• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso De Literatura] Romance + Novela (até 12/4)

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Consenso De Literatura [Romance]

William Shakespeare terá que ficar de fora???:osigh:

Bem... Vale minha Menção Honrosa! :lol:RSRSRS
Metamorfose? Bem, então O Processo também não é?...
Mas quanto à Noite na Taverna...
Bem, Macário é uma peça e Lira dos Vinte Anos, uma triologia de Sonetos.
Mas Noite na Taverna, sendo o ápice do nosso maior representante da Segunda Geração Romântica “Spleen”, e não sendo escrito em Versos e Estrofes, ou dividido em Atos e Cenas...

Não é considerado um Romance?:think:
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Ei...pode mudar?:

Enquanto o consenso não for fechado, pode sim =]

Nope, nenhuma das obras que compõem O Silmarillion constitui um "livro" por si só, em qualquer sentido que seja (físico ou de divisão de obra maior, como os seis "livros" do SdA). Fora que o tópico é um consenso de romances, coisa que o Sima continuaria não sendo mesmo que houvesse "livros" dentro dele.

Cada uma das obras pode ser considerada como um conto (o de Tuor, o de Túrin e o de Beren e Lúthien principalmente, pois realmente o são na prática, compostos como textos à parte) e, como tais, podem entrar no futuro consenso de contos quando o tópico for criado. =]

Ó aí, palavras do Gabriel: Nada de Silmarillion em romance, não insistam. :nana:

Mas Noite na Taverna, sendo o ápice do nosso maior representante da Segunda Geração Romântica “Spleen”, e não sendo escrito em Versos e Estrofes, ou dividido em Atos e Cenas...

Não é considerado um Romance?:think:

Não é só a ausência de versos, estrofes, atos e cenas que caracteriza um Romance. Um Conto ou uma Novela não tem nada disso e mesmo assim não são romances. E ser o ápice da segunda geração romântica não quer dizer nada, uma vez que o termo Romance não tem relação com a escola Romântica. Ou vai dizer que O Vermelho e o Negro não é romance só porque é Realista? Não confundam c* com bunda, por favor.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura

Hum...muitas obras diferentes. Alguns autores quase desconhecidos, ainda bem, não fui o único que citou um "Zé-Ninguém"...

Aí os pontos serão somados e faremos a lista e tchururur. Então pensem bem e formulem seus top10 aí. :confete:

Tu vai revisar todas listas Ana? Tem muitas obras que não se encaixam nas restrições do tópico, principalmente as da primeira página.

8. A Espada Negra - Michael Moorcock

O título original desse livro não é Stormbringer Sky? É que tenho um livro do Moorcock de 1975 com o nome "Espada Diabólica". São os mesmos?
 
Re: Consenso De Literatura

Tu vai revisar todas listas Ana? Tem muitas obras que não se encaixam nas restrições do tópico, principalmente as da primeira página.

As pessoas já estão arrumando por conta, mas obra citada que não seja romance não ganhará pontos.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Nope, nenhuma das obras que compõem O Silmarillion constitui um "livro" por si só, em qualquer sentido que seja (físico ou de divisão de obra maior, como os seis "livros" do SdA). Fora que o tópico é um consenso de romances, coisa que o Sima continuaria não sendo mesmo que houvesse "livros" dentro dele.

Cada uma das obras pode ser considerada como um conto (o de Tuor, o de Túrin e o de Beren e Lúthien principalmente, pois realmente o são na prática, compostos como textos à parte) e, como tais, podem entrar no futuro consenso de contos quando o tópico for criado. =]

Eu contesto isso :think: Todo os textos compondo o Quenta Silmarillion (deixemos de lado Ainulindale, Valaquenta e demais) são sim interligados (de uma forma ou outra) e com começo e fim, por mais que de quando em quando se foque mais em tal e tal história. Pode não ser o mais comum em romance, mas não dá pra dizer simplesmente que são um apanhado de contos. É uma obra com estrutura e coerência interna, com começo, meio e fim.

Por mais que Túrin funcione como texto à parte isso não faz do Silmarillion um conjunto de contos. Certas histórias foram tratadas com mais carinho, mas sempre como parte do todo (em última análise). Da mesma forma que "O Tempo e o Vento" não deixa de ser romance por certas partes funcionarem em separado.

Mas sinceramente não vejo nenhuma razão pra estar em uma lista de "melhores". Ainda mais pq as pessoas confundem o "Quenta Silmarillion", parte de "O Silmarillion", com o livro todo. Depois pq é inacabado. E mais depois ainda pq está numa área um pouco nebulosa, nãop sendo, nem de longe, o que esperamos normalmente quando falando em "romance" (ao contrário de O Hobbit e o Senhor dos Anéis).
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Pois é, eu já disse em outro tópico que acho engraçado a gente falar tão de 'boca cheia' de uma obra que na verdade nunca foi acabada...

eu acho que asugestão que o Menegroth postou lá atrás é boa; não re-postem suas listas, pq vai dar o maior trabalho pra Joy compilar. Voltem e editem suas listas iniciais; se quiserem se manifestar, façam um novo post dizendo 'troquei o livro tal pelo qual pq bla bla bla'

pode ser, Joy? :mrgreen:
vou voltar lá atrás e editar meu post
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Pois é, eu já disse em outro tópico que acho engraçado a gente falar tão de 'boca cheia' de uma obra que na verdade nunca foi acabada...

eu acho que asugestão que o Menegroth postou lá atrás é boa; não re-postem suas listas, pq vai dar o maior trabalho pra Joy compilar. Voltem e editem suas listas iniciais; se quiserem se manifestar, façam um novo post dizendo 'troquei o livro tal pelo qual pq bla bla bla'

pode ser, Joy? :mrgreen:
vou voltar lá atrás e editar meu post
Adoro ser útil:mrgreen:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Eu contesto isso :think: Todo os textos compondo o Quenta Silmarillion (deixemos de lado Ainulindale, Valaquenta e demais) são sim interligados (de uma forma ou outra) e com começo e fim, por mais que de quando em quando se foque mais em tal e tal história. Pode não ser o mais comum em romance, mas não dá pra dizer simplesmente que são um apanhado de contos. É uma obra com estrutura e coerência interna, com começo, meio e fim.

Por mais que Túrin funcione como texto à parte isso não faz do Silmarillion um conjunto de contos. Certas histórias foram tratadas com mais carinho, mas sempre como parte do todo (em última análise). Da mesma forma que "O Tempo e o Vento" não deixa de ser romance por certas partes funcionarem em separado.

Mas sinceramente não vejo nenhuma razão pra estar em uma lista de "melhores". Ainda mais pq as pessoas confundem o "Quenta Silmarillion", parte de "O Silmarillion", com o livro todo. Depois pq é inacabado. E mais depois ainda pq está numa área um pouco nebulosa, nãop sendo, nem de longe, o que esperamos normalmente quando falando em "romance" (ao contrário de O Hobbit e o Senhor dos Anéis).

Eu nunca disse que são um apanhado de contos (expressão que pressupõe um amontoado juntado a esmo). Eis o que eu disse aqui:

Gabriel disse:
O Silmarillion não é um romance, é mais uma coletânea de contos e outros escritos narrativos de natureza diversa. O todo de modo algum forma um romance, muito menos o "grosso", que é a "Quenta Silmarillion", pois são contos que, embora possuam ligação uns com os outros, contam histórias diferentes, com personagens diferentes de formas diferentes. De qualquer forma, está mais para épico do que qualquer coisa.

Cada capítulo da "Quenta Silmarillion" não deixa de ser um conto que funciona independentemente dos outros também. É claro que a intenção é formar uma imagem maior, mas eles não estão ligados como os capítulos de um romance estão, por exemplo. A forma a que me referi no meu outro post é justamente a estilística: há diferenças (propositais) de composição para justamente mostrar que seria uma obra de "muitas mãos", tirando partes de outras histórias (como a Leithian) para compor o quadro maior.

Reitero o que eu disse sobre se encaixar mais no épico do que em qualquer coisa no que diz respeito ao gênero. Só faltou ser em versos para isso (o que inclusive era a intenção inicial de Tolkien, e ele chegou a fazer parte disso com a Balada de Leithian e o Conto dos Filhos de Húrin, como visto no HoME 3. Capítulos como "De Beleriand e seus Reinos" lembram muito mais as enumerações de reinos e guerreiros encontrados em épicos, tal como a enumeração das naus na Ilíada, do que qualquer coisa que se encaixe em um romance. E não precisa ser romance para narrar uma história, ter coerência interna, início, meio e fim - tudo isso se encontra nos poemas épicos.

De qualquer forma, o que importa é que nem O Silmarillion como um todo nem a "Quenta Silmarillion" individualmente são romances e, portanto, não têm lugar neste consenso. =]
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura

O título original desse livro não é Stormbringer Sky? É que tenho um livro do Moorcock de 1975 com o nome "Espada Diabólica". São os mesmos?

Aham. É o mesmo livro.

Elfo: o fato de terem um gostinho de quero mais não significa que são uma obra só. O Império Contra-Ataca também deixa O gostinho de quero mais, e isso não significa que a Santa Trilogia (4, 5 e 6) seja um filme só :wink:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Não é só a ausência de versos, estrofes, atos e cenas que caracteriza um Romance. Um Conto ou uma Novela não tem nada disso e mesmo assim não são romances. E ser o ápice da segunda geração romântica não quer dizer nada, uma vez que o termo Romance não tem relação com a escola Romântica. Ou vai dizer que O Vermelho e o Negro não é romance só porque é Realista?
Uh... :roll:

Agora agradeço aos Deuses por nem ter tocado nos nomes de Edgar Allan Poe, Lovercraft, Millôr Fernandes e Lord Byron... :hihihi:
Não é o Fim do Universo, M'Lady Lovejoy...
Basta dizer o que deseja que eu risque da Lista e a editarei novamente!
Simples!:mrgreen:
Não confundam c* com bunda, por favor.
?... :think:

Hum... "Arco", em Sindarin...
BUNDA?...
Bunda... Bunda...
AH! Dialeto dos povos Africanos descendentes dos Bundos!
É fácil!:pula:
Não se preocupe, não vou confundir!:mrgreen:
Hum...muitas obras diferentes. Alguns autores quase desconhecidos, ainda bem, não fui o único que citou um "Zé-Ninguém"...
Sim, Kainof...:yep:

E ainda bem que não sou o único que lê Malba Tahan!:cerva:
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Cândido é novela. Quem, como eu, colocou na lista, favor editar :dente:

Acho que seria interessante fazer a categoria contos mesclada com novela, ou novela mesclada com romance, e não uma só. Pela dificuldade geral para definir até o que é Romance, fico imaginando a dor de cabeça que virá com uma categoria só Novela :think:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Cândido é novela. Quem, como eu, colocou na lista, favor editar :dente:

Acho que seria interessante fazer a categoria contos mesclada com novela, ou novela mesclada com romance, e não uma só. Pela dificuldade geral para definir até o que é Romance, fico imaginando a dor de cabeça que virá com uma categoria só Novela :think:

Se bem que...a maioria do Dostoiévski é Novela. Poucos podem ser tratados como romance.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

para começar, que tal postar a definição de cada um? :dente:

até pq agora eu imagino a dor de cabeça de quem tentar separar o que é conto do que é crônica também...
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Cândido é novela. Quem, como eu, colocou na lista, favor editar :dente:

Acho que seria interessante fazer a categoria contos mesclada com novela, ou novela mesclada com romance, e não uma só. Pela dificuldade geral para definir até o que é Romance, fico imaginando a dor de cabeça que virá com uma categoria só Novela :think:

Ahhhh não Ana, nem vem. Edita o título para Romances + Novelas :mrgreen:

E as essas definições são um tanto confusas heim. Sempre li que Cãndido era Conto e em alguns lugares apenas romance. Não lembro de ter lido que seria uma novela.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

O problema das definições é que elas vão além da questão do tamanho do texto. :| A linha entre conto e romance é bem delimitada, mas novela é realmente um saquito.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

eu não sei a definição de novela :disgusti:
alguém me clarifica?

Novela em português é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Se bem que a distinção entre novela e romance não seja clara, pode dizer-se que a novela apresenta, por um lado, uma maior economia de recursos narrativos do que o romance e, por outro, um maior desenvolvimento de enredo e personagens do que o conto, com diversos personagens e linhas narrativas. Etimologicamente, folhetins televisivos de longa duração deveriam ser chamados em português de telerromances, mas o termo origem espanhola já está consagrado: telenovelas. No Brasil, os termos novela e telenovela são sinônimos, mas o primeiro é muito mais usado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela

Agora, essa classificação é muito subjetiva. A partir de quantas páginas é novela e quantas é romance?
 
Última edição por um moderador:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo