• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso De Literatura] Romance + Novela (até 12/4)

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Consenso De Literatura

1- O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
2- A Revolução dos Bichos (George Orwell)
3- 1984 (George Orwell)
4- Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
5- O Chefão (Mario Puzo)
6- O Nome da Rosa (Umberto Eco)
7- Pantaleão e as Visitadoras (Mario Vargas Llosa)
8- Belas Maldições (Neil Gaiman e Terry Pratchett)
9- Cai o Pano (Agatha Christie)
10- O Cão dos Baskerville (Conan Doyle)


Alguns que ficam de fora mas são dignos de nota:

Lolita (Vladimir Nabokov)
O Guia do Mochileiro das Galaxias (Douglas Adams)

Eu, Robô (Isaac Asimov) *Retirado por não ser um romance*


Li e não é um romance mesmo, é uma coletânea de contos, com um tema em comum (robôs positrônicos inseridos na sociedade), é verdade, mas ainda assim são histórias independentes umas das outras.
Ok, obrigado. Eu editei a lista.
 
Re: Consenso De Literatura

Fora que a Oréstia também não é romance, e sim três peças trágicas.

Sim, sim. Apesar de formarem uma trilogia especialmente composta para serem apresentadas juntas, se complementando. Citei a Oréstia no caso da admissão de peças na listagem.

Quanto a séries, sugiro que sejam consideradas um só livro, pois se complementam. Veja no caso da Busca do Graal de Bernard Corwell por exemplo: não há início, meio e fim no todo da história, de maneira "global" em um mesmo livro. É o mesmo caso de Crônicas de Dragonlance e Dom Quixote (dois dos meus cotados). Entretanto, existem séries sem relação alguma (ou pouca relação) entre os livros, como é o caso de Discworld, ou os contos de Conan, O Bárbaro.

E qual é a restrição às Epopéias?
 
Re: Consenso De Literatura

O Morro dos Ventos uivantes - 10 pontos.
Crime e Castigo - 9 pontos.

Depois eu penso no resto :mrgreen: , mas acho que Ana Karênina de Tólstoi fica em terceiro :think:
 
Re: Consenso De Literatura

Fora que a Oréstia também não é romance, e sim três peças trágicas.

E aproveitando, surigo que o nome do tópico seja mudado para Consenso de Literatura - Romances e que com isso sejam abertos outros tópicos para outros gêneros, como "Consenso de Literatura - Contos", etc. Acho que as novelas poderiam causar alguma confusão, então acho que poderiam entrar no tópico dos contos também, já que são bem similares em forma (a grosso modo, uma novela é maior que um conto mas menor que um romance). :think:

Um sobre poesia seria realmente o mais complicado de todos, então acho que o melhor seria criar um "Consenso - Poetas" e aí citar o(s) poema(s) do poeta em questão que o faz aparecer na lista. =]

Anotado, Gabriel. Mas vamos por partes então. Primeiro esse de romance, depois seguimos com o resto (a sugestão de "poetas" é uma boa tb)

E qual é a restrição às Epopéias?

Epopéia é um poema épico.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

1. Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa
2. O cavaleiro inexistente, Ítalo Calvino (Nossos Antepassados não seria coletânea?)
3. A hora da estrela, Clarice Lispector
4. Dom Casmurro, Machado de Assis
5. O Guia dos Mochileiros das Galáxias, Douglas Adams
6. Metamorfose, Franz Kafka
7. 1984, George Orwell
8. Crônica de uma morte anunciada, Gabriel Garcia Marquéz
9. Laranja Mecânica, Anthony Burgess


Esse último está me remoendo o fígado. :| Tem muita gente boa e pouco espaço. Mais tarde.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Hum, vou tentar ler incansávelmente esse mês pra tentar montar uma lista mais ou menos decente.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Gente, não tem esse negócio de 'lista decente', a lista é baseada no gosto de vocês (ou seja, o que vcs leram e consideram 'decente') e não no que vocês deveriam ler ou algo que o valha. Eu, por exemplo, não vou ler Crime & Castigo correndo só porque há a possibilidade de colocar aqui.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Gente, não tem esse negócio de 'lista decente', a lista é baseada no gosto de vocês (ou seja, o que vcs leram e consideram 'decente') e não no que vocês deveriam ler ou algo que o valha. Eu, por exemplo, não vou ler Crime & Castigo correndo só porque há a possibilidade de colocar aqui.

Nesse ponto eu discordo :obiggraz:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Eu acho bobagem. Não vou aproveitar a primeira leitura de um livro (que é uma experiência única) só para colocar algo que a maioria acha que merecia ir para a lista, ou seja, para ficar "igual" aos outros? Se eu tiver terminado a tempo - e achar que merece entrar na minha lista - aí sim.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Excluindo Tolkien...

1- Ensaio sobre a cegueira (Saramago)
2 - Diário do Farol (João Ubaldo)]
3 - Como água para chocolate (Laura Esquivel)
4 - Cai o Pano (Agatha Christie)
5 - O Caso dos dez Negrinhos (Agatha Christie)
6 - O Apanhador no Campo de Centeio (J.D. Salinger)
7 - O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
8 - O Rei do Inverno (Bernard Cornwell)
9 - As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Brandley)
10 - A marca de uma lágrima (Pedro Bandeira)
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

No meu caso, pego livros que me marcaram e são os que sempre estou lembrando. Não coloco eles por ordem de serem grandes obras. São de minha preferência, também não sai correndo para ler e ver se realmente era isso. Creio que não devemos mostrar, nesses consensos, que lemos grandes títulos, grandes autores e que apreciamos o poder de clássicos. Devemos colocar nossas preferências em primeiro lugar. É aí que o consenso vai montar um gosto comum entre os usuários.
É como ler Tutaméia que é muito bem escrito, etc, e colocar no consenso de contos só por causa disso. Que é bem escrito a crítica já falou. Mais fácil sabermos o balanço do que mexe com as pessoas daqui e quais os gostos em comum ou incomuns (???), etc.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

No meu caso, pego livros que me marcaram e são os que sempre estou lembrando. Não coloco eles por ordem de serem grandes obras. São de minha preferência, também não sai correndo para ler e ver se realmente era isso. Creio que não devemos mostrar, nesses consensos, que lemos grandes títulos, grandes autores e que apreciamos o poder de clássicos. Devemos colocar nossas preferências em primeiro lugar. É aí que o consenso vai montar um gosto comum entre os usuários.
É como ler Tutaméia que é muito bem escrito, etc, e colocar no consenso de contos só por causa disso. Que é bem escrito a crítica já falou. Mais fácil sabermos o balanço do que mexe com as pessoas daqui e quais os gostos em comum ou incomuns (???), etc.
No meu caso a maioria dos livros que gostei foram clássicos de grandes autores. Mas eu segui realmente o meu gosto, e por isso mesmo coloquei o Trópico (que dificilmente aparece num top 10) como primeira posição.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Coincidências Jedan. O meu também tem clássicos.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

1 Grande Sertão: Veredas - G. Rosa
2 1984 - G. Orwell
3 Budapeste - C. Buarque
4 Mrs. Dalloway - V. Woolf
5 Laranja Mecânica - A. Burgess
6 Cândido, ou O Otimismo - Voltaire
7 O Estranho Caso do Cachorro Morto - M. Haddon (consegui achar o nome em Português :dente:)
8 Dom Casmurro - M. de Assis
9 Alta Fidelidade - N. Hornby
10 O Retrato de Dorian Gray - O. Wilde

Acho que é isso. Talvez eu repense as posições e a entrada ou não de outros.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Se eu tirar O Silmarillion vou colocar A Hora da Estrela, mas eu dificilmente farei isso. Pra mim ele é romance e ponto final :mrgreen:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

O Estranho Caso do Cachorro Morto é absurdamente genial, talvez eu até coloque umas posições mais para cima. :think:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo