• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Deputado Jair Bolsonaro. Bolso o quê?!?

RE: uai

JLM disse:
ricardo, mas ñ seria preferível saber declaradamente quem são os racistas e discriminadores, bem como quais são os seus argumentos, ao invés d preferir q eles ajam calados, na surdina, por debaixo do pano, d um modo q os ofendidos ñ consigam se defender? nós ñ conseguiríamos nos defender melhor d 1 mal q vemos claramente?

a questão então ñ estaria indo + pra uma hipersensibilidade ao q gostaríamos d ver & ouvir em vez d ao q deve ou ñ ser exposto como opinião, mesmo q preconceituosa? já pensou na frase do philip pullman, "ngm tem o direito d ñ ser ofendido"?

e isso ñ seria o começo da censura, pois quem é o habilitado a julgar oq deve ou ñ ser dito? vc, eu, o povo? se vc disser q vivemos em uma democracia e o povo é q deve ser o censor-mor, então bolsonaro, eleito com 120 mil votos do povo, ñ estaria ñ só autorizado, mas escolhido democraticamente pra falar oq quiser?

Entendi seu posicionamento JLM , é mais fácil defender de um Bolsonaro declarado do que oculto, o problema que nem todos têm o bom senso, e como aconteceu na escola no Rio de Janeiro algum desequilibrado resolve seguir o que ele fala, essa a minha preocupação.Acontece que racismo é crime como todos nós sabemos e para não banalizar a liberdade de expressão, no meu entender não podemos extrapolar e no caso como o Bolsonaro o que ele diz serve como incentivo para atos de violência contra determinados grupos.Li em algum lugar que um emissora de rádio na França estava por perder a concessão pública por fazer declarações racista.Não sou Advogado mas entendo que o direito tem um limite.Como ressaltou a Clara essas palavras podem servir para atos violentos.CENSURA é fora de cogitação, não pode é haver abusos em nome de um direito de expressar que é de todos.Duvido que o pessoal da moderação desse fórum deixaria ele falar o que disse na entrevista, sem algum tipo de punição.
 
Clara disse:
(...)já pensou na frase do philip pullman, "ngm tem o direito d ñ ser ofendido"?

Aí já é uma opinião mesmo, questão de gosto.
Me desculpe JLM, sei que você acha o Phillip Pulman "o cara" mas pra mim ele é um xarope de marca maior e esse vídeo é uma prova concreta disso (ainda que eu goste muito das histórias dele).
Como assim "ninguém tem direito de não ser ofendido"?
Além de uma questão de "liberdade" é uma questão de educação também.
Mais ou menos como alguém soltar um pum na sua cara, te dar um soco ou arrotar em público e você não ter direito de se ofender, de ficar puto.
Tá bom... ¬¬
Duvido que ele não se ofenda com ataques a ele, aos seus escritos ou a alguém de sua família.
Mas enfim, isso (que ele se ofende) nem eu nem ninguém poderá provar, mas que é hipocrisia e insensatez o cara falar isso, é. ¬¬

acho q vc entendeu errado a expressão, clara. "ngm tem o direito a ñ ser ofendido" é bem diferente d defender "o direito a ofender". a questão é q mtos se ofendem só por alguém pensar diferente e declarar isso. epicteto já dizia q ñ existem ações más, mas as nossas interpretações e opiniões pessoais é q classificam as ações de outros como boas ou más. alguém pode falar mal do seu nariz e vc ficar ofendida e retaliar. outro alguém pode falar do meu e eu vou concordar e dar risada. ou vice-versa. e eu sou bem estóico.

o ricardo admitiu q ñ entende d direito, mas eu entendo. o bolsonaro ñ cometeu crime algum, segundo as nossas leis. nem tudo q é contra o senso comum d moral é crime no brasil. já ouviu falar em imunidade parlamentar? poizé. embora a preta gil e outros queiram processá-lo, repare q + é para aproveitar a onda e aparecerem dq condenarem ele penalmente. oq ele disse é ofensivo para mtos, mas ele ñ vai sofrer nenhuma sanção por causa disso. pelo contrário, é bem possível de se reeleger dnv.

oq eu penso é o seguinte, se a lei brasileira ñ condena o bolsonaro, mesmo ele nos ofendendo com ideias retrógradas e imbecis, apóio o direito d ele falar as merdas dele. até pq é uma maneira d enfatizar os argumentos fracos dele e mostrar q estou certíssimo por pensar diferente.
 
JLM disse:
(...) embora a preta gil e outros queiram processá-lo, repare q + é para aproveitar a onda e aparecerem dq condenarem ele penalmente. oq ele disse é ofensivo para mtos, mas ele ñ vai sofrer nenhuma sanção por causa disso. pelo contrário, é bem possível de se reeleger dnv.

Parece que todo mundo tá querendo se aproveitar disso.
Ele (Bolsonaro) principalmente.

Ficarei espantada é se ele não se reeleger. :seila:
 
pra complementar oq eu disse:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/897860-caso-bolsonaro-reabre-discussao-sobre-imunidade-parlamentar.shtml
 
"o ricardo admitiu q ñ entende d direito, mas eu entendo. o bolsonaro ñ cometeu crime algum, segundo as nossas leis."

Acho que vc que não leu ou não quiz entender JLM , não sou da área mas quem é já deu o parecer.

“O que se viu nas palavras do deputado Bolsonaro foram termos inadequados, grosserias inoportunas, de fundo nazista e discriminador. Em qualquer país europeu, se lá tivesse dito o disse aqui sofreria pesadas consequencias. Deixar esse deputado impune e assistir calado uma agressão á ordem democrática."

Professor de Direito da UFMG Antônio Álvares da Silva

Será que ele não cometeu crime algum ?.Minha resposta tá embasada, e a questão pode sim ser entendida como apologia ao racismo.Esse deputado vai dar trabalho para sua defesa.Eu também não sou obrigado a concordar com palavras discriminatórias do Bolsonaro, por isso opinei, aí entra a liberdade de expressão e não é preciso de ser bacharel em Direito.Tem muito Advogado que acha que entende.Apologia é crime?

"A Lei 7.716, de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, inclui, no seu Art. 20, “que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” é crime passível de reclusão de um a três anos e multa. " JLM reflita um pouco mais sobre o assunto.
 
ricardo campos disse:
Em qualquer país europeu, se lá tivesse dito o disse aqui sofreria pesadas consequencias.

A Europa tem uns 50 países.
Será?
 
ricardo campos disse:
JLM reflita um pouco mais sobre o assunto.

pelo jeito vc ñ leu oq eu citei sobre imunidade parlamentar. políticos ñ cometem crime algum expressando suas opiniões sobre assuntos d sua alçada. e se quiserem descaracterizar as declarações dele d políticas para pessoais vai um loooooongo caminho. até parece q vc ñ conhece como o congresso funciona. para se condenar 1 político é preciso q a maioria dos seus colegas achem q ele fez algo errado. é ingenuidade pensar q isso vai acontecer no caso dele. ñ há polêmica alguma fora da internet, como a mídia mesmo comprova. e sem polêmica, político ñ ataca coleguinha político. eu ñ apoio bolsonaro, mas nem por isso ñ vou entrar na onda dos q falam & falam abobrinhas de racismo, preconceito & discriminação sem conhecerem lhufas da lei & da realidade do congresso e dizer q ele vai ser condenado por crime q ñ cometeu. se vc acha isso ruim, ñ culpe a mim, culpe as leis do teu país.

ricardo campos disse:
“O que se viu nas palavras do deputado Bolsonaro foram termos inadequados, grosserias inoportunas, de fundo nazista e discriminador. Em qualquer país europeu, se lá tivesse dito o disse aqui sofreria pesadas consequencias. Deixar esse deputado impune e assistir calado uma agressão á ordem democrática."

Professor de Direito da UFMG Antônio Álvares da Silva

para né. utopia em alta. o cara é professor mas ñ mencionou lei alguma. pq? pq ñ se aplica. me cite 1 caso, ñ precisa d + ñ, apenas 1 caso, d político condenado por "termos inadequados, grosserias inoportunas, de fundo nazista e discriminador". achou algum? poizé, isso ñ existe no brasil. duvida d mim? me procura no final do ano e diz o resultado desse bafafá todo. já te adianto: um grande nada.
 
Calib disse:
ricardo campos disse:
Em qualquer país europeu, se lá tivesse dito o disse aqui sofreria pesadas consequencias.

A Europa tem uns 50 países.
Será?






Ele escreveu de forma genérica, porque não quis citar um país específico não sei, mas entendi o que ele escreveu e tentou passar, aqui não se aplica as leis como lá, Alemanha, França etc.




JLM disse:
ricardo campos disse:
JLM reflita um pouco mais sobre o assunto.

pelo jeito vc ñ leu oq eu citei sobre imunidade parlamentar. políticos ñ cometem crime algum expressando suas opiniões sobre assuntos d sua alçada. e se quiserem descaracterizar as declarações dele d políticas para pessoais vai um loooooongo caminho. até parece q vc ñ conhece como o congresso funciona. para se condenar 1 político é preciso q a maioria dos seus colegas achem q ele fez algo errado. é ingenuidade pensar q isso vai acontecer no caso dele. ñ há polêmica alguma fora da internet, como a mídia mesmo comprova. e sem polêmica, político ñ ataca coleguinha político. eu ñ apoio bolsonaro, mas nem por isso ñ vou entrar na onda dos q falam & falam abobrinhas de racismo, preconceito & discriminação sem conhecerem lhufas da lei & da realidade do congresso e dizer q ele vai ser condenado por crime q ñ cometeu. se vc acha isso ruim, ñ culpe a mim, culpe as leis do teu país.

ricardo campos disse:
“O que se viu nas palavras do deputado Bolsonaro foram termos inadequados, grosserias inoportunas, de fundo nazista e discriminador. Em qualquer país europeu, se lá tivesse dito o disse aqui sofreria pesadas consequencias. Deixar esse deputado impune e assistir calado uma agressão á ordem democrática."

Professor de Direito da UFMG Antônio Álvares da Silva

para né. utopia em alta. o cara é professor mas ñ mencionou lei alguma. pq? pq ñ se aplica. me cite 1 caso, ñ precisa d + ñ, apenas 1 caso, d político condenado por "termos inadequados, grosserias inoportunas, de fundo nazista e discriminador". achou algum? poizé, isso ñ existe no brasil. duvida d mim? me procura no final do ano e diz o resultado desse bafafá todo. já te adianto: um grande nada.







Data vênia, meu caro JLM, no caso o país em questão não é meu, e sim o nosso.Claro que conheço como funciona o congresso nacional, negar que há corporativismo lá seria o mesmo que negar a existência do sol. Mais entre acreditar ou não na condenação do Bolsonaro e ter que assistir impassível as coisas absurdas que ele diz, prefiro morrer com minhas utopias e convicções a concordar com ele. Tudo depende da pressão popular em cima do caso. Ficha limpa passou.
Infringir a constituição ele infringiu, tanto é que já foi chamado na comissão de ética, e ele negou que fosse racista, claro se afirmasse estaria cassado mesmo com a má vontade e corporativismo da casa. Podemos citar
Art. 5º da Constituição Federativa do Brasil, por sua vez, define que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (…).

Nas palavras dele a relação entre um homem branco com uma mulher negra é promiscuidade. Cotista não tem a mesma capacidade de não cotista, ou um pai deve torturar o filho se ele estivar usando drogas etc.Meu avô negro casou e constitui família com minha avó branca, eles tiveram uma relação promíscua? Não, constituíram família e cuidaram de todos na medida do possível com os parcos recursos financeiros honestamente diga-se de passagem, não posso negar minhas raízes e concordar com parlamentar que agride pessoas com palavras grosseiras e racistas. Desculpe prefiro ser utópico.

Ou Recurso Especial 157805/DF prevê que “Incitar, consoante a melhor doutrina é instigar, provocar ou estimular e o elemento subjetivo consubstancia-se em ter o agente vontade consciente dirigida a estimular a discriminação ou preconceito racial. Para a configuração do delito, sob esse prisma basta que o agente saiba que pode vir a causá-lo ou assumir o risco de produzi-lo (dolo direto ou eventual).”


Será que ele incita, provoca, assume o risco? Não estamos criando um monstrengo (em nome da liberdade de expressão) hoje para nos assustar amanhã? Quantas pessoas ele pode influenciar negativamente? Meu caro, não quero ser o dono da verdade e nem pretendo, mas não podemos ser coniventes com tais fatos se ele vai ser punido ou não cabe a pergunta qual país estamos “plantando” para os nossos filhos amanhã?


CPP.Art. 140 injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. O § 3º da mesma lei,estabelece que “se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, a pena é de reclusão de um a três anos e multa.

As leis estão aí, precisamos é que sejam aplicadas, cabe no caso em questão a quebra de decoro parlamentar, agora vai depender dos nossos legisladores “a grande casa do povo”, e isso foge de nossa vontade ou da minha como queiram.

O professor citou a inviabilidade de opinião e palavras dos deputados, mas ponderou que essa inviolabilidade não poderá ser utilizada como arma contra o povo que concedeu o mandato (sociedade como um todo, não apenas os que votaram nele) disse que todo direito é finalístico, fez uma explanação genérica do fato, até porque o jornal que publica os artigos dele abrange diversas camadas de leitores, não tem um público alvo em si, se fosse para uma revista jurídica teria espaço para explanar de forma mais específica acredito eu. Citei apenas um pequeno trecho do artigo, se conseguir postar ele completo vou postá-lo aqui, para melhor entendimento.
Você pode até estar certo quanto a não punição isso é subjetivo, vai depender dos congressistas na maioria achar que deva ou não ser cassado o mandato por quebra de decoro, mas não concordo quando diz que ele não cometeu crime, sim ele cometeu e abusou da inviolabilidade parlamentar a meu entender é claro, e parece que o professor Antônio Álvares da Silva entendeu a mesma coisa, tem fundamento jurídico o que penso.Que o país esteja bem no final do ano, assim espero.
“Ideologia!
Eu quero uma pra viver ” Cazuza
 
ricardo campos disse:
Infringir a constituição ele infringiu, tanto é que já foi chamado na comissão de ética, e ele negou que fosse racista, claro se afirmasse estaria cassado mesmo com a má vontade e corporativismo da casa.

deputados e senadores são chamados pela comissão de ética todos os dias. e ngm se auto identifica como culpado. se a comissão de ética ñ teve forças pra punir tubarões como barbalhos, acms &cia, ñ será o lambari bolsonaro quem vai ser o 1º.

e vc acha q qdo eu disse q ele ñ cometeu crime eu fiz questão d esquecer os artigos q vc citou? kkkkkkkkkkk para cada 1 citado por vc tem mtos outros q os rebatem, sendo 1 deles o 53 da CF. e para os q eu citar tb haverá mtos os rebatendo e assim em diante ad infinitum. essa é a maravilha e a desgraça do direito. ñ se canse em tentar provar aquilo q nem os + entendidos q eu ou vc vão provar. agora q a poeira baixou, q ñ é + notícia, ficou 1 gosto amargo na boca dos revoltados q estão vendo a coisa simplesmente continuar como está. mas o gosto é só pra lembrar q nem tudo q é injusto no brasil é crime. e nem tudo oq é crime pra nós é pra classe política. e mesmo se for crime, ainda tem a parte da falta d punição, da pizza. são várias camadas d entraves criados propositalmente pra isso pra q uma simples ideologia ou utopia consiga traspassar. oq eu tento provar aqui é q dessas fases, a acusação ao bolsonaro ñ chegou a passar nem da 1ª.

fica a pérola:

jair bolsonaro disse:
"Se eu cometi o crime de racismo porque não mandaram me prender ainda?"
 
Imunidade parlamentar?

A Inviolabilidade, por opiniões, palavras e votos abrange os parlamentares federais (art. 53, CF 88), os deputados estaduais (art. 27, § 1º, CF 88) e, nos limites da circunscrição de seu Município, os vereadores (art. 29, VIII, CF 88)- sempre no exercício do mandato.

Imunidade Formal - § 2º - Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão;

O STF entende que sentença condenatória criminal transitada em julgado também é fato que autoriza a prisão de deputados federais e senadores, por ser conforme o art.15 da CF/88 fato que gera a suspensão dos direitos políticos, enquanto durarem os efeitos da pena.
Fonte: Wikipédia mente
 
Só um pitaco... o art5º da Constituição fala mesmo que todos são iguais, isso todo mundo sabe.

MAS quem estudou (sim, me formei em Direito) sabe que o ordenamento juridico deixa claro também, que existem diferenças e que essas devem ser respeitadas.

Exemplos? A Constituição protege a VIDA acima de tudo, logo, matar é contra a lei certo? Nem sempre. Policial em serviço, pessoas comuns em legitima defesa...

E nesse caso: assim como temos o direito de expressar opiniões, temos certo "limites" determinados em lei, mas que não servem para os políticos (o motivo é lógico e perfeito: o cara representa o povo que o elegeu, tem que poder falar contra "o sistema" para efetuar denúncias, mudanças, etc...)

Com total razão aliás faz essa distinção. Logo, se vamos citar, citemos corretamente e não mutilando pra usar em argumentos.
 
Ramalokion disse:
Só um pitaco... o art5º da Constituição fala mesmo que todos são iguais, isso todo mundo sabe.

MAS quem estudou (sim, me formei em Direito) sabe que o ordenamento juridico deixa claro também, que existem diferenças e que essas devem ser respeitadas.

Exemplos? A Constituição protege a VIDA acima de tudo, logo, matar é contra a lei certo? Nem sempre. Policial em serviço, pessoas comuns em legitima defesa...

E nesse caso: assim como temos o direito de expressar opiniões, temos certo "limites" determinados em lei, mas que não servem para os políticos (o motivo é lógico e perfeito: o cara representa o povo que o elegeu, tem que poder falar contra "o sistema" para efetuar denúncias, mudanças, etc...)

Com total razão aliás faz essa distinção. Logo, se vamos citar, citemos corretamente e não mutilando pra usar em argumentos.



Vc quer coloque o artigo 5° completo? Trechos acima fazem parte de uma petição encaminhada a comissão de direitos humanos DO CONGRESSO ( teve gente que assinou que também estudou direito e até ajudou a elaborar), logo eles poderão indeferir (os congressistas) se for o caso, se vc estivesse lá e achasse que algo não estivesse dentro do ordenamento jurídico, fosse tola (o manifesto) ou intempestiva (argumentos não irão faltar) poderia indeferir,simples não.Aliás não se cumpre alguns artigos da constituição será porque? Devem ensinar isso nas escolas de direito do Brasil.Os maus políticos utilizam da prerrogativa da imunidade para aprontar contra a o povo e fazem das palavras um verdadeiro arsenal contra o mesmo, nem que para isso precisem rasgar alguns artigos da constituição.E se um deputado pegar um carro de forma intencional (dolo direto) e atropelar um grupo de pessoas que estiverem fazendo algum manifesto contra ele ou contra a classe política, ele poderá utilizar da prerrogativa da imunidade parlamentar? Ou vai ser processado por quebra de decoro?
Homens super- poderosos fazem tão mal a democracia e a ordem democrática. Desculpe, mas seu argumento não é muito convincente. Quando os certos limites são ultrajados, isso é que me preocupa. Sempre é bom ter mais um debatedor na roda, isso enriquece o debate e confronta idéias em um fórum eclético de pessoas com personalidades distintas e profissões diversas.Mais dar carteirada não funciona comigo,afinal é um fórum né.Não um congresso da OAB.
Respeito sua opinião,mas discordo.
 
JLM disse:
ricardo campos disse:
Infringir a constituição ele infringiu, tanto é que já foi chamado na comissão de ética, e ele negou que fosse racista, claro se afirmasse estaria cassado mesmo com a má vontade e corporativismo da casa.

deputados e senadores são chamados pela comissão de ética todos os dias. e ngm se auto identifica como culpado. se a comissão de ética ñ teve forças pra punir tubarões como barbalhos, acms &cia, ñ será o lambari bolsonaro quem vai ser o 1º.

e vc acha q qdo eu disse q ele ñ cometeu crime eu fiz questão d esquecer os artigos q vc citou? kkkkkkkkkkk para cada 1 citado por vc tem mtos outros q os rebatem, sendo 1 deles o 53 da CF. e para os q eu citar tb haverá mtos os rebatendo e assim em diante ad infinitum. essa é a maravilha e a desgraça do direito. ñ se canse em tentar provar aquilo q nem os + entendidos q eu ou vc vão provar. agora q a poeira baixou, q ñ é + notícia, ficou 1 gosto amargo na boca dos revoltados q estão vendo a coisa simplesmente continuar como está. mas o gosto é só pra lembrar q nem tudo q é injusto no brasil é crime. e nem tudo oq é crime pra nós é pra classe política. e mesmo se for crime, ainda tem a parte da falta d punição, da pizza. são várias camadas d entraves criados propositalmente pra isso pra q uma simples ideologia ou utopia consiga traspassar. oq eu tento provar aqui é q dessas fases, a acusação ao bolsonaro ñ chegou a passar nem da 1ª.

fica a pérola:

jair bolsonaro disse:
"Se eu cometi o crime de racismo porque não mandaram me prender ainda?"





Estamos no Brasil (mas ainda posso falar, com moderação e responsabilidade e com algum fundamento jurídico "um espanto isso") meu caro (Se fosse na Argentina quem sabe? Nem precisa ir á Europa) temos uma justiça morosa que vc deve conhecer bem, da primeira fase para a segunda leva tempo.(Talvez a eternidade) talvez ainda passe. Sua aposta é na impunidade, claro que acredito que não seja sua ideologia, vamos dizer que vc seja mais pragmático. Se o direito fosse uma ciência exata não estaríamos debatendo um tema tão controverso. Quem são os juízes o povo ou os seus representantes? No caso em tela argumentos contrário aos meus apresentados tem bastante, mas a equação não fechou ainda e novas nuances irão se desenrolar acredito , o martelo não foi batido. Continuo afirmando e torcendo para que esse neo deputado tenha seu mandato cassado, não seria um ato contra a imunidade ou expiação de todos os males, afinal não foi ele que abriu a tampa da caixa de pandora. Atentar contra a constituição utilizando de argumentos racistas e preconceituosos em nome da liberdade de expressão e da imunidade é querer se achar um indivíduo além do bem e do mal e como disse o professor de Direito "um atentado á ordem democrática"
 
ricardo


largue a faca, cara. Relaxe.

Não "dei carteirada" ou algo que o valha; apenas MOSTREI que o argumento de usar o art 5º é falacioso NESTE CASO.

A grande questão aqui é: Por que só gritam e se agitam quando alguém fala algo de forma direta e sem papas na lingua quando o que foi dito vai contra suas convicções? Em especial se os que gritaram são os primeiros a defenderem liberdade de expressão e ideias.

Dito isso, vamos lá: vc pode achar nosso ordenamento juridico uma porcaria, vc pode achar que o que estraga são os operadores do Direito. Tudo isso vc pode achar. MAS daí a usar essas coisas pra se acomodarem no seu ponto de vista é falacioso.

Quer debater? Debatamos. Mas alegar que "deu carteirada" ou simplesmente não considerar opiniões alheias não é o jeito certo de se fazer isso.

Vi no telejornal essa semana que um grupo de pessoas fez uma passeata, inicialmente pacifica, defendendo o deputado. Sim, podemos imaginar que foram pagos, MAS até provarem em contrário (conceito simples de Direito) não vamos usar como certeza tal assertiva.

Pois bem esse grupo foi AGREDIDO por outro grupo de defesa do homossexualismo. AGREDIDO.

Oras bolas! Os caras acham errado dar cotas, acham que uma familia deve ser constituida por Pai-Mãe-Filhos, e são xingados e apanham.

Não sei você mas eu acho agredirem essas pessoas TÃO ABSURDAMENTE ESTÚPIDO quanto seria com as situações dos grupos invertidas.

O deputado teve votos (repetindo: até provarem em contrário, são válidos) de pessoas que concordam com suas ideias. São ideias erradas? Para mim, são.

Mas quem dise que eu posso bater no outro por acha-lo uma besta sem tamanho?

Por fim: ataquemos os argumentos, não as pessoas. Não é dificil. Abração
 
ricardo campos disse:
...vamos dizer que vc seja mais pragmático. ... Continuo afirmando e torcendo para que esse neo deputado tenha seu mandato cassado...

cara, vc falou tudo ae. eu tb tenho esperanças, porém + modestas q as suas, dq todo político sofra a devida punição por desviar o dinheiro público, especialmente aquela verba destinada à merenda infantil e saúde pública, pois indiretamente causa morte d pessoas inocentes, q dependem destes recursos. isso pra mim é homicídio.

ñ apoio as opiniões do bolsonaro, só acho q existem ttas injustiças maiores a serem punidas q a questão dele serve + pra desviar o foco delas e aumentar ibope da mídia. e estas questões costumam ser engavetadas depois d pouco tempo, qdo surgirem outras polêmicas q cumpram o mesmo papel.

Ramalokion disse:
O deputado teve votos (repetindo: até provarem em contrário, são válidos) de pessoas que concordam com suas ideias. São ideias erradas? Para mim, são.

li uma notícia q foram 120 mil eleitores q reelegeram ele pelo 6º mandato consecutivo. dizer q estes 120 mil desconhecem o teor das opiniões do bolsonaro é meio inverossímil. fica + fácil acreditar q o discurso dele expressa a opinião d uma parcela significativa da população brasileira. talvez até d outros políticos q, se ñ se manifestam tão abertamente como ele, o apoiam totalmente e em silêncio. oq seria + uma razão para o bolsonaro ñ ser punido e continuar ativo politicamente, e uma razão democraticamente justa.
 
"cara, vc falou tudo ae. eu tb tenho esperanças, porém + modestas q as suas, dq todo político sofra a devida punição por desviar o dinheiro público, especialmente aquela verba destinada à merenda infantil e saúde pública, pois indiretamente causa morte d pessoas inocentes, q dependem destes recursos. isso pra mim é homicídio.

ñ apoio as opiniões do bolsonaro, só acho q existem ttas injustiças maiores a serem punidas q a questão dele serve + pra desviar o foco delas e aumentar ibope da mídia. e estas questões costumam ser engavetadas depois d pouco tempo, qdo surgirem outras polêmicas q cumpram o mesmo papel.
JLM."




Entendi seu posicionamento desde o começo, só não concordei quando vc disse que não havia crime (ainda continuo firme nessa opinião,com chances remotas de passar no congressão uma tese como esta) no que ele disse foi por isso que tive o cuidado de colocar aquelas leis que possivelmente ele poderia ser enquadrado, mas fica tudo no campo da especulação, se ele fosse cassado por quebra de decora não ficaria assustado, se não houvesse corporativismo lá quem sabe. Não preocupo se caras como o Bolsonaro vão passar de liso, agora nós estamos construindo o amanhã, só não podemos chorar é depois.
 
Ramalokion disse:
ricardo


largue a faca, cara. Relaxe.

Não "dei carteirada" ou algo que o valha; apenas MOSTREI que o argumento de usar o art 5º é falacioso NESTE CASO.

A grande questão aqui é: Por que só gritam e se agitam quando alguém fala algo de forma direta e sem papas na lingua quando o que foi dito vai contra suas convicções? Em especial se os que gritaram são os primeiros a defenderem liberdade de expressão e ideias.

Dito isso, vamos lá: vc pode achar nosso ordenamento juridico uma porcaria, vc pode achar que o que estraga são os operadores do Direito. Tudo isso vc pode achar. MAS daí a usar essas coisas pra se acomodarem no seu ponto de vista é falacioso.

Quer debater? Debatamos. Mas alegar que "deu carteirada" ou simplesmente não considerar opiniões alheias não é o jeito certo de se fazer isso.

Vi no telejornal essa semana que um grupo de pessoas fez uma passeata, inicialmente pacifica, defendendo o deputado. Sim, podemos imaginar que foram pagos, MAS até provarem em contrário (conceito simples de Direito) não vamos usar como certeza tal assertiva.

Pois bem esse grupo foi AGREDIDO por outro grupo de defesa do homossexualismo. AGREDIDO.

Oras bolas! Os caras acham errado dar cotas, acham que uma familia deve ser constituida por Pai-Mãe-Filhos, e são xingados e apanham.

Não sei você mas eu acho agredirem essas pessoas TÃO ABSURDAMENTE ESTÚPIDO quanto seria com as situações dos grupos invertidas.

O deputado teve votos (repetindo: até provarem em contrário, são válidos) de pessoas que concordam com suas ideias. São ideias erradas? Para mim, são.

Mas quem dise que eu posso bater no outro por acha-lo uma besta sem tamanho?

Por fim: ataquemos os argumentos, não as pessoas. Não é dificil. Abração




Não ataquei pessoas, mas alguns pontos de vista, e respeito todos igualmente.
Argumentei dentro de uma linha de raciocínio e não fugi dela, a questão vai de ideológica até a questão jurídica. Portanto, o caso em tela é polêmico mesmo, não há como as idéias não se confrontarem e haver divergência.

Artigo do Professor de Direito, estava devendo essa.
Análise, reflita e se quiser debatemos o tema.Abraço.


http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/antonio-alvares-da-silva-1.241
 
ricardo campos disse:
Não ataquei pessoas, mas alguns pontos de vista, e respeito todos igualmente.
Argumentei dentro de uma linha de raciocínio e não fugi dela, a questão vai de ideológica até a questão jurídica. Portanto, o caso em tela é polêmico mesmo, não há como as idéias não se confrontarem e haver divergência.

Artigo do Professor de Direito, estava devendo essa.
Análise, reflita e se quiser debatemos o tema.Abraço.


http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/antonio-alvares-da-silva-1.241

Bom vamos do principio, para o caso de outros lerem e não terem um contato maior com o Direito. Artigos de professores (sejam advogados, juizes, promotores, etc) não são, de forma alguma, expressões da verdade incontestável. Claro que os artigos (e livros, simples opiniões, decisões, etc...) de algumas figuras são considerados com um peso muito maior, acabam virando doutrina.

No artigo em tela, o Desembargador prendeu-se a um dos aspectos do tema: o direito (ou não) de um deputado expressar qualquer opinião.

O ponto que levanto é: o deputado não pode expressar ser contra cotas? Não pode se expressar contrário ao que considera um abuso?


É óbvio que ao usar as expressões que usou, em minha opinião, ele forçou a barra. mas até aí isso encobriu o ponto principal do que ele falou no resto da reportagem. Eu também acho errado uma pessoa, seja ela de qqer raça/credo/etc, ganhar uma vaga em faculdade em detrimento de outra que conquistaria a vaga estudando.

Em especial no que diz respeito a educação, eu sou contra sim cota. Qualquer uma pra qualquer minoria. Pq as minorias tem que brigar para conseguir um status igual, tem que lutar para que TODOS tenham uam educação pública de alto nível.

Bolsonaro foi desrespeitoso sim; mostrou ser racista sim. MAS o discurso dele - por óbvio interresses de outros - ficou restrito só a isso.

Que fique a lição: lutemos para que ele perca o cargo por ser racista, mas lutemos muito mais para que não sejam necessárias cotas para ninguém!

Isso eu não vejo esse monte de oportunista se mobilizando pra fazer.
 
além dq há uma diferença entre racismo e injúria racial. se o bolsonaro xingar uma pessoa, a preta gil por ex., por causa da raça dela, cai no 2º tipo. e tenho q confirmar pq me parece q mudou algo recentemente, mas acho q a imunidade parlamentar ainda cobre o crime d injúria se ele estava falando de posições políticas, como no caso das cotas. acho q vou convidar a lana pra explicar melhor esse ponto da discussão, hehehehe.
 
"Bom vamos do principio, para o caso de outros lerem e não terem um contato maior com o Direito. Artigos de professores (sejam advogados, juizes, promotores, etc) não são, de forma alguma, expressões da verdade incontestável. Claro que os artigos (e livros, simples opiniões, decisões, etc...) de algumas figuras são considerados com um peso muito maior, acabam virando doutrina."Rama



Nada é incontestável, não existe verdade absoluta, concordo. Esse artigo posso dizer deu apenas um norte para a minhas argumentações,é apenas um peça do tabuleiro de xadrez.Uma figura de grande peso na minha região no meio jurídico cito; Renomado Jurista Francisco Campos (1891-1968)

"No artigo em tela, o Desembargador prendeu-se a um dos aspectos do tema: o direito (ou não) de um deputado expressar qualquer opinião.

O ponto que levanto é: o deputado não pode expressar ser contra cotas? Não pode se expressar contrário ao que considera um abuso?
" Rama

Pode sim Rama, só não pode é discriminar quem faz uso das cotas (cabe as universidades fazerem a avaliação do cotista isso internamente, ninguém sai com um diploma escrito em letras vermelhas fui cotista).O cotista é um mea-culpa do Estado.
“se entrasse em um avião e descobrisse que o piloto foi cotista,eu não viajaria” Bolsonaro, fica evidente a discriminação do deputado.Ele também disse “ não deviam ter torturado, mas sim matado todos” em referencia aos tempos da ditadura, apologia ao crime de homicídio?
Ele abusou da prerrogativa de deputado? Eu entendo que sim, o professor de direito também entendeu o mesmo, Houve quebra de decoro? Entendo que sim, se vai ser cassado é outra história.Que semente é essa que ele está plantando hoje? Quais os frutos vamos colher amanhã?





É óbvio que ao usar as expressões que usou, em minha opinião, ele forçou a barra. mas até aí isso encobriu o ponto principal do que ele falou no resto da reportagem. Eu também acho errado uma pessoa, seja ela de qqer raça/credo/etc, ganhar uma vaga em faculdade em detrimento de outra que conquistaria a vaga estudando.Rama


Os cotistas também estudam,apenas recebem uma bonificação a mais na nota,cada instituição de ensino tem sua política para o caso das cotas. Os negros e homossexuais pagam impostos, e as famílias dos mortos na ditadura também, porque são desrespeitados pelo Bolsonaro?



"Em especial no que diz respeito a educação, eu sou contra sim cota. Qualquer uma pra qualquer minoria. Pq as minorias tem que brigar para conseguir um status igual, tem que lutar para que TODOS tenham uam educação pública de alto nível.

Bolsonaro foi desrespeitoso sim; mostrou ser racista sim. MAS o discurso dele - por óbvio interresses de outros - ficou restrito só a isso.

Que fique a lição: lutemos para que ele perca o cargo por ser racista, mas lutemos muito mais para que não sejam necessárias cotas para ninguém!

Isso eu não vejo esse monte de oportunista se mobilizando pra fazer.
[/quote]
" Rama



Quem são os oportunistas? Nós que debatemos o tema, os cotistas, os negros, as vítimas da ditadura, ou o Bolsonaro que faz uso da inviolabilidade e prerrogativa parlamentar para atacar determinados grupos ,injuriar e ser racista. Não tem muito tempo que a escravidão dos negros acabou no Brasil, exigir o mesmo nível de competitividade seria justo? Talvez não.Temos um vestibular(isso deve ser atacado também) que segundo Rubem Alves serve apenas para fazer sombra no ensino brasileiro, a escola ficou engessada, presa a um sistema que a muito tempo não diz mais ao que veio, palavras de Rubem Alves ditas em entrevista publicada pelo Palazo no blog Meia-Palavra “Do ponto de vista legal, o vestibular existe por que há mais jovens aptos a entrar na universidade em relação ao número de vagas disponíveis. Para mim o problema do vestibular não é a questão de você ter um mecanismo para entrar na universidade, mas sim a sombra que ele lança para tudo que vem antes, um exemplo que não existe espaço para a poesia nas escolas, a não ser para questões técnicas, análises gramaticais. Também não há espaço para a leitura e apreciação de obras literárias, uma vez que disponibilizam resumos das obras do vestibular” Portanto, entendo eu depois dessa análise do grande mestre que, o vestibular é um mal que além de deixar o ensino petrificado e sem mobilidade um mal maior que as cotas, e não serve de parâmetro para dizer: passou é inteligente, não passou é burro, esse pode entrar, aquele não.Se aumentarmos o número de vagas nas universidades acabaremos com as cotas melhorando o ensino público nível fundamental e médio, não há mobilização para essa melhora.
Ensina-se haicai no ensino infantil japonês, será que há tempo para isso no Brasil com o vestibular na cola?
Lutaremos todos pela educação de qualidade seja ela pública ou privada, mas também contra a violência, miséria, e os que abusam da lei para falar coisas tão deploráveis racistas e injuriosas. A mobilização pode partir das camadas da população menos favorecidas, dos mais escolarizados ou das classes mais abastadas, só não podemos é ficar de braços cruzados ou calados diante violência seja ela física ou verbal.



“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons.
Martin Luther King
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo