• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

Hoje, dia 20 de junho, além de comemorar o aniversário de minha esposa Mariangela, comemoramos o nascimento do compositor Jakob Eberst, que ficou famoso como Jacques Offenbach (1819, em Köln na Alemanha).

offenbach.jpg
Jacques Offenbach.jpg

Compositor e violoncelista virtuose, Offenbach, que muito jovem foi para Paris, tornou-se um dos músicos mais populares de seu tempo; não podemos deixar de mencionar que ele foi um dos criadores do gênero operetta, onde destacamos Orphée aux Enfers (1858), La Belle Hélène (1864) e La Périchole (1868); porém, a mais importante obra desse mestre do teatro é, para mim, a sua ópera Les Contes d'Hoffmann (1880, orquestrada por Guiraud em 1881).
 
Última edição:
Faltou mencionar que também no dia 20 de junho nasceu compositor alemão Joseph Martin Kraus (1756, em Miltenberg).

260px-Joseph_Martin_Kraus.jpg
Joseph Martin Kraus.JPG

Apelidado de Odenwälder Mozart (Mozart de Odenwald), Kraus foi Kapellmeister na corte do Rei Gustavo III da Suécia e diretor da Academia Real de Música Sueca. Ele morreu prematuramente com a idade de 36 anos em 15 de dezembro de 1792 em Estocolmo, apenas um ano após o falecimento de Mozart.

O catálogo de suas obras, efetuado por Bertil van Boer, conta com mais de duzentas obras, entre sinfonias, óperas, música sacra e de câmara.
 
O dia 21 de junho, é a data de nascimento dos compositores Johann Christoph Friedrich Bach (1732, em Leipzig na Alemanha) e Pavel Haas (1899, em Brno na atual República Tcheca).

Johann_Christoph_Friedrich_Bach.jpg
Johann Christoph Friedrich Bach.jpg

Johann Christoph Friedrich Bach é um dos filhos do grande Johann Sebastian Bach (mais percisamente o 16º); ele, que é conhecido como Bach de Bückeburg, escreveu música de câmara, oratórios, sinfonias, cantatas, obras para teclado e concertos; porém, o seu nome está perpetuamente vinculado ao de seu pai.

haas.jpg
Pavel Haas.jpg

Pavel Haas, o compositor adorado de Milan Kundera, compôs música sinfônica, de câmara, trilhas sonoras para cinema, lieder e a ópera Sarlátan.

Antes de cair nas mãos dos nazistas tinha se divorciado para salvar a esposa e a filha que eram católicas; deportado para o campo de concentração de Theresienstadt em 1941, foi morto em Auschwitz em outubro de 1944, no mesmo dia que os compositores Hans Krása e Viktor Ullmann.
 
Última edição:
Dia 22 de junho: data de nascimento do compositor Étienne-Nicolas Méhul (1763, em Givet na França).

mehul.jpg
Nicolas Méhul.jpg

Méhul, que foi um músico precoce, dedicou-se principalmente ao teatro, em particular com suas óperas Le Jeune Henri (1797), Ariodant et Adrien (1799) e sobretudo com Joseph (1807); ele também foi autor de sinfonias, música de câmara e balés.
 
Dia 23 de junho: data de nascimento do compositor, regente e pianista Carl Heinrich Carsten Reinecke (1824, Altona na Alemanha).

Carl Reinecke (young).jpg Carl Reinecke 1890.jpg

Reinecke é lembrado como um dos mais influentes e versáteis músicos de seu tempo. Como professor, que foi por 35 anos, ele deu aulas para grandes nomes da música, como Edvard Grieg, Christian Sinding, Leoš Janáček, Isaac Albéniz, Max Bruch e muitos outros.
 
Última edição:
Dia 25 de junho: nascimento do compositor francês Gustave Charpentier (1860, em Dieuze).

gustave_charpentier.jpg
Gustave Charpentier.jpg

Charpentier foi autor de obras instrumentais, vocais e de quatro óperas, entre as quais a famosa Louise (estreada em 1900).
 
Dia 28 de junho: data de nascimento de um dos maiores violinistas da história da música, Joseph Joachim (1831, em Kittsee, atual Hungria).

Joachim_standing.jpg
Joseph Joachim.jpg

Vários de seus amigos, como Robert Schumann, Johannes Brahms, Max Bruch e Antonín Dvořák, escreveram concertos para violino tendo Joachim em mente. Quanto às suas próprias composições, podemos dizer que são bem menos conhecidas, sendo que o seu respectivo catálogo é relativamente pequeno; nele encontram-se vários trabalhos para o violino, incluindo três concertos e as aberturas para Hamlet e Henry IV de Shakespeare. Joseph Joachim escreveu também cadenzas para vários concertos de outros compositores, incluindo os de Beethoven e de Brahms.
 
Dia 29 de junho: data de nascimento do compositor mexicano José Pablo Moncayo García (1912, em Guadalajara).

e77ada0e68.jpg
José Pablo Moncayo.jpg

Suas obras refletem o espíriito nacionalista do México. A composição mais famosa de Moncayo é sem dúvida a fantasia orquestral Huapango (1941); porém, sua produção também inclui outras peças de grande qualidade: a ópera La Mulata de Córdoba (1948), Muros Verdes para piano solo (1951), além das obras orquestais Amatzinac (1935), Sinfonía (1944), Sinfonietta (1945), Cumbres (1953) e Bosques (1954).

Huapango - Orquesta Sinfónica Nacional de México (José Pablo Moncayo)
 
Última edição:
Dia 30 de junho: nascimento do compositor Jiři Antonin Benda, mais conhecido como Georg Anton Benda (1722, em Staré Benátky na atual República Tcheca) e do compositor Riccardo Eugenio Drigo (1846, em Pádua, Itália).

benda_jiri_antonin.jpg
Georg Benda (2).jpg

Georg Benda é irmão mais novo do também compositor Frantisek Benda. Sua obra foi produzida durante o classicismo, porém, nós podemos dizer que precedeu Beethoven em algumas coisas, como, por exemplo, na atmosfera de seu trabalho, que beira o romantismo. Benda escreveu sonatas e concertos para piano, 30 sinfonias, mais de 100 cantatas, além de singspiels como Romeo und Julie (1776) e melodramas como Ariadne auf Naxos.

240px-Riccardo_Drigo_-1892.jpg
Riccardo Drigo.jpg

Riccardo Drigo passou a maior parte de sua vida em São Petersburgo, onde tornou-se Kapellmeister dos Tetros Imperiais. Durante a sua carreira dirigiu as estréias e as representações de praticamente todos os balés e óperas no teatro czarista, sendo considerado um dos mais importantes regentes de seu tempo.
 
Última edição:
Ontem, dia 1º de julho, comemoramos a data de nascimento do compositor alemão Hans Werner Henze (1926, em Gütersloh).

henze.jpg
Hans-Werner-Henze.jpg

Henze compôs em vários estilos, tendo sido influenciado pela música atonal, por Stravinsky, pela técnica dodecafônica, pelo estruturalismo e por alguns elementos da música popular, do rock e do jazz.

Ele se destaca, entre os compositores do século XX, na música voltada para o teatro, destacando-se as óperas König Hirsch (1956), Elegy for Young Lovers (1961), The Bassarids (1966) e o balé Undine (1957); sua obras, em geral, refletem engajamento político, tecendo críticas aos valores burgueses.

Henze faleceu em Dresden, aos 86 anos.
 
Última edição:
Em 2 de julho nasceu o compositor Christoph Willibald von Gluck (1714, em Erasbach, na Alemanha).

gluck_christoph_willibald_von.jpg Christoph Willibald von Gluck.jpg

Este compositor dispensa comentários. No entanto, só para não deixar de mencionar algo a seu respeito, destacamos a sua importância no campo operístico, principalmente a reforma por ele empreendida.

Entre as óperas mais famosas de sua autoria devo citar: Orfeo ed Euridice (1762), Alceste (1767), Iphigénie en Aulide (1774) e Armide (1777).
 
Última edição:
Dia 3 de julho: data de nascimento dos compositores Louis Theodore Gouvy (1819, Goffontaine, então França) e Leoš Janáček (1854, em Hukvaldy na atual República Tcheca).

96101436.jpg
Theodore Gouvy.jpg

Embora a obra de Theodore Gouvy comporte mais de duas centrenas de composições, das quais 90 com número de opus, ela ainda continua praticamente ignorada. Ele escreveu 24 composições para grande orquestra, das quais 9 sinfonias; a música de câmara também ocupa um lugar especial na sua produção, onde lembramos cinco trios, onze quartetos, sete quintetos, além de música para piano solo, inúmeras peças para conjuntos de sopros e mélodies.

47.jpg
Leoš Janáček.jpg

Leoš Janáček é um dos maiores compositores do final do século XIX e início do sécuo XX; sua importância no campo operístico é incontestável; vide Jenůfa (1904) que é considerada um marco na história da ópera.
 
Última edição:
Dia 4 de julho é a data em que nasceu o compositor, regente e organista Ole Olsen (1850, em Hammerfest, Noruega).

362px-NFB03270_Ole_Olsen.jpg
Ole Olsen 2.jpg

Olsen compôs várias óperas, além de obras orquestrais, corais e instrumentais; deve-se salientar que as suas óperas sofrem a influência de Richard Wagner. Outra forte influência em suas composições foi a da música folclórica de sua terra, já que ele estava envolvido na coleta de melodias populares, enquanto estava no serviço militar; nesta época Olsen também compôs um grande número de marchas militares.
 
Dia 5 de julho: data de nascimento do compositor, regente e pianista inglês Joseph Charles Holbrooke (1878, em Croydon, Surrey).

MI0002906805.jpg
Joseph Holbrooke.jpg

Holbrooke foi um compositor romântico tardio. Ele era fascinado pelos escritos de Edgar Allan Poe que lidam com o sobrenatural e o macabro; assim, acabou produzindo mais de trinta composições inspiradas em Poe, que ele se referia como Poeana. Estas obras incluem peças orquestrais (The Raven, Ulalume, The Sleeper, Amontillado e The Pit and the Pendulum), um concerto duplo para clarineta e fagote (Tamerlane), obras corais (uma sinfonia coral em Homenagem a E. A. Poe e um poema para coro e orquestra The Bells), um balé (The Masque of the Red Death), uma infinidade de obras de câmara e várias peças para piano.
 
Última edição:
Dia 6 de julho: data de nascimento do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864, em Fortaleza) e do compositor alemão Hanns Eisler (1898, em Leipzig).

8bbcd3d45c11a78cae1646a172d184ac994.jpg
Alberto Nepomuceno.jpg

Alberto Nepomuceno é considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita brasileira, tendo insistido na necessidade de utilização do idioma brasileiro na música de concerto, como mais uma forma de nacionalizar a linguagem musical.

Responsável pela tradução do Tratado de Harmonia de Schoenberg, Nepomuceno tentou, em 1916, implantá-lo no Instituto, mas encontrou forte oposição do corpo docente. Lembremos que pesquisas recentes mostraram que Nepomuceno compôs obras de caráter modernista, chegando a experimentar com a politonalidade nas suas Variações para piano, opus 29.

Curiosidade: Hoje pode soar absurdo, mas Nepomuceno também teve que enfrentar a opinião pública para incentivar o genial Heitor Villa-Lobos, além disso, viu-se no meio de embates quando resolveu pôr ritmos populares em sua óperas e quando apoiou gente como Catulo da Paixão Cearense. Mas nunca fugiu de uma briga.

index.jpg
Hanns Eisler.jpg

Ele foi um dos compositores mais marcantes e influentes do século XX; Arnold Schönberg considerava-o um dos seus melhores alunos, ao lado de Berg e Webern.

Ingressou, em 1926, no Partido Comunista, quando passou a adotar uma nova estética musical, abandonando o serialismo, que caracterizava até então a sua obra. Eisler foi o autor do hino da República Democrática da Alemanha (a extinta Alemanha Oriental).
 
Última edição:
Dia 7 de julho: nascimento dos compositores Gustav Mahler (1860, em Kalischt, na atual República Tcheca) e Gian Carlo Menotti (1911, em Cadegliano-Viconago na Itália).

Photo_of_Gustav_Mahler_by_Moritz_N%C3%A4hr_02.jpg
Gustav Mahler 2.jpg

Mahler, um dos maiores músicos de todos os tempos, foi mais apreciado em vida como regente do que como compositor; autor de sinfonias e lieder da mais alta qualidade.

menotti.jpg
Gian Carlo Menotti 1950.jpg

Menotti, naturalizado norte-americano, que faleceu no início de 2007, aos 95 anos de idade, pode ser considerado um dos grandes nomes da cena operística de nossos dias; destacamos enre as suas óperas: The Medium (1946), The Consul (1950) e Amahl and the Night Visitors (1951).
 
Re: O que você está lendo? [Leia o 1º post]

Dia 8 de julho: nascimento do compositor Percy Aldridge Grainger (1882, em Melbourne na Austrália).

Grainger-Percy-06.jpg
Percy Aldridge Grainger.jpg

Pianista e músico talentoso, cujas composições foram até bem pouco tempo negligenciadas, talvez por ele ser uma figura excêntrica. Grainger deu particular atenção à folksong, que serviu de base à grande parte de sua obra.
 
Dia 9 de julho: nascimento do compositor italiano Ottorino Respighi (1879, em Bologna).

Respighi-Ottorino-14.jpg
Ottorino Respighi (1903).jpg Ottorino Respighi (1935).jpg

A música sinfônica de Respighi pode ser colocada no chamado romantismo tardio, inspirando-se nos poemas sinfônicos de Liszt, usando com maestria todos os timbres orquestrais, como podemos verificar em seu tríptico romano (Feste romane, Fontane di Roma e Pini di Roma). Além da música orquestral, ele compôs numerosas obras para o teatro, entre óperas e balés, onde destacam-se entre as primeiras Belfagor, La campana sommersa, Maria Egiziaca e La fiamma; escreveu também numerosos ciclos de liriche per voce e pianoforte, principalmente para serem interpretados em conjunto com a sua esposa Elsa, e muita música de câmara.

Sem dúvida Ottorino Respighi é um dos principais compositores italianos do início do século XX.
 
Dia 10 de julho: nascimento dos compositores Henryk Wieniawski (1835, em Lublin na Pollônia) e Carl Orff (1895, em Munique na Alemanha).

Henryk_Wieniawski.jpg
Henryk Wieniawski 1876.jpg

Wieniawski foi considerado um violinista genial e escreveu várias obras importantes para o repertório do violíno, incluindo dois concertos extremamente difíceis.

o-fortuna-carl-orff-l.jpg
Carl Orff.jpg

Orff é conhecido por seus trabalhos de pedagogia musical e de teatro, sendo que sua obra é baseada na importância do ritmo, combinando, em muitas ocasiões, temas medievais, como na sua peça mais famosa, a cantata cênica Carmina Burana.
 
Última edição:
Dia 11 de julho: nascimento de um dos nossos maiores compositores Antonio Carlos Gomes (1836, em Campinas).

CARLOSGOMES.gif
Carlos Gomes.jpg

Ele foi, em minha opinião, o maior compositor latino-americano de ópera, não só pela mais famosa Il Guarany, mas por outras tantas que compôs, todas elas muito bem elaboradas; é uma pena que quase não existam gravações de suas obras.

Eis as óperas de Carlos Gomes:

A Noite do Castelo (Rio de Janeiro,1861);
Joana de Flandres (Rio de Janeiro,1863);
Il Guarany (Milão, 1870);
Fosca (Milão, 1873);
Salvator Rosa (Genova, 1874);
Maria Tudor (Milão, 1879);
Lo Schiavo (Rio de Janeiro, 1889);
Condor (Milão, 1891).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo