1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Johannes Brahms

Tópico em 'Música' iniciado por Spartaco, 1 Nov 2012.

  1. Spartaco

    Spartaco James West

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Johannes Brahms nasceu em 7 de maio de 1833, em Hamburgo na Alemanha, e faleceu em 3 de abril de 1897, em Viena na Áustria.

    Filho de um contrabaixista da orquestra do teatro de Hamburgo, foi bem cedo levado ao estudo da música. Tornando-se rapidamente um exímio pianista, fez uma importante tournée com o violinista Eduard Remény, que lhe deu a oportunidade de conhecer Joseph Joachim, também violinista, e posteriormente Liszt (em Weimar) e Schumann (em Düsseldorf). Este último escreveu um famoso artigo, para um jornal musical, em que assinalou seu grande talento.

    No ano de 1862 fixou sua residência em Viena, onde viveu até o fim de sua vida, tendo nesta cidade intensificado a sua produção musical. Em 1876 ele finalmente completou sua Primeira Sinfonia, em que estava trabalhando por vários anos; ela foi descrita pelo regente e pianista Hans von Bülow como a Décima Sinfonia de Beethoven e ainda é assim chamada por muitos hoje em dia.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Sua amizade (talvez paixão) pela viúva de Robert Schumann, Clara, continuou até a morte desta em 1896.

    No tocante à sua obra, Brahms compôs 4 sinfonias, 2 serenatas e 2 aberturas para orquestra; 4 concertos (2 para piano, um para violino e um duplo para violino e violoncelo); música sacra, coral, lieder e para piano solo.

    Parte essencial de sua produção é o seu catálogo de música de câmara, que compreende 3 quartetos de cordas, 3 quartetos para piano e cordas, 4 quintetos (2 para cordas, 1 para clarinete e cordas, 1 para piano e cordas), 2 Sextetos para cordas, 2 sonata para clarinete e piano, 3 para violino e piano, 2 para violoncelo e piano, 3 trios com piano e outros 2 para formações diversas, além de outras peças para 2 pianos e para piano a 4 mãos.

    Espero demonstrar, com esse pequeno resumo, o imenso valor de um dos maiores compositores de todos os tempos.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Spartaco

    Spartaco James West

    Como já mencionei em outro tópico, hoje está fazendo 180 anos do nascimento do compositor Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical; para mim, ele é um dos maiores gênios da música em todos os tempos.

    A obra brahmsiana representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Em uma época onde a vanguarda estava com a música programática de Liszt e o cromatismo wagneriano, Brahms compôs música pura e diatônica, e ainda assim conseguiu impor-se.

    Ademais, a música de Brahms é extremamente equilibrada e expressiva; melhor diria, apaixonante. Ele merece demais o título de sucessor de Beethoven.

    Fica uma pergunta: por que você não gosta de Brahms? Ou você não o conhece?
     
  3. Spartaco

    Spartaco James West

    Há mais de dez anos atrás adquiri a Complete Brahms Edition; trata-se de um box da Deutsche Grammophon com 46 cd's, com toda a obra do grande mestre alemão.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Parece-me que saiu uma nova edição (vide acima). Com certeza, são gravações de primeira linha, com ótimos interpretes, tais como Claudio Abbado, Herbert von Karajan, Karl Böhm, Daniel Barenboim, Maurizio Pollini, Quartetto Italiano, Amadeus Quartet, Dietrich Fischer-Dieskau, etc.

    Para quem se interessar, vale muito a pena.
     
    Última edição: 8 Mai 2013
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Quanto?
     
  5. Spartaco

    Spartaco James West

    Na Amazon está $389.99.

    Tem também, aqui em São Paulo, a Laserland que é uma loja especializada em produtos importados (cd's e dvd's). Quem sabe você pode dar uma ligada para lá (11 3082-0922) e perguntar o preço e se dá para importar, pois eles entregam via Sedex.

    Abraço.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Essa entrevista aqui é muito boa pra ver o nível de inspiração desses gênios da música: (Em espanhol)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


     
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar