• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso De Literatura] Romance + Novela (até 12/4)

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Devido às restrições...minha lista:

1- O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
2- O Arqueiro (Bernard Cornwell)
3- Em Busca do Unicórnio (Juan Eslava Galán)
4- Crônicas de Dragonlance - Dragões da Noite de Inverno (Margaret Weis & Tracy Hickman)
5- Dom Quixote (Miguel de Cervantes Saavedra)
6- O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
7- Cândido ou o Otimismo (Voltaire)
8- A Cor da Magia (Terry Pratchett)
9- Mundo Bizarro (Max Mallmann Souto-Pereira)
10- O Homem que Calculava (Malba Tahan)

Dolorido escolher só 10 e ordená-los! Deixar Homero, Aristófanes e Shakespeare ainda mais. ("Cala ó Musa...").
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Não sou muito bom em fazer esse tipo de listas, mas acho que é mais ou menos isso aí:

1. O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
2. Os Irmãos Karamazov (Fiodor Dostoiévski)
3. Musashi (Eiji Yoshikawa)
4. Crime e Castigo (Fiodor Dostoiévski)
5. O Chamado da Floresta (Jack London)
6. Dragões do Crepúsculo do Outono (Margaret Weis e Tracy Hickman)
7. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
8. Um Estudo em Vermelho (Arthur Conan Doyle)
9. Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)
10. A Estilha de Cristal (Robert Anthony Salvatore)
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Só uma coisa, acho que seria melhor apenas editar a lista já postada para facilitar na hora de contar.
E eu vou ser realmente obrigado a retirar o Silmarillion? Ninguém defende que o mesmo se trata de um romance?
 
Última edição por um moderador:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Só uma coisa, acho que seria melhor apenas editar a lista já postada para facilitar na hora de contar.
E eu vou ser reamente obrigado a retirar o Silmarillion? Ninguém defende que o mesmo se trata de um romance?

Olha, eu pensei bem naquilo que o Gabriel disse, e acabei concordando com a opinião dele.
Se fosse romance mesmo, estaria no topo da minha lista, sem dúvida. Mas eu não posso querer que seja um romance só por que o livro é foda, infelizmente.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Pois é, também acho que não é romance.
A gente coloca ele na lista de Contos. :dente:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Cem Anos De Solidão - Gabriel García Márquez
Musashi - Eiji Yoshikawa
Manuelzão e Miguilim (Só li o Miguilim) - Guimarães Rosa
Angústia - Graciliano Ramos
O Jardim Japonês - Ana Suzuki
O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien
Senhora - José de Alencar
As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
Dom Casmurro - Machado de Assis
Memória de Minha Putas Tristes - Gabriel García Márquez
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Ana, talvez não fosse mais interessante depois organizar de acordo com os autores?
há bastante repetição de tais, mas nem sempre as mesmas obras...

Em paralelo com o consenso dos romances eu faço uma lista dos autores, pode deixar =]

Só uma coisa, acho que seria melhor apenas editar a lista já postada para facilitar na hora de contar.
E eu vou ser realmente obrigado a retirar o Silmarillion? Ninguém defende que o mesmo se trata de um romance?

Fui perguntar sobre isso para o Fábio e ele disse que é uma reunião de 4 (?) livros, então se citar um que está dentro vale. Eu ainda acho que o que o Gabriel falou é que está valendo, e o ideal seria deixá-lo de fora. :think:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

eu tb acho que o silmarillion não deveria valer...

e estou concluindo que sou muito chata; tem livros que vi nas listas dos outros que chegaram a me dar arrepios :razz: mas tenho certeza que o 12 trabalhos de hércules na minha tb doeu em alguém :lol:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

e estou concluindo que sou muito chata; tem livros que vi nas listas dos outros que chegaram a me dar arrepios :razz: mas tenho certeza que o 12 trabalhos de hércules na minha tb doeu em alguém :lol:

Não doeu não...
É sempre diferente o que um livro causa em cada pessoa...
Tenho certeza que alguém deve ter dito :blah: sobre a Marca de uma lagrima na minha lista...
Mas é que foi um dos primeiros livros que me recordo de ler,.... e eu chorei tanto...tanto... :oops:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Não doeu não...
É sempre diferente o que um livro causa em cada pessoa...

Exatamente. Tenho praticamente certeza que serei o único a citar O Chamado da Floresta, que, apesar de ser clássico, difilmente entraria em um consenso desses. Mas o livro me marcou bastante, e guardo muitas lembranças da leitura dele. Seria impossível deixá-lo de fora.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Exatamente. Tenho praticamente certeza que serei o único a citar O Chamado da Floresta, que, apesar de ser clássico, difilmente entraria em um consenso desses. Mas o livro me marcou bastante, e guardo muitas lembranças da leitura dele. Seria impossível deixá-lo de fora.
Foi exatamente o que pensei quando coloquei a Marca de uma Lagrima...

Mas olha...foi uma escolha dificil viu... eu li todos da Agatha Christie e foi quase um parto deixar apenas dois ali...
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Poisé. Tanto que eu estou pensando em tirar A Hora da Estrela e colocar Alta Fidelidade :think:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Fui perguntar sobre isso para o Fábio e ele disse que é uma reunião de 4 (?) livros, então se citar um que está dentro vale.

Nope, nenhuma das obras que compõem O Silmarillion constitui um "livro" por si só, em qualquer sentido que seja (físico ou de divisão de obra maior, como os seis "livros" do SdA). Fora que o tópico é um consenso de romances, coisa que o Sima continuaria não sendo mesmo que houvesse "livros" dentro dele.

Cada uma das obras pode ser considerada como um conto (o de Tuor, o de Túrin e o de Beren e Lúthien principalmente, pois realmente o são na prática, compostos como textos à parte) e, como tais, podem entrar no futuro consenso de contos quando o tópico for criado. =]
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Quando se têm o costume de ler com freqüência, como nós...

Fica difícil editar uma Lista com Dez Títulos...
Demorei um bom tempo pensando, mas aí vai...
Na ordem:

I O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien
II O Iluminado - Stephen King
III Sonho de Uma Noite de Verão - William Shakespeare
IV A Ilha do Tesouro - Robert L. Stevenson
V Noite na Taverna - Álvares de Azevedo
VI O Xangô de Backer Street - Jô Soares
VII Enterrem Meu Coração Na Curva do Rio - Dee Brown
VIII O Nome da Rosa - Humberto Eco
IX Metamorfose - Franz Kafka
X Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

Pós Scriptum: Substitui da Lista As Crônicas de Nárnia Clive S. Lewis, pois se tratando de um livro composto de vários contos, tive dúvidas se o considerariam um Romanca.
Mas ele ainda está em minha cabeceira...
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Sonho de uma noite de verão não é peça? Conta como romance? Dúvidas, dúvidas.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

É peça. Shakespeare só escreveu peças e sonetos, nenhum romance.

E Noite na Taverna também não é romance.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Metamorfose também não é romance, é?

Alagos disse:
Mas Noite na Taverna, sendo o ápice do nosso maior representante da Segunda Geração Romântica “Spleen”...
Não é considerado um Romance?
Que eu saiba, Noite na Taverna é um Conto.
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo