Ana Lovejoy
Administrador
Ok, baseado neste tópico do Jedan, vamos fazer um consenso do Literatura para chegar a uma lista dos banbanbans segundo o pessoal da Valinor. 
O negócio é simples:
- Liste os DEZ melhores romances de todos os tempos em sua opinião, em ordem de preferência. O primeiro livro vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e por aí vai.
Exemplo:
1. O Menino Maluquinho 10 pontos
2. A Bruxa Onilda 9 pontos
3. Flicts 8 pontos
4. Ou Isto ou Aquilo 7 pontos
5. A Fada que Tinha Idéias 6 pontos
6. O Pequeno Príncipe 5 pontos
7. Vida Acidentada de um Vampirinho 4 pontos
8. Meu Pé de Laranja Lima 3 pontos
9. Marcelo, Marmelo, Martelo 2 pontos
10. A Vida do Elefante Basílio 1 ponto
Aí os pontos serão somados e faremos a lista e tchururur. Então pensem bem e formulem seus top10 aí.
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A Novela
É a forma narrativa intermediária, em extensão, entre o conto e o romance. Sendo mais reduzida que o romance, tem todos os elementos estruturadores deste, em número menor. Por esse sentido de economia constrói-se um enredo unilinear, faz-se predominar a ação sobre as análises e as descrições e são selecionados os momentos de crise, aqueles que impulsionam rapidamente a diegese para o final. Note-se que o clímax e o desfecho coincidem na novela autenticamente estruturada.
Tem aparecido como mais apropriadas à novela as situações humanas excepcionais que, não sendo apresentadas como um flash (o que constituiria um conto), se desenvolvem como um corte da vida das personagens, corte este explorado pelo narrador em intensidade, ao contrário do romance, que se estende por um longo período ou até por uma vida inteira.
O predomínio da ação que, muitas vezes, favorece a construção dialogada, dá à novela uma feição dramática, ao contrário do conto, que se aproxima da poesia.
Não mais estruturada através da moldura ou enquadramento dos episódios, como na novela toscana típica (Decamerão, de Bocaccio), ela hoje pouco se diferencia do romance; até porque muito perdeu ele, em extensão, nestes tempos televisivos.
SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo, Editora Ática, 1989. p.55-56.

O negócio é simples:
- Liste os DEZ melhores romances de todos os tempos em sua opinião, em ordem de preferência. O primeiro livro vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e por aí vai.
Exemplo:
1. O Menino Maluquinho 10 pontos
2. A Bruxa Onilda 9 pontos
3. Flicts 8 pontos
4. Ou Isto ou Aquilo 7 pontos
5. A Fada que Tinha Idéias 6 pontos
6. O Pequeno Príncipe 5 pontos
7. Vida Acidentada de um Vampirinho 4 pontos
8. Meu Pé de Laranja Lima 3 pontos
9. Marcelo, Marmelo, Martelo 2 pontos
10. A Vida do Elefante Basílio 1 ponto
Aí os pontos serão somados e faremos a lista e tchururur. Então pensem bem e formulem seus top10 aí.

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A Novela
É a forma narrativa intermediária, em extensão, entre o conto e o romance. Sendo mais reduzida que o romance, tem todos os elementos estruturadores deste, em número menor. Por esse sentido de economia constrói-se um enredo unilinear, faz-se predominar a ação sobre as análises e as descrições e são selecionados os momentos de crise, aqueles que impulsionam rapidamente a diegese para o final. Note-se que o clímax e o desfecho coincidem na novela autenticamente estruturada.
Tem aparecido como mais apropriadas à novela as situações humanas excepcionais que, não sendo apresentadas como um flash (o que constituiria um conto), se desenvolvem como um corte da vida das personagens, corte este explorado pelo narrador em intensidade, ao contrário do romance, que se estende por um longo período ou até por uma vida inteira.
O predomínio da ação que, muitas vezes, favorece a construção dialogada, dá à novela uma feição dramática, ao contrário do conto, que se aproxima da poesia.
Não mais estruturada através da moldura ou enquadramento dos episódios, como na novela toscana típica (Decamerão, de Bocaccio), ela hoje pouco se diferencia do romance; até porque muito perdeu ele, em extensão, nestes tempos televisivos.
SOARES, Angélica. Gêneros Literários. São Paulo, Editora Ática, 1989. p.55-56.
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