já tentou de fato escrever suas resenhas? Eu me achava uma péssima escritora, mas pouco me esforçava para melhorar. Ano passado, entrei, meio receosa, no Desafio Literário (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/), em que os participantes leem livros dos assuntos determinados em cada mês e escrevem sobre eles. Eu jurava que ia acabar desistindo, mas entrei mesmo assim; não só fui até o final como melhorei demais como escritora, minhas notas na escola provam isso. Quem sabe você não pode tentar fazer o mesmo? É uma brincadeira, uma obrigação sem ser necessariamente uma obrigação. É claro que você vai precisar fazer um esforço, sentar e pensar no que falará; no começo pode não ficar tão bom como você esperava ou gostaria, mas também não pode parar no meio. A gente só aprende a escrever escrevendo! :D Em pouco tempo já fica mais fácil falar sobre as leituras.

E talvez a história de ler um livro pensando no outro não seja mesmo a melhor ideia...pense no outro, depois leia o atual! XD Mas não force você mesmo a entender o que o autor quis dizer e essas coisas. também fico um pouco irritada quando leio um clássico super aclamado e não consigo ver muita coisa entre as entrelinhas ou algo assim, mas isso não é exatamente obrigatório, sabe? Você lê por prazer, certo? Então continue a fazer isso, sem perturbar você mesma com pensamentos ingratos - pode ter certeza de que isso vai acabar piorando tudo. Leia, leia, leia; se quiser, pegue um caderno (ou abra o Word) e anote tudo o que vier na sua cabeça sobre a história que estiver lendo no momento, fazer isso me ajuda muito.

Espero ter ajudado de alguma forma!

Ownt, esse site funcionou contigo? Eu acho que pode ajudar sim, darei uma olhada. Mas escrever é só um dos problemas, quando eu me pergunto o que entendi do livro que li, percebo que não tenho uma resposta construtiva. Mas com certeza você ajudou muito, todos ajudaram.:clap:
 
Tá, vamos testar o seu "problema". Diz o último livro que você leu.
 
É um tópico interessante. Mas eu não posso ajuda-la, Luísa. Infelizmente, eu não posso. Nem sei se alguém aqui pode. Como eu disse no começo do post e outras pessoas reforçaram. Continue lendo, creio que se falta algo (senso crítico, maturidade), virá com o tempo e muita leitura. Eu também comecei lendo best sellers e hoje leio clássicos. Não costumo escrever resenhas e o diabo a quatro. Talvez eu também seja um mau leitor, segundo sua teoria.:blah:

Talvez você tenha apenas uma dificuldade em escrever sua opinião sobre qualquer assunto;
 
Eu nunca li nada do Dostoiévski (juro por Deus). Agora me diga, do que se trata esse livro? É alguma viagem filosófica maluca? Você me aconselharia a ler?

(Só responde as perguntas, vamos devagar. Eu acho que você precisa é de um incentivo ^^ )
 
Eu nunca li nada do Dostoiévski (juro por Deus). Agora me diga, do que se trata esse livro? É alguma viagem filosófica maluca? Você me aconselharia a ler?

(Só responde as perguntas, vamos devagar. Eu acho que você precisa é de um incentivo ^^ )

O livro conta a história do conselheiro titular Golyadikin. Ele tem uma visão distorcida sobre si mesmo. E acha que todos estão contra ele, de alguma forma. Acaba, que depois de uma festa (que ele não foi convidado) ele se depara com o seu próprio duplo, só que melhorado. Este duplo se passa por ele, ou seja, quer roubar seu lugar. Obviamente, o duplo é coisa da cabeça dele.
 
Luísa, começou logo lendo O Duplo? É uma novela ímpar na obra de Dostoiévski. Golyadkyn é realmente uma figura. Eu ri muito lendo esse livro. E me identifiquei com a personagem. Engraçado que as vezes temos uma imagem nossa totalmente errada de nós mesmos. Às vezes eu tenho a impressão de que as pessoas estão falando de mim, é pura paranoia, quase sempre.
 
Um ótimo começo, querida! Agora tente fazer isso (comentar) em outros tópicos e até abra mais tópicos se for o caso. Conseguiu uma vez: contou sobre o que é o livro, emitiu uma opinião sobre o personagem, não contou o final do livro. Acredito que você consiga fazer isso por todo o fórum. =]

Se quiser papear, me mande uma mensagem privada.
 
Você conseguiu comentar sobre algo que leu. E pegou bem o espirito da obra, ou seja, não deixou o livro "passar em branco", como você acha que faz. Parabéns, garota! Com o tempo e prática você escreve mais e melhor. Agora, é só relaxar e ler muito. :p
 
Esse smile de beijo na boca é meio tenso, mas tá tudo certo! Disponha =]
 
Você podia ler algum ensaio sobre literatura, Luísa. Ou então lê Sobre a Literatura ou Quase a Mesma Coisa. É do Humberto Eco.
Outro que eu recomendo (mesmo sem ter lido, ainda) é Como e Porque Ler, do Harold Bloom.

Outra dica que te dou é pesquisar sobre o livro antes de partir para a leitura. No caso de O Duplo: Quem foi Dostoiévski? Em quais circunstâncias ele escreveu este livro? E coisa e tal. Isso sempre ajuda.
 
Acho que tem livros e livros.
Alguns não há muito oque falar mesmo, são feitos somente para entreter e são bons nissos. Então a resenha é feita em volta da história, tomando cuidado para não falar muito sobre a trama para não estragar as surpresas, que são o melhor da história, ali pode se falar dos personagens, da escrita do autor e seu dinamismo sua opnião sobre a história e mais algum bla blá blá para encher a página e a resenha saltar bonitona aos olhos.
E a livros onde a história não é o foco principal e sim os questionamentos e dilemas que ela coloca em pauta, ai você acaba resumindo a história e coloca os pontos que o autor levanta e expõe sua opnião.

Uma coisa que ajuda é voce ler resenha de outras pessoas antes de escrever a sua. Assim você tem vários pontos de vista e pode montar o expor o seu de forma mais completa, além de ter apoio para colocar algum trecho que você lembrou lendo a resenha alheira e o autor não citou.
O resto creio que é encher linguiça. Nunca escrevi nenhuma resenha, no máximo um resumo muito do sem vergonha.

Mas quer saber de um segredo, comece falando de um assunto aleatório, depois diga que se lembrou daquilo porque leu o livro.
Pronto, teu texto ficará supimpa e com ar de intelectual.

Assista os Simpsons, os escritores são mestres em fazer isso, começa em um assunto e quando você percebe o episódio foi sobre um assunto totalmente diferente e usou a introdução somente como gancho.
Funciona bem em redações da escola e em colunas de revista de fofocas!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo