• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conversa em Quenya

LucaoMalvado disse:
Ná vanima lá ilyë Ardalótion,
O caso genitivo nao é necessario aí. Seria melhor se fosse Ardo Lóti ou Ardava Lóti. Ou talvez nenhum caso: Ardalóti.

LucaoMalvado disse:
I ananna Valaron antanë an Atan,
O prefixo an- é usado só é usado em adjetivos. Você poderia usar o Ar-, indicador de nobreza.
Também nao precisa dizer Valaron: apenas Valar. E esse "an" eu nao entendi. Significa pois. "Para os homens" seria melhor traduzido "Atanna" ou "Atanenna".

LucaoMalvado disse:
Arwa calalya leryëa indonya ho rucënya,
Arwa costuma ser usado após o sujeito. Nesse caso, talvez fosse melhor substituir por "as" (como).

LucaoMalvado disse:
Carni peulya cára ni merë ná aralya,
Cára significa estão fazendo. Use "carë", significa fazem.

[quote"LucaoMalvado"]
Wila Númenna ana i andúnë.
[/quote]
Essa frase tá no imperativo? Se estiver, acrescente um "Á" no começo dela pra indicar isso.
Quanto a isso eu nao tenho certeza, mas o correto deve ser "i andúnë na" e não "ana i andúnë".

LucaoMalvado disse:
I vanya lindalë tana i quendi líra,
Tana quer dizer aquele. A palavra certa aí é "ya".

LucaoMalvado disse:
Quetë andalómëllo ta tuluva,
O caso correto aí é o genitivo: andalómëo.
E novamente não é ta, e sim "ya".

LucaoMalvado disse:
Írë elyë nye-auta.
Auta significa ir embora, a palavra mais adequada aí seria "hehta", abandonar.

Apesar desses erros, o poema tá mto show cara. :wink:
Tem que ter mta paciencia e vocabulario pra compor um manero assim.
A Naira q vai gostar... :grinlove:
 
Valeu THE MAN, valeu mesmo ae kra pelas opiniões, correções e afins...
Pelo jeito você curte e estuda bastante o Quenya... Também vou voltar a me dedicar nisso, afinal, não faço mais nada da vida... :obiggraz:

Sobre o poema... Nem é tão difícil assim, é só ter um pouco de paciência e uma namorada com um nome que ajuda bastante na construção de um poema e na temática que o envolve, como Naira... :mrgreen:

abraços ae galera, continuem opinando !
vlw
 
hehehhheehe, esssa duvida eh bem toskin msm mas fazendo a liçaum 8 eu kbei me eskecendo e n achei mt bem no curso... qd msm na tonicidade recai sobre a ultima silaba( oxítona)???]


desculpando-se pela ignorância...

Cilyë
 
Uma palavra é oxítona apenas quando é monossilábica. Ou seja, Palantír NÃO É uma oxítona, e sim uma PAROXÍTONA. Como exemplo eu sempre uso essa palavra...
Não se esqueça das regras de ditongos e hiatos!
 
vlw aew manow, vc deve sabe como eh neh... as veiz skecendo uma regrin basica, revendo, mas assim prentendo i longe
 
A uns tempos eu até tava com vontade de fazer um curso de quenya, mas aí eu penso "qual é utilidade disso? eu não vou usar isso pra nada" e desisti... :tsc:
 
o curos não necessariamente precisa ser útil.. le precisa ser prazeroso.. no caso os estudantes de Quenya fazem o curso e se interessam pelo assunto omo um hobbie qualquer enão pensam numa real utilidade para ele a não ser a diversão... =) (eu como não vejo 100% graça na coisa não me estudo ele)
 
quenya eh como o futebol para uns, eh uma especie ded diversaum, n deve c estressante e tb n tem nenhuma finalidade fora alegria...
 
Convenhamos que é bem mais educativo que futebol, tem muita regra gramatical de português que eu só fui me lembrar estudando Quenya.
 
Deve ser legal conversar com outra pessoa que fala quenya também. Pode falar qualquer coisa sobre alguem na frente dela. :lol:
 
Sapiens disse:
Deve ser legal conversar com outra pessoa que fala quenya também. Pode falar qualquer coisa sobre alguem na frente dela.
Acontece que isso (pelo menos por enquanto) não é possivel.
Alem de ser uma lingua cheia de sutilezas nas palavras, necessita q td seja pronunciado direitinho, senao pode gerar mta confusao.
Somado a essa dificuldade de falar e entender 8O ainda tem o fato do vocabulario ser meio restrito. E msm com as palavras q tem, qdo eu to querendo escrever alguma coisa em quenya, faltam as palavras na minha mente e eu tenho q recorrer ao dicionario.

E Tolkien ainda falou que nao gostaria q no futuro houvesse pessoas se comunicando em quenya......
 
Ow olha esse que bunitim:

Melinyë Iorhael núravë, an Iorhael ná i anvanya, assaila ar ancalima____. (ow aki eu colocaria "hobbit" mas num sei o ke botar...o Tilion já me disse 1 vez o que ele acharia melhor, mas eu num lembro...u.u)
 
Saranel, so mt noob ainda no quenya pra opina e to com um pokin de preguiça de traduzi e procura erros... mal aew... mas aki vai uma duvidazin, bm toskin mas eh duvida... Elessar (Aragorn) eh uma composicaum eh quenya??? Se for vem de onde??

Cilyë
 
Ark4njo disse:
Saranel, so mt noob ainda no quenya pra opina e to com um pokin de preguiça de traduzi e procura erros... mal aew... mas aki vai uma duvidazin, bm toskin mas eh duvida... Elessar (Aragorn) eh uma composicaum eh quenya??? Se for vem de onde??

Cilyë

Elessar é Quenya e significa Pedra Élfica.

Esse nome vem da história de Aragorn. nosso perito em Obras conhecido como Mithrandir pode esclarecer exatamente a história dele...que eu me lembro mas não muito bem, portanto nem vou tentar responder
 
Elessar = Elen+sar, sendo que Elen=Estrela, de onde vem o nome Elda (elfo), e sar é pedra. n+s é impossível no Quenya, então os dois se juntam para formar ss.3

Quanto a história, me adianto ao Mith e digo que ele recebeu esse nome da Galadriel, depois que esta entregou a dita cuja a Aragorn antes da partida de Lórien.
 
Hobbit eu daria como peryaquen, que é meia-pessoa, algo parecido com halfling. Perya vem da mesma raiz de perian.
Quanto ao _assaila_, ele está correto. A explicação pra quem quiser é que a palavra é formada de an + saila (an é prefixo superlativo), mas como ns não pode existir em Quenya, o n é "assimilado" e se torna ss.

Aliás Saranel, descordo da frase completamente :mrgreen:
 
Manë peryaquen ná qualin peryaquen.

Note o uso da palavra _qualin_ ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo